Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 30 de junho de 2009

Certificados

Entrega dos certificados e Amostra Científica no Center Convention


Amiga e colega de longa data Ana Abdala e
Leila Maria de Oliveira na entrega dos certificados


Foi realizado nesta segunda feira, dia 29/06 no Center Convention, evento da Amostra Científica que teve, entrega dos certificados aos agentes comunitários, coordenadores, supervisores e premiação da melhor logomarca.

Mais de 800 agentes e coordenadores de várias cidades compareceram para receber o diploma, do curso de Formação Inicial de Agentes Comunitários, realizado no período de 25/06/07 a 25/10/07 em Uberlândia.

Autoridades e representantes da Saúde de Uberlândia, região e do Ministério da Saúde estiveram presentes para receber mais de 22 municípios em um momento de confraternização e troca de experiências.


Texto e foto: Renato Cury

Educação ambiental

Sábado especial

Aconteceu neste sábado último, dia 27/06 no período da manhã, no Centro de Controle de Zoonoses William Henrique Stutz, da Secretaria Municipal de Saúde, um dia dedicado ao lazer, confraternização e saúde aos funcionários e familiares, através do projeto “Trabalhadores da Zoonoses; qualidade de vida: Você merece”, promovido pelo Serviço Social desta instituição em parceria com as coordenações municipais dos programas de Nutrição, Hanseníase, Saúde Bucal, Futel, Núcleo de Educação em Saúde, dentre outros. Na programação do evento, teve prevenção às diversas doenças, atividade física, dança, música e outras atrações.



Texto: Renato Cury
Fotos: Erlandia Pereira da Silva e Vanilda Aparecida do Vale

DST/AIDS

Programa Municipal DST/AIDS realiza exame de triagem no Terminal Central


Foi realizado nesta segunda feira, dia 29/06, das 14h às 17h, no Terminal Central Paulo Ferolla, exame de triagem em HCV (hepatite C) e HIV, com resultados em 20 minutos.

A finalidade é proporcionar às pessoas em geral, tanto àquelas de risco ou não, um acesso mais rápido e seguro à estes tipos de exames. Serão disponibilizando 150 exames.

Na quarta feira, dia 01/07, das 13h30 às 16h, este mesmo trabalho será realizado na Unidade de Saúde Seringueiras 1*, levando também à população desta área de abrangência uma forma mais ágil e segura para a detecção destas doenças.


*Rua Fausto Henrique, 176, Bairro Seringueiras


Fonte: Programa Municipal DST/AIDS - Ambulatório Herbert de Souza
Av. Avelino Jorge Nascimento 15 Bairro Roosevelt
3215-2444

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nota Técnica



Rececemos de Fabiana Godoy Malaspina, Médica Veterinária Consultora técnica e Epidemiologista de Campo da Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde Nota Técnica - ESPII - Influenza A(H1N1) - Atualização: 28.06.09

Leia na íntegra AQUI

Raiva animal

Vacinação contra raiva animal - Etapa Rural começa hoje


Hoje começa campanha de vacinação contra a raiva animal na zona rural de nosso município. A meta é vacinar 7.500 animais entre cães e gatos.
Campanha diferenciada de outras cidades, a nossa é feita porteira a porteira, onde todas as propriedades rurais do município são visitadas.
Isto demonstra a grande preocupação que temos em manter tão grave doença sob controle tanto na zona urbana quanto na área rural.
Todos os cães e gatos acima a partir de 3 meses devem ser vacinados.

A campanha na zona urbana acontecerá no período de 10 a 15 de agosto.

Mais informações no Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones
3213-140 ou 3213-1418

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ADUSMU


Festa Junina da ADUSMU


A ADUSMU – Associação dos Usuários de Saúde Mental de Uberlândia*, realizou nesta quinta feira, dia 25/06, uma animada festa junina com a participação dos usuários, familiares e funcionários, no “Arraiá Vem Dançar”.

O evento foi promovido pela ADUSMU, Centro de Convivência e Cultura – Saúde Mental e Projeto “Vem Dançar”, com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e apoio do CAPsul.

Av. Dr. Laerte Vieira Gonçalves, 3291






Recebido de NDS

Acupuntura

Acupuntura será oferecida na UBS Custódio Pereira
O atendimento será toda quarta-feira, às 8h



A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Custódio Pereira, passa a oferecer a partir do dia 22 de julho, mais um serviço a população daquela região. O atendimento de acupuntura, será toda quarta-feira às 8h.

Para a coordenadora da UBS, Vilma da Silva Nunes, a terapia alternativa é mais uma opção para o tratamento dos usuários. “Os médicos da unidade encaminharão os pacientes para a acupuntura, que vai auxiliar no tratamento de enxaqueca, ansiedade, estresse, problemas de coluna e controle da obesidade”, explicou a coordenadora.

Por se tratar de um atendimento mais demorado, serão disponibilizadas quatro consultas por semana. “É importante dizer que todos os materiais utilizados são descartáveis” destacou a coordenadora.

A unidade oferece atendimento à grupos de diabéticos, hipertensos, gestantes e problemas de saúde mental e obesidade. Os serviços auxiliam no tratamento e controle de doenças, através de troca de experiências e orientações com profissionais.

A unidade é referência no tratamento da hanseníase do distrito leste. A cada 15 dias a UBS recebe os pacientes da região para o acompanhamento da doença.


A UBS Custódio Pereira fica Av. Tito Teixeira, 1236, no bairro Custódio Pereira.




Fonte:
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG

Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883

CCZ

Funcionários da Zoonoses terão um sábado especial



Será realizado neste sábado, dia 27/06, das 8h às 11h no Centro de Controle Zoonoses William Henrique Stutz, o projeto “Trabalhadores da Zoonoses; qualidade de vida: Você merece”, promovido pelo Serviço Social desta instituição em parceria com as coordenações municipais dos programas de Nutrição, Hanseníase, Saúde Bucal, Futel, Núcleo de Educação em Saúde, dentre outros.

Segundo Erlândia Pereira, Assistente Social do Centro de Controle de Zoonoses, “este projeto visa proporcionar aos familiares dos funcionários o conhecimento do local de trabalho dos mesmos, fazendo despertar também a qualidade de vida e o auto cuidado, em um momento de integração e lazer, criando um vínculo com a instituição.”



Fonte: Erlândia Pereira – Assistente Social

Recebido de NDS

Vigilância em saúde

Vigilância em saúde com bases ambientais


Inpe e Fiocruz desenvolvem observatório para acompanhar processos envolvidos na relação entre mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a saúde humana

Leia matéria completa AQUI no Site da Fapesp

SIPAT - UAI Morumbi



do NDS

(...) mais fotos da SIPAT realizada na UAI Morumbi entre os dias 15 a 19/06, enviadas pelo Sr. Augusto Batista, comprovando a semana de palestras e treinamentos para os funcionários.



Nova gripe

Especialistas aprovam medidas brasileiras contra nova gripe


Para eles, as determinações do Ministério da Saúde são adequadas e reforçam o trabalho de prevenção para evitar casos da doença

Alguns dos principais especialistas brasileiros da área de Saúde aprovam as medidas adotadas pelo governo brasileiro para detectar, monitorar, tratar e prevenir novos casos de Influenza A (H1N1). Um destes especialistas que validam as escolhas do governo brasileiro é David Uip, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, vinculado ao governo do estado de São Paulo, que classificou de “muito competente” a atuação do governo brasileiro na prevenção da doença. “A política do Ministério da Saúde é absolutamente adequada”, afirma Uip, que também elogiou a pro-atividade do MS ao aconselhar que idosos com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos de idade, gestantes, pessoas com imunodepressão (pacientes com câncer, em tratamento para aids ou em uso regular de corticóide), diabetes, cardiopatia, doença pulmonar ou renal crônica adiem viagens para os Estados Unidos, Canadá, Mexico, Chile, Argentina e Austrália, paises onde há transmissão sustentada da Influenza a (H1N1).

Leia texto na íntegra no Portal da Saúde do Ministério

Mostra científica

Agentes Comunitários farão amostra científica e receberão certificados dia 29/06 no Center Convention

Será realizado neste dia 29/06, segunda feira, das 10h às 16h, no salão de convenções do Center Shopping a amostra científica dos agentes comunitários em saúde das Gerências Regionais de Saúde de Uberlândia e Ituiutaba, entrega de certificados aos agentes, coordenadores, supervisores e premiação da melhor logomarca. Nestra amostra haverá apresentação de trabalhos e experiências.
Estes agentes participaram do curso de Formação Inicial de Agentes Comunitários, realizado no período de 25/06/07 a 25/10/07 nas dependências do Colégio Profissional e Faculdade Católica.

Este é um projeto da Escola Técnica de Saúde/UFU em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, Ministério da Saúde e Escola de Saúde Pública/MG, que capacitou 819 ACS totalizando 95,5% de um total de 857 das GRS de Uberlândia e Ituiutaba, bem como a Capacitação Pedagógica de 200 Educadores que atuaram como Coordenadores, Supervisores e Professores no Curso.

Foram confirmadas as presenças de 22 municípios, com a participação de aproximadamente 880 pessoas, dentre ACS, coordenadores, supervisores, professores do curso, representantes do Ministério da Saúde, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, UFU, prefeitos, secretários municipais de saúde e gerentes das GRSs.

A enfermeira Leila Maria de Oliveira da Diretoria da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, foi a supervisora do curso dos agentes de Uberlândia, Prata, Araporã e Indianópolis.



Fonte: Diretoria da Atenção Primária à Saúde
Av. João Naves de Ávila, 2202 sala 201 Fone: 3229-1519 ramal 209
Leila Maria de Oliveira - 9966-1474

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Posse

Posse da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde





Sr. Carlos Andrade, Prof. Gladstone R. Cunha Filho,
Sr. José Veridiano e Sr. Rubens Debs



Foi realizada nesta quarta feira, dia 24/06, apartir das 18h30, no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo de Uberlândia, reunião ordinária para realização de eleição e posse da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, do período 2009-2011.



A mesa diretora ficou assim composta:


  • Presidente: Prof. Gladstone Rodrigues da Cunha Filho
  • Vice-Presidente: Sr.Carlos Andrade de Oliveira
  • 1º Secretário: Sr.José Veridiano de Oliveira
  • 2º Secretário: Sr.Rubens Debs Procópio


Confira AQUI COMPOSIÇÃO CMSU 2009-2011


Fonte: Conselho Municipal de Saúde
Centro Administrativo de Uberlândia – Bloco 1 – 3º Andar
Fone: 3239-2418


Recebido de NDS

Receitas

Farmácias deverão passar a reter receitas de antibióticos


Comprar antibióticos e anti-inflamatórios nas farmácias pode ficar mais difícil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda a possibilidade de incluir os dois itens na lista de medicamentos sujeitos a controle especial. O objetivo é combater o uso indiscriminado e resistência às drogas. No Brasil, para alguns tipos de bactérias, em até 40% dos casos há resistência a antibióticos.

“As infecções comunitárias no Brasil estão crescendo porque há falta de regulamentação sobre os antibióticos”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.

Hoje, antibióticos e anti-inflamatórios só devem ser vendidos com receita, mas o documento não é retido. Com a possível inclusão dos dois tipos de medicamentos entre as drogas com controle especial — ainda sem data para começar —, a compra ficará sujeita à mesma rigidez adotada nos casos de anorexígenos, por exemplo. Além de exigir a receita, que ficará retida, as farmácias serão obrigadas a recolher dados da prescrição e notificar a compra eletronicamente à Anvisa. A receita será carimbada para evitar nova utilização. As lojas que não cumprirem as disposições estarão sujeitas a punições já válidas para quem não obedece o controle exigido para outros remédios, como multas.


Fonte: www.portaldoconsumidor.gov.br

Chile e Argentina

Ministério da Saúde recomenda adiar viagens ao Chile e Argentina


A recomendação é especialmente direcionada para idosos com 60 anos ou mais, crianças com até dois anos de idade e pessoas com baixa imunidade

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou hoje (23), em São Paulo, que idosos com 60 anos ou mais, crianças com até dois anos de idade e pessoas com baixa imunidade adiem viagens ao Chile e à Argentina para prevenir infecções pelo vírus Influenza A (H1N1). De acordo com o Ministro, a recomendação foi definida com base em critérios epidemiológicos, uma vez que há grande número de casos da nova gripe no Brasil de pessoas que voltaram de viagem a esses dois países. Como se trata de uma recomendação, ela pode vir a ser estendida a outros países com quadros semelhantes aos do Chile e da Argentina.

Temporão ressaltou que não o Ministério da Saúde não determinou a proibição de viagens para países afetados pela influenza A (H1N1). Segundo ele, deve haver “prudência e bom senso nesse momento”, uma vez que as férias estão chegando, o que aumenta a circulação de turistas brasileiros em países com casos confirmados da doença. “Essa é uma medida adicional e de prevenção”, afirmou o Ministro. “No Brasil, não há transmissão sustentada, mas todos os casos autóctones têm vinculo com infecção contraída fora do país”.

REFORÇO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou ontem (22), novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o país, devido ao aumento do número de casos de Influenza A (H1N1) em países vizinhos do Brasil. Para isso, o país vai aumentar o alerta em todas as entradas do país para detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento casos de pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo vírus. O anúncio foi feito pelo diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da ANVISA, José Agenor Álvares da Silva, durante a reunião diária do Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública (GEI), ocorrida na sede do Ministério da Saúde. A seguir, as principais medidas anunciadas pela ANVISA:

1 – A adoção da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), harmonizada entre os Estados Partes do Mercosul, para monitoramento de todos passageiros que chegam ao país. A declaração vai permitir um acompanhamento mais rápido dos passageiros.

2 – A apresentação do documento será obrigatória para a entrada no país. O formulário será distribuído dentro do meio de transporte e deverá ser apresentado por cada passageiro, inclusive as crianças, cujos pais serão responsáveis pelos dados.

3 – Foram impressos 500 mil formulários que estão sendo distribuídos nos portos, aeroportos e áreas de fronteiras. O tempo médio de preenchimento do documento é de cinco minutos.

4 – As companhias aéreas serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros junto com a Declaração Geral da Aeronave no momento da chegada do avião.

5 – Remanejamento de funcionários para fortalecer o controle nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no aeroporto Internacional de Guarulhos.

6 – Todas as medidas adotadas anteriormente continuam em vigor.



Fonte: www.saude.gov.br

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vacina Junina II

Mais registro da Vacina Junina, clica que amplia!



Vacina junina

A colega Munique da "Ações em Saúde" nos enviou fotos da Campanha de Vacinação realizada na UAI Luizote, onde a enfermeira Juliana Bernardes Resende promoveu uma campanha temática, com ares de festança junina.

Bela inicitiva, parabéns!






Arraiá

Clique no cartaz!

Fissura Lábio Palatina

Palestra promovida pelo Programa de Fissura Lábio Palatina




Aconteceu neste dia 23/06, terça feira, uma palestra promovida pelo Programa Municipal de Fissura Lábio Palatina, aos pacientes e familiares que recebem o atendimento do programa.

A palestra com o tema “Relação pais e filhos: Limites” foi proferida pelo psicólogo Rogério Ferreira da Silva, da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Regina H.Justino Mahalalela, coordenadora do Programa, “esta palestra serviu para que os pais possam ter a consciência de mais diálogo e uma maior aproximação com os filhos, quebrando a barreira do preconceito e da rejeição.”


Programa Municipal de Fissura Lábio Palatina
Coordenação: Regina Helena Justino Mahalalela
Av. João Naves de Ávila, 2202 sala 105
Anexo da Saúde
Os telefones de contato são 3229 0683 /3210 0771 ramal 206






Fonte:
Núcleo de Divulgação em Saúde
Diretoria de Gestão de Pessoas
Av. João Naves de Ávila, 2202 sala 102 Fone: 3229-1519 ramal 203

Reunião ordinária






Conselho Municipal de Saúde promove reunião ordinária nesta quarta-feira



O Conselho Municipal de Saúde realizará nesta quarta, dia 24/06, às 18h30 no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo de Uberlândia*, reunião ordinária para tratar de eleição, nomeação e posse da Mesa Diretora deste Conselho.


*Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Bairro Santa Mônica




Fonte
Núcleo de Divulgação em Saúde
Diretoria de Gestão de Pessoas
Av. João Naves de Ávila, 2202 sala 102 Fone: 3229-1519 ramal 203

CCZ em ação

Vacinação contra raiva animal - Etapa Rural


Dia 29/06 começa campanha de vacinação contra a raiva animal na zona rural de nosso município. A meta é vacinar 7.500 animais entre cães e gatos.
Campanha diferenciada de outras cidades, a nossa é feita porteira a porteira, onde todas as propriedades rurais do município são visitadas.
Isto demonstra a grande preocupação que temos em manter tão grave doença sob controle tanto na zona urbana quanto na área rural.
Todos os cães e gatos acima a partir de 3 meses devem ser vacinados.

A campanha na zona urbana acontecerá no período de 10 a 15 de agosto.

Mais informações no Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones
3213-140 ou 3213-1418

Festa junina

Unidade de Saúde São Jorge 2 e Educandário promovem festa junina




A UBSF São Jorge 2* em conjunto com o Educandário Maria Lobato de Freitas, promoverão nesta sexta feira, dia 26/06, das 13h às 17h na própria unidade, uma festa junina para os usuários da área de cobertura, alunos da instituição e comunidade em geral.

Um grande arraial será montado com dança, música, quadrilha de crianças e do grupo de atividades físicas da unidade, comidas típicas, brincadeiras educativas e uma atividade relacionada com a odontologia.

Núbia de Cássia, coordenadora da UBSF São Jorge 2, disse que o objetivo “é enriquecer o conhecimento das crianças, adolescentes, adultos e idosos quanto aos costumes das festas juninas, incentivar o desenvolvimento de manifestações sócio-educativas e culturais e promover a integração e socialização da comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida e saúde.”


*Av. Ângelo Cunha, 269 – Bairro São Jorge


Fonte:
Núcleo de Divulgação em Saúde
Diretoria de Gestão de Pessoas
Av. João Naves de Ávila, 2202 sala 102 Fone: 3229-1519 ramal 203

DST/AIDS

Programa Municipal DST/AIDS realiza exames em Clínica para internos








Fonte: SCIS fotos Renato Cury

Oficina

Recebemos do SCIS

Imagens da Oficina Introdutória sobre a implantação do Plano Diretor com ênfase em Saúde Bucal para funcionários da Rede

Clique nas fotos para ampliá-las




terça-feira, 23 de junho de 2009

Grupo de Diabéticos

Recebemos de Fabiana

É com grande satisfação que a UBS Guarani continua com o Grupo de Diabéticos, no qual a participação dos pacientes só têm aumentado. Os mesmos se tornaram freqüentes na presença e novos comparecem.






Pólio 2009

Recebemos de Rejane dos Santos Silva, Técnica de Enfermagem do PSF Morumbi, fotos da campanha de polio realizada pela unidade, neste sábado dia 20 de junho de 2009, onde foi vacinada mais ou menos 500 crianças entre 0 á 5 anos de idade.



Saúde Bucal


Programa Municipal de Saúde Bucal promove Oficina Introdutória sobre a implantação do Plano Diretor com ênfase em Saúde Bucal para funcionários da Rede




Será realizado nos dias 23,25 e 26/06 e 02/07, na FAMATRI – Faculdade Maçônica do Triângulo*, nos períodos da manhã e tarde a Oficina Introdutória sobre a implantação do Plano Diretor de Atenção Primária em Saúde, com ênfase na reorganização do Programa Municipal de Saúde Bucal.

O evento se destina às equipes da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como convidados, assessores, diretores, coordenadores e gerentes das unidades e representantes da coordenação em Saúde Bucal.

Os objetivos básicos são, além de apresentar a proposta do Plano Diretor de Atenção Primária em Saúde, com ênfase na reorganização do Programa de Saúde Bucal em Uberlândia, e sua metodologia de implementação, também promoverá a interação (sentimento de grupo e senso de direção), sensibilizar e responsabilizar os profissionais participantes das equipes de saúde bucal do município para a implementação do PDAP /Saúde Bucal, bem como contextualizar as condições da saúde bucal no Brasil e Uberlândia.



As turmas estão assim divididas



O mesmo evento servirá para informar e debater sobre a formulação do novo modelo de atenção em saúde bucal da rede de saúde do município de Uberlândia-MG, a partir de uma seqüência de cinco oficinas teórico-práticas, as quais tem seu inicio previsto para o mês de Agosto/2009.



*Av. Vasconcelos Costa, 259 Bairro Martins


Realização: Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde

Apoio: Diretoria de Gestão de Pessoas, Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde e Coordenação de Programas Específicos.




Fonte:
NDS - Núcleo de Divulgação em Saúde
Diretoria de Gestão de Pessoas
Av. João Naves de Ávila, 2202 sala 102
Fone: 3229-1519 ramal 203

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Lesão Lábio Palatal

Programa Municipal de Lesão Lábio Palatal promove palestra para pacientes e familiares

O Programa Municipal de Lesão Lábio Palatal da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar neste dia 23/06, terça feira, às 19h no auditório do Anexo*, uma palestra com o tema “Relação pais e filhos: Limites”, aos pacientes e familiares que recebem o atendimento do Programa, ministrado pelo psicólogo Rogério Ferreira da Silva da Diretoria de Gestão de Pessoas.
O Programa Municipal de Fissura Lábio Palatal oferece suporte à família e ao bebê, desde o nascimento até a idade adulta, de acordo com as necessidades relacionadas ao tipo de fissuras.

A fissura trata-se de uma abertura na região do lábio e do palato.
A causa é multifatorial, ou seja, devendo-se à combinação de fatores genéticos e ambientais.
As primeiras cirurgias são realizadas normalmente, quando a criança tem poucos meses de vida; de lábio: apartir de 3 meses e de palato a partir de 1 ano de idade.

Os pacientes são encaminhados para fazer as cirurgias em Bauru-SP, no Hospital de Anomalias Crânio faciais.
No Brasil estima-se que sua ocorrência seja de 01 por 650 indivíduos nascidos vivos.

*Av. João Naves de Ávila, 2202 Bairro Santa Maria

Fonte: Programa Municipal de Fissura Lábio Palatal
Coordenadora: Regina Helena Justina Mahalalela
Av. João Naves de Ávila, 2202 sala 105
Anexo da Saúde

Fones: 3229 0683 /3210 0771 ramal 206 r



SCIS

Balanço parcial

Balanço parcial: oito milhões de crianças foram vacinadas

O balanço parcial da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, divulgado pelo Ministério da Saúde, indica que 8.007.284 crianças menores de 5 anos receberam a vacina neste sábado (20) em todo o país - uma cobertura de 51,68% da meta, que é imunizar 14,7 milhões de crianças.

Os dados parciais foram enviados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde até as 17h . De acordo com nota do ministério, as informações projetam o cumprimento da meta da campanha de vacinar 95% de toda a população nessa faixa etária (15,5 milhões). As secretarias vão continuar atualizando os dados nas próximas semanas. A segunda etapa da vacinação será no dia 22 de agosto.

Com o slogan "Não dá pra vacilar. Tem que vacinar", a campanha recebeu R$ 46 milhões em investimentos do Ministério da Saúde. Deste total, R$ 21,8 milhões foram usados para compra das vacinas, R$ 13,2 milhões foram transferidos para os fundos estaduais e municipais de Saúde e R$ 11 milhões foram investidos em ações de comunicação e publicidade para as duas fases da campanha. Ao todo, 115 mil postos de vacinação participaram da primeira etapa da campanha, com o trabalho de cerca de 350 mil pessoas e a utilização de 40 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

“Atualmente, a importância da vacina é manter o país livre da circulação do vírus. As gotinhas não têm contraindicações. A aplicação não provoca dor e a vacina é a única forma de prevenir a doença”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda.



Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br

sexta-feira, 19 de junho de 2009

CONVITE - SESC ENCENA



Apoio:
Escola Estadual Bueno Brandão / Teatro Rondon Pacheco
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo

SIPAT UAI Morumbi

SIPAT na UAI Morumbi prossegue nesta quinta e sexta feira




A SIPAT – Semana Interna de Prevenção à Acidentes do Trabalho da UAI Morumbi, que iniciou dia 15/06, teve seqüência nesta quinta feira, dia 18/06 com a apresentação da Banda Municipal de Uberlândia e logo em seguida com a palestra do CEREST – Centro de Referência da Saúde do Trabalhador, alongamento com a fisioterapeuta Albânia Cristina Silva e à tarde com Ana Paula Amaral e palestras com as profissionais Núbia Kellen da silva e Luciana Martins Bittar com o tema Biossegurança. À tarde houve a participação do representante do Corpo de Bombeiros com o tema “Primeiros Socorros e Combate à incêndio.”

O Centro de Controle de Zoonoses também participou deste dia expondo e explicando sobre o mosquito transmissor da dengue e animais peçonhentos.

Na sexta feira, dia 19/08 haverá mais atividade, encerrando a semana.

Fotos e texto: Renato Cury
SCIS