Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 31 de março de 2010

Publicações

Recebemos hoje o último Informe BrasilSUS, que apresenta cinco novas normas e uma Republicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES, respectivamente

PORTARIA Nº 344, DE 26 DE MARÇO DE 2010
Dar nova redação ao § 2º do art. 1º da Portaria Nº 687, de 24 de setembro de 2007.

RESOLUÇÃO - RDC Nº 13, DE 26 DE MARÇO DE 2010
Dispõe sobre a atualização do Anexo I, Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial, da Portaria SVS/MS Nº 344, de 12 de maio de 1998 e dá outras providências.

PORTARIA Nº 4, DE 29 DE MARÇO DE 2010
Estabelece orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de iniciação ao trabalho, tutoria acadêmica e preceptoria para a execução do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde, instituído no âmbito do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.

Artigo

Com prazer divulgados recente artigo publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical de autoria de nossos colegas do centro de Controle de Zoonoses em conjunto com profissionais da Universidade Federal de Uberlândia:

"Ocorrência e positividade para Trypanosoma cruzi em triatomíneos de municípios da região sudeste do Brasil, de 2002 a 2004."


Aos autores: Márcia Beatriz Cardoso de Paula, Idessânia Nazareth da Costa, Paula de Albuquerque Freitas, Jean Ezequiel Limongi, Adalberto de Albuquerque Pajuaba Neto, Rogério de Melo Costa Pinto, Ana Lúcia Ribeiro Gonçalves e Julia Maria Costa-Cruz, parabéns pela produção de tão rico artigo

Clique AQUI para download do artigo em formato pdf

terça-feira, 30 de março de 2010

Feriado e serviços



Recebido via Twitter de nossa Prefeitura @prefeituraudi
Clique AQUI e confira como ficam os serviços municipais durante o feriado.

UAI Pampulha

(Foto: Daniel Nunes)
UAI Pampulha retoma atendimentos nesta segunda-feira (29) sob nova administração

Depois passar por diversas modificações estruturais neste fim de semana, a Unidade de Atendimento Integrado – UAI Pampulha reabriu suas portas às 7 horas, desta segunda-feira (29) sob nova administração.

A unidade (gerenciada desde 1994 pela Fundação Maçônica Manoel dos Santos) passou a ser administrada pela Missão Sal da Terra, associação beneficente de caráter filantrópico. De acordo com Arthur Pereira, coordenador administrativo da UAI Pampulha, estes dois dias de reestruturações foram tranquilos. “Tudo correu muito bem. Foram 20 profissionais trabalhando na limpeza e organização do local - 24 horas por dia, em três turnos -, todos os pacientes que chegaram até aqui foram encaminhados para as Unidades Tibery e São Jorge. Cerca de três ambulâncias ficaram de prontidão, responsáveis por direcionar o pessoal. A movimentação foi pequena. A população estava ciente das intervenções”, disse.

Câncer de pele



Saiba como se prevenir contra o câncer de pele

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer a afetar os brasileiros, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). De acordo com o último levantamento do instituto, divulgado no mês passado, estima-se que surjam 113.850 casos do câncer no país em 2010. O número é muito maior do que o segundo câncer de maior incidência nacional, o de próstata, que deve atingir 52.350 brasileiros no mesmo período.

O câncer de pele que mais atinge os brasileiros é do tipo não melanoma, ou seja, a versão menos letal. Porém, pode causar deformidades na pele se demorar a se tratado.

O câncer de pele é difícil de diagnosticar, pois tem poucos sintomas que, na sua maioria, são indolores. Vale, portanto, ficar atento na mudança de tamanho e/ou cor de pintas na pele, no surgimento de coceira e feridas na pele que não cicatrizam.

Drogas

Brasil prepara novo plano para tratamento de dependente de drogas
da Agência Brasil

Brasília - O governo brasileiro deve finalizar em alguns meses um plano de ações voltadas para um tratamento mais específico de dependentes de drogas, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), disse o representante do Unodc para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen.

Ele comentou, em entrevista à Agência Brasil, detalhes de uma reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, realizada na última quarta-feira (24). Segundo Mathiasen, o Unodc e a OMS propuseram ao Brasil uma parceria na difusão de um programa global de atendimento e acompanhamento de dependentes de álcool e outras drogas.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Dia Mundial da Saúde.

Recebemos da amiga Silma Maria Alves de Melo, repassamos na íntegra

Prezados(as):

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra todos os anos, na data de 7 de abril, em comemoração à sua constituição, o Dia Mundial da Saúde. A cada ano um tema diferente é escolhido para que seja cenário de debates, buscando promover a sensibilização entre os seus Estados-Membros. Em 2010 o tema será urbanização e saúde, com o lema “Mil cidades, mil vidas”.

A campanha está sendo difundida em todas as Regiões, e inclui a realização de vários eventos e concursos mundiais e regionais com o objetivo de incentivar as autoridades federais, estaduais e municipais a desenvolverem ações efetivas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de seus cidadãos. Mais informações podem ser obtidas no sítio da OPAS/ Brasil (www.paho.org/bra).

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde 2010 realizaremos uma atividade, em parceria com o Ministério da Saúde, no dia 7 de abril, das 10h00 às 11h30, nesta Representação, e a pedido do Dr Diego Gonzalez, coordenador da UT de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental convidamos V.S para participar do evento

Para sua informação, segue a programação preliminar:

  • Palavras de boas-vindas (Diego Victoria/Carlyle Guerra de Macêdo)
  • Lançamento da Campanha do Dia Mundial da Saúde 2010.
  • Lançamento do VIGITEL 2009 (Carlos Monteiro/Déborah Malta).
  • Palavras do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
  • Inauguração do Mural Histórico da OPAS.
  • Coffee-break.

Atenciosamente,


Micheline Marie M. de A. Meiners
micheline@bra.ops-oms.org
Profissional Nacional para
Doenças Crônicas Não-Transmissíveis/
Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Não- Transmissíveis
Representação OPAS/OMS – Brasil
Fone: (61) 3251-9581 - Fax: 3251-9591
visite o novo portal da OPAS/Brasil – www.paho.org/bra

Vacinação

(Foto: Araípedez Luz p10)

Segunda etapa da vacinação contra Influenza H1N1 vai até o dia 6 de abril

A segunda etapa de vacinação contra a Influenza H1N1, programada para terminar no dia 2 de abril, será prorrogada até o dia 6 de abril.

Segundo o coordenador da rede municipal de saúde, Adenilson Lima por causa do feriado que se aproxima, as unidades de saúde serão fechadas nos dias 1 e 2 de abril. “Motivo que nos levou a estender a segunda etapa da vacinação até a primeira terça-feira de abril, dia 6”, explicou. As demais datas serão mantidas como preconiza o Ministério da Saúde.

Adenilson Lima reforçou que a Secretaria Municipal de Saúde segue a risca as recomendações do Ministério da Saúde. “É desejo da Prefeitura que todo cidadão de Uberlândia seja imunizado. Tínhamos que ter recebido 633 mil doses da vacina. No entanto, chegaram 312 mil doses”.

Ajustes

UAI Pampulha concentrará atendimentos de traumatologia e pediatria no setor sul das 19h às 7h
A partir de segunda-feira (29), qualquer paciente do setor sul de Uberlândia que necessite de cuidados referentes à traumatologia ou pediatria no período das 19h às 7h, deverá procurar a Unidade de Atendimento Integrado – UAI Pampulha. Até então, o atendimento era realizado na UAI São Jorge.

Com mais de 500 atendimentos diários, a UAI Pampulha fornece atenção nos setores de pronto-atendimento e ambulatório para clínica médica e ginecologia.

Pneus



Leia matéria publicada do Jornal Correio de sábado sobre este fantástico trabalho do Programa de Controle de Dengue de nosso CCZ clicando AQUI. Parabéns do Blog da Saúde a toda e equipe do controle de dengue

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Prêmio internacional

Pesquisadora do Butantan recebe prêmio internacional
Maria Leonor Sarno de Oliveira, do Centro de Biotecnologia do Instituto, é premiada por projeto que visa à produção de vacina combinada contra pneumococo, causador de muitas doenças respiratórias

domingo, 28 de março de 2010

Saúde Indígena

Recebemos de Maria Francisca Abritta Moro importante esclarecimento do Ministério da Saúde


Foto: web



NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre a criação da Secretaria de Saúde Indígena

Em relação às notícias sobre a criação da Secretaria de Saúde Indígena vinculada diretamente ao Ministro da Saúde, esclarecemos:

1) A Medida Provisória nº 483, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira, 25 de março, altera a Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios. A MP autoriza a criação, no âmbito do Ministério da Saúde, de uma nova secretaria, bem como cria novos cargos para sua estruturação.

2) Esta autorização permitirá ao governo a criação da Secretaria de Saúde Indígena, diretamente vinculada ao Ministro de Estado da Saúde, e atende a uma antiga reivindicação dos povos indígenas que o governo Lula está tornando possível a partir deste momento.

3) No entanto, é preciso esclarecer que esta secretaria só passará a funcionar após a publicação de decreto que definirá suas competências, sua estrutura de organização e execução descentralizada por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), dentre outras questões.

4) Neste momento, o Ministério da Saúde trabalha no detalhamento dessas questões e a previsão é que o decreto seja publicado em até 90 dias.

5) Durante esse período, a Funasa continuará sendo a responsável pela execução das ações de atenção à saúde dos povos indígenas, sem qualquer interrupção dos trabalhos que venha a prejudicar o atendimento, sob a supervisão e acompanhamento do Ministério da Saúde.

6) É importante esclarecer que o Ministério da Saúde está tomando todas as providências necessárias para que a transição da atenção à saúde indígena da Funasa para a nova secretaria seja feita de forma transparente e responsável, democrática e participativa para evitar transtornos à saúde dos povos indígenas.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Atenção


Recebemos de nosso amigo e colega Arruda, coordenador do Programa de Controle de Dengue
Clique AQUI e leia este importante comunidado

Sarau lítero-musical



Foto: Blog da Casa da Cultura
Casa da Cultura recebe sarau lítero-musical nesta sexta-feira (26)

Noite de música, exposição de telas e poesias nesta sexta-feira (26), na Casa da Cultura, a partir das 19h30. É o projeto “Café com Letras do Cerrado”, desenvolvido pela presidente do Instituto de Arte Cultura e Ciência do Triângulo (IAT), Lucilaine de Fátima.

Segundo ela, além de incentivar a leitura e a música, a proposta do sarau é abrir espaço para apresentação de trabalhos de artistas e escritores. “Exposições, lançamentos, apresentações musicais enriquecem a cultura local e regional são sempre bem vindos”, disse.

O pianista Ernane Machado abrirá a noite com composições de Chopin, Astor Piazzolla, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. “Minha apresentação terá duração de 30 minutos, mas depois vou continuar tocando enquanto estiverem sendo declamadas poesias da coletânea Ãnima”, ressaltou Ernane Machado.

A coletânea de poesias Ãnima foi desenvolvida por professores e universitários da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Uberlândia (Esamc). As poesias serão recitadas por Frankyn Ferreira, Cláudia Guerra, Wagner Bárbara, Natashe Yasmin e Maria Elvira. “Algumas coletâneas serão sorteadas durante o evento”, disse Lucilaine de Fátima.

O artista plástico Gilberto Maciel que já expôs em museus da Áustria, Hungria e Eslováquia e participou do 16º Circuito Internacional de Arte Brasileira levará suas peças para o evento. As obras retratam paisagens do cerrado, manifestações culturais e a arquitetura colonial do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Outra atração será a participação do letrista e vocalista da banda Trecheiros, Marcelo Macário. “Será uma noite agradável, com entrada gratuita. Vale a pena conferir”, concluiu Lucilaine de Fátima.

Fonte: Portal de nossa Prefeitura de Uberlândia

Saúde ambiental

Laboratório de análises da ETE Uberabinha - Dmae Uberlândia


Empresas adequam-se para lançar esgoto na rede pública
O Premend é uma regulamentação municipal que exige o cumprimento de limites já determinados por normas ambientais.

Mais de 190 empresas estão sendo monitoradas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em Uberlândia, para que seus efluentes líquidos tenham carga poluidora em condição de ser tratada pelo sistema público de saneamento.

Os resultados do Programa de Monitoramento conhecido por Premend serão apresentados nesta quinta, dia 25, às 19h, na Uniube, durante a III Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos. O evento é realizado pela Câmara Municipal e Prefeitura de Uberlândia em parceria com 19 empresas e instituições da cidade.

O diretor geral do Dmae, Epaminondas Honorato Mendes destaca que os benefícios do Premend já são visíveis. “Depois de dois anos, tivemos uma redução de 41% nos índices indiretos de poluição da água (DQO), tendo como base o esgoto que chega até as Estações de Tratamento”, ressalta ele.
O Programa iniciou com o cadastramento dos estabelecimentos que produzem esgoto não domésticos de grande volume, de alta carga orgânica e com características que representam riscos de corrosão e explosão nas redes, nas estações elevatórias e estações de tratamento.

O Premend é uma regulamentação municipal que exige o cumprimento de limites já determinados por normas técnicas brasileiras e deliberações do Estado de Minas Gerais, para procedimentos voltados à preservação ambiental. Caso a empresa desrespeite esses limites, o Dmae cobra uma tarifa adicional pela carga poluidora que é lançada na rede pública de esgoto.

“Para o Dmae é mais importante que as empresas façam o pré-tratamento do seu efluente ao invés de pagar pela carga poluidora, porque nossas Estações de Tratamento estão projetadas para receber esgoto com características domésticas” afirma o diretor Epaminondas Honorato.

Fonte: Portal da Prefeitura de Uberlândia

quinta-feira, 25 de março de 2010

Combate à Tuberculose

Saúde promove atividades educativas no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

(Foto: Daniel Nunes)


Hoje, ontem,(24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. E para marcar a data, profissionais do Programa Municipal de Controle à Tuberculose realizam diversas atividades educativas pela cidade. Desde o dia 19 deste mês, são distribuídos materiais educativos, coletados exames e ministradas palestras sobre a doença em organizações não-governamentais (ONGs), unidades da Rede Municipal de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD), asilos, albergues e presídios. Nesta quarta-feira, foi a vez da Comunidade Terapêutica Ceame receber instruções sobre a tuberculose.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Menos sal, menos doce


Empresas de alimentos vão reduzir sódio, açúcar e gordura de seus produtos

A PepsiCo divulgou esta segunda-feira que pretende reduzir em 25% o sódio encontrado em seus produtos nos próximos cinco anos. No Brasil, além dos refrigerantes, a empresa é responsável pela produção de alimentos como Ruffles, Doritos, Fandangos, Sensações, H2OH, Toddynho e barrinhas de cereal e aveia Quaker. A PepsiCo também pretende, nos próximos 10 anos, reduzir em 25% a quantidade de açúcar e 15% de gordura saturada da sua linha de produtos.

Além da Pepsi, outros fabricantes anunciaram que pretendem diminuir a quantidade de aditivos em seus produtos. A Kraft, que no Brasil produz os chocolates Lacta, os biscoitos Trakinas e Clube Social e o suco Tang, vai cortar 10% o sódio de seus alimentos nos próximos anos. A Campbell anunciou que vai reduzir o teor de sódio de suas sopas.
Excesso de sódio é um problema para crianças

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional Rio, alerta as crianças podem estar consumindo mais sódio do que deveriam. Uma caixa pequena de achocolatado, por exemplo, pode conter até 40% da necessidade diária da substância. A presidente da Sbem-Rio, a endocrinologista Vivian Ellinger, explica que os pais devem ler com atenção o rótulo dos alimentos que dão para os pequenos.

Trocar as bebidas industrializadas por sucos naturais é uma boa forma de evitar a ingestão de conservantes. Se não for possível consumir o suco fresco, a médica sugere a polpa, que contém mais nutrientes da fruta. As batatas fritas podem ser trocadas por frutas secas algumas vezes por semana. Já a ricota pode substituir a maionese.

Fonte: Portal do Consumidor

P.M Fissura Lábio / Palatina

Programa Municipal de Fissura Lábio / Palatina promove palestras para pais



Com o intuito de promover uma maior interação entre pais, pacientes e funcionários, o Programa Municipal de Fissura Lábio / Palatina realiza nos meses de março e abril as seguintes palestras:

MARÇO

Tema: "Aprender também é brincar"
Objetivo: Interação entre mães, pacientes e funcionários para proporcionar melhor desenvolvimento afetivo e psicomotor.
Palestrantes: Profissionais do Programa.
Dia: 25 de Março
Hora: 13h30
Local: Auditório do Anexo.

ABRIL

Tema: "Filhos X Drogas"
Objetivo: Informações aos pais e adolescentes sobre a importância e o conhecimento da prevenção ao uso de drogas.
Palestrantes: Profissionais e convidado.
Dia: 05 de Abril
Hora: 19h00
Local: Auditório do Anexo.

Equipe:
Regina Helena Justino Mahlalela
Vânia Lúcia Vieira - Assistente Social
Aroânia Rodrigues Lopes - Fonoaudióloga
Virgínia Pereira Gomes - Psicóloga

Maiores informações:
Programa Municipal de Fissura Lábio / Palatal
Regina Helena Justino Mahlalela - Coordenadora
Anexo da SMS – sala 105 – Fone: 3253-5426
Fonte: Boletim da Saúde

Manual de Serviços

A Secretaria Municipal de Saúde apresenta em formato digital o Manual de Serviços e Programas da Rede SUS.
Este Manual tem em seu conteúdo especificações dos Programas e Serviços, seus objetivos, atribuições, metas, formas e fluxos de contato, como também promover informações e esclarecimentos para seus profissionais, conselheiros de saúde, organizações sociais, instituições de ensino, sociedade civil e demais instituições e pessoas que tenham interesse na aplicação de políticas de promoção, vigilância, educação e reabilitação em saúde.

Maiores informações:

Diretoria de Gestão de Pessoas, Trabalho e Educação em Saúde
Liliane Tannús Parreira Gontijo
Anexo da SMS – sala 101 – Fone: 3253-5412

Para baixar e salvar cópia do manual clique na seta

Fonte: Boletim da Saúde

terça-feira, 23 de março de 2010

Fórum Urbano Mundial


Uberlândia é destaque no 5º Fórum Urbano Mundial
O prefeito Odelmo Leão se reúne nesta terça-feira (23) com representantes da ONU-HABITAT de diversas partes do mundo, no Rio de Janeiro. O encontro será nos Armazéns da Zona Portuária, onde acontece o 5º Fórum Urbano Mundial, que começou nesta segunda-feira e vai até o dia 26 de março.

A ideia do encontro foi do fotojornalista italiano Alessandro Scotti, da ONU-HABITAT. “Ele disse que nossa cidade tem muita coisa interessante para apresentar ao grupo da ONU-HABITAT e que a partir dessa conversa novos projetos podem ser concretizados”, informou o prefeito Odelmo Leão.



no Portal de nossa Prefeitura

I Conferência de Saúde Mental

Secretaria Municipal de Saúde promove a I Conferência Municipal de Saúde Mental




Já estão sendo realizadas as Pré-Conferências, a primeira aconteceu no Nucleo Pampulha- Setor Sul.
Verifique as demais datas e participe de forma a contribuir com propostas a fim de levarmos para a Conferência Municipal e daí para a Estadual ou mesmo a Federal.

Confira tudo sobre a Conferência AQUI no
Blog da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Uberlândia

Parabéns aos organizadores de tão importante evento

“Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” Email: saudementaludi@gmail.com

Psiquiatria Geriátrica

14º Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica


Nos dias 16 e 17 de abril, o Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o Programa Terceira Idade realizam na cidade de São Paulo o 14º Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica.

O evento terá como tema “Do diagnóstico à prevenção dos transtornos mentais em idosos” e será voltado a médicos clínicos gerais, neurologistas, geriatras, psiquiatras, gerontólogos, psicólogos, neuropsicólogos e profissionais da área de saúde.

Fará parte da programação uma conferência sobre neuroimagem e psiquiatria geriátrica com a pesquisadora Martha Payne, da Universidade de Duke, Estados Unidos. Também estão agendadas mesas redondas com os temas: “Demências frontotemporais: estado da arte”, “Epilepsia e transtornos psiquiátricos em idosos”, “Prevenção da depressão em idosos” e “Neuroimagem e envelhecimento”.

O simpósio será realizado no Centro de Convenções da Associação Paulista de Supermercados (APAS), na rua Pio XI, 1.200, bairro da Lapa, São Paulo.

Os resumos de pôsteres para apresentação poderão ser enviados até o dia 31 de março.

Mais informações: www.blcongressoseventos.com.br

Fonte: Agência FAPESP

segunda-feira, 22 de março de 2010

Perigo

Jogos sociais têm ingredientes para “viciar” de crianças a idosos




Plantar, colher, arar a terra, cuidar de animais e ainda ajudar vizinhos a eliminar pragas. Parecem tarefas, exclusivas, de um homem do campo, certo? Errado. Entre os moradores de grandes cidades, essas atividades tornaram-se um novo hábito, ao menos entre os adeptos do mundo virtual. De acordo com Cristiano Nabuco, psicólogo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, na onda dos vícios temporais da internet, a nova moda são os jogos sociais, que vieram diretamente dos sites de relacionamento, como Facebook e Orkut.

Com 37 milhões de usuários, em menos de um ano de existência, o jogo do momento é o Farmville, ou mais conhecido como “fazendinha”, em que o usuário se torna um administrador de fazenda. “O jogo reúne tudo o que precisa para viciar. Nas primeiras fases, você ganha status muito rápido e, ao passar de nível, vai ficando mais difícil. Isso faz com que o jogador não desista e fique com mais vontade de jogar”, explica o especialista em vícios da internet.

Educação ambiental

Dmae apresenta programa de educação ambiental


Foto: ETA Bom Jardim apresenta o seu sistema de automação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) participa da abertura da III Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos, apresentando um projeto social conhecido por Escola Água Cidadã que se transformou em programa de governo

Dia Mundial da Água

22 de março é o Dia Mundial da Água
segunda-feira, 22 de março de 2010


História do Dia Mundial da Água, 22 de março

Declaração Universal dos Direitos da Água, sugestões de preservação
História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: Blog do Cristovam

Nas ondas do rádio



Ciência pelo rádio

Museu da Vida publica guia gratuito na internet para auxiliar escolas e comunidades a fazer programas de rádio de divulgação científica

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ouvidoria

Recebemos da amiga Silma Maria Alves de Melo também do Ministério da Saúde



Ouvidoria divulga canais de comunicação com a sociedade

A Secretaria de Gestão estratégica e Participativa, por meio do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES), informa que possui, atualmente, quatro canais de comunicação com a comunidade. Todos eles estão disponíveis exclusivamente para o recebimento de manifestações da população. São eles:

  • Correios: SAF Sul, Trecho 2, Lote 5/6, Edifício Premium, Bloco F, Torre I, 3º andar, Brasília-DF CEP: 70.070-600.
  • Atendimento presencial: em horário comercial, no endereço acima.
  • Internet: www.saude.gov.br (Fale Conosco ou Ouvidoria)
  • Telefone: 0800-611997 (Disque Saúde).

Vale lembrar que a caixa corporativa ouvidoria@saude.gov.br foi desativada e não há mais um endereço para atender tal finalidade.

A Ouvidoria do SUS possui técnicos especializados para o acolhimento e registro de manifestações dos cidadãos pelos quatro canais de comunicação acima citados. O recebimento de demandas por e-mails ou telefones institucionais dificulta e retarda o processo, causando prejuízo ao serviço de Ouvidoria e, consequentemente, ao usuário do SUS.

Caso sua Secretaria, Departamento, Coordenação ou Área Técnica receba demandas de competência da Ouvidoria, solicita-se a colaboração no sentido de orientar o cidadão a buscar os canais adequados disponibilizados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES), que trabalha exclusivamente para atender as solicitações da população.

H1N1 - Segunda etapa


Recebemos da amiga Maria Francisca Santos Abritta Moro Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Ouvidorias, Departamento de Ouvidoria Geral do SUS - Ministério da Saúde

Segunda etapa de vacinação contra Influenza H1N1 começa na segunda-feira (22)

A segunda etapa da estratégia nacional de vacinação contra gripe pandêmica começa nesta segunda-feira (22). Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) receberão as doses da vacina. O público-alvo esperado é de cerca de 20,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% dessas pessoas. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por divulgar os locais e os horários de vacinação. Em todo o país, são mais de 36 mil salas de imunização.

Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica.

Confira e divulgue o calendário de vacinação [ Clique para ampliar ]



Saiba tudo sobre a vacinação contra Influenza H1N1 no site
www.vacinacaoinfluenza.com.br.





.

Teatro e circo

Foto da web


Oficina homenageia Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo

Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo (celebrados em 27 de março), a Secretaria de Cultura promoverá dos dias 22 e 26 deste mês, um curso especial para quem quer descobrir o palhaço que existe dentro de si. A responsável é a atriz e diretora teatral Ana Carla Machado. A Oficina de Clown* pretende reunir pessoas interessadas neste universo, desmistificar a figura do palhaço na sociedade e homenagear os profissionais do circo responsáveis por arrancar gargalhadas da plateia. Os interessados devem ter mais de 16 anos e procurar a Oficina Cultural - praça Clarimundo Carneiro, n° 204 - até amanhã (19), das 12h às 18h, para fazer a inscrição, que é gratuita. Ao todo, 20 vagas serão disponibilizadas. Os módulos têm 4 horas de duração.

Segundo Ana Carla, as aulas serão práticas e teóricas, recheadas com muita interatividade. “Pretendo mostrar, ensinar e interagir com os participantes de um modo bem dinâmico, com material audiovisual e métodos explicativos”, informou.

Ainda de acordo com Ana Carla, o palhaço só pode ser esqueletado através de um difícil processo de desconstrução. “Ser palhaço não é apenas colocar um nariz vermelho e fazer graça. É preciso muito treino, estudo e preparação. Por meio deste curso, pretendo fazer com que cada participante exercite o clown que tem, saiba que o palhaço não é um personagem e sim um estado de espírito. Para se tornar um clown, a pessoa precisa descobrir seu lado ridículo e deixar as máscaras caírem, trabalhando o erro, o torto, o inusitado, o desengonçado. Ser palhaço é desconstruir o ego, é estar disposto a abdicar suas vaidades em prol de uma figura especial. Quero repassar isso aos alunos, esclarecer esta profissão”, explicou.

A atriz conta ainda que a oficina também é uma forma de homenagear profissionais do circo. “Quando as pessoas vão ao circo, se deparam com personagens belos e cheios de virtude, como os acrobatas, domadores e mágicos. Neste momento, descobrem qualidades um pouco intangíveis e pensam: ‘Jamais conseguirei fazer nada parecido’. Mas ao pisar no picadeiro, os palhaços conseguem quebrar esta perfeição, fazendo com que a plateia se identifique com os erros cotidianos. É lá que o público se descobre e consegue lavar a alma”, comentou.

Oficina Cultural

De acordo com Vera Vilela, administradora da Oficina Cultural, este evento dá início às atividades do ano e reforça a importância da cultura na construção de uma sociedade. “Em 2010, cerca de 32 oficinas teatrais, de dança, música, artesanato, artes plásticas e cinema acontecerão neste espaço. Reconhecemos a importância das artes na vida da comunidade e, por esta razão, recebemos mais de 1.500 alunos por ano. São adolescentes, jovens e adultos que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais, de se especializar e de enveredar pelo caminho artístico”, enfatizou.

Serviço
Oficina de Clown
Data: de 22 a 26 de março, das 14h às 18h
Ministrante: Ana Carla Machado (atriz e diretora teatral)
Público: a partir de 16 anos
Número de vagas: 20
Inscrições: gratuitas e realizadas até sexta-feira (19), na Oficina Cultural (praça Clarimundo Carneiro, 204), das 12h às 18h.


Fonte: Portal da Prefeitura de Uberlândia

Territórios Saudáveis

Agentes do Programa Educação em Saúde - Territórios Saudáveis em ação na E.M. Dr. Joel Cupertino




Visando as comemorações do Dia Mundial da Saúde, que será realizado dia 07/04 na E.M. Dr. Joel Cupertino, com várias oficinas e atividades, em parceria com Secretarias e instituições, os Agentes do Programa Educação em Saúde em conjunto com a coordenação da Unidade de Saúde do bairro Dom Almir, realizaram nesta quarta feira, 17/03 uma busca ativa nas cadernetas de vacinação e posteriormente a aplicação da vacina que estava pendente em várias turmas da E. M. Dr. Joel Cupertino - bairro Dom Almir.

Pulha virtual

Vacina não oferece risco à saúde
Médicos de Uberlândia desmentem mensagem da internet e afirmam que efeitos colaterais não são graves
Núbia Mota - Repórter
Jornal Correio de Uberlândia


Foto cedida gentilmente pela GRS-Uberlândia

Dr. Eduardo Sánchez em entrevista


Uma mensagem anônima que circula pela internet desde a semana passada e que questiona a segurança da vacina contra a Influenza A é desmentida por médicos especialistas de Uberlândia. A mensagem diz que a vacina contém mercúrio e óleo de esqualeno, que seriam tóxicos. O pediatra Jorge Hirano e o clínico-geral e coordenador do programa de imunização da Gerência Regional de Saúde (GRS), Eduardo Sánchez, afirmam que, tanto em crianças quanto em adultos, os efeitos colaterais da vacina não são graves e não passam, em alguns casos, de mal-estar semelhante à gripe comum ou inchaço e vermelhidão no braço.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Liberdade

Liberdade de Expressão e Direito à Informação

O seminário Liberdade de Expressão/Direito à Informação nas sociedades contemporâneas da América Latina será realizado nos dias 24 e 25 de março, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O evento coordenado por Cremilda Medina, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), faz parte da série de seminários Novo Pacto da Ciência, promovido pela Cátedra Unesco Memorial da América Latina, coordenada por Adolpho José Melfi.

Hepatite B

Ampliada vacinação contra a hepatite B na rede pública
A vacinação contra hepatite B foi ampliada. Agora, caminhoneiros; portadores de doenças sexualmente transmissíveis; gestantes; manicures; pedicures; podólogos; gays; lésbicas; bissexuais; transgêneros; bombeiros; policiais militares, civis e rodoviários; carcereiros; coletores de lixo; doadores de sangue; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituição de menores, forças armadas entre outras); profissionais do sexo; usuários de drogas e pessoas que vivem em assentamentos e acampamentos já podem tomar a vacina, que antes era oferecida apenas a crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

No Portal de nossa Prefeitura

Protocolos

Recebemos de nosso colega Elaize Maria Gomes de Paula - Vigilância Epidemiológica VIGEP - Uberlândia - MG

Protocolo de Manejo Clínico SRAG 2010 e
Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Influenza - 2010

Os referidos protocolos estão publicados e disponíveis no site do Ministério da Saúde para conhecimento e divulgação e nos links acima para download.

Notas da Agência



Anvisa suspende anúncio na internet de medicamentos com venda sob prescrição médica


STF garante cobertura do SUS para tratamentos e remédios de alto custo

FEIJOAPAE


CONVITE FEIJOAPAE - 2º Feijoada Comemorativa 2010



Em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down e Homenagem aos Parceiros Sociais de 2009, A APAE Uberlândia tem o prazer de convidar todos os seus os amigos, parceiros, profissionais, alunos e familiares para a 2º Feijoada comemorativa 2010.

O evento acontece:
Dia: 21/03/2010 - (domingo)
Horário: 11:30 às 14:30hs
Local: Acrópole (final da Rondon)
Bairro: Custódio Pereira
Vendas de ingressos também com FABIANA MELO
VEM COM A GENTE ! ! !

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dia Mundial da Saúde

Reunião define a comemoração do Dia Mundial da Saúde



A Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Gestão de Pessoas, Trabalho e Educação em Saúde reuniu-se nesta segunda feira, 15/03 no auditório do Anexo da SMS com representantes das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Cultura e Futel para tratar do Projeto da comemoração do Dia Mundial da Saúde, que será realizado dia 07 de abril.

O Projeto tem como finalidade propor ações integradas entre as Secretarias do Município e demais organizações sociais de Uberlândia, no sentido de promover no dia 07 de abril/2010 um conjunto de ações de Promoção em Saúde e Qualidade de Vida e Meio Ambiente, a partir da realização de Oficinas, eventos artísticos, demonstrações, dentre outras atividades no espaço interno (salas de aula, laboratório, tendas no pátio e programação de palco) da Escola Municipal Dr. Joel Cupertino Rodrigues, Rua da Unidade, nº 80, Bairro Dom Almir.