Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 29 de maio de 2009

Menção Honrosa

Uberlândia recebe Menção Honrosa do Ministério da Saúde

(Foto: Daniel Nunes)


É o prêmio Bibi Vogel que foi criado como uma forma de reconhecer a importância da amamentação para a prevenção e redução da morbi-mortalidade infantil


A cidade de Uberlândia recebeu nesta sexta-feira (29/05), Menção Honrosa do Ministério da Saúde, como uma das cidades brasileiras que mais incentivam o aleitamento materno. O Prêmio Bibi Vogel, foi criado como uma forma de reconhecer a importância da amamentação para a prevenção e redução da morbi-mortalidade infantil e, a necessidade de garantir ações de promoção, proteção e apoio à amamentação.

Nos dias 21 e 22 de maio, a cidade recebeu a visita da médica e consultora do Ministério da Saúde, Valdenise Tuma, especialista em aleitamento materno e uma das integrantes da Comissão Nacional do Prêmio Bibi Vogel, que visitou em Uberlândia o Banco de Leite e Maternidade do Hospital de Clínicas da UFU, UAI São Jorge e PSF Shopping Park.

Entre os pontos avaliados por Valdenise Tuma, a abrangência e os aspectos inovadores das ações de aleitamento materno, os índices de amamentação e o comprometimento dos gestores da saúde.

De acordo com a consultora do Ministério da Saúde, Uberlândia é um dos poucos municípios que priorizam a humanização no setor primário em unidades públicas de saúde. “Estamos impressionados com a dedicação, trabalho e força de vontade das equipes”.

Uberlândia é a única cidade da região sudeste a receber, este ano, a Menção Honrosa pelos trabalhos realizados para o incentivo ao aleitamento materno.

Fonte: Portal PMU

Dengue

Recebemos de Elaize Maria Gomes de Paula da Coordenação das Ações em Vigilância Epidemiológica, dados sobre dengue até 29/05/2009.

Veja AQUI (231k em ppt)

Caminhada

Unidade de Saúde Campo Alegre promove caminhada no Parque do Sabiá

Foto da caminhada realizada no último domingo pela Saúde Mental no parque do Sabiá



Com o intuito de proporcionar uma vida mais saudável aos moradores do bairro Campo Alegre, a Unidade de Saúde promoverá neste domingo dia 31/05 a partir das 8h, uma caminhada pelo Parque do Sabiá a convite e em parceria com o Hospital Madrecor, que realiza este projeto todo domingo.

Serão 44 pacientes que sairão às 7h15 da porta da unidade em um ônibus, rumo ao Parque do Sabiá, onde iniciarão a caminhada às 8h pela entrada do bairro Tibery e qualquer pessoa pode também participar.

Após a caminhada, haverá um café da manhã no quiosque ao lado dos aparelhos de ginástica, seguido de uma palestra sobre Diabetes com o médico endocrinologista Dr. Daniel Guimarães Coutinho.

Sorteio de brindes e camisetas serão distribuídos entre os presentes

Segundo Fernanda Vieira da Mota, coordenadora da unidade, “esta parceria vem de encontro ao trabalho de prevenção a vários tipos de doenças, resultando numa melhor qualidade de vida do paciente”.


Maiores contatos: Unidade de Saúde Campo Alegre – 3222-4026 / 8819-7490

Fonte: SCIS

Caderneta

Unidade de Saúde Santa Luzia promove a entrega da Caderneta do Idoso


O idoso conta agora com uma caderneta que contém dados importantes sobre sua saúde



A Caderneta do Idoso será entregue nesta sexta feira, dia 29/05 aos idosos da área da Unidade de Saúde Santa Luzia, no salão da Igreja Católica, a partir das 14h.
De um total de mais de 500 cadastrados, espera-se que aproximadamente 100 idosos compareceram ao evento que terá bingo, concurso de frases, música e um baile.
A ESF Santa Luzia está localizada na Av. Najila Alípio Abrão, nº 547 Bairro Santa Luzia.

Fonte: SCIS

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Biotas Minas

Recebemos e com prazer repassamos

Convite Lançamento do Livro e do Edital BIOTA MINAS

Reunião do Conselho

Foi realizado nesta quarta feira, dia 27/05, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo, para tratar dos seguintes assuntos: Formação da Comissão eleitoral; Discussão e aprovação da ata da reunião anterior; Palavra do Secretário Municipal de Saúde; Discussão sobre contrato com a Fundação Maçônica; Discussão e aprovação da Prestação de contas do CEREST; Discussão e aprovação do Plano Municipal de Alimentação e Nutrição de 2009; Discussão e aprovação do Projeto de Estruturação e Fortalecimento do Subsistema de Vigilância em Saúde – Microrregião Araguari-Uberlândia.

Estiveram presentes, dentre outros: Dr. Gladstone Rodrigues da Cunha Filho - Secretário Municipal de Saúde, Adalberto Duarte da Silva e Mauro Lima - Assessores municipais de Saúde, representantes dos segmentos e convidados.


Fonte: SCIS
Fotos: Renato Cury



Clique nas fotos para ampliá-las


Informes técnicos

Grávidas e mal alimentadas

Levantamento feito pela Secretaria da Saúde de São Paulo aponta que
80% das adolescentes grávidas se alimentam de maneira inadequada durante a gestação
Leia mais AQUI

Biota+10

Cerimônia de comemoração do 10º aniversário do Programa BIOTA-FAPESP e Workshop BIOTA+10: definindo metas para 2020 serão realizados na sede da Fundação, em São Paulo
Mais AQUI

1º Encontro Meteorologia e Saúde

Evento realizado pelo CPTEC-Inpe, em Cachoeira Paulista (SP), discutirá a importância da integração das duas ciências
Detalhes AQUI

Fonte: Agência FAPESP

Caderneta do idoso

Unidade de Saúde Taiaman 1 promove entrega da caderneta do idoso com confraternização

Foto: Sisla Souza


A Unidade de Saúde Taiaman 1, localizado na Rua das Flautas, 62 Bairro Taiaman, promoveu no dia 22/05, sexta feira, no salão da Igreja Católica uma confraternização com os idosos, para entrega da caderneta e vacinar àqueles que ainda não o fizeram. Na ocasião houve também uma palestra sobre hábitos de uma vida mais saudável, encerrando com uma grande mesa de frutas e lanche.

O evento foi organizado pela coordenadora da unidade, Sisla O. Souza e sua equipe, sendo que compareceram mais de 70 idosos que participaram ativamente destas ações.

Conselho

Conselho Municipal de Saúde realizou reunião ordinária do mês

O Conselho Municipal de Saúde realizou, dia 27/05 no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo, reunião para tratar da seguinte pauta:


1) Formação da Comissão eleitoral;
2) Discussão e aprovação da ata da reunião anterior (26/03/09);
3) Palavra do Secretário Municipal de Saúde;
4) Discussão sobre contrato com a Fundação Maçônica;
5) Discussão e aprovação da Prestação de contas do CEREST;
6) Discussão e aprovação do Plano Municipal de Alimentação e Nutrição de 2009;
7) Discussão e aprovação do Projeto de Estruturação e Fortalecimento do Subsistema de Vigilância em Saúde – Microrregião Araguari-Uberlândia;
8) Apresentação da prestação de contas do Contrato de Metas SMS/UFU (3º e 4º trimestres de 2008).


Fonte: SCIS

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Alvíssaras

Mortalidade infantil em Uberlândia é menor que no restante do país


Foto: Renato Cury

Foi divulgado na última quinta-feira, 21, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu Relatório Estatístico sobre a Saúde no Mundo, que a taxa de mortalidade infantil caiu 27% no Brasil, nos últimos 17 anos. As mortes entre crianças de até um ano de idade diminuíram de 49 para 20 por mil nascidos vivos em 2008, revelou a pesquisa.

Em Uberlândia os investimentos em projetos como o “Mãe Uberlândia” e “Aninhar”, que fazem parte do programa de saúde da criança, garantem números mais baixos que no restante do país. O município registrou em 2008, 11,29 mortes a cada mil nascidos vivos, em 2007 eram 12,35.

A proposta do programa “Aninhar” é dar orientações e oferecer cuidados fundamentais para a saúde do recém-nascido e da mulher no período puerperal, orientando quais são as condutas adequadas de higiene (principalmente genital e do coto umbilical) e fornecendo auxilio no ato de amamentar e suas principais dificuldades, estimulando a Amamentação Exclusiva até os seis meses de idade, como preconiza a Organização Mundial de Sáude. Além disso, realiza a Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), exame que faz o diagnóstico precoce de diversas doenças congênitas ou infecciosas assintomáticas no período neonatal, diminuindo ou eliminando a seqüelas associadas a cada doença.

O Programa “Mãe Uberlândia” faz o acompanhamento da gravidez, através de oficinas de preparação para o parto e aleitamento, consultas, garantia de exames laboratoriais e vacinação atualizada, envolvendo 100% das gestantes que realizam partos através do SUS.

Cada gestante cadastrada recebe uma bolsa com enxoval para o bebê. O programa atende a quase 5 mil gestantes por ano, com uma média de 30 mil consultas de pré-natal.

A redução de gravidez na adolescência, a redução de partos prematuros e o planejamento familiar também estão entre os objetivos do Programa “Mãe Uberlândia”.

A implantação do plano diretor de atenção primária é outro fator importante para os baixos índices de mortalidade infantil.

Para o coordenador do programa saúde da criança, Paulo Sérgio de Freitas, com a implantação, é possível criar um vínculo com as famílias e envolver a todos. “Quando a gestante e o bebê têm um atendimento com o mesmo profissional, que conhece aquela família, todos trabalham juntos e conseguem melhores resultados”, disse coordenador.


Fonte
Jornalista: Rafael Guimarães

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG.
Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883


Febre amarela

OMS: estoque emergencial de vacina contra febre amarela está acabando

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, que o estoque emergencial de vacinas contra febre amarela destinado a populações vulneráveis pode acabar no próximo ano e não há recursos para campanhas de imunização depois disso. A justificativa da organização para este alerta é de que os surtos de febre amarela que surgiram no ano passado reduziram os estoques para uma ação emergencial.

A OMS diz ainda que sem novos fundos para campanhas de vacinação contra a doença milhões de pessoas correm o risco de não serem imunizadas.

O coordenador de Intervenção e Prontidão Epidêmica da OMS, William Perea, disse que as ações de combate à febre amarela estão sofrendo o efeito da crise financeira internacional.

“Se olharmos para 2009 vemos que já temos sérios problemas de financiamento. Apesar de a produção de vacina contra febre amarela ter triplicado desde 2001 o programa está limitado por insuficientes estoques de vacina para 2009”, disse.

Todo ano são registrados 206 mil casos de febre amarela e 52 mil mortes, segundo informações da OMS.

O Ministério da Saúde e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), que produz a vacina contra febre amarela no Brasil, foram procurados pela reportagem, mas até a publicação não responderam às solicitações sobre dados relativos ao país.

Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

Luta Antimanicomial III

UBS Custódio Pereira encerra semana do Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Com uma programação diversificada, a UBS Custódio Pereira, realizou nos dias 18 a 22/05 as atividades do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, com técnicos, usuários e familiares que refletiram sobre a doença mental.

Realizaram palestras, confraternização e exposição de trabalhos tanto na Unidade como na Feira Livre do bairro.

Fotos e texto: Wilma e Bárbara & SCIS



terça-feira, 26 de maio de 2009

Novo modelo

Secretário apresenta novo modelo de administração da saúde
Licitação em 2009 contemplará o Hospital Municipal, UAI Pampulha e PSFs do setor Sul


O Secretário Municipal de Saúde Gladstone Rodrigues da Cunha detalhou em entrevista coletiva nesta manhã (26) o novo modelo de contrato de gestão relativo às Unidades de Atendimento Integral (UAIs), Programa Saúde da Família (PSFs) e do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia. Pelo novo modelo que será implantado gradativamente, a administração da saúde do Município caberá a instituições sociais que tenham experiência mínima de 15 anos na prestação deste serviço. Seguindo o projeto piloto que é adotado na UAI São Jorge desde a sua inauguração, a intenção é que cada instituição assuma a administração de duas UAIs e dos PSFs que integram a região.

No cronograma divulgado no Diário Oficial do Município de ontem (25), o processo licitatório em 2009 contemplará a UAI Pampulha, PSFs do setor Sul e o Hospital e Maternidade Municipal, em 2010 será a vez das UAIs Luizote e Planalto e ainda PSFs do setor Oeste. Nos exercícios de 2011e 2012 as licitações serão para as UAIs Roosevelt e Martins e PSFs do setor Norte e UAIs Tibery e Morumbi e PSFs do setor Leste, respectivamente.

O secretário disse que o modelo a ser implantado em Uberlândia, já é adotado em São Paulo e, que a mudança ocorrerá principalmente porque a cidade terá em breve o Hospital e Maternidade Municipal. “A preocupação do Prefeito Odelmo Leão se refere à construção e equipagem do novo hospital e sua administração sem ferir a lei de responsabilidade fiscal, que não permite aumento no quadro de servidores ilimitadamente”, disse.

De acordo com o novo modelo de gestão as unidades de saúde do Município serão administrada por organizações sociais, que vão seguir o modelo de administração privada. “A proposta é instituir uma administração mais eficaz, com cada instituição administradora apresentando inovações, que poderão até ser copiadas pelas outras. Caberá então à Secretaria Municipal de Saúde, o papel de fiscalizar e cobrar resultados, além é claro, de fazer os repasses financeiros que vão cobrir os custos de cada administração”, ressaltou Gladstone Rodrigues.

Quanto aos funcionários que trabalham atualmente no sistema de saúde de Uberlândia, o secretário afirmou que todos terão oportunidade de continuar trabalhando. “Quem atua nas UAIs e PSFs e, mesmo quem não trabalha no sistema, poderá participar do processo seletivo que acontecerá depois de definido o processo licitatório. Então as pessoas terão sete oportunidades para se manter ou ingressar no emprego.”
Gladstone Rodrigues da Cunha informou que a Prefeitura assumirá toda a responsabilidade de acertos financeiros com funcionários e fornecedores, quando os novos contratos começarem a vigorar.

O processo de licitação para a UAI Pampulha, PSFs do setor Sul e do Hospital Municipal será iniciado até no início do segundo semestre.


Jornalista: : Luis Antônio Figueira
26 de maio de 2009

Fonte:

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Mapeamento premiado

Brasileira do Centro de Estudo e Pesquisa em Veterinária e Agroquímica, na Bélgica, ganha prêmio nos Estados Unidos por estudo que descreve o mapeamento de mutações na proteína hemaglutinina dos vírus influenza H5N1

Leia em: www.agencia.fapesp.br

Fonte: Agência Fapesp

Luta antimanicomial II

Parabéns às equipes dos PSF Seringueiras 1 e 2 pelas importantes ações desenvolvidas


COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Aconteceu nesta terça feira dia 19/05/09 no PSF Seringuerias 1 a confraternização entre os pacientes da saúde mental dos PSF seringueiras 1 e 2.

Houve palestras sobre o tema: Luta Antimanicomial com Srº Mauro (Instituição Jesus de NAzaré) a psicóloga Cristiane e a enfermeira Karina Martins,
Participaram os pacientes, as equipes, estagiários da UNIPAC e pessoas da comunidade, tivemos sorteio de brindes e cantamos com música e violão tocados pelo Srº Walter.

Foi com certeza uma tarde muito proveitosa, onde foram discutidos a valorização dos pacientes mentais, as contribuições que eles podem dar para sociedade e o quanto eles são preciosos para todos nós.

PSF Seringueiras1 e 2

Manual de controle de escorpiões

Recebemos ontem (25/05) do Ministério da Saúde exemplares do Manual de Controle de Escorpiões do qual somos um dos autores. Além de texto, várias fotos do manual também são nossas.

Sonho de uma vida materializado em publicação nacional. Boa parte de nossas ações desenvolvidas/criadas ao longo de mais de 26 anos de trabalho estão aqui descritas.

Agora esta prática passa a ser parte da normatização do manejo de escorpiões para todo Brasil. Parabéns à nossa instituição, parabéns a toda nossa equipe. Bons frutos sendo colhidos.

Em breve disponibilizo o manual aqui em pdf para quem quiser baixá-lo.

Atenciosamente
William H stutz


Nossa capa [Clique para ampliar]




Ficha técnica do Manual [Clique para ampliar]




Luta Antimanicomial

Coral "Canto que Encanta"

Com o tema "Todos Juntos na Luta Antimanicomial", a Coordenação das Ações em Saúde Mental sob a responsabilidade da psicóloga Roberta Augusta Borges Calixto encerrou neste domingo, dia 24/05 no Parque do Sabiá a Semana Nacional da Luta Antimanicomial, com a apresentação da Banda Municipal, alongamento, caminhada, aulas de yoga, presença do Coral "Canto que Encanta", Grupo de Capoeira do CAPS AD (Elaine Bordini e Dr. Guimes) e oficina de música Doi Do Lum. Um grande público compareceu, prestigiando o trabalho que é realizado pela Saúde Mental.

Foto: Renato Cury
SCIS

Encontro

Serviço de Vigilância em Saúde promove encontro no Centro de Controle de Zoonoses
O encontro serviu para trocar experências e compartilhar conhecimentos





O Serviço de Vigilância em Saúde, composto de vários programas da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o CEREST – Centro de Referência da Saúde do Trabalhador, promoveu nesta segunda feira, dia 25/05 no auditório do Centro de Controle de Zoonoses William H. Stutz uma reunião com o objetivo de trocar experiências e compartilhar os conhecimentos específicos de cada área com as demais Vigilâncias.

Na oportunidade se discutiu questões que devem constar do processo de capacitação das equipes da Atenção Primária, visando ampliar o olhar e a atenção destas para as questões como trabalho em domicílio, ações em Vigilância Ambiental como a água, o solo e o ar, condições dos alimentos ofertados à sociedade, medicamentos, situação nutricional, a forma como se apresentam os estabelecimentos que prestam serviços de saúde e outros.

Mirna de Melo Macedo - Gerente da Gestão de Qualidade da SMS, esteve presente expondo as ações do Projeto Mais Ativo Mais Saúde.

Compareceram ao Encontro, os coordenadores de programas de ações da Secretaria Municipal de Saúde, da VIGEP, VISA, coordenação da Zoonoses, CEREST e demais profissonais.

Segundo o Assessor Jurídico do CEREST, Júlio Guilherme Azevedo de Oliveira, presente no encontro, disse que “busca-se neste encontro, estabelecer quais critérios do Serviço de Vigilância em saúde deverão ser observados no processo de “acreditação” e certificação das unidades de saúde do município de Uberlândia”.

Fotos: Renato Cury
SCIS



A boneca do cerrado

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Plasmodium iluminado


Usando protozoário transgênico, pesquisadores brasileiros e portugueses desenvolvem modelo animal para o estudo dos efeitos da malária durante a gravidez em zonas altamente endêmicas
Leia AQUI

Fonte: Agência FAPESP

Galinhada

Recebemos do colega de SMS Jorge Queiroz, repassamos



"Compre seu ingresso e ofereça aos seus amigos. Apenas R$ 6,00
para maiores informações entre em contato pelo e.mail jorgequeiroz@hotmail.com este email, ou visite nosso site:
/www.missaoeluz.org.br/missaoeluz"

Visita

Técnica do Ministério da Saúde visita a cidade para avaliar o Programa Mãe Uberlândia



Sra. Valdenise e a enfermeira Genildes, avaliando o
atendimento na Sala Aninhar da UAI São Jorge




Tendo sido um dos 10 municípios do país selecionados pelo Ministério da Saúde para receber o Prêmio Bibi Voguel de Aleitamento Materno, Uberlândia teve a visita da Sra. Valdenise Martins Laurindo Tuma Calil – Presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo e Técnica do Ministério da Saúde, para conhecer e avaliar de perto os programas desenvolvidos pelo programa Saúde da Criança que estimulam a prática do aleitamento materno.

Somente pelo fato de estar dentre as 10, Uberlândia já recebe Menção Honrosa, porém terá que ficar entre as 5 melhores para receber o prêmio.

Na parte da manhã esteve no anexo da Secretaria Municipal de Saúde tendo sido recebida pelo Dr. Paulo Sérgio de Freitas – coordenador do Programa Saúde da Criança e pelas profissionais: Ismália Floresta de Gouvêa – Assistente Social e Coordenadora do Planejamento Familiar; Meire Amaral da Cruz – Assistente Social e responsável pelo Programa Aninhar; Genildes Souza da Silva – enfermeira do Programa Saúde da Criança e Programa Aninhar; Mary Maria de Lima e Zenith Borges N. Medeiros – ambas Assistentes Sociais do Programa Mãe Uberlândia; Eleusa Rezende – Coordenadora das Ações em Serviço Social; Denise Dias Lopes – Nutricionista e coordenadora de Nutrição; Vanilda Aparecida do Vale – Assistente Social do Programa de Nutrição e Beatriz P. Melo – odontopediatra e coordenadora do Programa Família com mais saúde.

Dr. Paulo, ressaltou a importância da integração de vários programas, todos eles focados para uma melhor qualidade de vida, tanto da gestante / mãe e do recém nascido.

Logo após, a Sra. Valdenise foi conhecer a Sala Aninhar da UAI São Jorge em companhia da Assistente Social Meire Amaral e da Enfermeira Genildes Souza, onde ela pode constatar o espaço destinado às usuárias e em uma consulta à uma mãe, como é feito o atendimento.

Segundo a Técnica do Ministério, “ficamos muito impressionadas com o espaço, o mobiliário, a decoração e principalmente o atendimento destinado a uma criança, em que foi realizado o teste do pezinho naquele momento”.

Logo após conhecer todos os procedimentos, foi mostrado à ela, as instalações da UAI São Jorge, como também a UBSF Shopping Park.

Fotos Renato Cury
Fonte SCIS





Edital

Edital oferece R$ 55 mil para pesquisas em saúde
Trabalhos de interesse do Sistema Único de Saúde poderão ser premiados com até R$ 15 mil. Inscrições vão do dia 25 de maio a 10 de julho

Pesquisadores brasileiros poderão concorrer a prêmios de até R$ 15 mil por estudos que possam ser incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O VIII Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – ano 2009 oferece um total de R$ 55 mil para trabalhos desenvolvidos, principalmente, em projetos acadêmicos vinculados a cursos de doutorado, mestrado ou especialização ou publicados em revista científica. A ideia é obter pesquisas e tecnologias que possam ser implementadas nos serviços de saúde. Além de ganhar prêmio em dinheiro, os vencedores terão seus trabalhos divulgados, na íntegra, no Portal Saúde (www.saude.gov.br) e na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/bvs).

Os interessados podem se inscrever de 25 de maio a 10 de julho na página www.saude.gov.br/premio. No cadastro, os candidatos devem inserir o resumo do trabalho, em língua portuguesa. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS, Reinaldo Guimarães, considera o prêmio um incentivo à realização da pesquisa em saúde no Brasil. “A iniciativa é um reconhecimento do SUS aos pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento da saúde”, observa o secretário.

CATEGORIAS - O prêmio é dividido em cinco categorias: Tese de Doutorado; Dissertação de Mestrado; Trabalho Científico Publicado; Monografia de Especialização ou Residência; e Incorporação de Conhecimentos Científicos no SUS (veja quadro abaixo). Somente na categoria Incorporação de Conhecimentos Científicos ao SUS, os trabalhos inscritos deverão relatar os resultados da incorporação do conhecimento científico ao sistema de serviços de saúde. O pesquisador deve, ainda, demonstrar as bases científicas da nova tecnologia que respaldem a sua adoção pelo sistema de saúde.

Os artigos inscritos na categoria Incorporação de Conhecimentos Científicos no SUS poderão tratar de tecnologias como medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos de apoio diagnóstico ou terapêutico, sistemas organizacionais e educacionais, entre outras. A seleção dos trabalhos será realizada em duas fases. Na primeira, cada resumo de trabalho será avaliado por dois especialistas da área de conhecimento referente ao estudo, que emitirão um parecer sobre o estudo.

Os 20 resumos com maior pontuação em cada categoria vão para a segunda fase. Uma Comissão Julgadora definirá, então, um trabalho vencedor em cada categoria, com direito ao prêmio em dinheiro, e outros cinco trabalhos a serem premiados com menção honrosa e divulgação assegurada no Portal Saúde, também em cada categoria, totalizando 30 prêmios. A previsão é que a entrega do Prêmio ocorra em Brasília no fim do ano.

[Clique na imagem abaixo para ampliar o quadro]



SERVIÇO
VIII Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – ano 2009
Inscrições: de 25 de maio a 10 de julho de 2009, na página www.saude.gov.br.
Premiação: R$ 55 mil
Informações: decit.premio@saude.gov.br


Fonte: www.saude.gov.br

terça-feira, 19 de maio de 2009

Importante


Recebi de Renato Cury repassando. Vamos TODOS ajudar nossa colega!

Amigos e colegas, foi roubada ontem em frente a Facudade Católica um

Passat ano 85, placa GNE 8760 cor creme

Esse carro é de uma mãe de família que depende dele para levar as filhas ( de 2 e 4 anos) na creche.
Quem ver ou souber informações por favor ligar para:
(34) 9193-1880 falar com Sheila.

TODOS de olhos bem abertos

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Prêmio Bíbi Vogel

Recebi de Telma, importante repassar de imediato!




Uberlândia é um dos 10 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para o Prêmio Bíbi Vogel, e na próxima quinta feira, dia 21 de Maio, uma técnica do Ministério da Saúde estará visitando o município para conhecer as maternidades, unidades básicas de saúde, o Projeto Aninhar, o Banco de Leite, os programas desenvolvidos pelo programa saúde da criança que estimulam a prática do aleitamento materno, conhecer o Programa Mãe Uberlândia e também o Hospital e Maternidade Municipal.


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia do Assistente Social

Recebo e repasso, não poderia ser de outra forma. Parabéns a todos Assistentes Sociais. Escolha de profissão rica em participar da vida coletiva, para o bem.

Até 25 de maio ou em ocasiões significativas como esta.

William H Stutz



Que me olhe nos olhos quando falo.
Que ouça as minhas tristezas e neuroses com paciência.
E, ainda que não compreenda, respeite os meus sentimentos.

Preciso de alguém, que venha brigar ao meu lado sem precisar ser convocado;
alguém Amigo e o suficiente para dizer-me as verdades que não quero ouvir,
mesmo sabendo que posso “odiá-lo” por isso.

Nesse mundo de céticos, preciso de alguém que creia, nessa coisa misteriosa, desacreditada, quase impossível: A Amizade. Que teime em ser leal, simples e justo, que não vá embora se algum dia eu perder o meu ouro e não for mais a sensação da festa.

Preciso de um Amigo que receba com gratidão o meu auxílio, a minha mão estendida.
Mesmo que isto seja muito pouco para suas necessidades...


Cristiana Passinato




O dia 15 de maio – DIA DO ASSISTENTE SOCIAL – pode apenas ser considerado como uma data simbólica. Mas para você que assume, cotidianamente, o compromisso de defesa, ampliação e consolidação dos direitos sociais, representa o momento de reafirmação de seu projeto ético-político pautado na busca por uma sociedade de igualdade e de justiça social.

PARABÉNS a você que faz da cidadania, dos direitos e da inclusão suas maiores bandeiras!

Com carinho

Coordenação de Ações em Serviço Social
15/05/2009


terça-feira, 12 de maio de 2009

Edição extraordinária

Acabo de receber o video que Leandro Higino produziu em seu primeiro período de Enfermagem para comemorar o Dia do Enfermeiro dia - 12 de Maio.

Interrompo a breve pausa de minhas férias para publicar aqui no blog, não poderia deixa passar.
Parabéns a Leandro pela bela produção e parabéns e a todos Enfermeiros pelo seu dia.
Até dia 25/05 !

William H Stutz

O que é ser Enfermeiro! Se o vídeo não aparecer ai embaixo clique AQUI






segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pausa

Voltamos dia 25 de maio ou a qualquer momento em edição extraordinária.

Atenciosamente

William H Stutz


Influenza A (H1N1)

Recebemos de Elaize, repassamos

Página eletrônica reúne informações sobre a influenza suína


Com o objetivo de esclarecer a população e os trabalhadores da Saúde sobre a influenza (gripe) suína, a Secretaria de Vigilância em Saúde do MS elaborou uma página eletrônica que traz informações sobre a doença. O espaço reúne recomendações do ministério aos viajantes e notas técnicas sobre a infecção viral, além de trazer o conceito da influenza suína. A página disponibiliza também a lista de hospitais de referência e o plano brasileiro para enfrentamento de pandemia de influenza, entre outras informações.

Para visitar o espaço eletrônico, basta acessar a página inicial da IntraSUS ou do Portal Saúde (www.saude.gov.br) e clicar no banner azul, localizado na lateral superior direita.

Acesse AQUI acompanhe as novidades e mantenha-se informado sobre a influenza suína

Mais informações também em Brasil fecha cerco ao vírus da gripe

Link acima recebido de Fabiana Godoy Malaspina, Médica Veterinária da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública, Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde