Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Congresso da Família

Começa hoje, dia 19, o Congresso da Família 2007, realizado pela Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio, com uma programação diversificada, que contará com palestras, oficinas e serviços oferecidos gratuitamente à comunidade.

O evento é realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Cultura, com a Superintendência Municipal de Defesa Social, a Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer (Futel), o Ministério Público, a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, a Associação de Moradores do Bairro Mansour (Amorbam), Faculdade do Trabalho e Pastoral da Criança.

Programação


Dia 19 – quarta-feira
19h – Palestra de abertura
Ministrante: Dr. Jadir Cirqueira (Promotor de Justiça)

Dia 20 – quinta-feira
19h – Palestra: As cinco linguagens do amor na Família
Ministrante: Pr. Rodrigo

Dia 21 – sexta-feira
8h – Abertura com a Banda Municipal
9h – Início das atividades

Palestras
Violência e Drogas
Palestrante: equipe da Patrulha escolar

A Educação dos filhos e o papel da Escola, da Família e do Conselho Tutelar
Palestrante: Fátima das Graças Resende Matias

Sexualidade e Gravidez na Adolescência
Palestrante: Professora Ediléia

Verminose, higiene pessoal e o trabalho do posto Saúde da Família
Palestrante: Agentes de Saúde

AMORBAM – O papel da Associação de Moradores do Bairro Mansour
alestrante: Pastoral da Criança

Oficinas

Contação de Histórias – Professora Deonice
Oficina de Artes – Professoras Edna e Rafaela
Jogos / Quadra 01 – Professora Fabíola da Costa
Jogos / Quadra 02 – Professor José Rocha Guimarães
Cama elástica e pebolim – Futel
Oficina de Informática – Professora Romilda Cardoso

Serviços

Secretaria Municipal de Saúde
Posto Saúde da Família (PSF) com:
Aleitamento Materno
Obesidade (orientações, pesagem e outros)
Vacinação (trazer o cartão de vacina)
Aferição de pressão arterial

Stand da Zoonoses
Prevenção contra a dengue
Mostruário de animais peçonhentos


Defesa Social
Pisc – Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via)

Fonte: Secom/PMU



Cadastramento de cães

Começa dia 24 o pré-cadastramento de cães considerados perigosos

Começam na segunda-feira, dia 24, e se estendem até o dia 26 de outubro, as primeiras ações para regulamentar, em Uberlândia, a Lei que estabelece a criação dos cães de grande porte e considerados perigosos, como o pitbull, dobermann, fila brasileiro e rottweiler. As ações envolvem, além dos proprietários dos animais, o Corpo de Bombeiros, o Centro de Controle de Zoonoses e o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia.

Os proprietários deverão fazer um pré-cadastro para que seja feito o levantamento do número de animais que vivem na cidade e na zona rural. O documento conterá informações pessoais do proprietário, endereço e características do animal. O proprietário deverá vacinar ou apresentar o cartão de vacina do animal. Quem deixar de fazer o cadastramento, a princípio, não será multado, mas a partir do momento que for realizado o registro definitivo, poderá ser multado legalmente em até R$ 850,00, quando abordado pelas autoridades ou denunciado pela comunidade.

“Este trabalho inicial é importante para que seja feito um levantamento do número de animais e para que nós possamos nos adequar, fazendo o convênio com clínicas veterinárias e associações de animais”, explica o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, Adalberto Pajuaba. “A próxima medida será o registro definitivo dos animais e o estudo de outras ações para consolidar a Lei no Município”, completa.

Quatro postos estarão funcionando para receber o pré-cadastramento, são eles: 5º Batalhão de Bombeiros (av. Rondon Pacheco, 5715), Centro de Controle de Zoonoses (av. Alexandrino Vieira, 1423), Hospital Veterinário (av. Mato Grosso, 3289 – Bloco 25), além do Ponto Móvel – viatura do Corpo de Bombeiros (av. José Fonseca e Silva, próximo ao supermercado Super-Max)

Fonte: Secom/PMU

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Encontro

Prefeitura de Uberlândia realiza encontro sobre dependência química

Evento marca dois anos de atendimento do Caps AD pelo Sistema Único de Saúde

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas – Caps/AD, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizará, no dia 21 de setembro, das 13h às 17h, no auditório Cícero Diniz, um encontro comemorativo do segundo aniversário de seu credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o nome de 1º Encontro de Dependência Química, a comemoração será dividida em quatro módulos de uma hora cada um, com o objetivo de divulgar as ações realizadas pelo Caps/AD para a comunidade e, principalmente, para as famílias que convivem com o problema da dependência química.

O encontro será aberto com a apresentação de capoeira do grupo Oficina do Corpo, composto por professores e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia. Em seguida, serão expostos os projetos terapêuticos desenvolvidos pela unidade. Entre os serviços oferecidos aos dependentes químicos, estão atendimentos clínicos, psiquiátricos, psicológicos, além de oficinas terapêuticas e grupos familiares. Os módulos restantes contarão com testemunhos de pacientes e ex-pacientes e exibição de vídeos das atividades desenvolvidas nos últimos anos.

Atualmente, o Caps AD tem potencial para atender, diariamente, 140 pessoas, de segunda a sexta-feira, inclusive no período noturno, até às 21h. Segundo Willian Duarte Matos, coordenador do Centro, “é importante que a comunidade conheça os serviços oferecidos pela Prefeitura de Uberlândia para o tratamento de dependentes, uma vez que estes serviços são gratuitos e procuram atender a todos os tipos de dependências químicas”. Segundo ele, o serviço do Caps é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no SUS. “É importante ressaltar que apenas são atendidos os pacientes que buscam ajuda, já que o tratamento é aberto, isto é, não há internação ou qualquer outro procedimento contra a vontade do dependente”, acrescenta.

Para participar, o interessado deve telefonar ou ir até uma unidade do Caps e acompanhar uma reunião no grupo de acolhimento. Durante este primeiro contato, o paciente obtém informações sobre como funciona o Caps e que tipo de atendimento é prestado. Caso decida participar, passa então por uma consulta de triagem, na qual é avaliado para que seja encaminhado ao tratamento mais adequado (intensivo, semi-intensivo, ou não intensivo).

Fonte: Secom/PMU

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Lixo pedagógico

Alunos retiram lixo das margens do córrego Lagoinha

O lixo recolhido hoje, dia 17 de setembro, pelos alunos da Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, durante o desenvolvimento do projeto de recuperação do córrego Lagoinha, foi catalogado para servir de estudo em sala de aula.

Com o apoio dos monitores do programa de educação ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), os alunos vão pesquisar sobre a destinação correta dos resíduos e os prejuízos que eles poderiam causar ao meio ambiente. A ação superou as expectativas de público, com a participação de quase 200 pessoas, entre alunos e parceiros.

De acordo com a gerente de Projetos Escolares do Dmae, Betânia A. C. Bortolozo, o projeto no córrego Lagoinha continua por meio de outras ações, como a construção de passeio, o plantio de árvores do cerrado e a instalação de lixeiras e caçambas no trecho que corresponde ao médio curso do córrego. Nestas atividades, o Dmae conta com a participação da iniciativa privada, através da Coca-Cola Refrescos, além do apoio das Secretarias Municipais de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Saúde.

Fonte: Secom/PMU

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Protocolo Clínico

Com o objetivo de apresentar o Protocolo Clínico por Ciclos de Vida aos profissionais de saúde de Uberlândia, para que ele seja implantado em todo o Município, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira, dia 17, às 8h, na UAI Martins, o ciclo de reuniões com médicos e enfermeiros da rede pública municipal. O Protocolo reúne diretrizes e recomendações para que todos os profissionais de saúde possam realizar, com qualidade, as ações de assistência à saúde. A apresentação será, primeiramente, para os profissionais do setor centro/norte, que envolve as Unidades Básicas de Saúde - UBS’s Santa Rosa, Nossa Senhora das Graças e Brasil, e as Unidades Básicas Saúde da Família – UBSF’s São José e Maravilha, além da UAI Martins e Roosevelt. As reuniões continuarão na terça-feira, dia 18, e, posteriormente, nos dias 21 e 27, de manhã e à tarde.

Os Protocolos

“O Protocolo é mais um instrumento de normatização que vem enriquecer as ações do Plano Diretor, que busca o constante aprimoramento da qualidade dos serviços da saúde”, explica Rúbia Pereira Barra, da Gerência de Informação e Divulgação em Saúde. “Mas não basta apenas o desenvolvimento desses documentos, eles precisam ser incorporados ao dia-a-dia do trabalho. Essa apresentação tem o intuito de fazer com que o Protocolo se torne mais uma ferramenta para os profissionais de saúde”, ressaltou.

Numa primeira etapa, os profissionais conhecerão os protocolos referentes à Atenção à Saúde do Adulto – Hipertensão e Diabetes; Atenção à Saúde da Mulher – Pré-Natal, Parto e Puerpério, e Atenção à Saúde da Criança. Depois de implantado em todos os setores, o Município contará com os seguintes Protocolos de Atenção Básica:

Atenção à Saúde do Adulto - Hanseníase;
Atenção à Saúde do Adulto - Hipertensão e Diabetes;
Atenção à Saúde do Adulto - HIV / AIDS;
Atenção à Saúde do Adulto - Tuberculose;
Atenção em Saúde Bucal;
Atenção à Saúde do Adolescente;
Atenção à Saúde do Idoso;
Atenção em Saúde Mental;
Atenção à Saúde da Criança;
Atenção à Saúde da Mulher - Pré-Natal, Parto e Puerpério;
Protocolo de Assistência Hospitalar ao Neonatal;
Protocolo de Febres Hemorrágicas;
Protocolo Assistencial aos Portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1 e Gestacional.

Fonte: Portal PMU

Banco de Osso Humano





ABO-Associação Brasileira de Odontologia convida:

Curso de capacitação UTILIZAÇÃO DE OSSO DE BANCO HUMANO, que será ministrado pelo Dr. Avelino Pêra Pires, para alunos e associados.
Release do curso AQUI.

Mais Informações
ABO-Uberlândia
34 3230 7813
eap@abo-udi.com.br

Atenção

Esclarecimento à população, por favor divulguem
(Clique na imagem para amplia-la)


quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Protocolos e Linhas Guia

Inicia-se dia 17/09/07 a implantação dos Protocolos e Linhas Guia no setor Centro/Norte, envolvendo as UBS Santa Rosa, N.S. das Graças, Brasil, UBFS São José, Maravilha e UAI Martins e Roosevelt.
Para conhecer as Linhas Guia e os Manuais veja nossos "Sites de Interesse" ao lado, ou clique AQUI

Futsal

Semifinal do futsal da saúde será dia 15 de setembro

Terá início no sábado, dia 15, às 9h, no Poliesportivo do Bairro Roosevelt, a semifinal do 3º Campeonato de Futsal – Troféu Odelmo Leão, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A disputa teve início no dia 4 de agosto, com a participação das equipes das Unidades de Atendimento Integrado – UAIs Luizote, Planalto, Tibery, Morumbi, Pampulha, Roosevelt e Martins; da Vigilância Sanitária, Zoonoses, Central de Ambulância e Centro Radiológico.

Estão na disputa a Central de Ambulâncias e a Secretaria Municipal de Saúde, que serão os primeiros a entrar em quadra, e, também as equipes UAI Luizote e UAI Planalto, que se enfrentam logo em seguida, às 10h. A final do Campeonato será realizada no dia 22 de setembro, no Ginásio do Uberlândia Tênis Clube, quando também ocorre a disputa pelo 3º lugar da competição, a partir das 9h.

Fonte: Secom/PMU

Convite - CAPSad


O CAPSad - Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas, convida para evento comemorativo do 2º aniversário de credenciamento SUS onde estará presente nosso Prefeito Odelmo Leão, nosso Secretario de Saúde Prof. Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, o Coordenador Saúde Mental , o Comando do 17º Batalhão de PM, Promotores da Infância e Adolescência, Saúde dentre outros.

Data: 21\09\2007
Hora: das 13 s 17 horas
Local: Anfiteatro Cícero Diniz

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Vídeos

Novos vídeos enviados pela Secom/PMU, vale conferir:

  • Uberlândia é referência nacional no combate à dengue: Aqui
  • 07 de setembro na praça Tubal Vilela Aqui
  • Reforma e ampliação da UAI Planalto: Aqui

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Curso: Saúde do trabalhador


CURSO:
Avaliação de Métodos Qualitativos E Quantitativos de Risco à Saúde dos Trabalhadores em Ambiente de Trabalho.

O curso será oferecido pelo CEREST / UDI – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em parceria com a FUNDACENTRO.

DATA: 25 a 28 de setembro
HORÁRIO: 8:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00 horas.
LOCAL: Anfiteatro do Hospital Santa Catarina – Av. Getúlio Vargas, 205
PALESTRANTES: Professores Sérvio Amaral e Eduardo Fonseca Diniz (Tecnologistas da FUNDACENTRO)

INSCRIÇÕES: até 20 de setembro pelo telefone 3236-5266, das 7:00 ás 17:00 horas.
VAGAS LIMITADAS!

UAI São Jorge - Classificação

Concurso UAI São Jorge - Classificação

Missão Sal da Terra divulga a lista dos candidatos aprovados nas provas objetivas
Confira AQUI a lista dos candidatos aprovados para a próxima etapa.

Atenção:

Os candidatos classificados nas provas objetivas e convocados para a prova
prática deverão proceder a entrega da documentação das condições de provimento
do cargo conforme o item 2 e o Anexo II do Edital, na sede da UAI São Jorge,
à Avenida Toledo nº 165, Bairro São Jorge, no período de 17 a 19 de setembro
de 2007, no horário de 09:00h às 17:00h.

Fonte: Portal PMU

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Morcegos de Uberlândia

Conheça a primeira parte do maior levantamento sobre a quiropterofauna já realizado em nossa cidade clique AQUI (em .pdf), em breve apresentaremos a segunda parte.

UAI Martins - o vídeo

Veja AQUI o vídeo da entrega das obras de ampliação da UAI Martins, que agora conta com 12 novos consultórios para atendimento de diversas especialidades.
Fonte: Portal PMU

Dengue


Uberlândia é exemplo nacional no combate à dengue
Enquanto o número de casos aumenta mais de 45% em todo o País, o índice em Uberlândia está em 0,2%, ou seja, bem abaixo do 1% estabelecido pela OMS

O município de Uberlândia está ganhando a batalha contra a dengue. A cidade registrou em agosto índice zero da doença. O resultado é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e moradores. “O combate ao mosquito transmissor é compromisso de todos”, frisa o prefeito Odelmo Leão. “Foi e é imprescindível a participação de nossa população em todo este processo, que consegue reduzir, drasticamente, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e o número de casos, com a adoção de medidas tradicionais e alternativas”, acrescenta.

No início de 2006, o índice de infestação de 6,9% chegou a preocupar os moradores de Uberlândia e o poder executivo municipal. Até março do ano passado haviam sido registrados 3.515 casos. Agora, 17 meses depois, a situação é bem diferente. Em março desse ano, o índice foi de 1,1%. Atualmente está em 0,2%, ou seja, bem abaixo do 1% estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A cidade de Uberlândia tem sido considerada um exemplo de que esse mal pode ser combatido e até eliminado, mesmo quando os índices chegam a números tão altos em diversas regiões do País. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e julho deste ano foram registrados 438.949 casos, um aumento de 45,12% em relação ao mesmo período de 2006. Somando-se a esse número os registros do início de agosto, o total chega a 442.757. O Estado mais atingido é Mato Grosso do Sul, com 72,2 mil registros, seguido de São Paulo, com 62,2 mil, maior número da história no Estado. Em 2002, o Brasil teve cerca de 791,2 mil casos.

Ações tradicionais e alternativas

Uberlândia foi apontada como exemplo nacional no combate à dengue, em reportagem publicada hoje, dia 06, no prestigioso jornal “O Estado de S. Paulo”, que alerta para a proliferação de casos de dengue no Brasil, prevista pela Organização Mundial de Saúde.

Para que os números de incidência da dengue continuem baixos, funcionários da saúde percorrem as ruas dos bairros e alertam a população. “Em Uberlândia, não há descanso contra a doença”, explica o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, José Humberto Arruda.

Entre as ações, inclusive mencionadas na matéria do “Estadão”, o coordenador do programa municipal de combate à dengue, José Humberto Arruda, destaca o trabalho de vedação de caixas de água e o recolhimento de pneus – feito em parceria com borracharias e imobiliárias – que facilitam a entrada de agentes em imóveis fechados para a venda ou aluguel. Outra medida foi adicionar óleo de cozinha na composição do "fumacê", inseticida aspergido contra o mosquito, para perdurar a presença e o seu efeito.

Fonte e foto: Portal PMU

Concurso UAI São Jorge

Gabarito oficial

Divulgado em 03 de setembro de 2007, pela Missão Sal da Terra, realizadora do processo
Clique aqui e acesse o gabarito oficial do concurso para contratação de profissionais que irão compor o quadro de funcionários da UAI São Jorge.


Atenção: A Missão Sal da Terra informa que a data, hora e o local das provas práticas serão anunciados juntamente com a lista dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso (divulgação prevista para o início desta semana).

Fonte: Portal PMU

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Convite - UAI Planalto


O Prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e o Secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, convidam Vossa Senhoria para a solenidade de entregada das obras de ampliação e reforma da Unidade de Atendimento Integrado - "UAI Tubal Vilela da Silva", no bairro Planalto.

Data: quinta-feira, dia 06 de Setembro de 2007.
Local: Rua do Engenheiro, 246
Bairro: Planalto
Horário: 16h

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Alvíssaras II

Começa a terraplenagem do hospital municipal

Serviço deve ficar pronto em aproximadamente 40 dias



A Prefeitura de Uberlândia iniciou hoje,(ontem), segunda-feira, dia 3, as obras de terraplenagem do hospital municipal. A previsão de duração desta etapa é de cerca de 40 dias.

Segundo o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, a terraplenagem é a terceira etapa da obra, uma vez que o local já passou pela sondagem e pré-limpeza. Após esta fase, o terreno estará pronto para receber as frentes que irão edificar o hospital.

Conforme disse o secretário municipal de Obras, Epaminondas Mendes, o edital de licitação para contratação da empresa que construirá o aparelho deverá ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Município. O início das obras ocorrerá imediatamente após o processo licitatório.

O hospital municipal de Uberlândia será construído em uma área de 55 mil metros quadrados na rua Mata do Pinhais s/nº, no bairro Jardim Botânico. A unidade contará com cerca de 250 leitos dispostos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), maternidade, pediatria e internação. Para a construção e equipamento do hospital, serão investidos cerca de R$ 38 milhões, sendo que R$ 20 milhões serão transferidos pela Secretaria Estadual de Saúde, vindos do tesouro estadual, e R$ 18 milhões serão a contrapartida do município.

A concepção do projeto do hospital municipal atende aos mais exigentes padrões de qualidade hospitalar, adotando conceitos inteligentes, como manutenção de baixo custo e processos ecologicamente corretos.

Fonte: Secom/PMU

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Alvíssaras

As obras de terraplenagem do Hospital Municipal começaram hoje 03/09
Passa lá Rua Mata dos Pinhais s/nº – Bairro Jardim Botânico.