Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Saúde da Criança

Programa Saúde da Criança prossegue em sua capacitação para os profissionais de enfermagem



Dando prosseguimento ao seu cronograma de atividades para os profissionais de enfermagem, o Programa Aninhar realizou neste dia, 28/10 no auditório do anexo, mais uma capacitação para os profissionais de enfermagem das UBS, UAIs e ESFs. O objetivo é garantir maior acessibilidade ao atendimento do Programa, pois o mesmo estará ampliando suas ações para outras unidades de saúde da rede municipal. Os profissionais envolvidas neste treinamento foram: Meire Amaral, Genildes Souza e Dr. Paulo Sérgio de Freitas.

Os temas desta capacitação foram: “Amamentação I - Anatomia da glândula mamária e fisiologia da lactação, Princípio de acolhimento - Grupo x Palestra e Proteção legal do Aleitamento Materno e Amamentação II - Composição, Ordenha, Conservação. Normas e Rotinas do Banco Leite.
O próximo dia desta capacitação será 04/11, com os temas:
  • Teste do Pezinho e doenças relacionadas
  • A técnica do teste do Pezinho

Maiores informações:

Programa Saúde da Criança - Anexo da SMS – sala 106
Fone: 3229-1519 ramal 207

Fonte: Núcleo de Divulgação em Saúde - SMS

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Automedicação


Perfil da automedicação no Brasil
[Saiba mais]

Combate à dengue


Ações de combate à dengue ajudam a reduzir índice de infestação

A Prefeitura de Uberlândia realiza diversas ações para combater a dengue e com a ajuda da população conseguiu baixar o índice de infestação na cidade. O registro mais recente é de 1,2 %. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é 1%.

“Quando assumimos a Prefeitura, o índice de infestação da dengue era preocupante. Chegamos a registrar 8%, em 2006. O número de funcionários era insuficiente, a estrutura de trabalho era precária e não existiam ações efetivas de combate à doença. Conseguimos mudar essa realidade com a ajuda de cada um dos moradores de Uberlândia”, relembrou o prefeito Odelmo Leão.

A coleta de pneus, referência no Estado e a vedação de cerca de nove mil caixas d´agua na cidade são algumas das ações implantadas de 2005 para cá. “Temos outros projetos para controlar a infestação do mosquito em Uberlândia”, destacou o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, José Humberto Arruda.

Uma parceria com as imobiliárias permite que os agentes visitem os imóveis fechados. “Fizemos também um recadastramento de todos os ferros velhos da cidade. Fazemos visitas a cada 15 dias, aplicando larvicida e adulticida nos materiais”, ressaltou José Humberto Arruda.

Além disso, foram intensificadas as visitas domiciliares em toda cidade. “A cada dois meses realizamos um trabalho preventivo e tratamento com veneno em cada casa do município. Implantamos também a educação em saúde, com equipes que trabalham em empresas e escolas realizando palestras”, disse José Humberto Arruda.

De acordo com o coordenador, alguns locais exigem cuidados redobrados, como os bairros: Bom Jesus, Cruzeiro do Sul, e Maravilha. “Estamos verificando uma mudança nos locais de criadouro do mosquito transmissor. O maior número de focos é encontrado nos bebedouros de cachorros. Antes os pneus, caixas d´agua e vasos de plantas eram os grandes vilões”, explicou.

José Humberto Arruda alerta para que a população não deixe acumular água parada, condição fundamental para a proliferação do vetor. “Estamos um pouco acima do índice recomendado pela OMS, mas ainda estamos numa situação tranqüila, levando em consideração a estrutura da nossa cidade e principalmente a chuva, que tem caído nos últimos dias”, concluiu José Humberto Arruda.

Fonte:
Raffael Guimarães
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

DST/AIDS em ação

Profissionais do Programa DST/AIDS em ação


Cumprindo a agenda do mês de outubro, o Ambulatório Hebert de Souza – Programa Municipal DST/AIDS encerra as ações do mês de outubro com as seguintes atividades:

No dia 26 e 27/10 realizaram palestra, teste de hepatite C e distribuiram material informativo e preservativos para funcionários da Castroviejo Construtora que estão na construção do Residencial Vilage (Rua da Tulha 2985 B. Minas Gerais) e funcionários administrativos (Av. Getulio Vargas, 899 B. Centro). Esta ação contou com a presença dos profissionais Maíra Rocha de Carvalho, Gilliam Silva Brasil e Ademir Custódio.

Neste dia, 28/10, foi realizada também, uma oficina de sensibilização em DST/AIDS para os alunos da Escola Estadual Afonso Arinos, no bairro Osvaldo, onde receberam informações sobre DSTs e métodos contraceptivos. Na oportunidade foi entregue à eles uma cartilha contendo estas informações, para que leiam e na próxima semana possam tirar suas dúvidas. As profissionais que participaram desta ação foram: Dra. Elizabeth Cândida – médica, Maíra Rocha de Carvalho, Luiza Mara Silva Lima e Eliana Maria de Araújo.

Texto e fotos: Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde SMS

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia Mundial da Psoríase



Em participação da Campanha Nacional realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que comemora o dia Nacional da Psoríase, 29 de Outubro, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), ministra neste dia, das 10h às 11h, um vídeo para as pessoas que se encontrarem no saguão de espera do Ambulatório Central Amélio Marques, localizado no Campus Umuarama. Posteriormente, serão entregue folhetos explicativos aos presentes.

O objetivo da campanha é desenvolver ações que visem uma melhoria na qualidade de vida dos doentes, através do esclarecimento à sociedade civil. Por meio de ações de conscientização voltadas para a comunidade e mídia, elucidando, entre outras questões, como identificar a doença, quais são os tratamentos, como os portadores podem conviver com a moléstia, além de ajudar a reduzir o preconceito ao explicar que a doença não é contagiosa.

A Psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, não contagiosa, de causa ainda desconhecida, que afeta de 1 a 3% da população mundial. Atinge indistintamente homens e mulheres, sendo mais frequente na raça branca. Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões róseas ou avermelhadas, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Podendo em outros casos a se espalhar por toda a pele. A doença pode se manifestar logo após o nascimento ou tardiamente no idoso, mas o mais comum é o início entre a 2ª e a 4ª décadas da vida, segundo definição do site oficial do governo www.psoriase.org.br .

Conheça o site oficial www.psoriase.org.br/

Sala de Situação em Saúde

Recebemos de Rubia, Diretora de Planejamento de nossa SMS
"O Ministério da Saúde lança uma ferramenta "Sala de Situação em Saúde" - que dará acesso a um banco de dados sobre repasse de recursos, programas estratégicos, situação socioeconômica e situação em saúde. Foi criada para disponibilizar em um só local, informações de saúde com abrangência nacional, organizadas em recorte territorial por regiões geográficas, regiões prioritárias de atuação de atuação, estados ou municípios."

Para mais informações, poderão acessar o link
www.saude.gov.br/saladesituacao

Festival de dança

Recebi de nosso prefeito Odelmo Leão, com prazer repasso

Clique no cartaz para ampliá-lo

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Censura

Mordaça nos palcos
Da Agência FAPESP

Grupo da ECA-USP estuda, a partir de arquivo histórico, impacto da censura sobre o teatro paulista entre 1930 e 1970, que causou grande prejuízo para a produção cultural
[Saiba mais]

Pesquisa

Proteção neurológica
Da Agência FAPESP

Pesquisa indica que o ômega 3 desempenha papel neuroprotetor e antiinflamatório, capaz de minimizar a morte de neurônios em pessoas com epilepsia
[Saiba mais]

Meningite C

Campanha de vacinação contra meningite C
Estado capacita os profissionais
A campanha de vacinação contra a meningite C, que o Governo de Minas lançará no dia 28 de novembro, já começou para os profissionais de imunização dos municípios da região metropolitana e das Gerências Regionais de Saúde do Estado. Em uma capacitação realizada em Belo Horizonte, eles conheceram a importância do trabalho que desempenharão nos próximos meses. Serão responsáveis pela aplicação e monitoramento de uma vacina nunca utilizada no Brasil.

Os profissionais receberam informações sobre a vacina que combate a meningite menigocócica C, entenderam as normas técnicas de aplicação e os efeitos que ela causa no organismo. Minas Gerais será o primeiro lugar no mundo onde bebês de até dois anos serão imunizados, uma população estimada em 540 mil. “A responsabilidade destas pessoas é muito grande”, diz Tânia Brant, coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde. “Caberá a elas demonstrar, através da vigilância intensiva, a eficácia desta campanha”.

Segundo Tânia, a presença dos profissionais das gerências regionais será fundamental para informar todos os 853 municípios mineiros sobre a campanha. “Cada representante capacitará as equipes municipais de sua região. Dessa forma, abrangeremos toda Minas Gerais”, disse.

Rita Filocre, coordenadora de Imunização da GRS de Montes Claros já organizou suas ações. “Vou reunir todo pessoal para fazermos uma grande campanha”, disse. Ela afirmou também que produziu uma lista com o nome e o endereço de todos os bebês de sua região que receberão a vacina. A regional que coordena possui 52 prefeituras.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Congresso

Uberlândia é representada no 1º Congresso Sul Brasileiro Latino Americano e Caribenho de DST




À esquerda, Cláudia M.B.Spirandelli - Coordenadora do Programa DST/AIDS
com a médica Elizabeth Cândida de Souza


O Programa Municipal DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde representou Uberlândia no 1º Congresso Sul Brasileiro Latino Americano e Caribenho de DST, realizado de 17 à 19/09 na cidade de Bento Gonçalves em Santa Catarina, apresentando o trabalho que é desenvolvido com os pacientes: Mudança de Paradígma: Como o acolhimento e humanização no atendimento odontológico pode trazer Satisfação e Qualidade de Vida ao paciente HIV, bem como o trabalho que também é desenvolvido pelo Setor de Oncologia.

Neste 3 dias de Congresso, os profissionais do Ambulatório Herbert de Souza trouxeram na “bagagem” trocas de experiencias e atualização de conceitos e procedimentos.

Participaram do congresso: Cláudia Maria Bulgareli Spirandeli (Coordenadora) Patricia Aparecida Borges (Cirurgiã Dentista) Dra. Elizabeth Cândida de Souza (Ginecologista) Sibely de Melo Rocha (Assistente Social).


Programa Municipal DST/AIDS – Ambulatório Herbert de Sozua
Coordenação: Cláudia Maria Bulgarelli Spirandelli
Rua Avelino Jorge do Nascimento, 15 Bairro Roosevetl
Fone: 3215-2444

Fotos: Cláudia M.B.Spirandelli - Coordenadora do Programa DST/AIDS
Texto: Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde

Concurso cultural

Centro de Controle de Zoonoses promove concurso cultural sobre controle da dengue
O Centro de Controle de Zoonoses William Henrique Stutz através do NES – Núcleo de Educação em Saúde, está promovendo de 19 a 30/10 o Concurso Cultural sobre Controle da Dengue, voltado para os alunos das escolas públicas municipais e estaduais, tendo com objetivo, promover a cidadania e a interação entre alunos, professores e profissionais de saúde, explorando os eixos: agente transmissor, biologia do vetor, agente etiológico, sintomas, tratamento e ênfase em medidas preventivas, para que sejam multiplicadores desta ação.

A Secretaria Municipal de Saúde tem como parceiros envolvidos neste projeto as Secretarias de Educação e de Cultura, Superintendência Regional de Ensino e Conservatório Estadual de Música.

Alunos envolvidos e atividades do concurso:
  • Educandos do 1º ano ao 5º ano: Concurso de desenhos / cartazes
  • Educandos do 6º ano ao 9º ano:Concurso de paródias
  • Educandos do 1º ao 3º ano do ensino médio: Concurso de músicas
Escolha dos trabalhos:

A escola terá total autonomia para escolher 03(três) melhores trabalhos confeccionados pelos educandos, para posterior análise por uma comissão organizadora do Centro de Controle de Zoonoses podendo ter a participação de representantes de outros segmentos tais como: Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Conservatório de Música.

Inscrições:

As inscrições já estão acontecendo desde o dia 19/10 e terminam dia 30/10, em ficha própria que é devolvida à Superintendência Regional de Ensino ou na Secretaria Municipal de Educação.

Tipo de atividades:

Os alunos poderão desenvolver os seguintes trabalhos:
Concurso de desenhos / cartazes:

  1. Desenho / cartaz em folha de papel sulfite A4;
  2. O desenho / cartaz será confeccionado pelo educando, sendo que mestres e pais poderão auxiliar com informações sobre o tema;
Concurso de paródias:
  1. Avaliar a criatividade da letra;
  2. Entregar música original e paródia digitada para comissão organizadora;
Concurso de músicas:
  1. Letras de músicas inéditas;
  2. Gravação de um vídeo / DVD para posterior análise da comissão organizadora;
  3. Serão aceitos todos gêneros musicais e instrumentos.
Entrega de prêmios:

A divulgação dos resultados será no dia 21/11 em um grande evento na Praça Tubal Vilela.

  • Primeiro lugar no ciclo de aprendizagem 1º ao 5º ano
  • Primeiro lugar no ciclo de aprendizagem 6º ao 9º ano
  • Primeiro lugar no ciclo de aprendizagem 1º ao 3º do ensino médio



Maiores informações:


Centro de Controle de Zoonoses William Henrique Stutz
Fone: 3213-1470

Fonte: Projeto Concurso Cultural Sobre Controle da Dengue - NES
Texto: Renato Cury

Escorpiões

Mais um lote de escorpiões foi encaminhado para a FUNED semana passada. Foram enviados desta feita 351 animais e segundo mensagem recebido hoje pelo colega responsável pelo recebimento Rômulo Toledo da DPI/ Serviço de Peçonhentos daquela instituição todos chegaram vivos e sadios.

Ao longo dos anos desenvolvemos e aperfeiçoamos técnicas de acondiconamento e envio de (fotos abaixo) animais peçonhentos para inúmeras instituições de ensino e pesquisa dentre elas, o Instituto Butantan, FIOCRUZ e FUNED.

O objetivo de nossa Secretaria Municipal de Saúde através de seu Laboratório de Animais Peçonhentos é contribuir para que a produção de soro seja suficiente para atender a crescente demanda em Minas Gerais e no Brasil.

A sensação de contribuir para salvar vidas e indescritível. Missão maravilhosa que abraçamos com dedicação e prazer. Realização plena de trabalho e vida.

Já estamos montando e segundo lote de animais para enviar em breve, em parceria com a Secretaria de Saúde de Prata local onde desenvolvemos intenso trabalho de pesquisa aplicada com vistas a aprimorar cada vez mais nosso conhecimento sobre o comportamento e as formas de controle e manejo desse perigoso aracnídeo.

Em tempo: a meta inicial era a de enviar 400 animais no primeiro lote, porém como havia muitas paridas (veja nas fotos abaixo) , as separamos até que os filhotes desçam da mãe em segurança e assim poderão ser utilizados muito em breve para a extração de veneno.

Agradecemos novamente a imensa disposição em ajudar da colega Cláudia Maria B. Spirandelli coordenadora do Ambulatório DST/AIDS Herbert de Souza que mais uma vez levou nossos bichos para a FUNED em Belo Horizonte

Abaixo algumas fotos do processo de separação e acondicionamento dos nossos escorpiões.

Clique nas fotos para ampliá-las





Fotos acima: Posição das cartelas na primeira caixa

Primeira caixa acondicionada na segunda caixa de segurança

Transferindo os escorpiões

Escorpião dentro da caixa 1



Fotos acima: Caixas fechadas e lacradas prontas para transporte



Algumas das paridas com filhotes que não embarcamos
e assim salvar as crias para segundo lote


Fotos: William H Stutz - Laboratório de Animais Peçonhentos - SMS












Dados H1N1


Recebemos de Elaize Maria Gomes de Paula da Coordenação das Ações em Vigilância Epidemiológica, dados da Influenza A (H1N1).
Dados sujeitos a alterações.

Clique aqui [Arquivo em pdf]

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UFU na UBS

Unidade Básica de Saúde do bairro Custódio Pereira recebe professores de odontologia da UFU


Estiveram nesta terça-feira dia 20/10 visitando o consultório odontológico da UBS Custódio Pereira, o Coordenador do Curso de Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, Professor Paulo Vinícius Soares e a responsável pelos estágios Professora Regina Maria Tolesano, acompanhados pela Coordenadora do Programa em Ações de Saúde Bucal, Hebe Rosely Couto Teixeira e Denise Aparecida Miranda, haja visto a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal de Uberlândia.

Toda segunda e terça feira o atendimento está sendo realizado pelos estagiários do 5º período da FOUFU, sendo que na segunda, são supervisionados pela Profa. Dra. Liliane Parreira Tannus Gontijo e na terça, a Coordenadora da Área de Odontologia Social e Preventiva, Profa. Maria de Lourdes Carvalho.

“É um estágio inovador, proposto pelo corpo pedagógico, graças ao empenho da Prefeitura Municipal de Uberlândia, da Gestão Superior da UFU e da Faculdade de Odontologia, pois estamos conseguindo realizar o estágio sem comprometimento do semestre letivo”, disse o professor Paulo Vinícius.

Segundo Hebe R. C. Teixeira, “a Secretaria Municipal de Saúde e a FOUFU somaram esforços para que a sala odontológica da unidade fosse terminada e equipada, voltando a prestar o atendimento para a população da área de abrangência, iniciando com o estágio dos alunos do 5º período de odontologia, através do projeto Pró-Saúde”.

Wilma Nunes, coordenadora da unidade, disse que “este trabalho atinge uma clientela (os adolescentes) que não procura muito o atendimento, e é uma oportunidade para se abordar outras ações, como por exemplo verificar cartão de vacina e fazer também educação em saúde, mostrando prevenção e tratamento de várias doenças, pois assim cria-se uma vínculo com eles e com a escola.”
Da esquerda para direita, Denise Ap. Miranda, Paulo V. Soares,
Hebe R.C. Teixeira e Regina M. Tolesano.



À esquerda a Profa. Dra. Liliane P. Tannús Gontijo com a ASB - Vanda Maria da Silva.

À direita, a professa Maria de Lourdes Carvalho observando os alunos.



Fotos e texto: Renato Cury do Núcleo de Divulgação em Saúde da SMS

SMS atuante

Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi comemorado em Uberlândia




Foi comemorado nesta quinta feira, 22/10, no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo de Uberlândia, o Dia Internacional da Gagueira, através do I Encontro sobre a Atenção à Gagueira, promovido pelo Programa Municipal de Fonoaudiologia com o apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde.

O objetivo é mostrar que, se tratada no momento em que uma criança logo começa a gaguejar, as chances de recuperação total são imensas, sendo que para muitos, é somente um motivo de piada, mas para quem vive o problema não tem graça nenhuma. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde comemora o Dia Internacional de Atenção à Gagueira, que é um distúrbio na influência da fala e que pode ser originado de duas formas: herança genética e/ou por lesão cerebral. Mais do que isto, informar e esclarecer aos profissionais de saúde e educação sobre a gagueira, suas manifestações e tratamento.

O evento teve a presença de profissionais da área de saúde, educação, acadêmicos e outros profissionais interessados no assunto.

Na programação, estiveram presentes para as palestras:

  • A fonoaudióloga Joana Salomão Gomes com os temas:Você sabe o que é gagueira? Definição, fatores, pré-disponentes e tipologia
  • A fonoaudióloga Márcia Neyza Castro Pinto com o tema: Meu filho é gago, e agora?
  • A psicóloga Isabella Tannús Grama com os temas: Gagueira na criança, adolescente e adulto: aspectos emocionais.
  • A fonoaudióloga Lin Sant'Anna de Aguiar com o tema: Sugestões de atitudes que o professor deve tomar frente à gagueira e seus descobramentos
  • O fonoaudiólogo Marco Aurélio Machado Osório do Grupo Microsom (Speech Easy).

O Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), foi criado em 22/10/1998, data esta, escolhida pela International Fluency Association (IFA - Associação Internacional de Fluência) e pela International Stuttering Association (ISA - Associação Internacional de Gagueira). Em 2005, pela primeira vez, houve uma campanha abrangendo todo o território brasileiro. Neste ano de 2009, em Uberlândia-MG, uma campanha com o tema “Intervenção Precoce da Gagueira” será realizada simultaneamente em escolas e Unidades de Saúde.

Maiores informações:
Programa Municipal de Fonoaudiologia
Marcia Neyza Ferreira de Castro Pinto
Rua Profa.Guaraciaba Santos, 168 - Tabajaras
Fone: 3219-8046

Fotos e texto: Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde SMS

Programa DST/AIDS em ação

Prosseguindo em sua agenda do mês de outubro, o Ambulatório Herbert de Souza do Programa Municipal DST/AIDS, realizou dia 19/10, segunda-feira, palestra e exames para detecção de hepatite C nos funcionários da Castroviejo Construtora (parceria SINDUSCOM) que estão trabalhando nas obras do condomínio habitacional em frente à UAI São Jorge. Mais de 50 funcionários participaram da coleta, bem como ouviram também palestra sobre prevenção e tratamento de DSTs. Participaram as profissionais: Maíra Rocha, Giliam Brasil e Marivalda Celestino.

Dia 21/10, quinta-feira, foi a vez da psicóloga Luiza Mara que esteve na SIPAT do Hospital Santa Genoveva, que está sendo realizada de 19 a 23/10. O tema da palestra foi as DSTs, abordando as formas de prevenção e tratamento, dirigido para o público administrativo e clínico. A responsável pela SIPAT está sendo a Técnica em segurança do trabalho Diná Gonçalves Lima Duarte.

Neste dia 22/10 os funcionários que estão trabalhando na construção do Edifício Sevilha (Rua Marques Póvoa, 374 Bairro Osvaldo), de responsabilidade da Castroviejo Construtora (parceria SINDUSCOM), estarão recebendo os profissionais do Programa DST/AIDS para saberem mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis e HIV.


De 19 a 23/10 os profissionais da área de odontologia do Ambulatório estão realizando também, Capacitação dos dentistas do Presídio Jacy de Assis, visando o melhor atendimento dos portadores de HIV.

Foto e texto: Renato Cury - Núcleo de divulgação em saúde - SMS

Aconteceu

Encontro marca Dia Internacional de Atenção à Gagueira




O I Encontro sobre a Atenção à Gagueira reuniu cerca de 100 profissionais das áreas de saúde e educação, na manhã desta quinta-feira (22), no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo. A conferência marca o Dia Internacional de Atenção à Gagueira, criado em 1998 com o tema “Gagueira não tem graça, tem tratamento”. Cinco especialistas da Secretaria Municipal de Saúde falaram sobre o assunto.

Na primeira palestra “Você sabe o que é gagueira”, a fonoaudióloga Joana Salomão Gomes, explicou o que é, e quais são os tipos de gagueira. “É um distúrbio da linguagem que se caracteriza por prolongamentos, bloqueios ou repetições de sons, sílabas ou palavras na fala, mas que tem tratamento e pode estar relacionada a uma alteração no cérebro ou a algum fator genético", ressaltou Joana. As palestrantes foram unânimes ao dizer que a intenção do encontro é informar e esclarecer sobre a disfunção, minimizando o preconceito.

Estudos mostram que 1% da população brasileira é gaga, disse a coordenadora do setor de fonoaudiologia da Prefeitura de Uberlândia, Márcia Neyza. Porém, em sua palestra “Meu filho é gago, e agora?”, ela comentou que 5% das pessoas apresentam gagueira na infância e que de 6 a 10% dos 720 pacientes que anualmente procuram pelo tratamento, tem gagueira. “São três tipos de distúrbios de fluência com repetições (ca-casa), alongamentos (sssssapo) ou bloqueios de sons ou sílabas. Temos tratamentos eficientes para pessoas que tem disfluência, melhore e esteja inserida na sociedade de forma menos preconceituosa. Por isso, os pais não precisam se desesperar quando é feito esse diagnóstico”.

Segundo a psicóloga Izabela Tanus, depois do diagnóstico é preciso buscar tratamento. “Não existe um perfil do gago. Tem paciente que não é ansioso e gagueja. O que percebo é que são pessoas exigentes consigo mesma. Até o paciente se aceitar, eu trabalho aspectos como organização e equilíbrio porque se as emoções estiverem em ordem, às pessoas terão menos sintomas, não só com relação a gagueira, mas no âmbito geral”.

A recomendação para as escolas é que ao detectar um aluno gago é necessário orientar os pais a procurar qualquer unidade de saúde do município. “Os pais não devem interferir na fala do filho, principalmente quando é pequeno, isso atrapalha o seu desenvolvimento. Se observar que há o distúrbio ou surgir dúvida, basta procurar um especialista, finalizou a coordenadora Márcia Neyza.

Fonte
Aliteia Milagre
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Saúde da Criança

Profissionais de enfermagem recebem Capacitação do Programa Saúde da Criança




Foi realizado nesta quarta feira, dia 21/10 no auditório do Anexo, uma capacitação do Programa Aninhar para os profissionais de enfermagem das UBS, UAIs e ESFs, cujo objetivo é garantir maior acessibilidade ao atendimento do Programa, pois o mesmo estará ampliando suas ações para outras unidades de saúde da rede municipal.


Os palestrantes discorreram sobre o Programa Aninhar, aplicação do pré-teste, e cuidados com o recém nascido. A capacitação foi aberta com uma dinâmica pela profissional Beatriz Perfeito de Melo, sendo que logo após ministraram, Dr. Paulo Sérgio de Freitas, Meire Amaral e Genildes Souza.


O próximo dia desta capacitação será 28/10, com os temas “Amamentação I Anatomia da glândula mamária e fisiologia da lactação, Princípio de acolhimento - Grupo x Palestra e Proteção legal do Aleitamento Materno e Amamentação II - Composição, Ordenha, Conservação. Normas e Rotinas do Banco Leite.

Maiores informações:
Programa Municipal Saúde da Criança
Anexo da SMS - Sala 106 Fone: 3229-1519 ramal 207

Foto e texto: Renato Cury - Núcleo de divulgação em saúde - SMS

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CinemAUE


Recebemos de Ana, via Twitter:
"Hoje tem cinemAUE no bloco Y da UFU . Filme Manhattan (EUA, 1979, Woody Allen)

Informes técnicos

TWAS tem novos membros brasileiros

Sete pesquisadores do Brasil são eleitos para a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento
Leia mais aqui

Substância cancerígena tem atuação desvendada

Estudo revela processo por meio do qual a aflatoxina causa câncer de fígado em humanos. Substância é produzida por alguns tipos de fungos em nozes e sementes oleaginosas
Leia mais aqui

Twitts selecionados

Post interessantes recebidos em nosso Twitter. Como nem todos compartilham da rede de mini blogs. Selecionamos aqui algumas das postagens mais recentes que para nós são destaque. Volta e meia o que se passa no Twitter será noticiado aqui, aguardem. Boa leitura.

Médicos brasileiros estão adotando a acupuntura para substituir a anestesia em algumas cirurgias, como as de hérnia inguinal (caroço perto da virilha), nódulos na tireoide e partos cesarianos e normais.
[Saiba mais]

Cuidado na hora de comprar alimentos
Especialista alerta para cuidados na hora das compras [Saiba mais]

Pesquisador critica falta de integração no combate à violência
O sociólogo e pesquisador Cláudio Chaves Beato Filho, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, criticou a falta de complementariedade de trabalho entre as polícias, o Ministério Público, o Judiciário e o sistema prisional. [Saiba mais]

Ministério dobra valores de procedimentos de captação de órgãos e acrescenta ações para incentivar realização de transplantes. Ministro divulga novo regulamento técnico
[Saiba mais]

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Associação Brasileira de Porfiria


As Porfirias são raras, mas existem. Lembre-se delas!

A Associação Brasileira de Porfiria - ABRAPO anuncia, convida e solicita divulgação da próxima reunião do Grupo de Estudos sobre Porfirias:

"O metabolismo do ferro e as Porfirias"

Palestrante: Dra. Vanda Ogasawara
Hematologista-Membro do Conselho Multidisciplinar da ABRAPO
Dia 27 de Outubro (Terça feira) às 20 horas
Local: Auditório do CRM.
Rua Victório Viezzer, 84 - Vista Alegre em Curitiba - Pr.
OBS.: Aos interessados será fornecido certificado.
Maiores informações e inscrições gratuitas: contato@porfiria.org.br
ou telefone: 41 9151-5586

Acesse www.porfiria.org.br para informações sobre as Porfirias, próximas palestras e outras noticias. Não podendo participar das reuniões do Grupo de Estudos, acesse os resumos clicando aqui

Ieda M. S. Bussmann
Associação Brasileira de Porfiria - ABRAPO
www.porfiria.org.br

Feira das flores

Recebemos da colega Gigi, com prazer divulgamos. Clique no cartaz para ver melhor

DIAG


No dia 22 de outubro de 1998 foi criado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG). Esta data foi escolhida pela International Fluency Association (IFA - Associação Internacional de Fluência) e pela International Stuttering Association (ISA - Associação Internacional de Gagueira). Em 2005, pela primeira vez, houve uma campanha abrangendo todo o território brasileiro. Neste ano de 2009, em Uberlândia-MG, uma campanha com o tema “Intervenção Precoce da Gagueira” será realizada simultaneamente em escolas e Unidades de Saúde.

O objetivo é mostrar que, se tratada no momento em que uma criança logo começa a gaguejar, as chances de recuperação total são imensas.

Para muitos, é somente um motivo de piada. Mas para quem vive o problema não tem graça nenhuma. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde irá comemorar o Dia Internacional de Atenção à Gagueira, distúrbio na influência da fala que pode ser originado de duas formas: herança genética e/ou por lesão cerebral.

Você é nosso convidado (a) para participar do l ENCONTRO SOBRE ATENÇÃO À GAGUEIRA.


PARTICIPE na tarefa de modificar a falta de informação e o preconceito que envolve a Gagueira!

Objetivo:
• Informar e esclarecer aos profissionais de saúde e educação sobre a gagueira, suas manifestações e tratamento.

Público Alvo:
• Profissionais da área da Saúde e Educação, acadêmicos e demais pessoas interessadas.

Clique no quadro abaixo para ampliá-lo

Capacitação

Programa Saúde da Criança realiza Capacitação para profissionais da Rede
Será realizado nos dias 21 e 28 de outubro e nos dias 4,11 e 26 de novembro nos auditórios do anexo da SMS e no Cícero Diniz do Centro Administrativo, capacitação do Programa Aninhar para os profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem das unidades de UBS e UAIs (ambulatório) e ESFs (PSF), com o objetivo de garantir maior acessibilidade ao atendimento do Programa, pois o mesmo estará ampliando suas ações para outras unidades de saúde da rede municipal.
Abaixo, o cronograma da capacitação:

1º dia do Curso – Tarde (Anexo - 21/10)
  • 13:00 hs - O que é o Programa Aninhar - Aplicação do Pré-teste.
  • 14:00 hs - Cuidados com o recém-nascido
  • 16:00 hs - Lanche
  • 16:15 hs - Cuidados com o recém-nascido
  • 17:00 hs - Encerramento
2º dia do Curso – Tarde (Anexo - 28/10)
  • 13:00 hs - Amamentação I Anatomia da glândula mamária e fisiologia da lactação
  • 14:00 hs - Princípio de acolhimento - Grupo x Palestra – Proteção legal do Aleitam Materno.
  • 15:00 hs - Lanche
  • 15:15 hs - Amamentação II - Composição, Ordenha, Conservação. Normas e Rotinas do Banco Leite
  • 17:00 hs - Encerramento
3º dia do Curso – Tarde (Anexo - 04/11)
  • 13:00 hs - Teste do Pezinho e doenças relacionadas
  • 15:00 hs - Teste do Pezinho e doenças relacionadas
  • 15:45 hs - Lanche
  • 16:00 hs - A técnica do teste do pezinho
  • 17:00 hs - Encerramento
4º dia do Curso – Tarde (Anexo - 11/11)
  • 13:00 hs - Amamentação III - Família e rede de apoio
  • 15:00 hs - Ordenha / Oferta no copinho
  • 15:15 hs - Translactação / Causas de desmame
  • 16:00 hs - Lanche
  • 16:15 hs - Pós-teste
  • 17:00 hs - Encerramento
5º dia do Curso – Tarde (Anexo - 26/11)
  • 13:00hs -Problemas precoces e tardios da mama (Ingurgitamento mamário/Traumamamilar/Mastite puerperal) – Diagnóstico diferencial.
  • 15:00 hs - Dificuldades para estabelecimento da amamentação.
  • 16:00 hs - Lanche
  • 16:15 hs -Entrega e apresentação do DVD Assistência à mãe-bebê para o sucesso da amamentação. – Enfa. Suzana (FMTM Uberaba).
  • 18:00 hs - Encerramento

Maiores informações:
Programa Saúde da Criança
Programa Aninhar
Mãe Uberlândia
Anexo da SMS – sala 106
Fone: 3229-1519 ramal 207

Fonte: Núcleo de Divulgação em Saúde - SMS

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Grupo de diabéticos

Recebemos da colega enfermeira Fernanda Zanatta e da Equipe da UBS Guaraní
Parabéns pelo trabalho

Estamos encaminhando fotos do grupo de diabéticos da UBS guaraní, reunião realizada 06/10/2009. Próxima reunião será 22/10/2009.


Clique na foto para ampliá-la

Carne de frango

Carne de frango tem ou não tem hormônios?

Na verdade, as informações espalhadas por alguns produtores e até pela mídia nem sempre são claras e podem contribuir para um alarme desnecessário, mas especialistas afirmam: nenhum frango, convencional ou orgânico, recebe hormônios em sua criação.
[Saiba mais]

Fonte: Portal do consumidor

O mal que entra pela boca

Alergias e intolerância a algum tipo de alimento afetam pelo menos a metade da população mundial Com farinha de trigo, ovos e leite se fazem os pratos e sobremesas mais gostosos como pães, bolos, ...


É difícil imaginar a vida sem essas guloseimas. Muitas pessoas, entretanto, precisaram riscá-las, definitivamente, do cardápio. E as calorias nada tiveram a ver com a decisão. Se­­gundo as estatísticas, cerca de 8% das crianças e 2% dos adultos sofrem de alergias alimentares, 1% tem doença celíaca (alergia ao glúten) e 50% da população mundial tem intolerância à lactose.

[Leia mais]

8ª Parada do Orgulho LGBT


Foto Renato Cury - arquivo pessoal

Uma ótima cobertura da A 8ª Parada do Orgulho LGBT de Uberlândia pode ser vista no Blog pessoal de nosso amigo e colega Renato Cury.
Parabéns pela matéria.

Vejam clicando AQUI

Uma linda reflexão

Amigos,
segue magistral Rubem Alves. Faço minhas palavras de Tunai e Bituca

Certas canções que ouço
Cabem tão dentro de mim
Que perguntar carece
Como não fui eu que fiz?

Meu Deus! Como não fui eu que fiz?
William H Stutz


O tempo e as jabuticabas
Rubem Alves

'Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.
Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim-de-semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de'confrontação', onde 'tiramos fatos a limpo'.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.

Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão-somente andar ao lado do que é justo.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.'

O essencial faz a vida valer a pena.

Horário de verão

Horário de verão provoca transtornos diferentes em cada pessoa

Brasília - A maioria das pessoas não se prepara para enfrentar o horário de verão, (...), e nos primeiros dias vai sentir sono em horários em que deveria estar em atividade. Com a mudança, o incômodo deverá ser, para elas, inicialmente, de até duas ou três horas, podendo sofrer transtornos não só do ponto de vista da vigília, mas sentir vontade de dormir pela manhã.
[Saiba mais]

Notícias do CEREST

Trabalhadores do CeasaMinas recebem profissionais do CEREST e da Secretaria Municipal de Saúde


Dando início à III Semana “Cultivando a Saúde do Trabalhador Rural”, promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST e CeasaMinas, dias 19,21 e 22/10 em uma das “pedras” (plataforma onde ficam os produtores), os trabalhadores estão realizando vários tipos de exames, tais como dosagem de agrotóxico no organismo (colinesterase), aferição de pressão arterial e glicemia capilar (alunos da Faculdade do Trabalho), medição do índice de massa corpórea, exame ocular, vacinação, corte de cabelo (SENAC), distribuição de folders sobre doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose e hanseníase.

A equipe do Programa de Controle da Tuberculose e o Núcleo de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses estiveram neste primeiro dia, sanando dúvidas e esclarecendo sobre vários tipos de doenças.

Segundo, Alberto Rosa Júnior, representando o CEREST, "este tipo de evento conscientiza o trabalhador rural da importância do cuidado para com a saúde, orientando-o para que procure um médico em caso de suspeita de algum sintoma de doença."

Foto e texto: Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde - SMS