Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 6 de março de 2008

Homenagem às mulheres


Prefeitura de Uberlândia e parceiros homenageiam mulheres e exaltam sua importância




Um dia de homenagens criado há décadas, motivado por um protesto justo e heróico, praticado há 151 anos. De forma simples e resumida, este é o Dia Internacional da Mulher, criado pelas Nações Unidas, e comemorado sempre no mês de março. Para exaltar e reforçar a importância das homenageadas, a Prefeitura de Uberlândia, juntamente com seus parceiros, levam à praça Tubal Vilela, nesta sexta-feira, dia 7, das 10h às 18h, várias opções de serviços e atividades artísticas voltadas para o público feminino. No Parque Municipal Victório Siquierolli, a partir das 8h, também serão promovidas comemorações alusivas à data.

Praça Tubal Vilela

Durante todo o dia, na praça Tubal Vilela, serão realizadas diversas atividades, como apresentação de vídeos educativos, exposição de trabalhos manuais, oficinas, atendimentos jurídico e previdenciário, direitos e deveres do consumidor, distribuição de folder e panfletos e dicas de como economizar energia elétrica e os cuidados que todos devem ter com o meio ambiente, entre outras. Serão oferecidos atendimentos de saúde, como aferição de pressão e orientações sobre aleitamento materno, doenças sexualmente transmissíveis, Aids e dengue. As mulheres que desejarem poderão ainda cortar o cabelo, fazer as unhas e aprender técnicas de maquiagem.

O objetivo dos serviços, além de homenagear as mulheres, é de promover uma reflexão sobre a importância delas no contexto social, econômico e familiar, além de discutir seus direitos e deveres, os avanços conquistados e o que falta para ser obtido, quais preconceitos precisam acabar e, em especial, não permitir qualquer tipo de violência contra a mulher.

Juntamente com a Prefeitura de Uberlândia, participam dos eventos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Delegacia da Mulher, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Soroptimistas, Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), Embeleze, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Mitaly Estética, Associações Femininas, Serviço Social da Indústria (Sesi) dos bairros Roosevelt e Gravatás, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, SOS Mulher e Patrulha de Atendimento Multidisciplinar (PAM).

Para Iracema Barbosa Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho, “esta data é muito importante para a mulher celebrar suas conquistas, lutas e desafios vencidos ao longo dos anos, nas áreas econômica, política e social. Momento também de refletir acerca das transformações que a mulher impulsionou e impulsiona, dentro de sua família, no trabalho e na sociedade”.

Parque Victório Siquierolli

No Parque Victório Siquierolli, serão feitas diversas atividades de recreação, lazer e práticas de cunho ambiental, com vistas a uma melhor qualidade de vida. Às 8h, terá início uma caminhada pelas trilhas do Parque, seguida de uma aula demonstrativa de “Tai Chi”, com o grupo Pa-Kua. Posteriormente, o grupo será dividido em turmas, para conhecer a Trilha do Córrego do Óleo, e, no encerramento das ações, será servido um café da manhã, acompanhado de música com os artistas Wilson Seixas e Tiago. Ainda no Parque, cerca de 70 servidoras do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), criadoras do Projeto "Maria Maria", farão uma confraternização.

Fonte: Portal PMU

Origem do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Fonte: Portal da Família