Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 19 de junho de 2006

Aleitamento Materno

Aleitamento Materno e Projeto Aninhar

O aleitamento materno é uma prática que, ao longo dos anos, tem sofrido importantes avanços. Os benefícios que esta prática oferece, para a mãe, criança e família, do ponto de vista nutricional e psicossocial, são mundialmente reconhecidos. Por essa razão, o Programa de Aleitamento Materno da SMS vêm enfatizando que o leite materno é o melhor alimento para o bebê e o ato de aleitar, a melhor escolha para a mãe e seu filho.

A formação de recursos humanos para atender a esta mulher em fase de aleitamento materno é fundamental para garantir uma assistência de qualidade. Desta forma, o Programa Saúde da Criança tem preparado a equipe do Programa da Saúde da Família para motivar e acompanhar esta etapa tão importante para mãe e para a criança, afinal amamentar é a melhor opção, já que a introdução precoce de leites artificiais não atendem a todas as exigências do organismo em crescimento, podendo surgir mais tarde, carências nutricionais como, por exemplo, a anemia ferropriva.


Projeto Aninhar


Local acolhedor, humanizado, com profissionais capacitados a fornecer as principais informações para o aleitamento materno exclusivo, e responder as principais dúvidas da família para o acompanhamento do recém nascido (UAI Pampulha e UAI Tibery).