Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 30 de abril de 2009

UBS Guarani

Imagens da Unidade de Saúde Guarani, engajada na Campanha Nacional de Prevenção à Hipertensão realizada dia 24/04.

A unidade tem como Gerente Maria Cristina Vilela Teixeira e enfermeira Fabiana Santa Cecília.
Nas fotos, os grupos de Gestantes e de Hipertensos / Diabéticos.

Fonte: SCIS

Dia do Trabalho

Dia do Trabalho vai ser comemorado na Praça Sérgio Pacheco

A Prefeitura de Uberlândia é parceira do evento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinticom-tap), que acontece dia 1 de maio, das 9h00 às 17h00, na praça Sérgio Pacheco para comemorar o dia do trabalho. O tema este ano é Empregabilidade.

A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar camisinhas, exame de diabetes e vacinas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho participa com a emissão de carteira profissional. Tendas e 32 banheiros químicos vão ser instalados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A Banda Municipal vai representar a Secretaria Municipal de Cultura.

Informações: Reinaldo (Presidente da Força Sindical)
(34) 3231-9394

Fonte:
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG
Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Atendimento

Secretaria Municipal de Saúde define UAIS que terão plantão
Unidades dos bairros Pampulha, Morumbi, Luizote e Martins não atenderão plantão noturno de pediatria e traumatologia a partir de 1º de maio



Dentro do processo de adequação de atendimento e redução de gastos, a Secretaria Municipal de Saúde informa que em horário noturno, a partir das 19h, do dia 1º de maio, o atendimento nas áreas de pediatria e traumatologia será realizado somente nas UAIS dos bairros Tibery (região leste), Planalto (oeste), São Jorge (sul) e Roosevelt (centro-norte).

O secretário Municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, disse que foram feitos levantamentos técnicos e estudos prévios, que comprovaram a redução no número de atendimentos em horário noturno. Com isso, os atuais dezesseis plantões pediátricos caem para oito, e no setor de traumatologia serão quatro plantões diários a partir do dia 1º.

De acordo com Gladstone Rodrigues, haverá reforço no transporte dos pacientes e acompanhantes, para facilitar o atendimento até a Unidade onde os plantões serão realizados. “O paciente deverá ir à unidade mais próxima da sua residência e se lá não houver plantão, ele será levado em veículo da Secretaria de Saúde até a UAI que estiver atendendo”, disse.

Fonte:
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG. Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Reunião do CMS


Conselho Municipal de Saúde realiza posse nesta quarta-feira

O Conselho Municipal de Saúde realizará nesta quarta, dia 29/04, às 18h30, a cerimônia de posse dos 64 novos conselheiros de saúde para o biênio 2009-2011, no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo de Uberlândia.

O evento terá antes da cerimônia, uma apresentação cultural com o Grupo Tabinha.

Contará com a presença do Prefeito Odelmo Leão, do Secretário Municipal de Saúde – Dr. Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, do Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia – Hélio Ferraz Baiano, do Promotor de Justiça da Vara da Saúde, Dr. Lúcio Flávio de Faria e Silva, do Procurador da República, Dr. Cléber Eustáquio Neves, do Presidente da OAB – Eliseu Marques, do Diretor da Gerência Regional de Saúde – GRS, Dr. Daltro Catani Filho, do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia – Alfredo Júlio Fernandes Neto, vereadores integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Uberlândia, conselheiros de distritos, demais autoridades e comunidade em geral.
Maiores informações:
Conselho Municipal de Saúde – 3239-2418

Clique AQUI e conheça os novos componentes do Conselho Municipal de Saúde

SCIS

Minas sem homofobia

Recebemos e repassamos. Por um mundo mais humano, livre de preconceitos e rico em amor e respeito ao próximo.


terça-feira, 28 de abril de 2009

Taiaman 2

Imagens da comemoração do Dia Nacional de Vacinação do Idoso, na Unidade de Saúde Taiaman 2, sob a coordenação de Gláucia Gonçalves Barbosa.
Os idosos compareçaram em grande número pois sabem da importância desta vacina e no Bairro Taiaman não foi diferente.

SCIS

Vacina

Vacinação contra a gripe para idosos vai até dia 8 de maio


A Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou no último sábado (25), a vacinar quem tem mais de 60 anos. Só neste dia foram aplicadas 7 mil 621 doses, que representam 13,18% da população dessa faixa etária.

Além de vacinar os idosos, o objetivo da Secretaria de Saúde é completar os cartões com as vacinas duplas (difteria e tétano) e febre amarela. Na cidade, existem mais de 57 mil e 800 idosos nesta faixa etária e a meta do Ministério da Saúde (MS) é que pelo menos 80% sejam imunizados. Ano passado a secretária vacinou 41 mil idosos de 46 mil o que correspondeu à 91%.

A vacina diminui os riscos de contrair a gripe, que fragiliza o aparelho respiratório e pode causar sérias complicações na terceira idade, como pneumonia e tuberculose. De acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, a vacina diminui em até 90% os casos da doença nessa faixa etária. Para ser imunizado, o idoso precisa apresentar o cartão de vacina.

O horário da vacinação é das 8h às 17h. A campanha vai até o dia 8 de maio.

Fonte:
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG. Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Gripe suína

Acompanhe as princípais notícias publicadas sobre a gripe suína no mundo

Organizado por:


Veneno que cola

Recebemos da colega Iris Lopes
Confira clicando AQUI

Cultura dia a dia

Clique para ampliar

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Prevenção II

Uai Luizote e Centro de Saúde Escola Jaraguá na prevenção à Hipertensão
Imagens da campanha de prevenção à hipertensão realizada nesta sexta dia 24/04 na UAI Luizote e no Centro de
Saúde Escola Jaraguá.


Fotos: Renato Cury
SCIS





Prevenção I

Imagens da Comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão que aconteceu nesta sexta dia 24/04 na Unidade Básica de Saúde da Família Lagoinha*.


Um pedágio foi realizado em frente à Unidade, informando os motoristas sobre a prevenção da Hipertensão, palestra com a Dra. Maria Luiza Mendonça - Coord. do Programa de Hipertensão e Diabetes, fisioterapia e ações para a comunidade alertando sobre os riscos da doença.

Fotos: Renato Cury
SCIS


*Rua Pio XII nº 353 Bairro Lagoinha





Visita


Clique na imagem acima para ampliar


Imagens da visita dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde realizada nesta
sexta, dia 24/04 nas obras do Hospital Municipal.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Gladstone Rodrigues da Cunha Filho acompanhou os
presentes, primeiro explicando na maquete os vários setores e funções de cada bloco e posteriormente mostrou "in loco" as diversas instalações, tirando dúvidas dos conselheiros.

Dentre os presentes, estava o assessor municipal de saúde, Sr. Mauro Lima, o vice presidente do conselho
Sr. Carlos Andrade, a Secretária Executiva - Sra. Mafalda Lage e demais conselheiros.

Fotos: Renato Cury
SCIS

Clique nas imagem para ampliá-las



Nota à Imprensa

Nota à Imprensa do Ministério da Saúde sobre a Gripe Suína


GABINETE PERMANENTE DE EMERGÊNCIAS

Ocorrências de casos humanos de influenza suína no México e nos EUA

1. Até o momento, não há evidências da circulação do vírus da influenza suína em humanos no Brasil.

2. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde foi notificada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo da existência de dois viajantes brasileiros procedentes do México, que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e apresentaram alguns sintomas de doença não definida.

3. Os dois casos estão sendo investigados para identificar a causa do quadro clínico, mas NÃO ATENDEM à definição de caso suspeito de influenza suína por não apresentarem sinais e sintomas compatíveis com a doença: febre acima de 39ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações.

4. Foi instituído nos aeroportos brasileiros o monitoramento dos viajantes procedentes das áreas afetadas. A Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), documento de preenchimento obrigatório, está sendo retida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para eventual busca de contatos se for detectado caso suspeito. O documento contém informações relativas à saúde do viajante.

5. Neste domingo, começaram a ser veiculados avisos sonoros nos cinco aeroportos que recebem voos internacionais procedentes do México e dos Estados Unidos, principais países afetados pela influenza suína. Os avisos, contendo informações sobre sinais e sintomas e orientações aos viajantes, estão sendo veiculados nos aeroportos internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Fortaleza.

6. Todas as providências estão sendo adotadas para que as tripulações das aeronaves orientem os passageiros, ainda durante o voo, sobre sinais e sintomas da influenza suína. Passageiros com os sintomas deverão se identificar à tripulação e receberão orientações da ANVISA no aeroporto de desembarque.

7. Pessoas procedentes de áreas afetadas, nos últimos 10 dias, que apresentarem os sinais e sintomas acima descritos devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Viajantes com destino às áreas afetadas devem estar atentos às recomendações dos governos locais.

Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:

· Usar máscaras cirúrgicas descartáveis, durante toda a permanência em áreas afetadas. Substituir as máscaras sempre que necessário.
· Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
· Evitar locais com aglomeração de pessoas.
· Evitar o contato direto com pessoas doentes.
· Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
· Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
· Lavar as mãos freqüentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.
· Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países.
· Não usar medicamentos sem orientação médica.

8. Não existe vacina contra esse vírus de influenza suína, responsável por essa Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

9. A vacina utilizada na Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que está sendo realizada nesse momento no Brasil, direcionada à população com mais de 60 anos, destina-se somente a proteção contra a influenza sazonal e não protege contra a influenza suína. A Campanha segue normalmente até o próximo dia 8 de maio.

10. Desde 25 de abril de 2009, foi instituído o Gabinete Permanente de Emergência, no Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), para monitorar a situação e indicar as medidas adequadas ao país. Formado por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o grupo se reúne diariamente, em Brasília.

11. As Coordenações Estaduais de Vigilância em Saúde foram orientadas para notificar imediatamente a ocorrência de casos suspeitos ao Ministério da Saúde e recomenda-se aos profissionais de saúde das redes pública e privada que estejam atentos para a notificação de possíveis casos suspeitos.

12. Com relação à sanidade animal, no Brasil, não há suspeita ou registro de gripe suína causada pelo mesmo agente identificado nas áreas afetadas. Além disso, o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas.



Fonte: www.saude.gov.br

Newsmap

O Newsmap da da gripe suína
Confira AQUI ou clique sobre a imagem abaixo

Gripe suína

O Blog da Saúde, na tentativa de levar o máximo de informação atual traz aqui alguns links sobre a temerária gripe suína.
Informação melhor vacina contra a escuridão do desconhecimento.
Se os colegas tiverem mais informações por favor envie que repassaremos pois

"Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


Links
  1. BBC News - Experts probe deadly Mexico flu
  2. G1. "Entenda como a gripe suína se espalha entre humanos". . (página da notícia visitada em 25/04/2009)
  3. G1 (27/04/2009). Mortos por gripe suína no México podem chegar a 103, diz ministro. Página visitada em 27/04/2009.
  4. G1. "OMS diz que surto de gripe suína é 'muito grave' e pode virar pandemia". . (página da notícia visitada em 25/04/2009)
  5. OMS faz reunião sobre gripe suína. Página visitada em 25/04/2009.
  6. IOL Diário. "Perguntas e respostas sobre a gripe suína". . (página da notícia visitada em 27/04/2009)
  7. JC Online. "Tamiflu parece ser efetivo contra gripe suína, diz OMS". . (página da notícia visitada em 26/04/2009)

Acervo digital

Colega Denise Andrade mandou. Recomendo visita: Acervo digital da Revista Veja http://veja.abril.com.br/acervodigital

Dança


Dia Internacional da Dança será comemorado nos terminais de ônibus
Serão cinco apresentações de dança simultâneas
Dia Internacional da Dança




No Dia Internacional da Dança (29), a Secretaria de Cultura vai levar aos terminais de ônibus Central, Umuarama, Santa Luzia, Planalto e Industrial o projeto “Corpo: Espaços e Inter(re) ferências”. Quem passar por esses locais, vai assistir os espetáculos Dancing Of People, com os grupos Manos no Hip Hop; Os Sete Pecados com o grupo da Cia de Dança Bittencourt; Corpo Concreto – imanência, corpo em construção com o Grupo Strondum; Corpo: Lugar Comum com o grupo da Uai Q Dança Cia e Trajeto com Beterrabas que tem performance de Ana Reis Nascimento. As apresentações serão realizadas simultaneamente, das 7h às 9h, das 13h às 15h e das 18h às 20h, em todos os terminais. Às 19h, os grupos vão se reunir no Terminal Central para a última performance.

Para valorizar os artistas, além do certificado de participação no projeto “Corpo: Espaços e Inter(re)ferências”, cada grupo receberá R$1000 de ajuda de custo.

Outras informações com Dickson Duarte pelo telefone (34) 3236-8011.

Fonte e mais informações:
Portal PMU www.uberlandia.mg.gov.br

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vírus da rubéola

Vírus da rubéola no Brasil será monitorada pela OMS até 2010
Circulação do vírus da rubéola no Brasil será monitorada pela OMS até 2010


A OMS (Organização Mundial da Saúde) irá monitorar a circulação do vírus da rubéola no Brasil até o início de 2010, segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Em 2008 95% da população alvo foi imunizada, segundo dados fornecidos nesta quarta-feira. A ação foi feita para tentar cumprir a meta estabelecida em 2006 com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS, de erradicação da doença.

"A OMS está monitorando o Brasil até fevereiro ou março do ano que vem para comprovar se o vírus da rúbeola deixou de circular no país. Se isso for comprovado, o Brasil vai receber o certificado de erradicação de duas doenças: a rubéola e a síndrome da rubéola congênita", disse Temporão. Ele participou nesta manhã de evento de lançamento da 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe, no Rio.

A campanha de vacinação contra a rubéola foi a maior ação contra a doença já realizada em todo o mundo em termos de número de pessoas vacinadas, segundo o assessor-regional de imunização da Opas, Carlos Castillo-Solorzano.

Apesar de ter implantado a vacinação contra a rubéola no país em 1992, o governo federal nunca conseguiu erradicar a circulação do vírus da rubéola, segundo o Ministério da Saúde. Castillo-Solorzano disse, contudo, estar confiante de que essa campanha conseguirá colocar o Brasil na meta estabelecida em 2006.

Um dos maiores obstáculos para erradicar a doença no Brasil é a dificuldade de diagnosticá-la, já que os sintomas são muito parecidos com os da dengue e do sarampo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

UBS Custódio a mil

Recebemos da colega Wilma Nunes

Unidade de Saúde do Bairro Custódio Pereira promove semana da Prevenção da Hipertensão Arterial

De 22 a 27 de Abril de 2009, Em comemoração ao dia Nacional de combate à Hipertensão Arterial, a UBS do Bairro Custódio Pereira está promovendo ações de saúde na comunidade. O lema da campanha deste ano é

"Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida".

Ver imagem em tamanho grande

A prevalência estimada de hipertensão no Brasil atualmente é de 35% da população acima de 40 anos; por isto a Unidade de saúde está trabalhando não só na educação destas pessoas, mas também no objetivo de torná-las multiplicadoras das ações de prevenção da pressão alta.

Agenda

  • Dia 22/04 - quarta-feira às 7h30min - Palestra educativa no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Abadia. O público alvo é o grupo de Unibiótica do Bairro e demais convidados.
  • Dia 24/04 - sexta-feira das 8:00 às 10:00 horas da manhã - Saúde na Feira - profissionais de saúde da UBS em parceria com estudantes de enfermagem da UNIPAC estarão aferindo pressão arterial e distribuindo folhetos na feira.
  • Dia 27/04 - segunda feira das 10h30min às 13h30min - Saúde do trabalhador - a equipe e estagiários estarão na Empresa Uberlândia Refrescos aferindo pressão e fazendo educação para Saúde dos funcionáros da empresa.

Além desta programação a UBS realizará orientações sobre pressão alta na própria UBS, na Sala de Espera, enquando os pacientes aguardam atendimento.

Maiores informações pelo telefone 3232 4757 ou 8805 3766






quinta-feira, 23 de abril de 2009

À moda da casa

Recebemos de Lucas Nascimento, com satisfação repassamos. Agende!

OFICINA CULTURAL DE UBERLÂNDIA
convida para o projeto
CULTURA À MODA DA CASA
Dia 28 de abril de 2009 - 3ªfeira




19h às 21:30' – MOMENTO VITRINE
Participações:

*ATAM – Associação Triangulina de Artesãos Místicos – Feira do Fundinho
Exposição e venda de produtos artesanais – bolsas, bijuterias, tear, pachtwork, pedras semi-preciosas, cristais, roupas e acessórios indianos, bordados, crochet, licores e muito mais...

19:30' - Local: Bloco A – Sala A4

*Performance de Dança - Encerramento da Oficina de Dança Indiana Clássica e Moderna – realizada pela Oficina Cultural e ministrada pela professora: Ana Marta Souza –
Participação especial: Academia Yalla Bina
Ambientação: artista plástico – JOÃO VIRMONDES


A partir das 20h – Sala Roberto Rezende

*Grupo de choro: “Chorando Sem Dó” - Homenagem ao Dia Nacional do Choro (23 de abril) Participação especial: Karine Telles

*No choro ou Pitta ou borda - Intervenção com Lilia Pitta – teatro

Oficina Cultural de Uberlândia
Praça Clarimundo Carneiro, 204
Bairro Fundinho – Centro Histórico
Telefones: (34) 3231-8608 – fax: (34) 3214-9889
Mais informações:
oficinacultural@uberlandia.mg.gov.br
www.oficina-cultural.blogspot.com

Informes




Dinâmica da síndrome pulmonar

Estudo de pesquisadores brasileiros, publicado no Emerging Infectious Diseases, mostra que o Hantavírus Araraquara, causador da hantavirose, comum no interior de São Paulo, pode ser o mais letal do país

Leia mais AQUI


Reação biológica

Pesquisador desenvolve, a partir de pesquisa realizada na Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, reator biológico que reduz em até 92% concentração de sulfato em efluentes industriais. Invenção foi patenteada
Confira AQUI


DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA


Primeiros passos

Nasa lança site em comemoração aos 40 anos da conquista da Lua, com história, fotos, vídeos e curiosidades sobre o programa Apolo e as missões que levaram o homem ao satélite terrestre
Mais da comemoração AQUI


Mestrado no Brasil e no exterior


Fundação Ford abre seleção para o Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação, que oferece bolsas de mestrado, por dois anos, para estudos relacionadas à justiça e igualdade social. Inscrições ficarão abertas até 25 de maio

Leia mais


Seminário Internacional Rede Cyted-Resalan

Evento sobre a utilização de resíduos da agroindústria na alimentação animal será realizado no dia 21 de maio, em Águas de Lindóia (SP)

Detalhes AQUI


Congresso de Humanização da Saúde em Ação


Evento do Hospital das Clinicas da FMUSP ocorrerá de 9 a 11 de julho, na capital paulista

Leia mais AQUI

LEAD CARDIO

Alunos de Enfermagem criam Liga Liga acadêmica de doenças Cardiovasculares


Agradável surpresa recebemos de Leandro Higino, acadêmico de enfermagem do 6° período da Unitri.

Ele e colegas criaram a Liga Acadêmica de Doenças Cardiovasculares, LEAD CARDIO, cujo objetivo é promover a saúde e a prevenção junto à população de patologias cariovasculares.

O Liga, segundo Lenadro Higino entrará em funcionamento no próximo mês, mas já conta com bem elaborado Blog na web.
O endereço é http://leadcardio.blogspot.com.

Vale conferir o belo trabalho do grupo.
Parabéns pela importante iniciativa. Estudantes dedicados e envolvidos fazem toda a diferença.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Treinamento SINASC

Aconteceu nos dias 16 e 17 de abril deste ano, o II Curso de Atualização "Preenchimento de Declarações de Nascidos Vivos - DN".

Contou com a participação de 47 profissionais dos berçários da nossa cidade, auxiliares, técnicos e enfermeiros, que tiveram a oportunidade de reciclar informações, adquirir conhecimento e trocar experiências.

O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos que utiliza a DN como ferramenta de trabalho, tem a preocupação de sempre aperfeiçoar a coleta dos dados.


Recebemos de Fernanda Nozella Morais, Responsável Técnico SINASC - Uberlândia e de
Elaize Maria Gomes de Paula, Coordenação das Ações em Vigilância Epidemiológica


Combate à Hipertensão

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado neste dia 24/04 – Sexta feira


O Programa Hipertensão e Diabetes com o apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover nesta sexta feira, dia 24/04 na Unidade Básica Saúde da Família Lagoinha* as comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, para informar à população sobre problemas relacionados à hipertensão.

Neste dia haverá a seguinte programação:

9h – Apresentação cultural
9h30 – Palestra na sala de espera com a Dra. Maria Luiza Mendonça – Coordenadora do Programa Hiperdia – Hipertensão e Diabetes com o tema “Tratar a pressão alta é um ato de Fé na vida”.

Haverá também pedágio educativo em frente à UBSF, com distribuição de panfletos durante o dia e aferição de pressão na sala de espera.
Será realizada também a vacinação para idosos, antecipando o dia da vacinação.
Rua Pio XII nº 353 Bairro Lagoinha



OS DEZ MANDAMENTOS PARA PREVENÇÃO E
CONTROLE DA PRESSÃO ALTA

1 – Meça a pressão pelo menos uma vez ao ano
2 – Pratique atividades físicas todos os dias
3 – Mantenha o peso ideal. Evite a obesidade.
4 – Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes
5 – Reduza o consumo de álcool, se possível não beba.
6 – Abandone o cigarro.
7 – Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
8 – Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9 – Evite o stress. Tenha tempo para a sua família, os amigos e o lazer.
10 – Ame e seja amado.

Clique na imagem abaixo e veja a Cartilha para mais e importantes informações



Fonte: Ministério da Saúde.




Recebemos do SCIS

Dia Mundial da Terra


O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson. Festejado em 22 de abril, foi o primeiro protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990. Coincidência ou não, é também o Dia do Descobrimento do Brasil.


Hoje é o dia mundial da Terra!
Faça sua parte. Por um planeta mais limpo, saudável e possível!

Faça algo pela Terra leia mais sobre o tema AQUI

Verba liberada

Ministério libera R$ 1,4 milhão para projetos de redução de danos por uso de álcool e drogas

Brasília - O Ministério da Saúde irá destinar R$ 1,4 milhão para financiar projetos regionais de redução de danos sociais e à saúde causados por conta do uso de álcool e drogas.

O ministério anunciou hoje (16) edital que prevê até R$ 100 mil para propostas apresentadas por grupos de instituições governamentais, não-governamentais e universidades.

Os grupos devem ter como objetivo ampliar o acesso de quem usa essas substâncias aos serviços de saúde, melhorar e qualificar o atendimento oferecido a elas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer as ações comunitárias dos redutores de danos junto a esses usuários. O prazo para envio dos projetos vai de 20 de abril a 20 de junho.

A iniciativa é do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids em conjunto com a Área Técnica de Saúde Mental, que esperam fortalecer a rede integrada de cuidado a esse segmento da população.



Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

Verba liberada

Ministério libera R$ 1,4 milhão para projetos de redução de danos por uso de álcool e drogas

Brasília - O Ministério da Saúde irá destinar R$ 1,4 milhão para financiar projetos regionais de redução de danos sociais e à saúde causados por conta do uso de álcool e drogas.

O ministério anunciou hoje (16) edital que prevê até R$ 100 mil para propostas apresentadas por grupos de instituições governamentais, não-governamentais e universidades.

Os grupos devem ter como objetivo ampliar o acesso de quem usa essas substâncias aos serviços de saúde, melhorar e qualificar o atendimento oferecido a elas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer as ações comunitárias dos redutores de danos junto a esses usuários. O prazo para envio dos projetos vai de 20 de abril a 20 de junho.

A iniciativa é do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids em conjunto com a Área Técnica de Saúde Mental, que esperam fortalecer a rede integrada de cuidado a esse segmento da população.



Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

Farmácia Popular

Governo anuncia mudanças nas regras do Programa Farmácia Popular

Cliente deve apresentar documento com foto, CPF e receita. Estabelecimento deve guardar cópia do pedido do médico por cinco anos


O Ministério da Saúde anunciou, quinta-feira (16), mudanças nas regras do Programa Farmácia Popular – criado para reduzir o preço de alguns remédios. O objetivo é evitar fraudes.

Para ganhar o desconto de até 90%, o cliente agora tem que mostrar um documento com foto ao balconista, além do CPF e a receita.

“O médico põe o nome do paciente e a gente checa com a identidade e o CPF. Fica melhor, mais garantido”, afirma o gerente Sérgio Lobo.

A mudança nas regras também obriga o estabelecimento a tirar cópia da receita e a guardar esse documento por pelo menos cinco anos. Para fazer o paciente buscar sempre orientação médica, o governo reduziu o prazo de validade da receita, de 180 para 120 dias.

As modificações foram feitas depois que farmácias foram flagradas burlando as normas do programa para aumentar o lucro. Eles cadastravam clientes e entregavam remédios em casa, o que é proibido.

Segundo o Ministério da Saúde, o consumidor que não puder ir à farmácia deve nomear um procurador que terá de apresentar cópias dos documentos de identificação.



Fonte: http://www.portaldoconsumidor.gov.br

terça-feira, 21 de abril de 2009

Tiradentes

"...Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."

( Cecília Meirelles - Romanceiro da Inconfidência)


Juventude

Maravilha, juventude, pobre de mim, pobre de nós
Via Láctea, brilha por nós, vidas pequenas da esquina

Fado, sina, lei, tesouro, canta que te quero bem
Brilha que te quero luz andaluz, massa como o nosso amor
Nossa linda juventude, página de um livro bom
Canta que quero cais e calor, claro como o sol raiou
Claro como o sol raiou.

Maravilha, juventude, tudo de mim, tudo de nós
Via Láctea, brilha por nós, vidas bonitas da esquina.

(Flavio Venturi E Marcio Borges)


Prefeito Odelmo Leão entrega troféu de adesão ao
Programa Selo Amigo da Juventude


O prefeito Odelmo Leão entregou na tarde desta sexta-feira, dia 17, a 227 empresários, no saguão do Centro Administrativo da Prefeitura, o troféu de adesão ao Programa Selo Amigo da Juventude. “O Programa foi lançando numa diretoria composta por jovens de Uberlândia no último governo. Eles nos apresentaram um projeto, fizemos três conferências e começaram a participar das decisões da cidade. Agora, ao invés de diretoria, criaremos para a juventude uma superintendência que terá, a partir de maio, a responsabilidade de conduzir esse trabalho junto a eles”, explicou Odelmo Leão.

Leia mais no Portal da PMU www.uberlandia.mg.gov.br

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Hipertensão

Unidade de Saúde São José comemora o Dia Nacional de Divulgação da Hipertensão


A Unidade de Saúde São José* promoverá nesta quarta feira, dia 22/04 um dia voltado para a divulgação da Hipertensão, cujo dia nacional é comemorado dia 26/04, para toda comunidade com uma programação que inclui uma caminhada e palestras:

- Uma caminhada a partir das 7h30 no poliesportivo com um café da manhã às 8h30, sendo que logo após haverá orientações preventivas sobre hipertensão e agravo, com distribuição de dieta e informações patológicas, dinâmica em grupo, intensificação de aferição de PA durante toda a semana para detecção precoce de HA, cálculo de IMC e agendamento para o grupo de controle de peso.

*Rua Mãe Delfina de Almeida 197 – Jardim Brasília

SCIS

Seminário

Recebemos de Maria Moro. repassamos



Programa completo do seminário confira AQUI

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Contra a gripe

Campanha de vacinação para pessoas com mais de 60 anos começa dia 25


Pessoas com 60 anos ou mais devem procurar um posto de saúde entre os dias 25 de abril e 8 de maio, para receber a dose gratuita da vacina contra a gripe. A campanha é voltada especialmente à imunização de idosos, para evitar que uma simples gripe possa se transformar em um problema mais grave, como uma pneumonia. A vacina vale por um ano.

A meta deste ano é vacinar pelo menos 35,8 mil pessoas a partir de 60 anos, o equivalente a 80% dos cerca de 44.718 idosos residentes na cidade, segundo dados do IBGE/DataSus (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No ano passado, a campanha atingiu 73% da meta.

A campanha foi lançada ontem à tarde, na Estação do Idoso, que funciona na Estação da Paulista, coma participação dos personagens-símbolo: o Vovô e a Vovó Gotinha. A ideia é, assim como ocorre com as crianças, que os personagens sirvam de referência para ajudar a lembrar o público-alvo da necessidade de participar da campanha.

A diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Piracicaba, Fernanda Lopes Menini, disse que este ano a novidade no processo de vacinação será a imunização de idosos residentes na zona rural no mesmo dia dos moradores da zona urbana. Isso acontecerá no dia 25, um sábado.

Ao todo, 72 postos estarão disponíveis para aplicação, sendo 46 fixos e 26 volantes (supermercados, terminais, escolas, entre outros locais) na zona urbana.

Na zona rural, a população idosa pode procurar os cinco postos fixos e 20 volantes para tomar a dose.

ESPECIAIS. Os idosos acamados também devem receber a vacina, que será feita em casa, por uma equipe de saúde, somente no dia 26. Para isso, alguém da família deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou um PSF (Programa de Saúde da Família) para fazer a inscrição até o dia 24. Também no dia 26, a equipe vacinará idosos do Lar Betel e do Lar dos Velhinhos.

Pessoas com alguma doença que possa provocar febre ou que estejam com febre, devem adiar a imunização até o restabelecimento, para não confundir os efeitos com qualquer reação.

A vacina é contraindicada a pessoas que sofreram reação anafilática em dose anterior e a quem tem alergia intensa a ovo.

O secretário municipal da Saúde, Fernando Cardenas, disse que pessoas hipertensas e diabéticas com menos de 60 anos, devem aguardar a liberação da Secretaria Estadual de Saúde para receber a vacina. Diferente dos anos anteriores, quando essas pessoas recebiam as doses no mesmo período dos idosos, desta vez elas serão vacinadas após o término dessa campanha


Fonte: www.portaldoconsumidor.gov.br

Registro: Dia Nacional da Voz

Imagens da Comemoração do Dia Nacional da Voz, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Fonoaudiologia com o apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas, realizado neste dia 16/04, no saguão do bloco 2 do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Os atores do Grupo Anjos da Alegria abriram o evento com uma perfomance bem humorada referente ao uso da voz em seus diversos aspectos e logo após houve a apresentação do Coral do CEEU - Centro Estadual de Educação Especial de Uberlândia.

A equipe do Programa de Fonoaudiologia fez abordagem nas pessoas que estavam no saguão, alertando sobre os cuidados que se deve ter com a voz, bem como foi realizada também uma palestra mostrando os tipos de prevenção e tratamento que se deve ter.

Fotos: Renato Cury
SCIS