Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 10 de março de 2008

Saúde na zona rural

Prefeitura de Uberlândia amplia atendimento à saúde na zona rural
A ampliação foi feita para que o atendimento médico e de enfermagem seja realizado em mais períodos


Neste mês de março, a Prefeitura de Uberlândia ampliou o atendimento à saúde na zona rural, com a formação de mais uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), da Secretaria Municipal de Saúde, uma determinação do prefeito Odelmo Leão em resposta às solicitações das comunidades atendidas pelo programa.

O PSF já atendia com uma equipe formada por médico, dentista, enfermeira e técnico em enfermagem, além dos agentes comunitários, nas unidades de Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Sobradinho, Val Paraíso, Miraporanga e Tapuirama.

Desta forma, a ampliação foi feita para que o atendimento médico e de enfermagem seja realizado em mais períodos, como explica a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Ana Abdala. “O que aumentou foi a presença do médico e da enfermeira que foram contratados, dividindo a equipe rural em duas. Na maior parte dos períodos terá um médico e/ou uma enfermeira, profissionais de maior decisão clínica da equipe e, no período em que não estiverem, terá um técnico de enfermagem, aumentado a cobertura”.

Nas unidades de Tapuirama e Miraporanga uma equipe fará o atendimento integral, dois dias em Miraporanga e três dias em Tapuirama. E, a segunda equipe, em Martinésia, Cruzeiro, Sobradinho e Val Paraíso.

Fonte: