Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Dica do Blog da Saúde

Livro sobre cronobiologia analisa o 'relógio das doenças'
Livro sobre cronobiologia analisa o 'relógio das doenças' e mostra a importância do sono

O livro Medicina da noite: da cronobiologia à prática clínica, lançamento da Editora Fiocruz, traz o estado da arte da cronobiologia e, sobretudo, sua interface com os saberes e as práticas médicas. A cronobiologia é uma ciência que abrange todos os seres vivos e estuda os fenômenos biológicos em função do tempo, especialmente aqueles que apresentam caráter cíclico.

A publicação é organizada pelo médico José Manoel Jansen, professor de pneumologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e colaboradores. “Entender que o organismo humano modifica-se à noite e que certas doenças expressam-se mais ou preferentemente nesse período é um ganho do médico no trato com seus pacientes”, explicam os autores, segundo os quais a “medicina da noite” é filha da cronobiologia.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias