Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 19 de junho de 2006

Nutrição

Programa de Nutrição


É responsável pela execução da Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN (Portaria nº 710 de 10/06/1999 / Ministério da Saúde) no município. Atualmente, das sete diretrizes programáticas da PNAN, cinco são efetivamente executadas pelo Programa de Nutrição, a saber:

  • Estímulo às ações intersetoriais com vistas ao acesso universal aos alimentos, por meio do acompanhamento, pelo setor saúde, do cumprimento da agenda de compromissos dos beneficiários do Programa Bolsa Família, representados pela vigilância alimentar e nutricional, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, vacinação em dia de crianças menores de sete anos e assistência ao pré-natal e puerpério. Foram acompanhadas 6448 ou 42,02% das 15.345 famílias até 25/11/2009.
  • Monitoramento da situação alimentar e nutricional por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN Web e SISVAN Bolsa Família. Foram acompanhados pelo SISVAN Web e SISVAN Bolsa 21.100 pessoas até 17/11/2009 entre crianças (6.757), adolescentes (5.683), adultos (7.736), idosos (524) e gestantes (400).
  • Promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis por meio de grupos educativos de reeducação alimentar e participação em eventos internos e externos. Foram realizados 49 grupos de janeiro a setembro de 2009, com a participação das sete nutricionistas da SMS.
  • Prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e de doenças associadas à alimentação e nutrição por meio de atendimento clínico e ambulatorial realizado por nutricionistas nas unidades de saúde (UAI, UBS e PSF). De janeiro a setembro de 2009 foram 7.230 consultas realizadas por sete nutricionistas da SMS;
  • Desenvolvimento e capacitação de recursos humanos por meio de treinamentos, reuniões técnicas mensais de nutricionistas e participação em cursos, congressos, simpósio e outros.

Clique foto para ampliar