Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Atividades programadas

Imagem da web

Ações marcarão semana da pessoa com deficiência
Expectativa é que mais de duas mil pessoas participem das atividades programada


Diversas atividades vão marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, de hoje (30) até sexta-feira. A expectativa é que mais de duas mil pessoas participem das atividades programadas. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Uberlândia tem desenvolvido diversas ações e projetos de acessibilidade em vários segmentos, buscando melhor qualidade de vida à população com deficiência. São inúmeras realizações que beneficiam cerca de 63 mil pessoas (segundo dados do IBGE), independentemente da deficiência.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Meningite C

Meningite: 63% das crianças são imunizadas
Pais têm até sexta-feira para levar os filhos às unidades de saúde para a vacinação
Lygia Calil
Repórter
Jornal Correio de Uberlândia
Em Uberlândia, 10.078 crianças menores de 2 anos foram vacinadas contra a meningite C. O número representa 63% da meta da Secretaria Municipal de Saúde, 16 mil no total. A vacinação teve início na segunda-feira (23) e, só no sábado, dia D da campanha estadual, 7,5 mil crianças receberam a dose nas unidades de saúde do município.
Leia mais

Psicanálise Contemporânea

Caminhos da Psicanálise Contemporânea

Simpósio promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro comemora os 50 anos da instituição e traz nomes de destaque na psicanálise mundial
Leia mais aqui sobre o evento

Transplante

Transplante sob perspectiva brasileira

Transplante de células-tronco hematopoiéticas, editado por Julio Voltarelli, professor da FMRP-USP e coordenador do Centro de Terapia Celular, atualiza conhecimento internacional e descreve experiências brasileiras na área
Leia mais

sábado, 28 de novembro de 2009

Aconteceu

Aconteceu sábado passado. Fica o registro

II Evento de Educação Médica Continuada em Reumatologia acontece em Uberlândia
Foi realizado neste sábado, dia 21-11, das 9h às12h30 no salão de convenções do Porto Bello Palace Hotel*, o “II Evento de Educação Médica Continuada em Reumatologia”, tendo como objetivo capacitar os profissionais de saúde, que atuam na rede pública, no manejo das principais doenças reumáticas e na valorização do paciente reumatológico.

Contribuiu também para estabelecer uma interação entre os médicos clínicos que atuam na rede periférica de saúde e o serviço de reumatologia do HC-FAMED, melhorando o acompanhamento e o eventual encaminhamento do doente.

O Encontro foi aberto pelo Dr. Ben-Hur Braga Taliberti – Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, que discorreu com o tema “O manejo clínico do Lúpus Eritematoso Sistêmico, bem como os demais profissionais:

  • Dr. Roberto Ranza – “O manejo clínico da artrite reumatóide;
  • Dr. Paulo Eduardo Martins – “O manejo clínico da osteoporose”;
  • Dr. Carlos Eugênio Parolini – “O manejo clínico da fibromialgia”;
  • Dr. Narciso Volpe Júnior – “O manejo clínico da lombalgia”.
Comparecerem médicos clínicos da Rede Pública, bem como também enfermeiros, assistentes sociais, profissionais de saúde, acadêmicos e interessados, sendo que o evento foi realizado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina – Serviço de Reumatologia – HC-FAMED da Universidade Federal de Uberlândia com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia – Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde.


*Av. João Naves de Ávila, 3685 B. Santa Mônica

Fonte: NDS

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Contra a AIDS


Diversas ações vão marcar o “Dia Mundial da Luta Contra a AIDS”

O combate ao preconceito aos portadores do vírus HIV e a prevenção contra a AIDS serão destaques no “Dia Mundial da Luta Contra a AIDS”, na próxima terça-feira, 1º de dezembro. Para marcar a data, a Prefeitura de Uberlândia promoverá várias ações para conscientizar os cidadãos, principalmente sobre o tema deste ano, que é “Viver com Aids é possível, com o preconceito não”.

“O preconceito com os portadores do vírus HIV tem que acabar. O que tem que existir é prevenção e temos que divulgar cada vez mais os cuidados necessários, mas algumas ainda não seguem as orientações”, disse Cláudia Maria Bulgareli Spirandeli, coordenadora municipal do Programa DST/AIDS e do Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza.

Na terça-feira, a Ambulatório distribuirá cerca de cem mil preservativos em BRs e pontos estratégicos como o Terminal Central de Ônibus, o SESC e o Hipermercado Carrefour. Também serão repassadas informações sobre a AIDS e formas de prevenção e contágio. Cláudia Spirandeli destaca que neste ano não terá um público alvo, como aconteceu em outros anos, que tiveram idosos e casais de namorados, por exemplo.

[Veja detalhes da Programação - Portal PMU]

Saúde Bucal

I Oficina do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde Bucal


A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE através da COORDENAÇÃO DE AÇÕES EM SAÚDE BUCAL em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde/MG e participação do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia, realizou no dia 23/11 a II Oficina de Reorganização da Rede de Atenção a Saúde Bucal, onde os profissionais do setor estiveram reunidos para discutir a análise da Atenção Primária em Saúde Bucal no município com os seguintes objetivos:
  • Formar uma rede de atenção em saúde bucal coordenado pela atenção primária;
  • Ampliação do acesso aos serviços de saúde bucal pela população, definindo critérios de priorização de atendimentos para os ciclos de vida e condições sistêmicas dos pacientes;
  • Melhorar os índices epidemiológicos de saúde bucal;
  • Garantir a atenção integral aos indivíduos e as famílias;
Para a implementação do Plano Diretor de Atenção Primária em Saúde Bucal, serão realizadas um total de 05 oficinas, tendo como público alvo os profissionais do setor de saúde bucal. As duas primeiras aconteceram dias 14/09 e 23/11 respectivamente.





Fonte: NDS-SMS

SBPC


SBPC abre inscrições para a reunião

Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência será realizada de 25 a 30 de julho de 2010, em Natal
[Mais informações]

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

HIV/AIDS em Udi

Uberlândia registra queda de 37,5% nos casos de HIV/AIDS

Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, é Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e Uberlândia tem boas notícias, pois registrou queda de 37,5% no número de novos infectados pelo vírus HIV/AIDS de 2005 a 2009.

No mundo, a queda foi de 17% nos últimos oito anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “A queda em Uberlândia é reflexo das várias campanhas que realizamos desde 2005. Estamos conscientizando a população sobre a importância de se prevenir contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis”, explicou o prefeito Odelmo Leão.
[Leia mais no Portal da PMU - clique aqui]

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ouvidor SUS

Uberlândia fará parte do Sistema Informatizado Ouvidor SUS


(Foto: Daniel Nunes)



Cerca de cem representantes da rede municipal de saúde de Uberlândia participaram nesta terça-feira (24) de uma reunião de trabalho e receberam informações sobre o Sistema Informatizado do Ouvidor Sistema Único de Saúde (SUS), que deve entrar em operação em Uberlândia em fevereiro de 2010. A reunião foi presidida pela coordenadora geral do Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS, Maria Francisca Santos Abritta Moro.
[Leia mais - Portal PMU]

No Planeta Saúde

Acontece

Vídeo explica a influenza A

Produzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem, filme traz como protagonista um estudante de 11 anos que conduz roteiro com suas perguntas
Leia mais

Cooperação no horizonte

Workshop sobre Leishmaniose Visceral e Feromônios, organizado pela FAPESP e pelo Consulado Britânico, reúne pesquisadores para iniciar discussões em torno de possíveis parcerias internacionais
Leia mais

HIV diminui 17%

Contaminação por HIV diminui 17% em oito anos, diz OMS
Folha Online


Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Programa Conjunto da ONU para HIV/Aids (Unaids) apontam que o número de novos infectados pela doença reduziu 17% desde 2001.

Segundo o relatório, divulgado nesta terça-feira (24), todas as regiões do mundo progrediram quanto à estabilidade (ou queda) deste índice.
[Leia mais]

terça-feira, 24 de novembro de 2009

BlueSesc

O SESC UBERLÂNDIA convida você para o evento BlueSesc que será realizado dia 25 de novembro de 2009 no London Pub, com participação das bandas: BR Blues Band (Uberlândia)e Blues Etílicos(Rio de Janeiro)

Clique no convite para detalhes

Diagnóstico Precoce

Uberlândia terá Programa de Diagnóstico Precoce
Mais de 400 profissionais serão treinados para identificar sintomas de câncer em crianças e jovens
Clarice Monteiro
Jornal Correio de Uberlândia


As chances de cura do câncer em crianças e adolescentes estão diretamente relacionadas com o diagnóstico precoce. Ontem, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, foi marcado em Uberlândia pelo lançamento do Programa Diagnóstico Precoce, que teve início em 2008 e em sua nova fase foi expandido para 13 instituições de 10 estados e capacitará seis mil profissionais.
[Leia mais]

Meningite C

Começa a vacinação contra meningite C
Rede pública recebeu 16 mil doses para imunizar crianças de 3 meses a 23 meses de idade
Angélica Peixoto - Programa de Aprimoramento Profissional
Jornal Correio de Uberlândia


A rede pública de saúde de Uberlândia está abastecida com aproximadamente 16 mil doses da vacina Meningo-C para imunizar crianças de 3 meses a 23 meses de idade contra a meningite C. Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro que passa a oferecer essa vacina gratuitamente para essa faixa etária. Desde ontem, as doses já estão disponíveis e sendo aplicadas em 58 pontos de UBSs, UBSFs, PSFs e UAIs da cidade.
[Leia mais]

Caminhada ecológica

Caminhada ecológica e ações em saúde marcaram o Dia Nacional do Doador de Sangue


O Dia Nacional do Doador de Sangue foi comemorado em Uberlândia, no Parque do Sabiá, neste domingo dia 22/11, com uma manhã de muitas atividades e ações.

Uma caminhada ecológica “Vida e Verde” conduzida por um educador físico da Futel, inciou o dia, sendo seguido por atrações no palco e ações em saúde dos Programas Municipais da Secretaria de Saúde, Hemominas Regional e parceiros.

O foco do evento foi a divulgação da importância da doação de sangue, um ato que salva vidas, através dos profissionais do Hemominas Regional de Uberlândia e da Secretaria de Saúde.

Várias ações compareceam: Programa de Imunização aplicando vacinas como difteria, tétano, febre amarela e hepatite B; orientações sobre prevenção da Influenza A (H1N1), informações sobre Dst AIDS, hanseníase, cálculo de massa corpórea, tuberculose, aferição de pressão e prevenção e combate à dengue (NES), SEST-SENAT, Senac com massoterapia e corte de cabelos e instituições parceiras.

Atrações culturais, musicais e artísticas, também abrilhantaram o evento, como danças, bandas e sorteios de brindes.

Estiveram presentes também, alunos e professores da Faculdade de Odontologia da UFU, que atenderam crianças e adolescentes, com um escovódromo, passando informações sobre os cuidados que se deve ter com a saúde bucal.

Promoção: Secretaria Municipal de Saúde - Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde e Hemominas Regional de Uberlândia.

Fonte: NDS/SMS

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Santa Luzia

Unidade de Saúde Santa Luzia promove ação

Foi realizada dia 20/11, mais uma ação da Unidade de Saúde Santa Luzia em parceria com a E.E. Dona Alexandra Pedreiro, por ocasião da V Feira Cultural da escola, com a participação dos alunos do 5º ano. Os profissionais fizeram teste de glicemia nos alunos e passaram informações aos pais e alunos sobre tuberculose, hanseníase e vários outros tipos de doença.

Segundo a coordenadora Rosana Borges, "a ação foi muito positiva sendo que outras atividades serão realizadas em parceria não só com esta escola, como em outras.".




Fonte: Núcleo de Divulgação em Saúde

PMS 2010-2013

Apresentação do Plano Municipal de Saúde 2010-2013



Foi apresentado nesta sexta feira, dia 20/11, das 14h às 17h30 no Anexo da Secretaria de Saúde, o Plano Municipal de Saúde 2010-2013 para os Conselheiros de Saúde, lembrando que no dia 25/11 haverá uma reunião no período da manhã para apresentação dos Instrumentos de Avaliação do Plano Municipal de Saúde 2006-2009 e do Plano Municipal de Saúde 2010-2013.

Maiores informações:

Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde
Rubia Pereira Barra
Fone: 3239-2671

Fonte: Núcleo de Divulgação em Saúde

Programa de Tuberculose

Programa Tuberculose promove reunião com os pacientes


O Programa Municipal de Controle da Tuberculose, realizou dia 20/11, no auditório do Anexo, reunião com o objetivo de orientar e sensibilizar os pacientes, em prol da adesão efetiva ao tratamento, bem como falar sobre o Preconceito da família, predisposição do abandono e encaminhamento social e clínico. Os palestrantes foram Rosária Maria Paixão – Coordenadora do Programa e os profissionais André, Rosângela e Maura, com o apoio de Mauro Alexandre. Foi servido um café da manhã com frutas para os presentes.

Fonte:

Unidade de Saúde Morumbi 3

Unidade de Saúde Morumbi 3 comemora o Dia Mundial do Diabetes

Foi comemorado dia 18/11, no Salão da Igreja Shalom do bairro Morumbi, evento em comemoração do Dia Mundial do Diabetes, promovido pela Unidade de Saúde Morumbi 3*, para conscientizar a população sobre os riscos e as formas de prevenção do diabetes.

Foram realizadas palestras, com a enfermeira Kariciele, testes de glicema, orientações com a educadora física Bianca Araújo, bem como durante toda a semana de 16/11 à 20/11/09 os Agentes de Saúde e Estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia realizaram sala de espera com os pacientes sobre o assunto.

Colaboração de texto e fotos: Rejane dos Santo Silva
*Rua da Pimenta, 29







Fonte:

OuvidorSus

Ouvidoria promove Reunião do Plano de Ações para Implantação no Nível I do Sistema Informatizado OuvidorSus




Será realizado dia 24/11, no Auditório Sal da Terra*, das 9h às 12h a Reunião do Plano de Ações para Implementação no Nível I do Sistema Informatizado Ouvidor SUS, ministrada pela Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Ouvidorias do MS – Maria Francisca Abritta Moro, promovido pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde.

O propósito deste Plano de Ações reside na construção de requisitos e orientações para a implantação do Nível I do Sistema Informatizado OuvidorSUS nas Ouvidorias do Sistema Único de Saúde das três esferas de governo. Espera-se, de modo complementar, analisar a viabilidade de integração entre sistemas. Deve-se entender por Plano de Ações o conjunto de seis grandes etapas, a saber:

  1. Diagnóstico situacional das Ouvidorias que tenham interesse em participar do projeto;
  2. Elaboração, pelo proponente, de plano operativo para a implantação ou integração com o nível I do OuvidorSUS;
  3. Análise do Doges quanto à factibilidade de execução do plano operativo proposto, via emissão de parecer técnico;
  4. Pactuação;
  5. Acompanhamento técnico de execução dos planos operativos;
  6. Monitoramento da utilização das funcionalidades do sistema.

O evento se destina aos Coordenadores das UAIs, UBSs, UBSFs e Programas da Secretaria Municipal de Saúde.

*Av. Marcos de Freitas Costa, 553 B. Daniel Fonseca

Maiores informações:
Ouvidoria da Saúde de Uberlândia
Contatos: 0800.940.1480; (34) 3239. 2944 (Tiago Martins)
E-mail: ouvisaude@uberlandia.mg.gov.br

Fonte:



Educação Médica Continuada

II Evento de Educação Médica Continuada em Reumatologia acontece em Uberlândia


Foi realizado neste sábado, dia 21-11, das 9h às12h30 no salão de convenções do Porto Bello Palace Hotel*, o “II Evento de Educação Médica Continuada em Reumatologia”, tendo como objetivo capacitar os profissionais de saúde, que atuam na rede pública, no manejo das principais doenças reumáticas e na valorização do paciente reumatológico.

Contribuiu também para estabelecer uma interação entre os médicos clínicos que atuam na rede periférica de saúde e o serviço de reumatologia do HC-FAMED, melhorando o acompanhamento e o eventual encaminhamento do doente.

O Encontro foi aberto pelo Dr. Ben-Hur Braga Taliberti – Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, que discorreu com o tema “O manejo clínico do Lúpus Eritematoso Sistêmico, bem como os demais profissionais:

  • Dr. Roberto Ranza – “O manejo clínico da artrite reumatóide;
  • Dr. Paulo Eduardo Martins – “O manejo clínico da osteoporose”;
  • Dr. Carlos Eugênio Parolini – “O manejo clínico da fibromialgia”;
  • Dr. Narciso Volpe Júnior – “O manejo clínico da lombalgia”.

Comparecerem médicos clínicos da Rede Pública, bem como também enfermeiros, assistentes sociais, profissionais de saúde, acadêmicos e interessados, sendo que o evento foi realizado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina – Serviço de Reumatologia – HC-FAMED da Universidade Federal de Uberlândia com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia – Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde.


*Av. João Naves de Ávila, 3685 B. Santa Mônica


Fonte: Núcleo de Divulgação em Saúde

Dia D de combate à Dengue

Dia D de combate à Dengue e premiação neste sábado
Neste sábado, dia 21/11 foi comemorado o Dia D de Mobilização contra a Dengue, na Praça Tubal Vilela, promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses William Henrique Stutz da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia.

Além de reunir 400 agentes envolvidos em ações nos vários pontos da cidade, o sábado foi marcado pela entrega de prêmios do concurso Cultural Controle da Dengue que teve a participação de diversas escolas do município. Alunos e diretores das escolas vencedoras foram receber troféus e medalhas, relativos ao concurso de cartazes, paródias e músicas sobre o combate à Dengue.

O evento contou com o apoio do CEC - Conselho das Entidades Comunitárias que gentilmente cedeu o som, importante ferramenta para o sucesso do mesmo e da Banda Municipal.

Neide Borraz, coordenadora do NES foi homenageada pelo coordenador do CCZ, Antônio A. Pajuaba Neto, pelos relevantes serviços prestados à frente deste Núcleo.

Uma tenda do Núcleo de Educação em Saúde esteve presente com os profissionais mostrando à população alguns objetos de depósito dos ovos e larvas do mosquito, bem como orientando à população sobre os cuidados que se deve tomar para evitar a dengue.

Nos Supermercados Bretas, nas plataformas do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila e terminais Central, Umuarama, Planalto e Santa Luzia de ônibus, os agentes panfletaram e deram explicações aos usuários sobre a dengue e a importância de evitá-la.

Logo após a premiação, houve uma caminhada e apitaço pelas avenidas Afonso Pena com retorno pela Floriano Peixoto, com faixas e cartazes, sensibilizando a população sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue.Bandas e grupos de dança animaram a manhã, divulgando informações sobre a prevenção à Dengue com a participação dos Agentes e da população.



Fotos e texto Renato Cury - Núcleo de Divulgação em Saúde

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mobilização Contra a Dengue

Dia de Mobilização Contra a Dengue envolverá 400 profissionais
Ações acontecerão amanhã, sábado (21), em vários pontos da cidade
Dia de Mobilização Contra a Dengue em 2008


Amanhã, sábado (21), será o “Dia de Mobilização Contra a Dengue”. Quatrocentos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão envolvidos nas ações que começarão 8h e vão até 14h. As informações sobre como evitar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, serão repassadas em vários pontos da cidade. A Prefeitura terá como parceiros nas atividades o Sesi Gravatás e a Superintendência Regional de Ensino.

A praça Tubal Vilela será o ponto de maior concentração, com momento cultural, apitaço e passeata. Os agentes municipais ficarão em barracas informando o público sobre a dengue e mostrarão larvas do Aedes aegypti. Também acontecerá o primeiro concurso de cartazes, paródias e músicas sobre a dengue, produzidas por alunos da rede pública de ensino.

Nos Supermercados Bretas, nas plataformas do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila e terminais Central, Umuarama, Planalto e Santa Luzia de ônibus, os usuários também serão informados sobre a dengue e a importância de evitá-la. “Nossa grande parceira é a população e contamos com ela no combate à dengue”, garantiu Neide Borráz, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, da SMS.

Já nos terminais e supermercados haverá panfletagem e agentes darão explicações sobre como evitar a dengue.
[Leia mais no Portal PMU]

Em visita

Recebemos da colega Anália Spirandelli, repassamos as boas novas

Profissionais da Saúde do estado de Minas Gerais visitaram Uberlândia


Nesta terça-feira dia 17/11/2009 e quarta-feira-feira dia 18/11/2009 a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita de quarenta profissionais da Saúde das cidades de Divinópolis, Itaúna, Pains, Claudio, Iguatama, Corrégo Danta e Carmo do Cajurú.

O objetivo da visita foi conhecer as obras do Hospital Municipal por se tratar de um projeto com arquitetura moderna que tem como concepção o desenvolvimento sustentável, visitar a UAI São Jorge para conhecer o Prontuário Eletrônico que é uma ferramenta de grande importância na organização dos serviços de saúde e contribui muito para um efetivo trabalho em rede.

Visitaram também Unidades de Saúde da Família - PSF que trabalham com as tecnologias propostas pelo Plano Diretor de Atenção Primária a Saúde – PDAPS. Foram visitadas as unidades Mansour I e II - unidades compartilhadas e Seringueiras I. A organização e apoio logístico foram oferecidos pela Diretoria de Planejamento e Divulgação em Saúde – DPIS.

Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde

Saúde da Criança


Convite

A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Programa Saúde da Criança, tem o prazer de convidá-la (lo) para participar da palestra de encerramento da Capacitação do Programa Saúde da Criança/Aninhar com os temas: Problemas precoces e tardios da mama e Dificuldades para o estabelecimento da amamentação e apresentação do DVD :

Assistência à mãe-bebê para o sucesso da amamentação, ministradas pela Enfermeira Suzana Lopes da Universidade Federal do Triângulo UFTM-Uberaba, especialista em Saúde Pública pela PUC-MG e Assistência ao Trinômio Mãe-Pai-Filho no Processo de Aleitamento Materno pela USP/Ribeirão Preto/SP, Consultora em Lactação pelo International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE), Autora do Livro “Amamentação - Contínuo Aprendizado” e do DVD Assistência à mãe-bebê para o sucesso da amamentação.

Ao final das atividades serão entregues um DVD e um Caderno de Nutrição Infantil: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, para cada unidade de saúde da rede municipal representada.

PÚBLICO ALVO
*Enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem das unidades de saúde da rede municipal;*Demais profissionais interessados no tema.

PROGRAMAÇÃO
26/11/09 – (Quinta-feira)
13:00hs às 14:00hs – Palestra: Problemas precoces e tardios da mama (Ingurgitamento mamário/Trauma mamilar/Mastite puerperal) – Diagnóstico diferencial
14:00 às 15:00hs – Palestra: Dificuldades para estabelecimento da amamentação.
15:00hs às 15:15hs – Coffe Break
15:15hs às 17:00hs – Apresentação do DVD Assistência à mãe-bebê para o sucesso da amamentação.
17:00hs às 17:30hs – Entrega dos DVDs e Cadernos de Nutrição Infantil
17:30hs às 18:00hs - Entrega dos Certificados

LOCAL: Auditório Cícero Diniz

INSCRIÇÕES:
Programa Saúde da Criança:Fone: (34) 3229-1519 – Ramal: 207
E-mail: saudedacrianca@uberlandia.mg.gov.br
Anexo da Secretaria Municipal de Saúde

Fonte