Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 14 de maio de 2008

Álcool e outras drogas




Unidades de Saúde do Morumbi promovem o 1º Seminário sobre álcool e outras drogas



Será realizado neste sábado, dia 17, das 8h às 17h, no Salão da Igreja Shalon (rua Caruru, 268, bairro Morumbi), em Uberlândia, o 1º Seminário sobre álcool e outras drogas. O objetivo é discutir as ações de enfrentamento da dependência química e suas co-morbidades com a comunidade e profissionais da saúde. A organização é das psicólogas da Unidade Básica Saúde da Família – UBSF Morumbi (Carliene Freitas e Elaine Silvestre), da articuladora da Saúde Mental do Distrito Leste (Cida Junqueira) e a da articuladora da UBSF Distrito Leste (Erlândia Pereira).

Podem participar do Seminário os profissionais da área de saúde do bairro Morumbi e adjacentes, instituições da comunidade (Programa Fica Vivo, Programa Casa da Família, ONG Terra Fértil, Alcoólatras Anônimos Morumbi, escolas municipais e estaduais) e lideranças comunitárias. As inscrições deverão ser feitas na UBSF Morumbi 2, localizada na rua das Vertentes 248, com Elpídio; fone: (34) 3217-1130 – das 7h às 11h e das 13h às 17h.


Programação


8h – Acolhida participantes
8h15 – Abertura
8h30 – Apresentação Programa Fica Vivo
9h – Palestra: “A família e a dependência química”, com Ana Célia e Carmem Lúcia (orientadoras familiares do CAPS AD Luizote)

10h20 – Intervalo

10h40 – Palestra: “Psicodinâmica da dependência química”, com Júnia Rodrigues de Araújo (psicóloga do Setor de Atenção às Compulsões - SEACS / Oficina da Vida – da UFU)

12h – Intervalo Almoço
13h30 – Apresentação Programa Fica Vivo
13h45 – “Os aspectos orgânicos da dependência química e suas co-morbidades”, com o médico Dr. Alexandre Henrique Corrêa Rosa (coordenador CAPS AD Tibery e Luizote)

15h15 – Intervalo

15h30 – Mesa-redonda “Tratamento da dependência química e atenção primária”, com o psicólogo Cristiano (coordenador Saúde Mental da SMS de Uberlândia); médico Alexandre Henrique (coordenador CAPS AD Tibery e Luizote); Carliene Freitas (psicóloga PSF Morumbi 3 e 4); Sr. Marcelo (presidente AA Morumbi).
16h45 – Encerramento do evento

Fonte:
Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Comunicação
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG
Fones: (34) 3239- 2684 / 2441 / 2883