Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 31 de agosto de 2009

121 anos

Nossa cidade.
121 anos e muita história para contar.
Parabéns Uberlândia. Brilho do cerrado!


domingo, 23 de agosto de 2009

Pausa

Voltamos aqui dia 1º de setembro.
Clique para o belo poema de Cristóvão Neto, poeta angolano

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Controle da Hanseníase

Programa Municipal de Controle da Hanseníase realiza capacitação para profissionais do setor Sul


A Equipe Multidisciplinar do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, irá realizar no dia 25/08, terça feira, das 13h às 17h, na UAI São Jorge, capacitação às Assistentes Sociais das UAIs São Jorge / Pampulha e UBSF Santa Luzia.

O objetivo será proporcionar à estas profissionais, as ações programáticas determinadas pelo Ministério da Saúde que visa propor o controle à endemia da hanseníase em nosso país, sendo: ações de detecção de caso/diagnóstico; tratamento; vigilância de contatos; prevenção das incapacidades físicas e educação em saúde.

A UAI São Jorge se tornará referência em atendimento do Programa de Controle da Hanseníase para o Setor Sul, atendendo uma populosa área de abrangência.


Maiores informações:
Programa Municipal de Controle da Hanseníase
Aparecida Helena Teixeira de Oliveira
Anexo da Secretaria de Saúde – 2º andar
Fone: 3229-1519 ramal 215



Texto: Renato Cury

Boletim técnico

Orquestra neural

Neurocientista Miguel Nicolelis relembra o professor Cesar Timo-Iaria, da USP, e fala na reunião da FeSBE sobre a possibilidade de restaurar comportamentos motores pela leitura da música cerebral
Leia detalhes AQUI


Bioluminescência profunda


Sete novas espécies de vermes luminescentes que vivem a mais de 1,8 mil metros de profundidade são descobertas
Leia mais:AQUI

Fonte: Agência Fapesp

Palestra

VIGEP realiza palestra sobre a Influenza A (H1N1) para profissionais da Rede


Dr. Marcelo Sinicio Peixoto

A Influenza A (H1N1) foi mais uma vez tema de uma palestra, neste dia 20/08, proferida pelo médico da VIGEP – Vigilância Epidemiológica, Dr. Marcelo Sinicio Peixoto, único profissional da Rede que realizou treinamento específico na Secretaria Estadual de Saúde para repassar informações sobre a Influenza A (H1N1).

Dr. Marcelo apresentou um breve histórico e voltou a enfatizar os sintomas, formas de contágio, manejo clínico, condutas que devem ser adotadas, prevenção, uso de máscaras e demais cuidados necessários para que, tanto o usuário como o profissional estejam protegidos.

A palestra foi realizada no auditório do Anexo da SMS, tendo como público todas as assistentes sociais da Secretaria de Saúde, médicos das Unidades Básicas de Saúde, Nossa Senhora das Graças e Patrimônio, representantes das UAIs Pampulha e São Jorge, médicos e enfermeiros do Núcleo da região Sul e um representante do CEC e Associação dos Agentes Ambientais Voluntários do Desenvolvimento Sustentável e Defesa Social.

Compareceram mais 70 profissionais, tendo a VIGEP o cuidado de deixar o local arejado e ventilado, conforme determinação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A (H1N1).


Maiores informações:

Vigilância Epidemiológica – VIGEP
Coordenação: Elaize de Paula Gomes
Fone: 3231-4080

Foto e texto: Renato Cury - NDS/SMS

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Informe epidemiológico

Recebemos de Fabiana Godoy Malaspina, Médica Veterinária Consultora técnica da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Informe Epidemiológico referente à situação epidemiológica da nova influenza A (H1N1) no Brasil até a semana epidemiológica 32

Clique AQUI e confira

Raiva Animal

Dia 28 de agosto, sexta-feira, de 8:00 às 17:00
teremos um dia especial de vacinação contra raiva animal





Dia 28 de agosto, sexta-feira, vacinação contra raiva animal acontecerá em toda a cidade. Este dia especial de vacinação será mais uma opotunidade para os proprietários de cães ou gatos que por um motivo ou outro não puderam vacinar seus animais no período normal da campanha.

A raiva mata, a vacina protege.
Confira AQUI os locais de vacinação. (em pdf)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Encontro

Uberlândia é representada no I Encontro Nacional de Mulheres com doença falciforme em Recife PE





A Secretaria Especial da Mulher de Pernambuco e a Federação de Associações de Pessoas com Doença Falciforme em parceria com o Ministério da Saúde promoveram o I Encontro Nacional de Mulheres com doença falciforme em Recife PE, nos dias 18 e 19/06, com o objetivo de proporcionar a interação entre profissionais de saúde, principalmente aqueles ligados à questão reprodutiva e ginecológica, e mulheres que têm esse tipo de hemoglobinopatia e que estão à frente de organizações civis de apoio aos portadores da doença em todo Brasil.

A Associação das Pessoas com Doença Falciforme de Uberlândia – ASPDFU, representou a cidade, através da Sra.Iara Solange Marques, com o apoio do Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme de Uberlândia.

Iara Solange Marques, disse que “mereceu destaque a importância das Associações e Programas Municipais nas cidades e a troca de informações sobre realidades tão diferentes de cada Estado e Municípios representados, como por exemplo, a questão do Cartão de Identificação que Uberlândia possui, o que facilita o acesso nas unidades de Saúde, sendo que no Encontro foi proposto que todos os Estados o adotem”.

Segundo Clenize das Graças Coelho Resende – Coordenadora do Programa, “o Encontro debateu vários pontos relacionados ao atendimento prestado no âmbito do SUS às mulheres com Doença Falciforme, a garantia de seus direitos, a necessidade de campanhas de publicidade, a implantação da Triagem Neonatal – fase 2 em todo território Nacional e a organização de uma rede de mulheres com Doença Falciforme”.

No primeiro dia, aconteceu a mesa-redonda “Mulheres Negras no Brasil”, tendo como palestrantes Maria Inês Barbosa (UNIFEM), Alaerte Leandro Martins, da Rede de Mulheres Negras do Paraná e Jurema Werneck da ONG CRIOLA do Rio de Janeiro.

“Vida Reprodutiva, Gestação, Parto e Climatério” foi o título da segunda mesa-redonda, com as participações das médicas Flávia Carolina (HEMORIO), Fátima Cristina Cunha Penso, Ginecologista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Glaucia Lins Guerra, Obstetra do Instituto Materno Infantil de Pernambuco e Ana Margareth Gomes Leite, do Programa de Atenção Integral à Saude da Mulher do Ministério da Saúde. Na parte da tarde houve trabalhos em grupo, discutindo o tema “O que queremos do SUS”.



Fonte e fotos: Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme de Uberlândia - Fone: 3229-1519 ramal 203

Dona Hilda


Hoje é dia do aniversário de uma das pessoas mais queridas de nossa SMS, a "mãezona" de todos Dona Hilda.

Um café surpresa com direito a placa de prata e carro de mensagem foi o pouco que pudemos (Imunização, Laboratório de Animais Peçonhentos e Manutenção) oferecer a quem tanto nos dá em alegria, sinceridade, apoio e carinho. Exemplo de força e fé na vida e nas pessoas.








Dona Hilda com seus filhos

Dona Hilda com seus "outros filhos"


Vacinação adiada


Vacinação contra Poliomielite será dia 19 de setembro


Por determinação do Ministério da Saúde (MS), a 2ª etapa da “Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite” foi adiada para 19 de setembro. A imunização seria dia 22 de agosto, mas o MS tomou a decisão para evitar aglomerações e possíveis contaminações pelo vírus da Gripe A (H1N1). “Todas as crianças com idade entre 0 e 4 anos, que tenham ou não recebido a primeira dose, devem ser vacinadas”, reforça Maria Aparecida dos Santos, coordenadora da Central de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacinação é gratuita.

No mês de junho, entre os dias 20 e 26, foi feita a 1ª etapa da Campanha. Em Uberlândia foi superada a meta proposta pelo MS, que era de vacinar 95% das crianças com idade entre 0 e 4 anos. Foram imunizadas 40.963 crianças nesta faixa etária, o que representou 95,32%, das 42.973 crianças residentes no Município e na zona rural. Maria Aparecida dos Santos explica que receberam as gotinhas 8.666 crianças (109%) com menos de 1 ano de idade e 32.297 (92%) com idade entre 1 e 4 anos.

Fonte
Marden Rangel

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Supervisão

Coordenação Estadual de Pneumologia Sanitária faz supervisão nas atividades do Programa Municipal de Controle da Tuberculose



Conforme cronograma determinado pelo Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, a Coordenação Estadual de Pneumologia Sanitária realizou nesta terça feira, dia 18/08, uma supervisão nas atividades do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, com o propósito de avaliar as ações que estão sendo implantadas e orientar novas metas para o aprimoramento da qualidade dos serviços.

Representando esta Coordenação, vieram os Srs. Pedro Daibert de Navarro e Rômulo Morato, como também a Sra. Valdênia Rodrigues Gomes – referência técnica do Programa da Tuberculose da Gerência Regional de Saúde.

Os profissionais primeiramente estiveram no período da manhã no anexo da Secretaria Municipal de Saúde com a coordenação municipal do PCT, a assistente social Rosária Maria Paixão, a coordenadora dos Programas Específicos – Cristina Angélica Gomes, a coordenadora da VIGEP – Elaize de Paula Gomes e Tânia Berbert do GIDS e logo em seguida foram supervisionar a UBS Brasil, unidade de referência no controle da tuberculose onde ficaram satisfeitos com os resultados e ações empreendidas.

Programa Municipal de Controle da Tuberculose
Av. João Naves de Ávila 2202 sl 107
Fone: 3229-1519 ramal 208

Foto e texto: Renato Cury NDS/SMS

Vigep cpacita

VIGEP realiza capacitação para coordenadores e médicos das unidades dos Núcleos das regiões Oeste/Central e Leste





A VIGEP - Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça feira, dia 18/08 no auditório do Anexo da Secretaria Municipal de Saúde, uma capacitação sobre a gripe Influenza A (H1N1) destinada aos coordenadores e médicos das unidades de saúde dos Núcleos das regiões Oeste/Central e Leste.

A capacitação foi ministrada pelo médico da VIGEP, Dr. Marcelo S. Peixoto, que enfatizou as formas de manejo clínico, condutas que devem ser adotadas, prevenção, uso de máscaras e demais cuidados necessários para que, tanto o usuário como o profissional possam evitar a gripe.

Está programada para o dia 20/08, quinta feira, às 10h, a próxima capacitação para as Unidades do Núcleo da região Sul.

A coordenação da VIGEP teve o cuidado de convidar somente algumas equipes para que, justamente pudesse evitar aglomeração dentro do auditório, e que estas se acomodassem mais espaçadamente para assistir à capacitação, seguindo recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A (H1N1).

Maiores informações:
Vigilância Epidemiológica – VIGEP
Elaize de Paula Gomes
Fone: 3231-4080


Foto e texto: Renato Cury - NDS/SMS

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vacina em teste

Butantan testará vacina contra nova gripe em setembro
Instituto recebeu material genético do vírus nesta quarta-feira. No 1º semestre de 2010, deverão ser produzidas 30 milhões de doses.

O Instituto Butantan irá testar a vacina da nova gripe em voluntários previamente selecionados a partir de setembro. Segundo afirmou o presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw, na tarde desta quarta-feira (12), somente a partir desses testes é que serão definidas as diretrizes para a produção da vacina.

Inicialmente, 500 jovens com idade entre 20 e 30 anos serão divididos em três grupos distintos. “Alguns receberão a vacina da gripe sazonal, outros receberão do H5N1 [vírus causador da gripe aviária] e outra parte, da H1N1 [da nova gripe]”, afirmou Raw.

Os voluntários, que não saberão qual tipo de vacina receberão, serão acompanhados por técnicos do instituto, que avaliarão, entre outras reações, possíveis efeitos colaterais, como febre e a toxicidade da vacina.

18 milhões de doses

Ainda nesta quarta-feira, Raw confirmou que o Instituto Butantan irá fornecer ao Ministério da Saúde 18 milhões de doses da vacina contra a nova gripe no início de 2010. Segundo o presidente do instituto, 1 milhão de doses virão prontas e outras 17 milhões, semi-prontas da França.

A previsão é de que esse lote chegue a São Paulo em setembro. “Esse 1 milhão poderá ser usado em casos de emergência”, disse a bióloga Cosue Miyaki, responsável pelo laboratório de influenza. Os 17 milhões semi-prontos passarão por um controle de qualidade. “Isso demora até 40 dias. Se receber em setembro, teoricamente meados de outubro terá a dose”, completou a bióloga.

A distribuição será feita a partir de janeiro por conta do fim do inverno. “Em outubro, com o fim do inverno, essa epidemia pode ter acabado.” Dessa forma, a produção tem em vista o inverno de 2010.

Produção própria

Nesta quarta-feira, o instituto recebeu a cepa (material genético) do vírus, que servirá para a produção da vacina. Essa cepa inicialmente será injetada em ovos galados (com embrião), pois o vírus precisa de um meio para se reproduzir. Essa primeira “safra” é denominada banco-estoque. “Depois de fazer todos os controles, pego uma ampola e faço mais uma amplificação, que é o banco-trabalho. Pego uma ou duas ampolas para produzir a vacina.” Toda esse processo leva entre cinco e seis meses.

A previsão do instituto é que, no primeiro semestre de 2010, sejam produzidos mais 30 milhões de doses da vacina.

Essas primeiras doses, porém, não deverão ser disponibilizadas para a população em geral. Primeiro, deverão ser imunizados trabalhadores do setor da saúde. “Médicos, enfermeiros e até quem dirige a ambulância”, afirmou o professor Raw.

Em seguida, profissionais de serviços essenciais, como policiais e bombeiros. O restante, o Ministério da Saúde decidirá a quem será dado. “O ministério sofrerá grandes pressões. Caberá a ele não ceder a essas pressões”, previu Raw.

Fonte: Portal do consumidor

VIGEP

VIGEP se reúne com coordenações da Atenção Primária e Programas para discutir sobre a Gripe A



Aconteceu nesta segunda feira, dia 17/08, no auditório do Anexo da Secretaria Municipal de Saúde, reunião da Vigilância Epidemiológica – VIGEP, com a coordenação e supervisores da Atenção Primária, juntamente com as coordenadoras dos programas de Serviço Social, Tuberculose, Saúde Bucal e representantes do Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária.

A reunião foi para definir os papeis de atuação e assistência da Atenção Primária com relação ao enfrentamento à gripe Influenza A H1N1. Esteve presente também Dra. Maria Emi, consultora da Secretaria Municipal de Saúde.

Compareceram: Elaize Maria Gomes de Paula – coordenadora da VIGEP, Dra. Ana Abdala – coordenadora da Atenção Primária, Leila Maria de Oliveira – coordenadora técnica de enfermagem das unidades Saúde da Família, Maria Aparecida Gonçalves Gomes – Referência Técnica dos Programas e Caps, Rosária Maria Paixão – coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Hebe Couto Teixeira – coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Eleusa Resende – coordenadora do Programa de Serviço Social, Jean Limongi – biólogo do Centro de Controle de Zoonoses, Andréa – representando a Vigilância Sanitária e as supervisoras de núcleos Cláudia Pacheco, Eliane M. Veloso Almeida e Ana Rita.


Vigilância Epidemiológica – VIGEP
Coordenação: Elaize Maria Gomes de Paula
Fone: 3231-4080

Foto e Texto: Renato Cury

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Nota à imprensa





O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), se reuniu na manhã desta segunda-feira, 17 de agosto, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Odelmo Leão e decidiu que:


1º Permanecem as recomendações divulgadas pelo comitê com relação aos eventos em Uberlândia. Submetendo-as a avaliação periódica, com base nos atendimentos na saúde suplementar e rede pública;

2º O Comitê reforça a necessidade da participação da população e pede a todos que sejam solidários no enfrentamento desta situação, ou seja, se seu filho está com sintomas de gripe (febre maior que 38,5º, dor de cabeça, dores no corpo, falta de ar e tosse), não o leve para a escola nem em ambientes de contato com outras crianças; se seu funcionário também se enquadra nesta situação, o mesmo deve ser dispensado e encaminhado ao serviço de saúde; funcionárias grávidas devem ser remanejadas de funções de atendimento ao público; sempre que possível deve ser mantida a ventilação natural no ambiente de trabalho, evitando-se ambientes fechados com ar condicionado; a população como um todo deve evitar permanecer em locais de aglomeração;



Rafael Guimarães
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Av. Anselmo Alves dos Santos, 600.
Uberlândia / MG. Fones: (34) 3239-2441 / 2684 / 2883

Comunicado


COMUNICADO
SUSPENSÃO DE EVENTOS PROMOVIDOS
PELA GRS/ UBERLÂNDIA


Em decorrência do agravamento da epidemia de Influenza A (H1N1), estão suspensos até outubro todos os eventos promovidos pela GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE UBERLÂNDIA.

Para o enfrentamento da epidemia é fundamental a concentração de esforços. Contamos com a compreensão e o apoio de todos.
Solicitamos que este comunicado seja divulgado amplamente.

Atenciosamente,
Daltro Catani Filho
Diretor - GRS/ Uberlândia

Esclarecimento

Esclarecimento do Ministério da Saúde à população sobre a distribuição do medicamento contra a nova gripe


Com relação à distribuição do medicamento fosfato de oseltamivir para o tratamento da gripe A (H1N1), o Ministério da Saúde esclarece
Veja também:
Brasil tem a segunda menor taxa de mortalidade entre os 15 países com mais óbitos no mundo

Fonte: Portal da Saúde

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Em visita

O amigo e colega Rubens Galvão em visita ao nosso Laboratório hoje pela manhã.
Agradável surpresa, fica o registro.

Clique para ampliar






Fotos: Acervo Laboratório de Animais Peçonhentos

UBS Jaraguá

UBS Jaraguá recebe orientações sobre a Influenza A (N1H1)




Os profissionais da UBS Jaraguá receberam neste dia 13/08, no período da manhã, orientações referentes sobre a Influenza A (H1N1), em palestra proferida pelo enfermeiro André Luis de Moraes e Carvalho, integrante do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde e Chefe do Setor de Classificação de Risco do Hospital de Clínicas de Uberlândia.

A palestra tratou inicialmente sobre um breve histórico da gripe em todo o mundo, passando pelo Brasil, recomendações da Organização Mundial de Saúde, meios de prevenção, incapacidade do sistema hospitalar, perfil da epidemia, níveis e formas de prevenção, higienização, contágio e tratamento da Influenza A (H1N1), como também aos tipos de equipamentos de proteção individual que devem ser usados, especialmente os tipos de máscaras.

O público alvo foram os profissionais de enfermagem, odontologia, médicos e administrativos da Unidade e do Credesh – Centro de Referência Nacional em Hanseníase.

A palestra foi coordenada pela enfermeira Patrícia Eliana Machado, responsável pelo Setor de Enfermagem da UBS Jaraguá, tendo como convidada a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Rosária Maria Paixão.


Fotos e Texto: Renato Cury

Anti-rábica

Cerca de 23.500 animais já foram imunizados contra raiva





A vacinação de cães e gatos contra a raiva termina no próximo sábado (15). Até agora foram vacinados aproximadamente 23.500 animais em Uberlândia. “Amanhã e sábado estaremos nos principais bairros. É importante que a população não deixe de vacinar os animais nestes dias, pois não haverá prorrogação da campanha”, orientou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Adalberto Pajuaba Neto.

De acordo com o coordenador, os humanos podem contrair a raiva apenas por lambedura ou arranhadura, não havendo necessariamente uma mordida. “A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo através da pele ou da mucosa", explica.

Fonte: Secom/PMU
Portal PMU

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Novas estratégias

Comitê traça novas estratégias no enfrentamento à Influenza A



(Foto: Daniel Nunes)

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), se reuniu na manhã desta quinta-feira (13), na sala de reunião do gabinete do prefeito Odelmo Leão, para discutir novas estratégias que serão recomendadas na cidade. Ficou definido que as aulas nas escolas da rede pública e privada serão retomadas na segunda-feira (17), que o comitê enviará um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o jogo entre o Uberlândia Esporte Clube e Araguaia seja realizado com portões fechados.

O comitê recomendou que na realização de concursos públicos estaduais e federais em Uberlândia sejam tomadas precauções, entre elas, evitar aglomerações de candidatos, deverão ser disponibilizados aos candidatos álcool em gel para a limpeza das mãos, sabão liquido e toalha de papel nos banheiros. Pacientes com sintomas gripais devem ser identificados e fornecidas máscaras e encaminhados para setores específicos. Gestantes devem ser isoladas dos outros candidatos e fornecidos a todos material informativo sobre a gripe A.

Continuam suspensas as cirurgias eletivas na rede suplementar, exceto para casos em que a falta da cirurgia comprometa o quadro clínico do paciente. Cabe aos médicos do comitê, elaborar uma nota aos hospitais particulares e aos planos de saúde.

Além disso, ficou definido que o Comitê Municipal enviará um ofício ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Influenza A e à Secretaria de Estado de Defesa Social, com recomendações das ações que podem ser tomadas nas unidades prisionais em Uberlândia.

Fonte: Portal PMU

Reuniões canceladas

Conselho Municipal de Saúde cancela reuniões programadas para o mês de agosto

O Conselho Municipal de Saúde cancelou todas as reuniões programadas para o mês de agosto, dos Conselhos de Saúde Distritais, Locais e Núcleos, inclusive da sua reunião mensal da última quarta feira do mês. A medida foi tomada, de acordo com a determinação do Prefeito Odelmo Leão solicitando o cancelamento de todo e qualquer evento dentro do Centro Administrativo, conforme medidas preventivas que estão sendo adotadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (N1H1).

Maiores informações:
Conselho Municipal de Saúde – Fone: 3239-2418



Texto: Renato Cury

Em cima do minuto

Twitter de Magoo Secretário de Comunicação de nossa PMU

"Comitê Gestor da Gripe Suína continua reunido e avaliando ações de prevenção. Autoridades de segurança pública participam do encontro."

Medidas preventivas

Prefeito se reúne com entidades para discutir medidas preventivas contra a Gripe A




O prefeito Odelmo Leão e o secretário Municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, se reuniram na manhã desta quarta-feira, (12), com diversas entidades de Uberlândia, na sala de reuniões do gabinete. Detalhes das medidas preventivas contra a gripe A adotadas pela Prefeitura foram discutidos.

O secretário de saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, apresentou um diagnóstico da doença. “Estamos vivendo um momento epidemiológico. Hoje, 77% das gripes no Brasil são H1N1. O ideal é que tivéssemos vacinas para a imunização de toda a população. Mas, nem mesmo os laboratórios do Hemisfério Norte, que estão mais preparados, estão conseguindo produzí-las na velocidade necessária”, afirmou.

O secretário esclareceu ainda que as medidas tomadas até agora pelo Comitê são preventivas. “Diante do aumento dos números diagnosticados, estamos agindo antes que a situação se agrave”, disse.

De acordo com Gladstone Rodrigues da Cunha a situação é temporária. “A expectativa é que com a chegada das chuvas em dois ou três meses, o quadro mude. Precisamos nos mobilizar para que até lá não haja uma epidemia. Uberlândia atende toda a região e não possui leitos suficientes”, informou.

As entidades presentes demonstraram apoio às decisões do Comitê. “Façamos mesmo uma batalha campal pela disseminação das informações a respeito de como prevenir a doença”, ressaltou o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela.

Além de entidades, como CDL, Fiemg, Aciub, CEC, também estiveram presentes na reunião representantes de diversos núcleos religiosos, entre os quais: Igreja Católica, Presbiteriana, Universal do Reino de Deus, Assembléia de Deus, Shalon e Sal da Terra.

Para o presidente do Conpas, Conselho de Pastores de Uberlândia, Jacyr Cairon, as entidades têm agora melhores condições de ajudar no combate à Gripe. “A reunião foi muito produtiva: as informações repassadas foram amplas e práticas. Estamos agradecidos e vamos nos empenhar ao máximo para levar essas informações aos nossos pastores e fiéis”, afirmou.

O prefeito encerrou a reunião fazendo um forte apelo a todos para que se empenhem e reforçou a transparência com que as informações estão sendo divulgadas. “Se houver morte, vamos comunicar. O que não pode haver é falta de reação diante da situação. Queremos evitar que o pior nos atinja. Tudo isso assusta? Assusta. Mas esperamos que o resultado dessas ações seja positivo”, completou Odelmo Leão.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Uberlândia
Portal PMU

Informe FAPESP

Bolsa de Pós-Doutorado em bioquímica

Projeto Temático, que busca a identificação de proteínas e glicoesfingolipídeos, tem vaga para pós-doutoramento na Unifesp
Leia mais AQUI

Inpa abre oito editais

Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia abre 126 vagas. Inscrições vão até 30 de setembro
Leia mais AQUI

Hábito perigoso

Remédio partido ou ingerido com leite tem efeito alterado


Farmacêuticos alertam para os maus hábitos relacionados à forma como os medicamentos são ingeridos. Partir, triturar ou ingerir os remédios com alguns alimentos pode potencializar ou reduzir seus efeitos.

"90% das pessoas que consultam o médico saem com receita médica. Mas a farmácia precisa estar vinculada aos serviços de saúde; do contrário, o paciente pega o remédio na gôndola e toma como quiser. Por isso existe um grande número de intoxicação e de inatividade do medicamento: é falta de orientação", diz Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo).

Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir o conteúdo de cápsulas para facilitar a deglutição. "É um problema e é sério. Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago. Se você retira o conteúdo da membrana, ele pode perder o efeito", afirma Chung Man Chin, do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara.

O omeprazol, diz Chin, é um dos remédios que têm o efeito reduzido com o esmagamento.


Fonte: Portal do consumidor

Boa notícia

Número de mortes vai diminuir no país, afirmam médicos

Rio de Janeiro - Depois de registrar mais de 100 mortes em todo o país, principalmente entre os meses de junho e julho, especialistas na área de saúde acreditam que o número de óbitos por influenza A (H1N1) - gripe suína diminuirá daqui para a frente. Segundo eles, médicos e autoridades sanitárias foram inicialmente surpreendidos pela doença, mas agora começou-se a entender melhor o vírus e a reconhecer os grupos de pessoas mais vulneráveis.

Segundo o chefe do Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Davis Ferreira, no começo muitos médicos tratavam pacientes com a influenza A como se estivessem infectados com a gripe comum. Algumas dessas pessoas, por se tratar de grupos mais vulneráveis à nova doença, como as grávidas, acabaram morrendo.

“Agora, o que está acontecendo é que as pessoas de ‘grupos de risco’ estão sendo tratadas de forma especial. Então, eu acho que as medidas estão acertadas agora. O ‘grupo de risco’ tem que ser olhado com bastante carinho. Essas pessoas não podem voltar para casa se tiverem com sintoma de gripe, devido à alta incidência de pneumonia. E, com essas pessoas sendo bem orientadas e bem cuidadas, acredito que podemos diminuir muito o número de óbitos por essa gripe”, disse Ferreira.

O coordenador da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), Pablo Vazquez, concorda que os médicos não estavam bem orientados para tratar a nova gripe e que agora eles estão melhor preparados para lidar com a doença.

Vasquez acredita que tanto um atendimento melhor quanto o fim do inverno, que ocorrerá em setembro, devem provocar a redução do número de mortes e de casos da gripe suína no país. “Acho que as medidas organizadas pela saúde pública devem ser o principal motivo [para essa queda de mortes esperada], mas, sem dúvida, não há como negar que a saída da temporada de temperaturas mais baixas estimula o recuo da doença”, disse.

O coordenador do Cremerj alerta, no entanto, que a gripe suína ainda não é completamente conhecida dos médicos e especialistas - ou seja, ainda há muito o que descobrir sobre essa doença.

“A gente está criando consensos em relação a uma doença sobre a qual ainda temos pouca fundamentação científica. Por isso, ainda não há um protocolo totalmente estabelecido. Por conta disso, as orientações estão sofrendo mudanças”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

Saúde bucal

Profissionais de saúde bucal das escolas públicas recebem orientações sobre a Gripe A

O Programa Municipal de Saúde Bucal, realizou no auditório do anexo da SMS, dia 07/08, reunião com todos os profissionais de saúde bucal que trabalham no atendimento odontológico à criança e ao adolescente das escolas municipais e estaduais.

60 (sessenta) profissionais compareceram à reunião para receberem orientações preventivas para o atendimento aos alunos, proferidas pela coordenadora da VIGEP, Elaize Maria de Paula Gomes e da coordenadora do Programa, Hebe Couto Teixeira, à respeito da gripe A Influenza N1H1.


Programa Municipal de Ações em Saúde Bucal
Av. João Naves de Ávila, 2202 sala 104
Coordenadora: Hebe Couto Teixeira – 3229-1519 ramal 205







Texto: Renato Cury

Ações canceladas

Canceladas as ações do Programa Municipal DST/AIDS


Seguindo orientações da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A H1N1, no sentido de se evitar aglomerações de pessoas, o Programa Municipal DST/AIDS cancelou toda a programação deste mês relativo à palestras, capacitações e exames nos seguintes dias e locais:

  • Dias 19 e 26/08 no Centro Sócio Educativo de Uberlândia – CSEU.
  • Dias 20 e 21/08 na SIPAT do DMAE
  • Dia 22/08 no EMEI Augusta Maria de Freitas no Bairro Seringueiras

Programa Municipal DST/AIDS – Ambulatório Herbert de Sozua
Coordenação: Cláudia Maria Bulgarelli Spirandelli
Rua Avelino Jorge do Nascimento, 15 Bairro Roosevetl
Fone: 3215-2444

Texto: Renato Cury





quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A gripe e o transporte


Definidas ações de prevenção contra a gripe A para o transporte público de Uberlândia
As medidas serão adotadas nos terminais, ônibus, táxis e vans do sistema porta a porta e foram definidas durante uma reunião entre a Secretaria de Trânsito e Transportes, representantes das operadoras do transporte coletivo, do sistema de transporte porta a porta, sindicato dos taxistas e da vigilância epidemiológica. “A partir de quinta-feira (13), o município irá disponibilizar álcool em gel em todos os ônibus, terminais, estações, táxis e vans do transporte porta a porta”, disse o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira. De acordo com ele, foram adquiridas 400 unidades que ficarão à disposição dos usuários nos ônibus, terminais e estações, além de 350 unidades, que serão utilizadas nos táxis e vans.

Nos terminais e estações a recomendação é que a limpeza dos pisos e corrimões seja intensificada com álcool e que as TVs sejam utilizadas para a divulgação do vídeo com informações sobre a nova gripe. A divulgação dentro dos ônibus será reforçada com cartazes e panfletos.

Durante a reunião os participantes também discutiram sobre a importância da conscientização. “A recomendação é que cada um faça sua parte. É importante que os ônibus estejam bem ventilados para que não ocorra a proliferação do vírus. Além disso, pessoas com sintomas de gripe não devem utilizar o transporte coletivo”, orientou Elaise Maria, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ela ainda recomendou às empresas de transporte coletivo que, durante os intervalos, os veículos sejam estacionados no sol.

Ações Preventivas

  • Manter as janelas sempre abertas para manter a ventilação dentro dos veículos;
  • Intensificar a limpeza nos ônibus, estações, terminais, vans e táxis;
  • Disponibilizar álcool em gel nos ônibus, terminais, estações, táxis e vans;
  • Nos intervalos, manter os veículos no sol;
  • Intensificar a limpeza dos bebedouros nos terminais;
  • Afixar cartazes e distribuir panfletos dentro dos ônibus e terminais;
  • Veicular vídeos informativos nos terminais.

Fonte

Domitilla Gomes
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Av. Anselmo Alves dos Santos, 600.
Uberlândia / MG. Fones: (34) 3239-2441 / 2684 / 2883

Evento cancelado

Evento do Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental (caps Sul) é cancelada

A direção do Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental (caps Sul), cancelou o evento que iria comemorar o Dia dos Pais nesta quarta feira, dia 12/08, tendo em vista, as ações preventivas recomendadas pela Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), para se evitar aglomerações.

Segundo Maria Gorete, outra data será marcada oportunamente.
Maiores informações: 3227-2070


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nova gripe

Recebemos da amiga Marilia Alves Cunha esta esclarecedora apresentação sobre a Gripe A.
Muito boa, ótima fonte de informação e de fácil compreensão
Repassamos para conhecimento de todos

Clique AQUI e veja a apresentação.

Comitê de enfrentamento

Nosso Prefeito institui o Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1)

Leia o decreto no link abaixo
http://www3.uberlandia.mg.gov.br/ (em pdf)

Conselho de Saúde



Conselho de Saúde do Distrito Central realiza eleição



O Conselho de Saúde do Distrito Central (CONDISC), realizou dia 06/08 na UAI Martins, eleição para compor a nova mesa diretora para o mandato de 1 ano (de 06/08/09 à 06/08/10).

A Mesa Diretora ficou assim eleita:


Presidente: Adélio Moreira (representando o segmento da Comunidade do Bairro Martins)
Vice Presidente: Daniela Aparecida de Fátima Jesus (representando o segmento do Governo – Capsi – Bairro Brasil)
Secretária: Eliane Cristina S. Ferreira (representando o segmento da Comunidade do Bairro Osvaldo)
Vice Secretária:Cláudia Vaz Mendonça (representando o segmento do Trabalhador Saúde – Uai Martins)

Estiveram presentes os seguintes conselheiros:

Leidimar Maria de Melo, Sandra Helena Gomes, Cláudia Vaz Mendonça, Ivê Martins Ferreira, Clóvis Dias Matias, Alexandra das Graças Andrade, Adélio Moreira, Daniela Aparecida de Fátima Jesus, Eliane Cristina S. Ferreira; Cleidimar Aparecida Silva Melo de Paiva, Rute Pereira dos Santos, Maria Irene Arantes, Sandro Aurélio Silva Nascimento, Sérgio Donizete Félix, Ana Cássia Graton Costa, Vinicius de Oliveira Neves, Pedro Jorge dos Reis e Itamar Fidélis de Souza

Compareceram também o Sr. Carlos Andrade de Oliveira, vice presidente do Conselho Municipal de Saúde, o Sr. Carlos Henrique Cardoso Ângelo, relator da Comissão Municipal de Criação e Acompanhamento de Conselhos de Saúde e o Coordenador da Unidade, Sr. Sérgio Donizete Félix.

Fonte: Carlos H.Cardoso Ângelo - Relator da Comissão Municipal de Criação e Acompanhamento de Conselho de Saúde


Clique nas imagens para ampliá-las





Núcleo de Divulgação em Saúde
Diretoria de Gestão de Pessoas
Fotos: Pedro Reis
Texto: Renato Cury

Saúde Mental

Saúde Mental comemora o Dia dos Pais


Foto: Trabalho de mosaicos: uma das atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivência

Será comemorado nesta quarta feira, dia 12/08, a partir das 9h30 pelo Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental* (antigo Caps Sul), o Dia dos Pais, com uma programação variada.

O evento terá exposição de bordados, crochet, artesanato, mosaico, apresentação do grupo de danças brasileiras Baiadô e o lançamento do Jornal da Convivência, produzido pelos usuários que participam da oficina de comunicação que é realizada no Centro de Convivência.

*Rua Patrulheiro Osmar Tavares, 1516 Bairro Santa Mônica


Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental
Maria Gorete Tavares
Fone: 3227-2070

Texto: Renato Cury

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Comunicado à imprensa


O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), definiu nesta segunda-feira (10) algumas ações PREVENTIVAS E RECOMENDADAS para evitar a proliferação da gripe na cidade, destacadas abaixo:


1º Ficam suspensas por tempo indeterminado as aulas nas escolas da rede pública e privada de Uberlândia, submetidas a avaliação semanal pelo comitê.

2º Cirurgias Eletivas, ou seja, casos que não sejam de urgência e emergência, devem ser adiadas. No caso da saúde suplementar elas serão liberadas, mas não agendadas. Pacientes que já tiveram seus procedimentos autorizados devem comunicar seu médico e adiar a realização dos mesmos .

3º Pacientes com sintomas gripais deverão obrigatoriamente portar máscaras durante o atendimento nas unidades de saúde públicas e privadas;

4º Ficou definido o telefone do Serviço de Informação Municipal (SIM) – 3239-2800, o telefone de emergência da Policia Militar - 190, o portal da Prefeitura de Uberlândia e o Portal Megaminas, como fontes oficiais de informação e orientação, a partir de quinta-feira, 13 de agosto.

5º Definido que será feito um levantamento de todos os casos de gripe no município (rede privada e pública).

6º Será feita a capacitação de todos os profissionais de saúde para que eles se tornem multiplicadores de informação sobre a gripe A.

7º - O Comitê pede a toda a população que seja solidária no enfrentamento desta situação, ou seja, se seu filho está com sintomas de gripe (febre maior que 38,5º, dor de cabeça, dores no corpo, falta de ar e tosse), não o leve para a escola nem em ambientes de contato com outras crianças; se seu funcionário também se enquadra nesta situação, o mesmo deve ser dispensado e encaminhado ao serviço de saúde; funcionárias grávidas devem ser remanejadas de funções de atendimento ao público; sempre que possível deve ser mantida a ventilação natural no ambiente de trabalho, evitando-se ambientes fechados com ar condicionado; a população como um todo deve evitar permanecer em locais de aglomeração e fechados (bares, boates, restaurantes, cinemas, shows, entre outros);

8º Serão suspensos por tempo indeterminado eventos com grande aglomeração de pessoas, como Triângulo Music, Camaru, Festival de Dança do Triângulo, Shows, comenda Augusto César e eventos em comemoração aos 121 anos de Uberlândia. Esses eventos devem ser adiados.

Fonte:
Rafael Guimarães
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Av. Anselmo Alves dos Santos, 600,
Uberlândia / MG. Fones: (34) 3239-2441 / 2684 / 2883

Reuniões dos Conselhos

Agenda das reuniões dos Conselhos de Saúde Distritais, Locais e Núcleos


Cilque na imagem para ampliá-la

Programa Municipal DST-AIDS

Agenda do Programa Municipal DST-AIDS




Agenda do Programa Municipal DST-AIDS
Cláudia Spirandelli em palestra na Rodonaves dia 21/07
O Ambulatório Herbert de Souza – Programa Municipal DST-AIDS, realizará neste mês de agosto, as seguintes ações:

Data: 12/08/09

Horário: 13h30 às 15h
Evento: Palestra sobre DST-AIDS-HIV aos componentes da CIPA da Fundação Maçônica Manoel dos Santos
Local: Salão de Convenções da Fundação Maçônica Manoel dos Santos
End.: Av. Aspirante Mega, nº 2640 – Bairro Jardim Patrícia

Data: 19 e 26/08

Horário: 13h30 às 16h30
Evento: Capacitação em DST-AIDS para os profissionais do Centro Sócio Educativo de Uberlândia (CSEU), num total de 25, sendo psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, auxiliares de enfermagem, dentistas, pedagogos, agentes sócios educativos e diretoria.
End.: Rua da Pureza, nº 101 Barro São Francisco.

Data: 20 e 21/08

Horário: 7h30 às 11h
Evento: Participação na XIII SIPAT do DMAE com palestras sobre DST-AIDS-HIV
Local: Uberlândia Tênis Clube (das 7h30 às 11h no dia 20/08)) e no pátio do DMAE (das 8h às 17h no dia 21/08).
End: Av. Cipriano Del Fávero 741 (UTC) e Rua Martinésia 245 (DMAE)

Data: 22/08

Horário: 10h às 12h
Evento: Exames de hepatite C e distribuição de material educativo no Dia da Família no EMEI Augusta Maria de Freitas
End: Rua Serra da Ibiapaba, nº 152 Bairro Seringueiras


Programa Municipal DST/AIDS – Ambulatório Herbert de Sozua
Coordenação: Cláudia Maria Bulgarelli Spirandelli
Rua Avelino Jorge do Nascimento, 15 Bairro Roosevetl
Fone: 3215-2444


Foto e Texto: Renato Cury

Agenda

2º Encontro Catarinense de Medicina Tropical

Evento, que será realizado em Florianópolis, discute doenças tropicais e controle de epidemias
Leia mais AQUI

6º Seminário Memória-Unicamp

Com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre patrimônio cultural e memória social, evento será realizado, em Campinas (SP), pelo Centro de Memória da Unicamp
Leia AQUI

Fonte: Agência FAPESP

Visita

Profissionais da Saúde das cidades de Bom Despacho e Pará de Minas visitam Uberlândia


A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nos dias 03 e 04/08, a visita de 17 (dezessete) profissionais da Saúde das cidades de Bom Despacho e Pará de Minas, ambas de Minas Gerais.

O objetivo da visita foi para atender ao convite das tutoras Vânia Maria Martins e Ângela Maria Morais, da macro de Divinópolis e micro de Bom Despacho e das tutoras Rita Ana da Silva Lima e Sueli Marques da macro de Divinópolis e micro de Pará de Minas, para apresentação das experiências exitosas de seus municípios, com a implantação das tecnologias do Plano Diretor da Atenção Primária a Saúde, na oficina de Capacitação do PDAPS.

A Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde – DPIS ficou encarregada de organizar as visitas em unidades do setor Leste, Sul e Hospital Municipal, para troca de experiências, conforme cronograma abaixo.

Dia 03/08/09 (segunda-feira)
8horas - Apresentação de experiências exitosas na capacitação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde - PDAPS .
Local: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica

13h30 - Visita às unidades de saúde da família do Setor Leste (Taiaman II e Jardim das Palmeiras II), sob a supervisão da enfermeira Ana Rita.

Dia 04/08/09 (terça- feira)
8h30 – Visita à UAI São Jorge, sendo recebidos pelo coordenador Ricardo Borges.
10h30 - Visita à Unidade de Saúde da família Shopping Park – Setor Sul, sob a supervisão da assistente social Cláudia Pacheco

No período da tarde visitaram o Hospital Municipal, sendo acompanhados pelo engenheiro Marcos e profissionais do DPIS.



Fonte: Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde

Gestão da Qualidade

O que é Gestão da Qualidade em Saúde<





A Gestão da Qualidade em Saúde é uma forma de gerenciamento, que quando implantada melhora de modo contínuo o desempenho organizacional e está diretamente relacionada ao desempenho das pessoas, processos de trabalho, satisfação do cliente e a cultura organizacional. Trata-se uma forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e satisfação do cliente. Leva a uma mudança de cultura, melhor comunicação, redução dos custos e práticas flexíveis de trabalho.

Segundo o Ministério da Saúde a qualidade nos serviços de saúde baseia-se no alto nível de excelência profissional, no uso eficiente de recursos, na segurança do paciente e profissionais, no alto grau de satisfação para o cliente e no impacto final na saúde. A Qualidade não deve ser visualizada como meta, mas como um processo contínuo na busca de melhoramentos, visando uma prestação de serviços que atenda cada vez mais e melhor a clientela que dele se utiliza.

A Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde iniciou o Programa na UAI São Jorge desde maio de 2008, período no qual foram realizadas oficinas de sensibilização e capacitação para organização e preparação para obtermos a certificação desta Unidade de Saúde.

No próximo dia 20/08/2009 o IQG - Instituto Qualisa de Gestão – Entidade Certificadora da ONA, estará na cidade com o objetivo de diagnosticar o estágio de atendimento da UAI São Jorge, para certificar conforme aos padrões de níveis exigidos para a certificação da Unidade de Saúde, e com base nos resultados obtidos, orientar para o processo de planejamento de ações visando a melhoria contínua.


Fonte:
Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Centro Administrativo de Uberlândia – 3º andar
Fone: 3239-2671

Estatísticas

Weekly Stats Report: 3 Aug - 9 Aug 2009
Project: Blog da Saúde - Uberlândia


MonTuesWedThurFriSatSunTotal
Pageloads2763552512812551301501,698
Unique Visitors193204167173181951171,130
First Time Visitors163184152161168941081,030

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hospital Municipal

Aberta concorrência para processo de seleção do gestor do Hospital Municipal


A Prefeitura de Uberlândia informa que está aberta a licitação nº 594/2009 – técnica e preço para a seleção da organização social que vai administrar o Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia.

De acordo com o Prefeito Odelmo Leão, o município busca uma empresa com qualificação e experiência. “Aqueles que participarem da licitação terão que demonstrar sua competência, sua qualidade, sua experiência para administrar hospitais, e que venham com vontade de servir e tratar o nosso povo com respeito”, afirmou o prefeito.

O edital e os anexos serão fornecidos (Cd-Rom), a partir do dia 10 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, na Diretoria de Compras (avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, 2º andar, bloco II do Centro Administrativo).

A entrega dos envelopes, com documentação de habilitação e proposta técnica financeira deverá ser protocolada, no mesmo local, até às 13h do dia 28 de setembro de 2009.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (34) 3239-2494 / (34) 3239-2665.

Aliteia Milagre e Rafael Guimarães

Fonte:
Secretaria Municipal de Comunicação Social –
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600. Uberlândia / MG.
Fones: (34) 3239-2441 / 2684 / 2883

Leishmaniose

Parabéns à equipe do Laboratório de Entomolgia de nosso CCZ, capitaneada pela colega Médica Veterinária Márcia Beatriz, por tão belo e árduo e muita das vezes pouco compreendido trabalho a bem da saúde coletiva.

Clique na imagem para ampliá-la



Matéria na íntegra aqui no Jornal Correio de Uberlândia

Antroposofia

Rcebemos de Rubia, com prazer repassamos para conhecimento de todos

Clique para ampliar


SMS em SIPAT


Secretaria Municipal de Saúde participa da SIPAT da Granja Planalto




Os Programas de Controle à Tuberculose, DST/AIDS, Imunização e Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, participam nos dias 03,04,05,06 e 07 de agosto da Semana de Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Granja Planalto que está acontecendo no auditório do SEST/SENAT* - Serviço Social do Transporte.

Os programas estão mostrando aos funcionários desta empresa, formas de prevenção, combate e tratamento de várias doenças, orientando-os de maneira que possam ser multiplicadores dessas informações junto ao meio em que trabalham e residem.



*Rodovia MG 397



Fonte
Núcleo de Divulgação em Saúde
Texto e fotos Renato Cury

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Influenza A (H1N1)

Vigilância Epidemiológica apresenta os dados atualizados sobre Influenza A (H1N1) em Uberlândia até 04 de agosto de 2009.
Veja AQUI
(em .doc)

Vídeo sobre Influenza A (H1N1)




A biblioteca/Videoteca da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia está disponibilizando a quem interessar cópia do vídeo sobre Influenza A (H1N1) do Ministério da Saúde. Basta trazer 02 DVDs com capa e aguardar por 10 min. Qualquer dúvida entre em contato com

Erlon Moreira Castilho
bibliotecasaude@uberlandia.mg.gov.br
Biblioteca/Videoteca
34-3210-0071 - Ramal: 3201
Horário: 12:00 às 17:00
Segunda à Sexta

Endereço
Anexo Secretaria de Saúde
Av: João Naves de Ávila, 2202 no Bairro Santa Maria