Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dor de cabeça

Dor de cabeça crônica é maior em filhos de mães fumantes
Nicotina interfere na circulação placentária, o que leva a criança a desenvolver maior sensibilidade à dor
[Saiba +]

Informe NDS


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participam de evento no EMEI Santa Luzia



O EMEI Santa Luzia promoveu no dia 26/09, sábado, o Dia da Família com várias atividades voltadas para a confraternização de pais, alunos, professores e comunidade, dentre elas a participação dos profissionais da saúde escolar, programa hiperdia, imunização e alunos da faculdade do trabalho.

As profissionais do Programa Saúde Escolar demonstraram o modo correto de escovação e prevenção de doenças bucais, havendo também medição de glicemia, vacinação e aferição de pressão.


Fotos e texto: Renato Cury - NDS/SMS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Informe NDS

Unidade de Saúde do Alvorada entrega caderneta do idoso

A ESF – Estratégia Saúde da Família do bairro Alvorada, realizou dia 25/09, no salão da Associação dos Moradores do Bairro Alvorada, a entrega da caderneta do idoso para mais de 70 idosos.

O evento que contou com uma farta mesa de frutas e sucos, foi aberto pela coordenadora da Unidade, Roberta Bernardes da Silva, que explicou sobre a utilização da caderneta na vida diária do idoso, pois nela constará todo o histórico da saúde.

Logo após, a fisioterapeuta Mônica Senechal promoveu um alongamento, seguido pelas palestras da odontóloga Marien Issa (com demonstração de escovação) e do médico Nilton Sposto de Souza.

Na área de abrangência da unidade existem 359 idosos, que irão receber esta caderneta, sendo que na ocasião a pessoa com mais idade foi a D. Joana Ermelinda de 85 anos.



Fotos e texto: Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde

Release NDS

Treinamento para profissionais de enfermagem das UBS, parte ambulatorial e assistentes sociais das UAIs






Foi realizado dia 25/09, sexta feira, no auditório do anexo da Secretaria Municipal de Saúde, um treinamento para os profissionais de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, alguns integrantes do ambulatório e assistentes sociais das UAIs, ministrado pela enfermeira Laura Vidal – coordenadora das UBS e supervisora de enfermagem das UAIs, que visa o resgate das oficinas do PDAPS – Plano Diretor de Atenção Primária em Saúde dos dias, 11/09 e 18/09 e nos dias 25/09, 02/10,09/10 e 16/10.

O objetivo é buscar o nivelamento dos profissionais em relação ao "o que é o Plano Diretor" e como disponibilizará as ferramentas necessárias para a implantação do mesmo nas UBS e UAIs, sendo que esta parceria com o Serviço Social é fundamental para a melhoria da qualidade na assistência prestada ao usuário das unidades.

Segundo Laura Vidal "a parte ambulatorial das UAIs corresponde a 50% dos atendimentos da Atenção Primária. É necessário conscientizar o cidadão da importância e do direito que ele tem de ser acompanhado próximo de sua residência. É preciso mudar o modelo: valorizar o ambulatório que tem foco na prevenção e na promoção."


Foto: Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde
 

Comunicado

Caros colegas e amigos leitores de nosso Blog da Saúde,
O colega Renato Cury do Núcleo de Divulgação em Saúde- NDS - informa a todos que o equipamento do Núcleo está em manutenção, por isso os usuários estão sem receber os últimos releases.

Reafirmando e amalgamando ainda mais nossa parceria o Blog da Saúde continuará a divulgar as ações de nossa Secretaria até que tudo se normalize.

Família na escola

Recebemos de Denise Andrade

Aconteceu dia 26 de setembro na escola municipal de alfabetização do Conjunto Santa Luzia, o dia da Família na Escola; contando com as ações de saúde tais como informações sobre saúde(CASE), atualização do cartão de vacina (PSF Granada 2), aferir a pressão ( Enfermagem da Faculdade do Trabalho, e medir o indice de glicose no sangue (Programa de Diabetes).
Escola tem 3 salas de aula em 2 turnos, M e T, com média de 75 crianças por turno.

Texto e fotos de Denise Andrade

Clique nas fotos para ampliá-las


Informes técnicos

Peso da poluição

Pesquisa feita em cidade de médio porte reforça a associação entre baixo peso de recém-nascidos a poluentes ambientais como ozônio e dióxido de enxofre
Leia aqui


Erros que ensinam

Com base em erros publicados em veículos de ciência e saúde, professor da UnB cria método para avaliar conhecimentos de estudantes de medicina e nutrição
Leia aqui

Investimento

MS e multinacional inglesa vão investir R$ 183,7 milhões no desenvolvimento de novas vacinas

Anúncio foi feito pelo ministro Temporão, que liderou missão de representantes do governo e da indústria da saúde para estabelecer parcerias com o Reino Unido

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente mundial da GlaxoSmithKline, Andrew Witty, anunciaram nesta sexta-feira (25), em Londres (Reino Unido), investimento de 70 milhões de euros (cerca de R$ 183,7 milhões) no desenvolvimento de novas vacinas contra dengue, malária e febre amarela.

[Saiba mais]

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Informe VIGEP

Recebemos Elaize Maria Gomes de Paula da Coordenação das Ações em Vigilância Epidemiológicade

1- Notificações Influenza A (H1N1), para conhecimento e divulgação.
Clique AQUI (arquivo em pdf)

2- Dados de notificações até a semana 36
Confira AQUI (arquivo em pdf)

Em ambos, os dados estão sujeitos a alterações.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Adolescentes

Partos em adolescentes caem 30% em dez anos

Foram 485,6 mil partos em 2008 contra 699,72, em 1998. Queda deve-se ao acesso a políticas de saúde. MS realiza ações de incentivo para jovens procurarem os serviços

[Saiba mais]

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Raio-x da saúde

Pesquisa traça raio-x da saúde no país
Censo definirá recursos para cada cidade e beneficiar os hospitais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou uma pesquisa para saber como está o atendimento nos hospitais e clínicas de todo o país. O censo hospitalar vai traçar um raio-x da saúde e definir os recursos para cada cidade.

[Saiba mais: Portal Megaminas]

Enfermeiros das UBS

Capacitação para enfermeiros das UBS e parte ambulatorial das UAIs







Profissionais de enfermagem das UBS e parte ambulatorial das UAIs
realizaram nesta terça, dia 22/09 no auditório do anexo da SMS, uma capacitação ministrada pelo médico oncologista e coordenador técnico da UAI Tibery – Dr. Juliano Rodrigues da Cunha que discorreu sobre “coleta de papanicolau” e “identificação de lesões no colo uterino”, cujo objetivo é capacitar estes profissionais para realização da coleta do mesmo.

Fotos e texto: Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde - SMS

Crack

Uso de crack causa diminuição no peso do coração
Estudo da FMUSP expôs camundongos à droga por dois meses. Os animais apresentaram alterações no órgão

Salto Alto


Salto alto provoca problemas de postura em adolescentes
Mulheres com idade entre 13 e 20 anos, usuárias de salto anabella, apresentaram problemas de marcha

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Compromisso de Gestão

Unidades de Saúde do Setor Leste assinam Termo de Compromisso de Gestão





Aconteceu nesta terça, dia 22/09, no auditório do Anexo da Secretaria Municipal de Saúde, a assinatura do Termo de Compromisso de Gestão pelas dez equipes da Estratégia Saúde da Família (E.S.F.) do Setor Leste.

Este Termo de Compromisso faz parte do Projeto Estruturador Saúde em Casa, vide resolução 1935 de 08/07/09, uma parceria do Estado com o município, visando habilitar o município a usufruir de benefícios para melhoria da qualidade da Atenção Primária à saúde, em contrapartida se comprometendo a executar ações conforme a pactuação de resultados e o cumprimento de metas específicas para a Atenção Primária.
Estas metas, ou melhor os indicadores pactuados visam à redução da morbi-mortalidade materno-infantil:

- 95% de cobertura da vacina tetra-valente em menores de 1 ano;
- oferta de 7 consultas de pré-natal para as mulheres grávidas;
- oferta do exame de Papanicolau em mulheres de 25-59 anos na proporção de 0,3 ou seja 33% de atendimento anual para as mulheres desta faixa etária.

O contrato de metas tem validade de 12 meses, com availações parciais por quadrimestre e estas avaliações serão realizadas por uma comissão paritária.

Participaram conjuntamente com as Unidades desta assinatura, o Secretário Municipal de Saúde – Dr. Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, a coordenadora de Atenção Primária – Dra. Ana Abdalla e a supervisora do setor leste – Eliane M. V. Almeida, estando presentes também, monitores (instrutores do plano diretor da atenção primária), diretores, coordenadores e supervisores da Secretaria Municipal de Saúde.

As dez unidades que assinaram o Termo de Compromisso de Gestão:

  • Aclimação - Carlos Alberto Costa
  • Ipanema 1 – Liliane R. Guimarães
  • Ipanema 2 – Éricka M.V. Alves
  • Morumbi 1 – Aline Santana
  • Morumbi 2 – Aline Leopoldina Silva
  • Morumbi 3 – Kariciele Cristina Correa
  • Morumbi 4 – Pollyana de Paula Bisinoto
  • Dom Almir – Graziely Waniany Gomes
  • Joana Darc – Cláudia Ferreira da Silva
  • Alvorada – Roberta Bernardes da Silva







Fonte: Programa de Atenção Primária

Fotos: Elaize de Paula Gomes e Renato Cury

Alimentação saudável

MS incentiva a criação de políticas de alimentação saudável


Até quinta-feira, especialistas debatem ampliação do uso de frutas e hortaliças na dieta. Menos de 40% das crianças consomem esses alimentos diariamente.
[Saiba mais]

Bravo!

100% de cobertura para menores de 1 ano na vacinação contra o poliomielite



A coordenadora da UBSF Ipanema 1 - Liliane Guimarães aplicando a vacina

O Programa Municipal de Imunização disponibilizou os seguintes dados da 2ª etapa da Campanha contra a poliomielite:



Menores de 1 ano:
Foram vacinados 7.951 crianças tendo 100% de cobertura.

De 1 ano a 4 anos:
População: 35.041
Vacinados: 29.336
Cobertura: 83.71%
Meta do MS. 95%

A Campanha continua até sexta-feira dia 25/09/09.


Fonte: Programa Municipal de Imunização
Coordenadora: Maria Aparecida dos Santos
Av. das Américas, 333 – Fone: 3215-7560

Complexo Esportivo

Programa DST/AIDS participa com ações na entrega do Complexo Esportivo do Roosevelt



O Programa Municipal DST/AIDS participou nesta segunda, dia 21/09, das comemorações da entrega e reforma do Complexo Esportivo do bairro Roosevelt, com ações educativas.

Um grande público compareceu ao evento, passando pelo stand do Programa DST/AIDS onde desenvolveu ações de prevenção de DSTs e AIDS, tirando dúvidas e distribuindo preservativos.

As profissionais que estiveram presentes foram a Técnica em enfermagem Gilliam S. Brasil e a ACD Marivalda P. Rodrigues.

O Complexo Esportivo

O poliesportivo do bairro Roosevelt, zona Norte da cidade foi reformado e ampliado. Mais de um ano de obras e cerca de R$ 560 mil de investimento para transformar o espaço de 13.527m² num complexo esportivo.

Mais informações clique AQUI no Portal PMU


Foto e texto: Renato Cury -Divulgação em Saúde - SMS

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mecanismo venenoso

Foto: William H Stutz

Estudo feito na USP, em Ribeirão Preto, tenta isolar e caracterizar quimicamente a fração presente no veneno do escorpião-amarelo responsável pela dor e febre

Leia AQUI

Café da manhã

Primeira ação do nosso dia hoje bem cedinho. Promover soltura de jibóia em local seguro para ela, longe dos olhares humanos. Ela foi recolhida por nosso laboratório de Animais Peçonhentos SMS no perímetro urbano.

Os bichos estão acuados, é nossa obrigação cuidar das gentes e deles também. O planeta pertence a todos.
Nosso trabalho é extremamente gratificante. Indescritível sensação de contribuir para algo muito maior.

Fotos de Bruno Fonseca Ribeiro - Agente de Controle de Zoonoses de nosso Laboratório de Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde

Clique nas fotos para ampliá-las e observar detalhes







Vacinação sábado

Sábado foi dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Uberlândia









Sábado, dia 19/09 aconteceu a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em vários pontos distribuídos por toda a cidade, cuja meta foi vacinar mais de 40 mil crianças.

Nas unidades de saúde (UAI, UBS, UBSF e PSF), além de vacinar suas crianças, os pais puderam colocar o cartão de vacina em dia, como a rotavírus, febre amarela e tetravalente. Muitas Unidades foram decoradas, sendo que as crianças foram recebidas com brincadeiras e música.

Segundo Maria Aparecida dos Santos – coordenadora do Programa Municipal de Imunização, “a expectativa é atingir mais de 95% das crianças independente de ter tomado outra vacina anteriormente”. A UAI Martins foi a Unidade de Saúde referência para a abertura desta campanha, para que não houvesse aglomeração de pessoas como ocorreu no ano passado, seguindo orientaçãoes do Comitê de Enfrentamento à Influenza A (N1H1).

Aproveitando a presença dos pais neste dia de vacinação, o Programa Municipal de Nutrição realizou a Chamada Nutricional para os beneficiários do Programa Bolsa Família, nas UAIs Luizote, Martins, Pampulha, Planalto, Roosevelt e Tibery.

Denize Dias Lopes – Coordenadora do Programa Municipal de Nutrição disse que “o objetivo foi avaliar e reavaliar estes beneficiários, identificar indivíduos em risco nutricional, atualização de dados e levantamento do índice de desnutrição em crianças até 5 anos de idade.”


Foto e texto: Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde/SMS

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Influenza A (H1N1)

(Foto: Daniel Nunes)

Balanço da reunião de hoje do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A
O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 21 de setembro, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Odelmo Leão

Clique aqui e veja detalhes no Portal PMU

Sumiço de jararacas

A população da jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), que só existe na Ilha da Queimada Grande, a 33 quilômetros de Itanhaém (SP), pode ter sido reduzida à metade em um período de dez anos, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Butantan.

[Leia o texto completo aqui]

Isoflavonas


Análise aponta teor de isoflavonas em bebida de soja
Produtos com extrato ou isolado proteico de soja possuem mais isoflavonas que bebidas com suco de frutas

Texto na íntegra AQUI

Notas técnicas

Sinais conscientes

Método descrito na Nature Neuroscience consegue fazer com que pacientes em estado vegetativo mostrem indicação de capacidade de aprendizagem
[Saiba mais]


Conselho Europeu de Pesquisa lança chamada para bolsas


Iniciativa disponibiliza recursos de até 2,5 milhões de euros para pesquisadores avançados e até 1,5 milhão de euros para jovens pesquisadores em todas as áreas
[Saiba mais]

sábado, 19 de setembro de 2009

EcoPonto

EcoPonto é exemplo em debate internacional
Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve entre os participantes




Foto: Daniel Nunes

O secretário municipal de serviços urbanos, Wilmar Ferreira, participou na manhã de hoje, 18, de um debate internacional sobre gerenciamento de resíduos promovido pela Globo News.

Entre projetos de todo o País, o EcoPonto, central de gerenciamento de resíduos de construção civil inaugurado ontem, 17, em Uberlândia, foi escolhido para estar entre os trabalhos apresentados.

Participaram da discussão o Ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, o diretor da Comlurb - empresa de recolhimento de lixo do Rio de Janeiro, José Henrique Penido, os dois diretamente do estúdio no Rio de Janeiro, e a presidente da ONG Reviverde (RJ), Regina Laginestra; a superintendente da Regional São Paulo da Essencis Soluções Ambientais, Luzia Galdeano, direto do estúdio em São Paulo; a doutora em engenharia sanitária, Nélia Callado, direto de Maceió; o presidente da associação de catadores de lixo de Palmas, Otalício Martins Cardoso, direto de Tocantins; a repórter Joana Calmon, direto da França; e o repórter Ariel Palácios, direto da Argentina.

Durante sua participação, o secretário Wilmar Ferreira explicou que 60% do entulho produzido em Uberlândia (em torno de 1.500 toneladas/dia) pode ser reaproveitado. “Pode ser feito o rebritamento de 60% desse entulho e, com o subproduto, podem ser fabricados meios-fios, alambrados, placas de muro, manilhas e bancos de praça. O EcoPonto foi criado para facilitar o recebimento do entulho. Ao chegar ao local, materiais como metais, madeiras e podas são retirados. Os materiais recicláveis são separados e recolhidos pela ARCA – Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos – para triagem. O entulho de construção é levado para a cobertura do aterro sanitário para compactação do lixo orgânico, o que evita a retirada de mais material da natureza para esse fim”, disse.

Raul Perez, representante da ARCA, também participou do debate e enfatizou os benefícios da criação de EcoPontos para as 64 famílias que fazem parte da Associação. “Para a ARCA, a criação do EcoPonto é uma conquista muito grande, porque justamente a tração humana dos resíduos é desumana em função do tamanho da cidade. O EcoPonto incentiva a população a levar seu entulho, colaborando com os catadores e diminuindo esta ação dentro da cidade”, disse.

Para o prefeito, Odelmo Leão, a repercussão da criação do EcoPonto em cadeia internacional sinaliza que Uberlândia está no caminho correto. “Estamos cumprindo os compromissos firmados com a população. Além desse, outros nove EcoPontos deverão ser construídos na cidade até 2012”, afirmou o Prefeito.



Michele Borges
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Diplomas médicos

Legislação propõe critérios para revalidação de diplomas médicos obtidos
Projeto piloto prevê que profissionais formados em outros países sejam aprovados em exames teóricos e práticos para trabalhar no país

Os Ministérios da Saúde e Educação, juntamente com um grupo de universidades públicas, propõem um fluxo de revalidação de diplomas de Medicina obtidos no exterior. A proposta faz parte de um projeto piloto especificado na portaria interministerial nº 865 publicada no Diário Oficial da União, no dia 16 de setembro. A revalidação será feita por meio de um exame em duas etapas. A primeira será uma avaliação escrita e a segunda uma avaliação de habilidades clínicas. A nova portaria amplia o exame para todos os candidatos que têm diplomas de graduação em medicina expedidos por universidades estrangeiras.

[Saiba mais]

Prevenção

Programa Municipal DST/AIDS realiza palestra para funcionários da LIMPEBRÁS




A 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT que está acontecendo na empresa LIMPEBRÁS* de 14 a 18/09, teve a participação do Ambulatório Herbert de Souza – Programa Municipal DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, com uma palestra sobre DST/AIDS.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Maíra Rocha de Carvalho, que abordou sobre os tipos de doenças, formas de prevenção e tratamento, havendo também distribuição de preservativos.

Segundo Luiz Eugênio – membro da CIPA, “esta palestra contribuiu muito para diminuir a desinformação sobre as DSTs para funcionários que muita das vezes não tem tempo de se dirigirem à uma Unidade de Saúde, para sanarem suas dúvidas”.

As atividades do Ambulatório Herbert de Souza continuam, pois de 22 a 25/09 participarão da SIPAT da Cargill.



*Av: José Andraus Gassani,1298 – Bairro Industrial



Programa Municipal DST/AIDS – Ambulatório Herbert de Souza
Coordenação: Cláudia Maria Bulgarelli Spirandelli
Rua Avelino Jorge do Nascimento, 15 Bairro Roosevelt
Fone: 3215-2444

Fotos e texto: Renato Cury DNS/SMS

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vacina contra Polio

Vacina contra Poliomielite continua na zona rural até amanhã
Na zona urbana a vacinação será no sábado, dia 19

A Escola Municipal Dom Bosco, localizada na BR 365, KM 20, realiza hoje, quinta-feira (17), até as 15h, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Amanhã, sexta-feira (18), será a vez da Escola Municipal Leandro José de Oliveira, que fica na fazenda Douradinho, BR 497, KM 49, fazer a imunização das 13h às 16h. Todas as crianças com menos de cinco anos de idade têm que ser vacinadas e a dose é de graça.

“Os responsáveis devem levar os cartões de vacina das crianças. É importante lembrar que os adultos também devem ter seus cartões em dia e estamos aproveitando este momento para vaciná-los. Estamos aplicando todas as vacinas que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e do Adulto”, disse Maria Aparecida dos Santos, coordenadora da Central de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinação na zona urbana será no dia 19

Na zona urbana, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite será neste sábado (19). A imunização será feita em toda a Rede Municipal de Saúde, formada pelas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Programas Saúde da Família (PSFs). A vacinação será realizada também nos terminais de ônibus Central, Santa Luzia, Umuarama e Industrial; na praça Tubal Vilela; no Center Shopping; no Hipermercado Carrefour e nas redes de supermercados Bretas, Smart, Daniela e Leal.

Postos de vacinação:

  • Rede municipal de saúde – Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Programas Saúde da Família (PSFs)
  • Terminais de ônibus dos bairros Centro, Umuarama e Santa Luzia.
  • Praça Tubal Vilela
  • Center Shopping
  • Hipermercado Carrefour
  • Supermercados Bretas
  • Supermercado Smart
  • Supermercado Daniela
  • Supermercado Leal



Marden Rangel
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883
17 de setembro de 2009

Criatividade

Nossa colega Sandra Raquel da Divisão de Manutenção da SMS esbanja criatividade.
Nos fins de semana com amigos cria belos bonecos utilizando material reciclado.
Além de preservar o meio ambiente, faz a alegria de muitas crianças.
Parabéns Sandra que seu exemplo seja seguido por muitos . O planeta, e é claro as crianças sorriem felizes

Clique nas fotos para ampliá-las



Daltonismo

Alternativa para daltonismo


Macacos submetidos a terapia genética passam a enxergar cores após cinco semanas. Estudo, feito nos Estados Unidos, é destaque na revista Nature

[Saiba mais]

SUS em crise

SUS vive "crise generalizada", avalia Conselho Nacional de Saúde


Brasília - O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, defendeu hoje (15) uma reforma geral no Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo ele, enfrenta problemas que vão além da má gestão.

“Nosso maior problema não é na gestão, mas sim nos financiamentos, nos trabalhos, nas relações públicas privadas etc.”, disse durante a Caravana em Defesa do SUS, na Universidade de Brasília (UnB). Para Batista Júnior, uma das soluções para enfrentar a “crise generalizada” no sistema público de saúde é a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destina mais recursos para o setor.

“Estar ao lado do SUS não é defender a privatização e a terceirização da saúde. Isso não é modernização. Modernização é a nossa legislação que sempre foi descumprida e nunca foi colocada em prática”, criticou.

A Caravana em Defesa do SUS faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde. A mobilização reúne representantes de conselhos e secretarias estaduais de Saúde, além de movimentos sociais. Antes do Distrito Federal, a caravana visitou 11 estados: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Rondônia, Pernambuco, Acre, Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro.

Em mais um ato para pressionar a regulamentação da Emenda 29, os participantes da caravana programam para esta tarde uma manifestação na Câmara dos Deputados.



Fonte: Agência Brasil

Célula-tronco

Desenvolvimento de célula-tronco recebe apoio financeiro do BNDES


Dois projetos de desenvolvimento de tecnologias de cultivo e manipulação de célula-tronco vão receber R$ 6,6 milhões de apoio financeiro não reembolsável do Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES Funtec). A liberação do dinheiro foi aprovada hoje (15) pelo banco.

Os recursos serão utilizados na estruturação e implantação dos centros de Tecnologia para Terapia Celular da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (Fundherp) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Os projetos são ligados à Rede Nacional de Terapia Celular, constituída pelos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia para o fomento desse campo do conhecimento.

Desde 2000, a Fundherp realiza as pesquisas sobre as propriedades da célula-tronco, com o objetivo de desenvolver os instrumentos de diagnóstico e o tratamento na área da terapia celular. Já a PUC-PR realiza os estudos com célula-tronco, envolvendo desde a pesquisa básica e os ensaios em animais, até a produção de células para aplicação em seres humanos.

BNDES informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “medidas como essa são fundamentais, tendo em vista o avanço alcançado pela ciência brasileira na área de terapias celulares e a importância que a medicina regenerativa ocupará no cenário da saúde pública”.

Fonte: Agência Brasil

Odontologia da UFU

UBS Custódio Pereira recebe alunos da Faculdade de Odontologia da UFU para estágio



A Unidade Básica de Saúde Arnaldo Godói de Souza do bairro Custódio Pereira, recebeu nesta segunda feira, dia 14/09 os alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia que irão estagiar na Unidade, em mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A Coordenadora da UBS, Wilma Silva Nunes, apresentou à eles uma visão geral do Bairro e região bem como todos os serviços que a UBS presta à área abrangida, dados epidemiológicos e de produção.

Esteve presente, a Dra. Liliane Parreira Tannus Gontijo que falou sobre a importância e responsabilidade desta parceria, estando na coordenação destes estagiários toda segunda feira, bem como a Dra. Maria de Lourdes Carvalho na 3ª feira.

Foi mostrada também aos alunos, a nova sala da odontologia, totalmente reformada, que voltará a atender na próxima semana e com “escovário”.

Dentro deste projeto, ainda há uma parceria com a Escola Estadual Custódio Pereira, onde os estagiários farão uma classificação de casos encaminhando para a UBS, de acordo com a faixa etária dos alunos, sendo atendidos tanto pelos profissionais da Unidade como pelos próprios estagiários.

Estiveram presentes também à apresentação, Dra. Ana Abdala – Coordenadora da Atenção Primária à Saúde e a enfermeira Laura Vidal – supervisora de enfermagem das UAIs e coordenadora das UBS, ambas da Secretaria Municipal de Saúde.

Maiores informações:

Unidade Básica de Saúde Arnaldo Godói de Souza do Bairro Custódio Pereira
Coordenadora: Wilma da Silva Nunes
Av. dos Tito Teixeira, 1236 – Bairro Custódio Pereira
Fone: 3232-4757



Fotos e texto: Renato CuryNDS/SMS

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CEREST convida

O CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberlândia, em parceria com a FUNDACENTRO - Convidam você para participar do Curso “ Gestão de Riscos na Indústria da Construção Integrada ao PCMAT.

Curso:
Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT

Objetivo:
Apresentar os modelos de programas existentes de gestão em SST aplicados na Indústria da Construção, bem como, discutir com os participantes as estruturas de PCMAT que efetivamente poderão contribuir para a melhoria das condições de trabalho no setor.

Público Alvo:
Engenheiros, técnicos e profissionais que desenvolvam atividades na indústria da construção.

Conteúdo Programático:
Introdução: Características relevantes do setor, principais riscos e causas de acidentes;
Convenção 167, sistemas de gestão em SST, organização e layout em canteiros de obras;
Programas de gestão em SST e PCMAT.

Data de Realização:
16 e 17 de setembro de 2009.

Carga Horária:
16 horas

Local:
Sindicato dos Empregados do Comércio de Uberlândia e Araguari.
Av.: Fernando Vilela nº 1421

Inscrições:
3236-5266 – Lílian ( tarde )

Docente:
Maria Christina Felix
Arquiteta, Engenheira de Segurança do Trabalho, Mestra em Engenharia de Produção pela UFF.
Tecnologista Fundacentro – Rio de Janeiro

Oficina

Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde promovem a 1ª Oficina para Reorganização da Saúde Bucal em Uberlândia



Aconteceu nesta segunda, dia 14/09, na UNIPAC* a 1ª Oficina para Reorganização da Atenção da Saúde Bucal em Uberlândia, promovida pela parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, cujo objetivo foi para que os profissionais pudessem compreender os fundamentos sobre as Redes de Atenção à Saúde Bucal, discutindo o atual modelo de Atenção e propor mudança para um modelo de atenção ideal para o município.

O evento teve a participação da consultora da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Maria Emi, que fez uma exposição sobre Rede de Atenção à Saúde, das profissionais da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, Wanda Taulois Braga, Rafaela Silveira Pinto e Daniele Lopes Leal, e de Vânia Carvalho Bessa – referência técnica de saúde bucal da Gerência Regional de Saúde. Estiveram presentes também representantes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia.

Coordenações da Saúde de cidades como Prata, Monte Alegre, Araguari, Patrocínio e Monte Carmelo também se fizeram presentes.

Este é um projeto piloto em toda Minas Gerais, sendo que Uberlândia servirá de modelo para implantação na Reorganização da Rede de Atenção de Saúde Bucal nos municípios do Estado.

Participaram os facilitadores profissionais de saúde bucal, a coordenação da Saúde Bucal - Hebe Couto Rosely Teixeira e a supervisão de setor, Cristina Angélica Gomes - Coordenadora de Redes Temáticas, Rubia Pereira Barra - Diretora de Planejamento e Informação em Saúde, Tânia Berbert – Gerência de Informação e Divulgação em Saúde e Liliane Parreira Tannus Gontijo - Diretora de Gestão em Pessoas e Educação em Saúde.


*Av. Cipriano Del Fávero 991


Fotos e texto: Renato Cury NDS/SMS

Referência

UAI São Jorge se torna referência no Setor Sul para o atendimento à Hanseníase





A Coordenação do Programa Municipal das Ações de Controle da Hanseníase e sua equipe multiprofissional, se reuniu nesta segunda, dia 14/09 com os profissionais da UAI São Jorge, para implantar o Programa de Controle das Ações em Controle da Hanseníase com o objetivo de proporcionar ações programáticas determinadas pelo Ministério da Saúde que visa propor o controle à endemia da hanseníase em nosso país, sendo: ações de detecção de caso/diagnóstico; tratamento; vigilância de contatos; prevenção das incapacidades físicas e educação em saúde.

Aconteceu também um treinamento administrativo e discussão do protocolo dos profissionais envolvidos no atendimento.

A UAI São Jorge se torna referência neste serviço para o Setor Sul, atendendo uma populosa área de abrangência, sendo que o atendimento será realizado a partir do dia 21/09, toda segunda feira no horário do trabalhador, ou seja, das 18h às 21h.

Bairros da área de abrangência da UAI São Jorge:

  • São Jorge I,II,III, IV e V
  • Laranjeira
  • Shopping Park
  • Seringueira I e II
  • Aurora
  • São Gabriel
  • Campo Alegre


Programa Municipal das Ações de Controle da Hanseníase
Aparecida Helena Teixeira de Oliveira
Anexo da SMS – 2º andar sala 207 – Fone: 3229-1519 ramal 215


Texto: Renato Cury NDS/SMS

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Empresários e a Gripe

Prefeito Odelmo Leão se reúne com empresários para discutir sobre a Gripe A


O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, representantes do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) e da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) se reuniram no início da noite desta segunda-feira (14). Foram apresentados os números da gripe em Uberlândia e como as medidas adotadas influenciaram na redução da epidemia na cidade.

Odelmo Leão deixou claro que todas as medidas possíveis foram tomadas para evitar mortes provocadas pela doença em Uberlândia. “O homem público deve se posicionar nesses momentos e pensar no bem estar da população”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde e integrante do Comitê, Gladstone Rodrigues da Cunha apresentou o gráfico que mostra a evolução da doença na cidade. “Com base nos dados levantados semanalmente podemos perceber que por mais duras que pudessem parecer, as medidas adotadas em Uberlândia, contribuíram para a diminuição do número de casos”, ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com Gladstone Rodrigues da Cunha era preciso conscientizar a população sobre a importância de colaborar. “Com isso, criamos o hábito de limpar as mãos com freqüência e evitar tocar objetos de uso coletivo”, acrescentou o secretário.

Para o empresário Fabio Pergher as recomendações dadas pelo Comitê são exemplares. “Depois que foram tomadas essas atitudes, outras cidades seguiram as mesmas recomendações. O prefeito mostrou mais uma vez sua liderança e que pensa na população de Uberlândia”.

Na reunião o prefeito Odelmo Leão foi questionado sobre os impactos da gripe na economia e foi enfático. Afirmou que o País ainda sente os efeitos da Crise Econômica. “Minas Gerais foi um dos Estados que mais sofreram com a crise e agora nossa economia está superando esses reflexos”, finalizou o prefeito.


Fonte:


Raffael Guimarães
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Vacinação

Semana de vacinação contra a poliomielite nas zonas rural e urbana
De 15 a 21 de setembro

(Foto: Daniel Nunes)



A 2º etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite na zona rural começa nesta terça-feira (15) e vai até a próxima segunda-feira (21).

Locais de vacinação na zona urbana
Clique no quadro abaixo para ampliá-lo


[Detalhes e locais de vacinação - Portal PMU]

Prevenção de Acidentes

Programa DST/AIDS na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Peixoto Comércio Indústria





Aconteceu nesta segunda feira, dia 14/09, o primeiro dia da XXII Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT da Peixoto Comércio Indústria*, com a participação do Ambulatório Herbert de Souza – Programa Municipal DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde.

Os profissionais do Programa estiveram presentes, para realizar exames de hepatite C, bem como divulgar formas de prevenção, contágio e tratamento tanto desta doença como de outras DSTs e AIDS e distribuição de preservativos.

A XXII SIPAT da Peixoto Comércio e Indústria, que vai de 14 a 18/09 terá a participação da Hemocentro regional, SETTRAN, UNIMINAS, Uniodonto e outros parceiros, para atender 550 funcionários que passarão pelas ações destas instituições.

*Av: José Andraus Gassani, 6000 – Bairro Industrial

Maiores informações:
Programa Municipal DST/AIDS – Ambulatório Herbert de Sozua
Coordenação: Cláudia Maria Bulgarelli Spirandelli
Rua Avelino Jorge do Nascimento, 15 Bairro Roosevetl
Fone: 3215-2444


Fotos e texto: Renato Cury - NDS/SMS

Dengue

Ministério da Saúde capacita especialistas no controle do mosquito da dengue
Luiz Augusto Gollo
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - Especialistas brasileiros e estrangeiros estarão reunidos de hoje (13) até o dia 25 para se capacitarem no combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

É o 1º Curso Internacional sobre Monitoramento à Resistência do Aedes aegypti a Inseticidas, uma promoção do Programa Nacional de Controle da Dengue, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O objetivo é mostrar aos estrangeiros a experiência brasileira no controle da doença.

[Saiba mais]

Dependência química

Tratamento e reabilitação de dependência química são temas de debate


O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciaram ontem (14), em Campinas (SP) as atividades da segunda fase do Projeto Global Treatnet – Rede Internacional de Tratamento, Centros de Pesquisa e Reabilitação de Droga-Dependência.

O projeto tem como objetivo a prestação de assistência técnica, o treinamento, a identificação e a divulgação de boas práticas, bem como a exploração de possibilidades e o estímulo às experiências já existentes nos países. O programa conjunto visa a aumentar o nível de conscientização sobre a droga-dependência como doença tratável.


Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Nota a imprensa



O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 14 de setembro, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Odelmo Leão.
Veja aqui NOTA A IMPRENSA - COMITÊ MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À INFLUENZA A (H1N1)

Informes técnicos

Alerta para o lodo

Estudo feito por pesquisadores da Embrapa mostra que uso de lodo de esgoto como adubo para cultura agrícola pode contaminar o solo com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos
[ Leia mais aqui ]


Ser ou não ser nano

Pesquisadores ligados ao Centro de Implicações Ambientais da Nanotecnologia, sediado na Universidade Duke (EUA), defendem revisão do conceito de nanopartícula para levar em conta propriedades e não apenas tamanho
[ Leia mais aqui ]


Produção de radiofármacos no Recife

Unidade produzirá radiofármaco utilizado em tomografias de emissão de pósitrons, técnica para a identificação de tumores em estágio inicial
[ Saiba mais ]


Fonte Agência FAPESP

Em visita

Vigilância Sanitária recebe visita da Coordenação de VISA de Ilhéus – BA

Da esquerda para direita: Sra. Débora Shaoui - da VISA; Sra. Silvana Rosário Santos da Secretaria de Agricultura; Andréa O.B.Botelho da VISA da SMS e Sr. Jorge Luiz Santos do Conselho Municipal de Ilhéus.

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta quinta feira, dia 10/09, a visita de representantes da Saúde da cidade de Ilhéus – BA, que conheceram as instalações do órgão e do Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde, sua estrutura da fiscalização, especificamente em relação ao funcionamento, ações de fiscalização e análises realizadas.

Estiveram presentes, a coordenadora da Vigilância Sanitária em Saúde de Ilhéus – BA - a Sra. Débora Shaoui, o Sr. Jorge Luiz Santos – representando o Conselho Municipal de Saúde e a Sra. Silvana Rosário Santos – da Secretaria Municipal de Agricultura de Ilhéus.


Mais informações:

Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde
Coordenação: Marco Aurélio Ribeiro de Sá
Rua Benjamim Magalhães 895 Bairro Tibery
Fone: 3213-6152



Texto: Renato Cury

Semana de atividades

Semana de atividades do Programa Municipal DST/AIDS



Imagem de Ação realizada na ACS/Algar

O Ambulatório Herbert de Souza – Programa Municipal DST/AIDS, realizará palestras educativas sobre prevenção de DST/AIDS, exames de hepatite C e distribuição de preservativos na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho das seguintes empresas:


Clique no quadro abaixo para ampliar




Texto: Renato Cury - NDS/SMS