Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 20 de junho de 2006

Unidade Básica de Saúde

O que é e como Funciona a Unidade Básica de Saúde


Unidade Básica de Saúde é a estrutura física básica de atendimento aos usuários do SUS, onde a comunidade deve conseguir resolver a maioria dos problemas, com qualidade. Todos os níveis de atenção são igualmente importantes, porém a atenção primária deve ser prioritária, porque possibilita uma melhor organização e funcionamento também dos serviços de média e alta complexidade.

Estando bem estruturada, ela reduzirá as filas nos prontos-socorros e hospitais, o consumo abusivo de medicamentos e o uso indiscriminado de equipamentos de alta tecnologia. Isso porque os problemas de saúde mais comuns passam a ser resolvidos nas unidades básicas de saúde, deixando os ambulatórios de especialidades e hospitais cumprirem seus verdadeiros papéis, o que resulta em maior satisfação dos usuários e utilização mais racional dos recursos existentes.

Cada Unidade é responsável pela saúde de todos os habitantes de uma determinada região da cidade, chamada de área de abrangência. Todo planejamento das ações de saúde da unidade é voltada para esta comunidade, entendendo as situações sócio-econômicas e priorizando grupos de risco.

Em todas as unidades você encontra um coordenador para tirar suas duvidas e te ajudar caso você tenha alguma dificuldade.

O Programa Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde é o primeiro local que você deve procurar atendimento, é mais rápido, mais próximo de sua casa e o que tem condições de resolver a maioria das suas necessidades.

Quando necessitar de atendimento especializado, você será encaminhado as Unidades de Atendimento Integrado ou aos hospitais conveniados do SUS.

O atendimento é realizado com agendamento e na possibilidade de cada serviço. Em casos agudos como febre, dor, falta de ar, o atendimento é no dia.

Procure sempre que precisar, a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Apenas quando a situação for grave você deverá procurar o Pronto Atendimento da UAI.

São 08 (oito) Unidades de Saúde onde são disponibilizados atendimento médico nas clínicas básicas (Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia) As Unidades Básicas de saúde estão localizadas nos seguintes bairros: Brasil, Custódio Pereira, Dona Zulmira, Guarani, Nossa Senhora das Graças, Patrimônio, Santa Rosa e Tocantins