Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 14 de março de 2008

Saúde na Feira Livre

Wilma Nunes conta para o Blog da Saúde



"A UBS Custódio Pereira está desenvolvendo o projeto Saúde na Feira Livre: Desde o ano passado a equipe tem buscado oportunidades de se inserir em atividade cotidianas da comunidade de sua área de abrangência para realizar açoes de promoção à saúde e prevenção às doenças. Desta forma realiza atividades em escolas, eventos comunitários e etc.


A feira-livre do Bairro Custódio Pereira acontece toda sexta-feira no período da manhã, e passam por ela mais de quinhentas pessoas. Em parceria com estagiários do curso de graduação em enfermagem da UNIPAC é realizada aferição de pressão arterial e orientações sobre temas previamente selecionados.

Na semana que antecedeu ao carnaval a equipe abordou a prevenção de AIDS e doenças sexualmente transmissíveis;

No dia 07 de março foi feita a distribuição de um lembrança em homenagem ao dia da mulher;

Hoje, 14 de março, o tema foi a prevenção da Sífilis ( doenças sexualmente transmissível) na gestação. A equipe abordava pessoas de todas as idades, homens e mulheres e esclarecia sobre a doença e suas consequências para o bebê ( se a mulher adquirir a doença durante a gravidez e não fizer tratamento). Foi enfatizado com todas as pessoas a importância de todas as mulheres grávidas fazerem pré-natal o mais precoce possível.

Os feirantes estão gostando desta iniciativa, pois muitos deles são portadores de hipertensão arterial e, como trabalham de terça a domingo não têm tempo de fazer acompanhanto. Além disto, toda semana no deparamos com pessoas que apresentam alteração de pressão e não tinham conhecimento da doença. Isto quer dizer que, com esta ação estamos possibilitando o diagnóstico e tratamento precoce da hipertensão, evitando assim complicações tardias."

Nota do Blog da Saúde:
Em breve mais fotos das atividades