Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Humanização do Atendimento

O Blog da Saúde recebe de Cristina Gonçalves (Secom/PMU) e com prazer aqui registra

Atendimento na UAI Pampulha torna-se mais humanizado com o sistema de classificação de risco
A unidade passará também a contar com o sistema de classificação de risco, que é realizado pela enfermagem


A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia realizou hoje, dia 27 de dezembro, às 14h, a 1ª Avaliação da Humanização do Atendimento na Unidade de Atendimento Integrado – UAI Pampulha. Este processo de humanização – que já foi acrescentado ao Acolhimento com Classificação de Risco, implantado pela enfermagem na UAI Roosevelt – segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização do SUS (PNH), com o diferencial de que essa classificação de risco e o acolhimento, que eram feitos apenas pela enfermagem, passarão a contar também com assistentes sociais e psicólogos.

Na UAI Pampulha está ocorrendo o inverso da UAI Roosevelt: o processo de humanização teve início no último dia 19, antes mesmo da classificação de risco e do acolhimento feitos pela enfermagem. Posteriormente, todas as outras UAIs, PSFs e UBSFs receberão a humanização. “O projeto inicia-se com a capacitação dos funcionários do setor, visando estabelecer práticas que modifiquem a realidade e qualifiquem a atenção e a gestão do Sistema Único de Saúde”, explica o coordenador geral das UAIs, Adalberto Duarte.

A classificação de risco

A Unidade de Atendimento Integrado – UAI Roosevelt foi a primeira a receber o sistema de classificação de risco no acolhimento pela enfermagem, posteriormente, acrescido da humanização com os profissionais da psicologia e serviço social. Na sala de espera, o enfermeiro (a) conversa com o paciente. Após o primeiro contato, a avaliação com classificação de risco é realizada pela enfermagem, que encaminha para o atendimento adequado: urgência, emergência, controle de pressão, consulta em ambulatório ou sala de curativos. “O objetivo é tornar o atendimento aos usuários melhor e mais rápido, principalmente nos casos de urgência e emergência, quando há risco de morte iminente ou de seqüelas”, explica coordenador geral das UAIs, Adalberto Duarte.

O acolhimento com a classificação de risco e humanização tem o objetivo de tornar os atendimentos mais dinâmicos e humanizados, conforme preconiza o SUS e a Organização Mundial de Saúde. Em Uberlândia, o sistema coloca, no prontuário, a cor vermelha no caso de risco altíssimo (o paciente é imediatamente encaminhado para a sala de urgência), a amarela para casos de risco alto, a verde para os casos de risco moderado, e o azul para pacientes que podem ser encaminhados para consultas em ambulatório.






Mutirão



Alerta do Blog da Saúde

O momento é de festa mas não se pode baixar a guarda nunca quando o assunto é prevenção, é saúde.
O momento é de festa mas também é de chuvas e de risco de retorno da dengue.
Uberlândia contra dengue, faça sua parte e festeje tranquilo.

Vejam o vídeo AQUI

Copie a linha abaixo e envie o vídeo para todos seus contatos, vamos juntos trabalhar
independemente de posições ideológicas para o bem comum, lembrando que somos um povo só em uma mesma viagem, numa mesma nave. Divergências à parte TODOS pela SAÚDE

Copie, cole e envie
http://www.morcegolivre.vet.br/dengue3.wmv

O Blog da Sáude aproveita junta-se a muitas vozes e faz um apelo:
Alguns são pelo "quanto pior melhor", a estes pedimos tolerância e respeito para com a vida, e repassamos mensagem para reflexão:

O dia mais belo

O dia mais belo?
HOJE
A coisa mais fácil?
ERRAR
O maior obstáculo?
O MEDO
O maior erro?
O ABANDONO
A raiz de todos os males?
O EGOíSMO
A distração mais bela?
O TRABALHO
A pior derrota?
O DESÂNIMO
Os melhores professores?
AS CRIANÇAS
A primeira necessidade?
COMUNICAR-SE
O que mais lhe faz feliz?
SER ÚTIL AOS DEMAIS
O maior mistério?
A MORTE
O pior defeito?
O MAU HUMOR
A pessoa mais perigosa?
A MENTIROSA
O sentimento mais ruim?
O RANCOR
O presente mais belo?
O PERDÃo
O mais imprescindível?
O LAR
A rota mais rápida?
O CAMINHO CERTO
A sensação mais agradável?
A PAZ INTERIOR
A proteção mais afetiva?
O SORRISO
O melhor remédio?
O OTIMISMO
A maior satisfação?
O DEVER CUMPRIDO
A força mais potente do mundo?
A FÉ
As pessoas mais necessárias?
OS PAIS
A mais bela de todas as coisas?
O AMOR

Madre Teresa de Calcutá

Fonte:
Reflexões do Site

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

FELIZ 2008

O Blog da Saúde deseja a todos um verdadeiro e fantástico


Animais Peçonhentos

É com grata satisfação que apresentamos o Relatório Quantitativo Anual de atividades do Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros da Secretaria Municipal de Saúde. Foi um ano de muito trabalho e ótimos resultados. Em brve publicamos as metas e as novas missões do LAPQ para 2008.
Parabéns a toda equipe pelo empenho e dedicação.

Vejam clicando AQUI (em .pdf - 3.5 Mb)

Treinamentos

Colega Elaize envia notícias:

"Fotos do treinamento realizado pela Vigep do dia 17 a 21 de dezembro com as UBS Custódio Pereira, Dona Zulmira, Nossa Senhora das Graças e Tocantins. Parabéns para todos que participaram."

Nota do Blog da Saúde
É a SMS fechando o ano com chave de ouro!















domingo, 23 de dezembro de 2007

Central de ambulâncias

CENTRAL DE AMBULÂNCIAS PROMOVE FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

Aconteceu neste sábado dia 22/12, a partir das 19:00 horas no patio coberto da Central de Ambulâncias uma grande festa de confraternização com a participação de todos os funcionários e seus familiares.
A organizadora da festa, Sra. Meiredalva - coordenadora da Central de Ambulâncias, deu um toque muito especial à decoração proporcionando aos convidados, mesa de frutas, efeitos de iluminação, palco e muitos presentes às crianças.
Um dos pontos principais da Festa foi a chegada do Papai Noel que vindo de ambulância causou surpresa aos presentes, alegrando a criançada e adultos, distribuindo presentes.

Na oportunidade, a Sra. Meiredalva foi homenageada pela presidente do Moto Clube, Sra. Dilma Silma Maria da Silva Moraes com duas placas, referente ao apoio dado aos eventos da entidade.

O prefeito Odelmo Leão foi representado pela assessora Sra. Lúcia Medeiros, que destacou a importância dessa união nesta festa, como também aos assessores Mauro Lima e Adalberto Duarte da Silva que foram em nome do Secretário Municipal de Saúde - Gladstone Rodrigues da Cunha Filho que disseram o quanto é essencial o apoio da família aos motoristas que trabalham 24 horas para salvar vidas.
Também presente, Sra. Neuza Pinheiro, empresária da Editora Sáúde (Revista Pefil Médico), que também prestigou o evento.

A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Norberto Nunes que também levou o abraços do Poder Legislativo.
A animação, apresentação e cobertura jornalística ficou por conta da equipe de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais Aldair Reis e Renato Cury que fizeram diferença, levando entretenimento e diversão.

Clique sobre as imagens para ampliar as fotos















Texto e fotos: Renato Cury

Nota do Blog da Saúde:

Em breve mais fotos da confraternização

Cartão de Saúde SUS

Cartão de Saúde SUS terá integração de sistemas
O cadastramento dos usuários já está sendo feito na UBSF Jardim das Palmeiras I


Na primeira etapa dessa fase de cadastramento, será incluída toda a população abrangida pela Unidade Básica Saúde da Família – UBSF Jardim das Palmeiras I. (fotos: Araípedes Luz)

A Diretoria de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria – DCRAA da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia (SMS) está ampliando os cadastramentos no Cartão Nacional de Saúde e promovendo uma integração em sua utilização no Município. O objetivo é facilitar o atendimento dos usuários e melhorar a organização dos serviços, com a integração da identificação no Sistema Saúde Municipal no Sistema do Cartão Nacional de Saúde e também no Sistema do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC/UFU, quando o usuário também estiver cadastrado. O trabalho é coordenado pelo médico Edmilson Belo Pereira, que trabalha nas áreas de Saúde Pública, Sistemas de Informações, Informática e Internet em Saúde.

Na primeira etapa dessa fase de cadastramento, será incluída toda a população abrangida pela Unidade Básica Saúde da Família – UBSF Jardim das Palmeiras I. Tão logo os ajustes operacionais (nos programas, questionários de coleta, fluxogramas etc.) sejam feitos, a expansão se estenderá a todos os Programas Saúde da Família – PSFs no Município. A seguir, está planejada a revisão dos usuários cadastrados no Sistema Saúde, a integração das bases de dados e o cadastramento mais amplo dos munícipes, com as suas inclusões no Cartão Nacional.

O cadastramento está sendo feito pelos agentes da UBSF, nas visitas que fazem às casas das famílias. Num primeiro instante, explicam como ele vai funcionar, para que serve, como é utilizado, e para esclarecer todas as dúvidas, que venham a surgir, por parte da população, sobre o cartão SUS. Os agentes também solicitam que as pessoas separem alguns documentos pessoais necessários para o cadastramento.

Na segunda visita dos agentes é efetivado o cadastramento. Das 1.021 famílias atendidas pela UBSF Jardim das Palmeiras I, cerca de 300 já estão cadastradas. Os primeiros cartões devem ficar prontos até o final de março de 2008.

“O cartão SUS será muito importante para a população, uma vez que ele vai permitir um cadastro único do paciente em todo o território nacional, de modo que, em qualquer lugar que ele esteja, se pode ter acesso às consultas e exames por quais esse paciente passou”, ressalta a coordenadora da UBSF Jardim das Palmeiras I, Vanessa Cristina Bertussi.

Mediante o convite da SMS de Uberlândia, está na cidade Elcimara Trindade de Castro Ornelas, suporte técnico da Coordenação do Cartão Nacional de Saúde na SES-MG. Por meio desta visita, estão sendo revisados os processos, atualizados o CADSUS Multiplataforma e as informações adicionais e outras interações no sentido de tornar mais rápido e eficiente o trabalho de cadastramento dos usuários do PSF e conseqüente digitação / operação do sistema.

Atualmente, a SMS contabiliza milhares de registros de usuários no Sistema Saúde (todos os atendidos nas unidades, em diversos momentos), que são processados pela Prodaub – Processamento de Dados de Uberlândia. A DCRAA contabiliza 97.500 registros no Cartão Nacional de Saúde, desde o início dos trabalhos de cadastramento, sendo 75.500 considerados válidos pelo Ministério da Saúde, ou seja, 12% da população estimada. “Pretendemos a ampliação, em curto prazo, com a extensão de cadastramento abrangendo todos os usuários do Programa Saúde da Família (PSF), aproximadamente 180 mil pessoas ou 27% da população, o que elevaria a cobertura em um número estimado de 630 mil pessoas”, informa Pereira. “A imediata expansão do cadastramento das famílias e usuários, individualmente, será feita pelas equipes do PSF, em todo Município”, completa.

Centralizador Municipal

O trabalho está sendo facilitado pela implantação de um Centralizador Municipal do Cartão, que é um computador que reúne todos os cadastrados no Cartão Nacional no Município. As informações do Município são encaminhadas para o DATASUS – Ministério da Saúde, que concentra todos os cadastrados no País. Ao mesmo tempo, os computadores do DATASUS alimentam o Centralizador Municipal com aquelas informações dos munícipes de Uberlândia que eventualmente foram cadastrados ou receberam atendimentos em outros municípios pelo mesmo sistema.

Benefícios

O Cartão de Saúde SUS Uberlândia representa mais uma etapa do processo de informatização dos serviços municipais de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde espera distribuir mais de 630 mil cartões com o novo formato. Aos poucos, o modelo antigo será substituído, sem causar qualquer prejuízo para o usuário, ou seja, o fato da troca não ter sido realizada não impedirá que o usuário da rede municipal de saúde faça os procedimentos com o cartão antigo. Assim, a troca pelo novo modelo será realizada ao longo do tempo, à medida que o usuário comparecer às unidades de saúde para realizar procedimentos de rotina, evitando que precise se deslocar somente para a troca do Cartão.

A meta da Prefeitura é, nos próximos meses, conectar todas as Unidades à rede informatizada e disponibilizar os equipamentos e programas computacionais que permitam, ainda para 2008, a implementação do prontuário eletrônico. Por meio do prontuário eletrônico, será possível, com a devida segurança, alimentar o histórico médico e de saúde de todos os usuários do sistema, nos equipamentos de informática configurados para tais tarefas da Saúde na Prefeitura.

Fonte: Portal PMU

sábado, 22 de dezembro de 2007

Jubartes

Uma questão de SAÚDE sim!




Para muitos pode parecer uma notícia à toa, sem importância, mas para a SAÚDE do planeta tem um significado muito especial. Está em quase todos os jornais do mundo, e pelo Blog da Saúde considerado um verdadeiro presente de Natal para a humanidade e o futuro da vida aqui em nossa frágil casa cósmica. Se não a solução definitiva, é na certa um grande e significativo passo.

Japão suspende pesca de baleia jubarte na Antártida

O Japão suspendeu pela primeira vez desde a década de 1960 a pesca da baleia jubarte na Antártida, informou hoje o governo, recuando diante de intensa pressão internacional. O Japão desistiu de planos de matar 50 baleias jubarte - cuja pesca comercial é banida desde 1966 - a pedido dos Estados Unidos, na presidência da Comissão Internacional Baleeira (CIB), disse o secretário-chefe do gabinete, Nobutaka Machimura.


"O governo decidiu suspender a pesca das baleias jubarte enquanto conversações estão sendo promovidas na CIB", explicou Machimura, acrescentando que a suspensão pode ser mantida por um ou dois anos. "Mas não haverá mudanças na nossa posição sobre pesquisa baleeira", assegurou.


O Japão enviou no mês passado sua frota baleeira para o Pacífico Sul em sua primeira grande temporada de pesca à baleia jubarte desde a década de 1960, provocando protestos generalizados.


Autoridades japonesas disseram hoje que ainda não haviam caçado nenhuma jubarte, espécie que esteve à beira da extinção durante o século 20.

A decisão desarma por enquanto uma disputa com a Austrália, apesar de oficiais japoneses negarem que foram influenciados pela posição contrária de Camberra à caça das baleias. A Austrália havia anunciado na quarta-feira que iria enviar aviões de vigilância e um navio para colherem provas para um possível processo internacional contra a caça.

O Japão brigou por anos no âmbito da CIB para suspender a proibição à pesca comercial de baleias, imposta em 1986. Recentemente, Tóquio defendeu a "normalização" da CIB para que retomasse sua antiga missão de administração dos recursos marinhos e deixasse de se dedicar à proibição à pesca comercial de baleias.

Fonte: Agência EFE - Agência Estado

O Blog da Saúde recomenda:


Tudo sobre a baleia Jubarte veja AQUI

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Boas Festas !

Recebemos lindo cartão de nosso prefeito, retribuimos os votos de boas festas e um Feliz Natal, um 2008 de muitas realizações.

Clique para ampliar

Confraternização

de fim de ano com os usuarios da UBSF Santa Luzia

" Aconteceu com um café da manhã no dia 18 de dezembro, após caminhada, convidamos todos os que estavam na sala de espera para participar. Realizamos uma dinâmica onde falamos de algo que nos trouxe muita alegria e que ocorreu no ano de 2007, várias pessoas compartilharam suas alegrias e vitorias. Cantamos, agradecemos a Deus e compartilhamos o café.
Agradecemos a todos que colaboraram e participaram, em especial a equipe que sempre encara o desafio de realizar atividades que promova alegria e a saúde d comunidade
."

Carmem





Mensagem de Natal

O Blog da Saúde tem a satisfação de repassar a bela significativa reflexão de Natal de nosso colega Sebastião Elias
HC- Clinica Médica e UBS Tocantins

Caros colegas,
Por ocasião do natal e do que realmente deve representar a dimensão do Cristo em nossas vidas, compartilho este texto do teólogo Leonardo Boff, publicado no livro "VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO" em 1981. Façam a leitura e boa reflexão. Desejo a todos boas festas em família e muita paz. Que Deus os abençoe. Para aqueles que forem viajar, apelo para que redobrem os cuidados e dirijam com tranquilidade.

Enfº Sebastião Elias
Clinica Médica




"A tradição cristã conhece o santo, mestre de suas paixões e fiel observante das leis de Deus. No processo de libertação criou-se a situação para um outro tipo de santidade: além de lutar contra suas próprias paixões (tarefa permanente de todo cristão) luta-se contra os mecanismos de exploração e de destruição da comunidade. Aí emergem virtudes difíceis mas reais: solidariedade com os de sua classe, participação nas decisões comunitárias, lealdade para com as soluções definidas, superação do ódio contra as pessoas que são agentes de mecanismos de empobrecimento, capacidade de ver além dos imediatismos e trabalhar por uma sociedade futura que ainda não se vê nem se vá talvez gozar.

Esse novo tipo de ser possui exigências próprias e renúncias, a fim de manter o coração puro e orientado pelo Espírito das bem aventuranças. Os cristãos comprometidos têm a coragem, haurida da fé e da oração, de enfrentar os poderes deste mundo lutando em favor das causas do povo e de sua dignidade pisoteada. Nisto mostram coragem apostólica de se arriscarem a sofrer perseguições, prisões, demissões do emprego, tortura e até eliminação física. Apesar desta coragem evangélica, têm paciencia histórica para o caminhar lento do povo, sensibilidade por seus rítmos, acostumados que estão a sofrer repressões.

Têm confiança no povo, em seu valor, na sua capacidade de luta, apesar de suas limitações, equivocos e atraso organizativo. Crêem vivamente na força do Espírito que age nos humildes e sofredores e na vitória de sua causa e no direito de sua luta. Essa atitude nasce de uma visão contemplativa da história, da qual somente Deus é Senhor. Não se temem sacrifícios, nem ameaças ou situações difíceis. Tudo isso se assume como parte do seguimento de Jesus. Existe forte sentido da cruz como passo necessário para a vitória.

A ressurreição é vivida como o momento em que triunfa a justiça, em que o povo vence a luta e faz a vida digna de ser vivida. É a ressurreição de Jesus em marcha como imenso processo de libertação que ganha corpo na história. Isto é celebrado e vivido como força de presença do Espírito no seio da história."
(Boff, Vida Segundo o Espírito, Vozes 1981)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Circuito de Natal

Circuito de Natal se encerra nesta sexta-feira

Foto ao lado: Projeto Janelas Encantadas - Programa Uberlândia é Muito Mais Natal

A Banda Municipal fecha o Circuito com apresentação exclusiva para servidores

A festa de Natal é universal, abrangente e calorosa, envolvendo e contagiando todos. E é de acordo com este conceito que a Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia promove amanhã, dia 21, às 17h, a apresentação especial da Banda Municipal, no Centro Administrativo, exclusivamente para os servidores.

A iniciativa faz parte do Projeto Circuito de Natal, que realizou apresentações da Banda em locais públicos, com o repertório de “cartão musical natalino”, nos dias 18, 19 e 20, nos terminais de ônibus Santa Luzia, Planalto, Umuarama e Central, respectivamente, e que se encerra no dia 21 de dezembro, no Centro Administrativo.

A Banda Municipal objetiva, com este projeto, reafirmar a data com canções típicas. A idéia é presentear a população e marcar a celebração da vida, dando sentido às palavras rotineiras desta época, como paz, união, amor e prosperidade.



Fonte:
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG
Portal PMU

Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Boas Festas ! DIPS

Clique sobre o belo cartão para visualização

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Ciclo de Planejamento

Ciclo de Planejamento das Ações em Saúde 2008 termina hoje (Ontem)
Enceramento terá participação de profissionais da secretaria de Estado da Saúde

O Ciclo de Planejamento das Ações de Saúde 2008 – uma Construção Coletiva, realizado pela Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde (DPIS) da Secretaria Municipal e Saúde, da Prefeitura de Uberlândia, se encerra na manhã de hoje, dia 18, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. O evento conta com a participação dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Marco Antônio Bragança de Matos, superintendente de Assistência em Saúde, e da consultora Maria Eni Shimazaki.

O ciclo foi inaugurado no dia 4 de dezembro no Senac e se estendeu para os dias 5, 13, 14 e 17, sendo encerrado hoje, dia 18. O objetivo foi a elaboração da programação anual de saúde e do relatório anual de gestão e contou com a participação de diretores, coordenadores de programas e de unidades, apoiadores e facilitadores da Rede Municipal de Saúde. Os temas apresentados passaram pela Avaliação do Plano Diretor de Atenção Primária e da Agenda de Compromisso da Secretaria Municipal de Saúde e a apresentação do planejamento, para 2008, das unidades e setores de atendimento à saúde de Uberlândia.

Segundo a coordenadora do DPIS, Rúbia Pereira Barra, o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde tem, entre seus objetivos, reduzir o número de internações que podem ser evitadas com o trabalho da atenção primária e a qualificação permanente dos profissionais, promovendo também a melhoria da gestão. Rúbia destaca também que o médico do Programa Saúde da Família está na base, conhece as particularidades de cada paciente e pode ter papel determinante em tratamentos de maior complexidade.

Hoje, Minas Gerais tem o Programa da Atenção Primária implantado em 823 dos 853 municípios do Estado, ou 96,5% dos municípios. A meta até 2010 é que o PSF esteja presente em todos os municípios do Estado, e que se atinja uma taxa de cobertura de 75% da população. Hoje a cobertura é de 63,4%.

Fonte: Secom/ PMU - Portal PMU

Festa do CCZ

O Blog da Saúde faz questão de registrar:

Sexta-feira dia 14 aconteceu a grande festa de confraternização anual do Centro de Controle de Zoonoses. A festa foi no Camaru e primou pela organização e alegria.
Além de muito forró e música, um delicioso almoço corou o evento. Foi uma oportunidade impar para se rever amigos e colegas de trabalho. Cabe destacar o empenho primoroso dos colegas Alceu César e Vivaldo que suaram a camisa para que tudo saísse de acordo. Parabéns, vocês merecem.

A ajuda dos vereadores Baiano e Norberto Nunes, Wilmar e Barça foi de vital importância para a realização de um encontro desse vulto.

A festa foi abrilhantada pela presença de nosso prefeito Odelmo Leão que em breve pronunciamento, além de agradecer a colaboração e empenho de todos no trabalho do dia-a-dia a bem da saúde pública, destacou os investimentos que serão realizados no CCZ no próximo ano.
Mais fotos virão, aguardem.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Aniversário

do bairro Santa Luzia

Nossa colega Carmen, enfermeira coordenadora da UBSF - Santa Luzia manda ótimas notícias

"Aconteceram no dia 15 de dezembro, da 9:00hs a 12:00 as comemorações de aniversário do bairro Santa Luzia, tendo como parceiros a Associação do bairro Santa Luzia, o Programa saúde da Família do Santa Luzia, Secretaria de Saúde, Secretaria de desenvolvimento Social. O momento foi muito especial contamos com a presença da Banda de Música, DST- AIDS, (da) Zoonoses com orientações quanto a dengue e montagem de stand."
Atividades desenvolvidas:

  • Orientação de beneficio Saúde
  • Emissão de carteira de trabalho
  • Corte de cabelo
  • Apresentação de coral infantil do Centro de Foprmação
  • Sorteio de presentes
  • Pipocas e muita alegria






  • CONVITE

    A COAFRO - Coordenadoria Municipal Afro-Racial convida a todos para a I Mostra resultante das Oficinas do Projeto "Trabalho com a Juventude Afro e Adolescente Carente com Risco Social", que será realizada hoje, dia 18, das 12h às 18h com apresentações culturais de: Dança Afro e Violão, às 17h, no Hall do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

    Contamos com a presença de todos!


    Secom/PMU

    Talent - Uberlândia

    Beatriz Leal, Diretora Executiva da Talent - Uberlândia nos envia votos de Feliz Natal, vejam a bela mensagem:

    "Invente seu Natal!
    Faça algo diferente!
    Faça o melhor que puder
    Com aquilo que tiver!
    Enfeite-se, alegre-se.
    Encha seu coração de amor!
    Seja a própria árvore com bolinhas coloridas
    E muito riso!
    O calor que emana do seu abraço
    Dinheiro nenhum no mundo poderia comprar.

    Dê um abraço, um sorriso,
    Um te gosto, um te amo...
    ...Seja você o presente!"
    (Leticia Thompson )



    "A ESTRADA PARA O SUCESSO NãO é UMA RETA. Há UMA CURVA CHAMADA
    FRACASSO, UM TREVO CHAMADO CONFUSãO....
    MAS... SE VOCê TIVER UM ESTEPE CHAMADO DETERMINAçãO, UM MOTOR
    CHAMADO PERSEVERANçA, UM SEGURO CHAMADO Fé, E UM MOTORISTA
    CHAMADO JESUS, VOCê CHEGARá A UM LUGAR CHAMADO SUCESSO."
    (Autor desconhecido).

    FELIZ NATAL !!
    DESEJAMOS A VOCê UM 2008 REPLETO DE SAúDE,
    PAZ, FELICIDADE, AMOR E PROSPERIDADE.

    Beatriz Leal
    Talent Uberlândia Treinamentos
    Fone: 34.3255.3379 ou 34.8851.2945
    www.talenttreinamentos.com.br

    "Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13."

    segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

    SESC - Uberlândia

    Recebemos belo cartão de Boas Festas do SESC- Uberlândia.
    Agradecemos e retribuimos o carinho

    Blog da Saúde

    Clique para os detalhes


    Boas Festas!

    A TODA EQUIPE

    Em nome de toda equipe da UBS Patrimônio, desejamos
    que 2008 venha cheio de paz, sucessos e muita SAÚDE.

    UBS PATRIMôNIO
    Marina A S Pereira

    domingo, 16 de dezembro de 2007

    Doenças Negligenciadas

    Boa leitura, o Blog da Saúde recomenda

    Doenças Negligenciadas

    As doenças negligenciadas são doenças que afetam milhares de pessoas ao redor do mundo, mas que não dispõem de tratamentos eficazes ou adequados. Em sua maioria, são doenças tropicais infecciosas que afetam principalmente pessoas pobres, a exemplo da leishmaniose, da doença do sono, da malária, e da doença de Chagas, que geram um impacto devastador sobre a humanidade. Há um grande volume de trabalhos científicos que tratam da biologia, imunologia e genética dos parasitas causadores destas doenças, porém todo esse conhecimento não consegue se reverter em novas ferramentas terapêuticas para as pessoas afetadas.

    Ao contrário, tais doenças têm sido progressivamente marginalizadas por aqueles encarregados pelos programas de pesquisa tanto do setor público quanto do privado, essencialmente porque as pessoas que sofrem de doenças negligenciadas são pobres, e não oferecem um retorno lucrativo suficiente para que a indústria farmacêutica invista em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos voltados para essas doenças. Fica claro, portanto, que a crise de falta de medicamentos para doenças negligenciadas não chegou às atuais proporções por falta de conhecimento científico, e nem somente pelo hiato entre a pesquisa básica e a pré-clínica.

    Esta crise é o resultado tanto das insuficientes políticas públicas voltadas para P&D de medicamentos de interesse nacional dos países em desenvolvimento, quanto da falha de mercado, provocada pelo baixo interesse econômico que esses pacientes representam para a indústria.

    Doenças Negligenciadas x Doenças Extremamente Negligenciadas

    Um olhar para as dinâmicas da falha de mercado para estas doenças revela que se pode fazer, ainda, uma distinção entre doenças "negligenciadas" e "extremamente negligenciadas".

    As doenças negligenciadas podem também afetar indivíduos dos países ricos, como pacientes com tuberculose e pessoas que contraem malária em viagens, para as quais a indústria farmacêutica baseada em pesquisa tem interesse apenas marginal.

    No caso das doenças "extremamente negligenciadas", como a doença do sono, a de Chagas e a leishmaniose, os pacientes são tão pobres que praticamente não possuem poder de compra, e nenhuma manipulação das forças de mercado poderá estimular o interesse das empresas farmacêuticas.

    Clique sobre a imagem para amplia-la





    As Doenças Globais, como o câncer, doenças cardiovasculares, doenças mentais e distúrbios neurológicos representam a maior concentração de P&D da indústria farmacêutica. Apesar de elas afetarem tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento, nestes a maioria das pessoas que necessitam de medicamentos para tratar essas doenças não pode pagar por elas e, por conseguinte, não é atendida pelo mercado farmacêutico.

    As Doenças Negligenciadas, como a malária, provocam um interesse apenas marginal na indústria farmacêutica baseada em pesquisa. Embora também afetem indivíduos dos países ricos, como pacientes com tuberculose e pessoas que contraem malária em viagens, essas doenças afligem primordialmente as populações dos países em desenvolvimento.

    As Doenças Extremamente Negligenciadas, como a doença do sono, a de Chagas e a leishmaniose, afetam exclusivamente as populações dos países em desenvolvimento. Como a maioria desses pacientes é pobre demais para pagar qualquer tratamento, eles não representam praticamente nenhum mercado e a maioria fica excluída do escopo dos esforços de P&D da indústria de remédios e, portanto, fora do mercado farmacêutico.

    A zona acinzentada representa a parcela do Mercado Farmacêutico Mundial referente a produtos voltados para condições que são diferentes das puramente médicas (como celulite, calvície, rugas, dietas, estresse e problemas de adaptação a fuso horário), que, no entanto, constituem um segmento de mercado altamente lucrativo nos países ricos.


    Fonte:

    sábado, 15 de dezembro de 2007

    Sugestão

    do Blog da Saúde

    Médico desvenda de forma leve segredos da linguagem médica.
    Escrito por Moacyr Scliar, um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira e médico de profissão, "Linguagem Médica", da coleção "Folha Explica", traz um relato da história da medicina e da luta da humanidade para tratar de uma antiga e persistente acompanhante da espécie: a doença. O primeiro capítulo pode ser lido abaixo.



    Livro é assinado pelo escritor Moacyr Scliar, médico de formação
    Você fica confuso com o linguajar médico? Não entende as bulas de remédio e todos aqueles nomes enigmáticos? Saiba como decifrar esta linguagem especializada lendo o livro escrito por um médico, mas, acima de tudo, um grande prosador.

    Moacyr Scliar é médico, especialista em saúde pública. Um dos autores brasileiros mais traduzidos para outras línguas, desde 1993 assina uma coluna semanal na Folha. Escreveu também "Contos Reunidos" (Cia das Letras, 1995) e "Na Noite do Ventre, o Diamante" (2005).

    Como o nome indica, a série "Folha Explica" ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.

    "Linguagem Médica"
    Autor: Moacyr Scliar
    Editora: Publifolha
    Páginas: 88
    Quanto: R$ 17,90
    Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

    A doença é uma antiga e persistente acompanhante da espécie humana, como se pode constatar pelo exame de restos arqueológicos. Ossos de homens pré-históricos mostram marcas de enfermidade e de lesões traumáticas; e na múmia do faraó Ramsés 3º encontramos as inconfundíveis cicatrizes de varíola, que já foi uma das pragas da humanidade e que hoje, graças a maciças campanhas de vacinação, está erradicada --não existe mais.

    Antiga também é a medicina. Não necessariamente como profissão codificada, reconhecida: cuidar do outro é algo que se manifesta naturalmente em algumas pessoas ou mesmo em muitas pessoas. Cuidar não significa necessariamente saber o que fazer; o mais das vezes, significa tentar alguma coisa, com êxito, sem êxito ou com um êxito inesperado, incompreensível. Em crânios pré-históricos, encontramos evidências daquilo que é provavelmente a mais antiga intervenção cirúrgica: a trepanação, que consiste basicamente em abrir um buraco no crânio. Poderíamos pensar que, feita em circunstâncias extremamente precárias, a trepanação matava muita gente, e, de fato, isso deve ter acontecido, mas alguns dos crânios mostram que, nos bordos do orifício, formou-se aquilo que se chama calo ósseo. Ou seja, houve recuperação, o "paciente" sobreviveu. Mas fica a intrigante pergunta: por que se fazia trepanação naquela época?

    Não temos uma resposta precisa, mas podemos imaginar que esses orifícios eram abertos para que maus espíritos por ali saíssem. Superstição? Talvez. Mas lembremos também que uma das causas freqüentes de morte naquela época era certamente o trauma craniano, conseqüente à patada de um animal ou ao golpe de um porrete. O trauma craniano faz com que o cérebro "inche" e, como não tem para onde se expandir --está fechado numa cavidade óssea--, pode ficar sob pressão, pressão esta que compromete centros vitais e acaba matando. A grosseira trepanação podia aliviar essa pressão, em alguns casos salvando o pobre troglodita.

    O mesmo raciocínio se aplica a outras situações. Os antigos astecas cultuavam uma deusa da fertilidade, representada pela estatueta de uma mulher dando à luz. Era um apoio espiritual, sem dúvida, numa época em que o parto era um procedimento sempre natural - a mulher contava apenas com a ajuda de suas companheiras, e qualquer complicação podia ser perigosa. Ao mesmo tempo, há um chamativo detalhe na estatueta: a mulher está de cócoras. É a melhor posição para o parto feito em condições naturais. Ou seja, a estatueta da deusa transmite uma informação, fornece um modelo sobre a posição a adotar na hora de dar à luz. Conclusão: mesmo aquilo que parece superstição pode ter uma certa racionalidade. A racionalidade não se refere, claro, sempre aos resultados práticos, imediatos; ela pode se traduzir em suporte emocional, nem sempre óbvio, mas nem por isso ausente.

    Aos poucos, foi-se desenvolvendo uma linguagem sobre doença e tratamento. Essa linguagem, que varia conforme o lugar e a época histórica, caracteriza-se por palavras-chaves, expressões que se constituíam em síntese dos paradigmas vigentes no cuidado da enfermidade. Vamos agora, numa rápida incursão através dos tempos, listar algumas dessas palavras-chaves.

    Fonte: Folha de São Paulo

    sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

    Reflexão




    O Blog da Saúde recebeu de um grande amigo e Irmão e repassa a boa dica

    "Melhor é a sabedoria do que a força" ?
    Bíblia Sagrada, Livro de
    Eclesiastes, capítulo 9, verso 16.

    Segundo Júlio César Zanluca, os 5 melhores livros indicados para
    reflexão são:

    1. A Bíblia Sagrada - O Livro dos livros, contendo sabedoria, poemas,
    conselhos, conforto, fé, esperança, amor... Se você não leu este livro, não
    conhece a Verdade - se você já o leu - explore-o mais intensamente! Leitura
    inspiradora para todo o dia e para todas as idades!


    2. O Peregrino - John Bunyan - Narrativa romântica da emocionante saga de
    um homem em busca da Verdade - lutando contra tudo e contra todos, pagando
    um preço excepcional para atingir seus objetivos. Um clássico mundial, não
    deixe de lê-lo!


    3. Como Despertar o Melhor das Pessoas - Alan Loy MacGinnis - Editora
    Sinodal - Sem rodeios, o autor mobiliza você a investir em pessoas, crer na
    capacidade e no progresso humano e dá recomendações práticas para aplicar
    estes princípios em seus relacionamentos. Vale a pena!


    4. Discipulando Nações - Darrow L. Miller - FatoÉ Publicações - Porquê as
    trevas e a pobreza escravizam culturas inteiras e até nações? Análise das
    ideologias que foram postas em prática na humanidade e propõe uma abordagem
    mais que revolucionária para o homem - o movimento do coração. "Quando
    somos guiados por idéias ruins, nossos melhores planos inevitavelmente
    darão em nada". Para jovens de todas as idades!


    5. O Poder do Otimismo - Norman Vicent Peale - Um livro para limpar você de
    pessimismo, da preguiça, da inatividade e da indolência. Leia-o e você
    começará a agir em direção dos mais nobres objetivos!

    quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

    Dicas da PM para as férias


    As férias estão se aproximando e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais quer dar a sua contribuição para que você curta e divirta bastante, seguindo as dicas para aumentar ainda mais a sua segurança e a dos seus filhos.


  • Antes de entrar em casa, procure perceber se há cheiro estranho (principalmente de gás). Em caso positivo, não ligue as chaves de energia ou interruptores. Abra todas as portas e janelas para ventilar. Procure descobrir e vedar o vazamento. Em caso de dúvida, chame os bombeiros, através do fone 193;

  • As crianças devem viajar sempre no banco traseiro e com o cinto de segurança que é obrigatório;

  • Em caso de imprevistos, desde uma simples troca de pneu a um acidente, coloque sinais de advertência nos dois sentidos da estrada e peça auxílio nos fones da Polícia Militar no fone 190, Polícia Rodoviária Estadual no fone 198 e Polícia Rodoviária Federal no fone 191;

  • Comunique-se com seu vizinho. Durante a sua ausência, ele é a sua segurança mais próxima. Oriente-o a acionar a Polícia Militar através do fone 190 em casos de pessoas e veículos suspeitos parados próximos à sua residência;

  • Confira os equipamentos como triângulo, chave de rodas, pneu sobressalente, macaco, lanterna à pilha, extintor de incêndio carregado, etc. Cheque a documentação do seu veículo e evite transtornos;

  • Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores da residência;

  • Evite comentar com pessoas estranhas que irá viajar ou ausentar-se da sua residência;

  • Evite deixar o portão da garagem aberto. Antes de sair, cheque portas e janelas;

  • Evite dirigir à noite ou sob neblina. Se tiver pressa, saia mais cedo. Redobre a atenção ao dirigir sob a chuva;

  • Havendo derramamento de combustível, não acenda fósforos ou isqueiro. Pare o veículo e acione o socorro;

  • Instale dispositivos de segurança como reforço da tranca normal de portas e janelas;

  • Evite deixar a sua residência com aparência de vazia. Não feche completamente as cortinas e persianas. Não deixe luzes acesas durante o dia e a noite. Peça o vizinho para recolher as correspondências;

  • Evite dirigir por longos períodos. Faça pausas para descanso de todos. Planeje a sua viagem, como onde abastecer, alimentar, etc.;

  • Em caso de acidente, não se precipite na retirada forçada de vítimas presas na ferragem. Lembre-se que a ferragem deve ser retirada da vítima e não a vítima da ferragem;

  • Ninguém deve ficar na pista em caso de imprevistos na via. Isso evita novos acidentes;

  • O carro deve estar revisado, em boas condições de uso (pneus em bom estado e calibrado, freios, amortecedores, alinhamento e balanceamento das rodas, limpador de pára-brisa, motor regulado, nível do óleo e água do radiador, bateria, cabos, etc.);

  • Peça ajuda aos seus vizinhos, não deixando acumular jornais e correspondências na porta e na frente da sua casa;

  • Peça ao zelador/funcionário para não informar que você está viajando;

  • Faça um exame cuidadoso do aspecto físico do seu imóvel e procure melhorar a segurança dos pontos que podem ser vulneráveis;

  • Portas e janelas corrediças não são totalmente seguras. Pinos de segurança ou até medidas simples como reforço de um cabo de vassoura resolvem este problema;

  • Procure formar uma rede de vigilância comunitária para que haja observação mútua de residências. Se ainda não participa deste projeto, procure o Quartel mais próximo da sua residência para maiores informações;

  • Em caso de acidente, providencie o socorro das vítimas, mas procure deixar alguém no local do acidente até a chegada da polícia;

  • Respeite os outros motoristas e não provoque ou aceite disputas;

  • Se necessário, providencie um técnico para reparar suas instalações de gás e elétricas;

  • Verifique antes de sair se as portas e janelas estão trancadas, se o registro geral de água e de gás estão fechados e se os cinzeiros, lareiras e churrasqueiras estão limpos de brasas;

  • Não deixe bilhetes comunicando a empregados e amigos seus planos de viagem e instrua os demais membros da família a fazerem o mesmo.



    Chame a POLICIA sempre que você observar:


  • Luzes acesas ou barulho em casa de vizinhos que estejam viajando e não tenham avisado qualquer coisa a respeito, principalmente mudanças à noite;

  • Táxi, carro particular ou caminhão recebendo mercadorias volumosas, com os elementos agindo de maneira nervosa e sem os cuidados necessários com os objetos a serem transportados, tais como: televisão, aparelho de som, etc.

  • Pessoas armadas ou grupos suspeitos anotando as placas dos veículos estacionados.

  • Carros novos conduzindo três ou quatro elementos, com placas duvidosas ou danificadas/alteradas.

  • Transeuntes carregando grandes embrulhos e pacotes à noite ou de madrugada.

  • Veículos ou pessoas estranhas parados em portas ou perto de edifícios ou casas, por muito tempo.


    Fonte:
    ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL - 32º BPM - CAP SILVEIRA

    Por uma Uberlândia mais segura, humana e feliz!
    Disque Denúncia: (34)3237-1020.
  • Confraternização

    Ciclo de Planejamento das Ações em Saúde promove momento de confraternização

    A confraternização do Ciclo de Planejamento das Ações em Saúde 2008 será realizada nesta segunda-feira, dia 17, a partir das 19h00, no Salão de Festas da Fundação Maçônica. A iniciativa é da Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde – DPIS da Secretaria Municipal de Saúde.

    O evento contará com a participação do cantor Leandher Matta trazendo a melhor qualidade da música com um repertório variado e um quarteto da Banda Municipal.

    Na oportunidade, será servido um coffee break seguido de um jantar oferecido aos participantes e convidados do Ciclo.

    O objetivo do Ciclo sob a ótica “Uma Construção Coletiva”, objetiva elaborar a Programação Anual de Saúde – 2008 e o Relatório Anual de Gestão 2007, com vários temas. Entre eles destacam-se a Avaliação do Plano Diretor de Atenção Primária, a Avaliação da Agenda de Compromisso e o Plano Diretor, além do Orçamento Anual de 2008

    Enviado por Renato Cury/DIPS

    Certificados

    Profissionais da Rede Municipal de Saúde recebem certificados de capacitação


    O anfiteatro da Faculdade Maçônica do Triângulo (Famatri) foi palco para a entrega de certificados do Curso de Capacitação em Excelência no Atendimento nos dias 11 e 12 de dezembro. O curso foi dirigido ao pessoal administrativo (auxiliares e assistentes), maqueiros, motoristas, porteiros e vigilantes, com a finalidade de proporcionar informações e conhecimentos para desenvolver atitudes, habilidades e melhores técnicas de atendimento. O objetivo é melhorar a imagem da Unidade de Saúde e a própria imagem do profissional, tornando-se mais competentes, corteses e autoconfiantes. O participantes aprenderam ainda a administrar conflitos, reconhecer e conciliar as diferenças pessoais no processo de atendimento ao usuário.

    Liliane Tannus Gontijo Parreira, diretora do Programa Gestão de Pessoas ressaltou que a capacitação foi de suma importância tendo em vista que os objetivos propostos foram alcançados sob a ótica de seus participantes. Ainda segundo ela, a Diretoria de Gestão de Pessoas visualiza momentos como este, pois valorizam o trabalhador da saúde motivando-os a um melhor desempenho, atingindo assim as metas da Gestão Municipal.

    O programa de Gestão em Pessoas possui em seus quadros as seguintes profissionais: Maria Aparecida Carlos e Maria Paula Algodoal de Almeida – Assistentes Sociais, Rogério Ferreira Silva - Psicólogo, Patrícia da Silveira - Pedagoga e a estagiária de psicologia Flávia Alves Almeida.

    Enviado por
    Renato Cury/ DIPS





















    Confraternização II

    Foi realizado ontem dia 12 de dezembro, na chácara ao lado das UBSFs Lagoinha I e II uma grande festa de confraternização dos grupos de hipertensos e diabéticos destas unidades com a finalidade de promover uma maior convívio entre eles e suas famílias bem como com os médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal administrativo.




    Participaram do evento, alunos da Escola Estadual Felisberto Carrejo com apresentações de dança, Fundação Conviver para Ser e enfermeiras da UNITRI.

    O evento foi animado pelo apresentador Aldair Reis da Comunicação da Saúde de um toque especial às apresentações, com seu jeito irreverente de ser.






    Enviado por Renato Cury/DIPS