Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 5 de março de 2008

UBSF Aclimação

promove homenagem na Semana da Mulher

Aconteceu na última segunda-feira, dia, 3, na Unidade Básica Saúde da Família - UBSF Aclimação, o primeiro dia das atividades da Semana da Mulher: Informação e Beleza na construção da auto-estima promovido pelo Núcleo do Setor Leste, sob a coordenação da Assistente Social Erlândia Pereira.

O objetivo do projeto, que se estende para todas as unidades da região, é levar informações sobre o próprio corpo da mulher, despertar o auto cuidado, resgatar vínculos afetivos, buscar interação entre as mulheres da comunidade, informar sobre doenças sexualmente transmissíveis e despertar a consciência preventiva, coleta de Papanicolau como forma de prevenção do câncer de útero, exames preventivos de câncer de mama, e despertar possibilidades de complementação de renda da família, divulgando cursos gratuitos disponíveis.

Além dessas atividades preventivas e educativas, aconteceram também corte de cabelo, manicura e pedicuro, além de um momento dançante em que as mulheres puderam, através da música, confraternizar com os funcionários da unidade e comunidade, deixando o ambiente muito alegre e descontraído.

A mulher mais idosa, D. Gildete Oliveira Mendes, viúva, 84 anos, moradora no bairro há mais de 20 anos, disse que participa de todos os eventos da unidade, achando muito importante essa integração com a comunidade. Disse ainda que o segredo de tanta disposição e para uma vida saudável foi o fato de que durante toda sua vida, desde jovem sempre trabalhou na zona rural ajudando a família e, como viúva já na cidade, começou a sustentar os filhos com trabalho pesado como, por exemplo, fazendo parede e alicerce, sempre tendo como objetivo o mínimo de conforto e dignidade para sua família. Hoje pensionista, leva uma vida mais tranqüila, porém sempre ativa e participante dos movimentos educativos e culturais do bairro.

O Coordenador da Unidade enfermeiro Carlos Alberto Costa Pires, avaliou positivamente o resultado do evento, pois elevou a auto-estima das mulheres enaltecendo o seu Dia, através da música, dança, corte de cabelo e ações preventivas, ressaltando que outras atividades estão programadas para este ano, tais como, Dia das Mães, Festa Junina e demais datas comemorativas.



Corte de cabelo





Agente Irene



D. Gildete


Textos e fotos:
Renato Cury – Comunicação em Saúde