Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Saúde do Trabalhador

O Blog da Saúde recebeu do Setor de Comunicação Integrada em Saúde de nossa SMS e da SMGEC
Texto e fotos de Renato Cury/ SCIS-SMS e Cristina Gonçalves Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Comunicação




Saúde do Trabalhador foi tema do Módulo VII
do Projeto de
Educação Popular promovido pela UFU



Foi realizado nos dias 23 e 24 o último Módulo do Projeto de Educação Popular, Formação Política e Controle Social em Saúde promovido pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia através da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PROEX, Diretoria de Extensão – DIREC, Divisão de Relações Comunitárias – DIVCO, Diretoria de Culturas – DICULT, Movimentos Sociais, Entidades da Sociedade Civil Organizada e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

No sábado, uma das palestras foi ministrada pelo Coordenador da Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Marco Antonio Perez, com o tema "O Desafio da Saúde do Trabalhador no Brasil da Diversidade”. Ele discorreu sobre a inspeção dos produtos, a assistência dos trabalhadores no campo, ambiente de trabalho e, principalmente, sobre as diretrizes sociais do SUS - determinantes sociais da saúde - que é questão ideológica e de mercado.

O coordenador da Central de Movimentos Populares do Triângulo Mineiro e Região, Abrahão Nunes, também foi um dos palestrantes, bem como Gilca Starling Diniz, médica e diretora de Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Uberlândia.

Com um público interativo e interessado, o domingo teve a participação do advogado Júlio Guilherme e da fisioterapeuta Silvia Fonseca Magalhães, ambos do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), que discorreram sobre a importância da capacitação, da ausência dos sindicatos nas reuniões, bem como das Relações interpessoais e política do Trabalhador.

Estiveram presentes também Abrahão Nunes, Coordenador da Central de Movimentos Populares do Triângulo Mineiro e Região, membro da Coordenação Colegiada do Projeto de Educação Popular Formação Política e Controle Social em Saúde; Sebastião Filho do Ministério do Trabalho, que falou sobre a importância do acesso da população sobre o que se tem feito no segmento do Trabalho e o conhecimento de normas.

Outra presença foi a da psicóloga e assessora da Câmara dos Deputados Federais - Conceição Aparecida Rezende, relatando que 34% dos projetos que passam naquela Casa são da Saúde, ou seja, 1/3 de todos os projetos.

Estiveram presentes, ainda, Sionando Silvério Ferreira - representante da SINTET/UFU e Veridiano de Oliveira - representante do Conselho Municipal de Saúde e Coordenador de Formação Sindical do SINTET.

Segundo Maria Francisca Abritto, assessora da Pró-Reitoria da UFU, o Projeto foi fechado com “chave de ouro”, com tema de extrema relevância, colocando para sociedade idéias para serem discutidas para futuras políticas públicas de saúde.

O evento teve a participação e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX, Diretoria de Extensão - DIREC, Divisão de Relações Comunitárias - DIVCO, Diretoria de Culturas - DICULT, Movimentos Sociais, Entidades da Sociedade Civil Organizada e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.