Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 19 de junho de 2006

Controle da Dengue

Programa de Controle de Dengue de Uberlândia trabalha intensamente no controle do mosquito Aedes aegypti, para isso ele conta com 399 agentes de Zoonoses, onde cada um é responsável por uma determinada área que corresponde aproximadamente 1.000 imóveis. Estes agentes realizam a busca ativa, casa a casa, de possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor (Aedes aegypti). Em residências onde os focos são encontrados, estes são eliminados ou tratados com produtos químicos. Quando existem casos da doença, é realizado o bloqueio, num raio de 300m, para eliminação dos mosquitos transmissores.

O maior contato entre Agente e moradores possibilita um melhor controle dos focos do mosquito, pois percebe-se claramente uma maior participação e parceria em relação a essa luta.

O número de casos de dengue em março de 2006, era 5.221, já no mesmo período de 2007 o número de casos da doença apresentou um declínio, totalizando apenas 256 casos notificados.