Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tabagismo

Foto:Divulgação/APESP
Foto: Ministro do STJ, Antônio Herman Benjamin


Congresso discute questões jurídicas do controle do tabagismo

Foram debatidos vários assuntos, entre eles a responsabilidade da indústria do tabaco, os ambientes fechados livres de fumaça

A interface do poder judiciário com assuntos relativos ao controle do tabagismo foi o tema de congresso internacional promovido pelas ongs Aliança de Controle do Tabagismo, ACT-br, e Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, Brasilcon. O evento aconteceu em Brasília e foi aberto pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi e Antonio Herman Benjamin.

O evento reuniu um amplo painel de assuntos, entre eles a responsabilidade civil da indústria do tabaco, os ambientes fechados livres de fumaça, a propaganda de produtos de tabaco, o impacto econômico e social do tabagismo e os direitos humanos. Na abertura do evento, a diretora executiva da ACT-br, Paula Johns, reforçou o caráter transversal do controle do tabagismo. " Muitas medidas precisam ser tomadas e é necessário que os três poderes estejam envolvidos" , afirmou.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Diabetes


Iª Oficina Municipal de Educação em Saúde para o Auto-Cuidado em Diabetes e Pé Diabético.

Acontece nesta quinta e sexta feira, 29 e 30/04 a 1ª Oficina Municipal de Educação em Saúde para o Auto-Cuidado em Diabetes e Pé Diabético, a ser realizada no auditório do SENAC, Av. Belo Horizonte, 525 – bairro Martins, promovida pelo Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes e Diretoria de Gestão de Pessoas, Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

A Oficina pretende alcançar os seguintes objetivos:

- Discutir o Modelo de Cuidado em Condições Crônicas e como viabilizar sua implantação;
- Traduzir nas oficinas o retrato da nossa realidade e as alternativas de mudança quanto ao auto-cuidado apoiado;
- Possibilitar aos profissionais de saúde a oportunidade de observar, realizar e assimilar o exame do pé diabético em oficinas com pacientes reais.

O evento terá a carga horária de 8 horas e será dirigido para pro fissionais da saúde: médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais interessados e será ministrada em dois dias para que os participantes possam escolher o melhor dia.

A programação está definida:

08:00 hs – Abertura / Café da Manhã
08:30 às 09:15 hs – Palestra: Antibióticoterapia no Pé Diabético.
Palestrante: Dra. Astridia Marília de Souza Fontes – Infectologista – Membro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HC-UFU e do Hospital Santa Genoveva.
09:15 às 11:15 hs – Oficina de Pé Diabético – Avaliação do Pé Diabético (com paciente real).
11:15 às 12:00 hs – Palestra: Cuidado com a lesão do Pé Diabético e indicação cirúrgica.
Palestrante: Dr. Ricardo Ávila – Uberlândia-MG – Cirurgião vascular - Mestrado em cirurgia vascular pela UNIFESP - Título em cirurgia vascular e endovascular pela SBACV.

12:00 às 13:30 hs – Almoço

13:30 às 17:00 hs – Palestra: Estratégias de Educação em Saúde para o auto-cuidado em Diabetes / Implementação da Mudança – Questionário ACIC.
Condutores: Dra. Maria Luiza Mendonça P. Jorge– Coord. do Prog. de Hipertensão e Diabetes – SMS- Uberlândia-MG
Dra. Liliane Parreira Tannús Gontijo – Diretora de Gestão de Pessoas e Educ. em Saúde – SMS – Uberlândia-MG
Rogério Ferreira Silva – Psicólogo – SMS – Uberlândia-MG
Sebastião Elias da Silveira – Enfermeiro – SMS – Uberlândia-MG
17:15 hs – Encerramento.

Fonte: Boletim da Saúde

Alimentos para atletas

Anvisa regulamenta uso de alimentos para atletas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (26), novas regras para alimentos destinados a atletas.
Entre as principais novidades, está a liberação do uso da creatina e da cafeína nesses alimentos. Para alguns atletas, o uso correto dessas duas substâncias auxilia no desempenho durante exercícios repetitivos de alta intensidade e curta duração e na resistência aeróbica em exercícios físicos de longa duração, respectivamente.

Apesar de a liberação da creatina e da cafeína ser uma reivindicação antiga dos produtores de alimentos para atletas, só agora foram apresentadas evidências científicas que comprovaram a segurança de uso desses produtos como alimentos. Por isso, antes da publicação desta nova regulamentação, essas duas substâncias não podiam ser comercializadas na forma de suplementos destinados a atletas no Brasil.

Entretanto, a diretora da Agência, Maria Cecília Brito, ressalta a importância desses alimentos só serem consumidos por atletas. “A evolução do conhecimento científico sobre nutrição indica que alimentos para atletas só devem ser consumidos pela parcela da população que pratica exercícios físicos de alta intensidade com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso”, afirma Maria Cecília.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

UBS Tocantins


Recebemos da colega Teresa Cristina Martins Silva, Gerente UBS Tocantins. Parabéns pela importante ação.

No dia 27/04/10 foi realizada a abertura da campanha "Eu sou 12 por 8" de combate à hipertensão arterial na UBS Tocantins. A assistente social Solange e o enfermeiro Eder fizeram a abertura da campanha fazendo orientações gerais sobre a hipertensão arterial e sobre cuidados com a saúde de forma a prevenir esta doença. Além disso, foi ressaltado a importância de que aqueles que já são hipertensos terem como meta a pressão arterial nos níves "120 X 80 mmHg". No decorrer desta semana serão feitas salas de espera com os profissionais de saúde do posto sobre hipertensão arterial.

200.000 visitas

Temos motivos de sobra para comemorar

VISITAS

E não é que nosso Blog da Saúde deu um salto muito importante!
200.000 almas passaram por aqui em visita, em busca de informação sobre nossa Secretaria Municipal de Saúde.

Pode, como já disse em outras datas, parecer pouco se comparado a grandes portais. Mas para um blog simples, despretensioso onde o único objetivo é divulgar saúde, ciência e cultura principalmente de nossa cidade, está de bom tamanho, aliás mais do que isso, está ótimo.

Agradecemos a todos que contribuem com informações verdadeiramente importantes e que podem ajudar a todos que por aqui passam.

Assim, como pequenas formigas no carregar diário de nossas missões, vamos somando e ajudando no criar verdadeiro de um Sistema Único de Saúde, saudável, forte, universal e digno. O caminho é longo é certo. Mas aos passos, diariamente avançamos.

Duzentas mil vistas. Não é pouco não. Vamos em frente, informando e divulgando, essa é nossa missão, contribuir para a democratização da boa e séria informação.

Muito obrigado de coração a todos que por aqui estiveram, voltem sempre.

William H Stutz
whstutz@gmail.com

“Vitrine Hurbana”

(Foto: Araípedez Luz p10)

“Vitrine Hurbana” faz público refletir sobre a comunicação do corpo
O segundo dia de apresentações do “Projeto Corpo: Espaços e Inter(re)ferência” levou aos terminais Central, Umuarama, Santa Luzia e Industrial o trabalho “Vitrine Hurbana”. A performance solo foi desempenhada pelo bailarino Ilmar da Silva e mistura as influências do jazz com as danças contemporâneas e clássicas.

De acordo com o coordenador do Setor de Danças da Secretaria Municipal de Cultura, Dickson Du-Arte, esse trabalho é bem desenvolvido graças ao longo tempo de carreira do bailarino. “A trajetória do Ilmar da Silva é muito sólida e ele usa o jazz como base técnica para exercer a movimentação mesclada com as outras técnicas”, explicou o coordenador.

O “Vitrine Hurbana” propõe um diálogo com o público a partir da expressão corporal. A performance é feita entre o bailarino, um banco e algumas rosas. “Ilmar questiona em seu trabalho se o corpo fala, se as rosas falam e, a partir desta interferência no cotidiano, ele sensibiliza as pessoas”, completou Dickson Du-Arte.

no Poral da PMU

Seminário

Uberlândia é representada no Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição no SUS em Belo Horizonte


A cidade de Uberlândia foi escolhida pela Gerência Regional de Saúde para representar a região compreendida por 18 cidades, para participar do “Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição no SUS – PNAN 10 anos”, que aconteceu dias 07 e 08 de abril em Belo Horizonte.

Representando Uberlândia, esteve presente a nutricionista Denize Dias Lopes – coordenadora do Programa de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde e Patrícia Nishioka da Gerência Regional de Saúde.

O Seminário que também foi uma Conferência teve como temas:

- Determinantes e condicionantes socioeconômicos da situação de saúde e nutrição da população brasileira;
- Processo de implementação, avanços e desafios do conjunto das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição;
- Contexto de transição epidemiológica, nutricional e demográfica, reformas institucionais do SUS, diretrizes do Pacto pela Saúde, fortalecimento da atenção básica com expansão da Estratégia saúde da família, implantação dos Núcleos de apoio à saúde da família, grau de institucionalização das áreas técnicas de alimentação e nutrição nas três esferas de gestão do SUS, implementação dos territórios integrados de assistência a saúde;
- Articulação intersetorial entre o Sistema Único de Saúde – SUS e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISVAN.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pré-natal

Consultas de pré-natal crescem 125% em seis anos
Em 2009, foram 19,4 milhões de atendimentos de gestantes pelo SUS. Acesso ao planejamento familiar também cresceu e chegou a todos os municípios brasileiros

Em seis anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou de forma expressiva o acesso das brasileiras a atendimentos de saúde sexual e reprodutiva. O número de consultas de pré-natal atingiu 19,4 milhões em 2009 – aumento de 125% em relação a 2003, quando foram registradas 8,6 milhões. Já a cobertura de planejamento familiar atingiu todos os municípios brasileiros – alcançando 4,3 milhões de mulheres a mais no período de 2003 a 2008.

“Uma das causas está relacionada ao aumento do número de equipes de Saúde da Família que saiu de 19 mil em 2003 para 30,3 mil em 2009 e ao conseqüente aumento da população coberta que saiu de 35% para 50% no mesmo período. Uma das atribuições das equipes é realizar o exame pré-natal”, explica a diretora substituta do Departamento de atenção básica, Elisabeth Wartchow.
O aumento da assistência pré-natal contribui com a melhoria nas condições da gestação, da própria mãe e do recém-nascido.

no Portal do Ministério da Saúde

Combate à Hipertensão

Secretaria de Saúde comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão com atividades na UBS Custódio Pereira
Foi comemorado nesta segunda (26) na UBS Custódio Pereira, e se extende durante toda a semana em todas as Unidades de Saúde, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão com várias atividades, conforme programação já divulgada em postagem anterior.
Na foto: Dra. Maria Luiza Mendonça - coordenadora do Programa HIPERDIA.
Fonte Boletim da Saúde

e veja mais fotos

Leia mais sobre hipetensão e as atividades da UBS Custódio Pereira no
Portal da nossa Prefeitura
Clique AQUI

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ciência


Predadores protetores

Insetos herbívoros atraem formigas para defendê-los dos predadores e, para proteger-se das agressivas "guarda-costas", utilizam uma camuflagem química, indica estudo feito na Unicamp



Sonhos construtores


Estudo feito em ambientes virtuais em três dimensões indica importância dos sonhos nos processos de consolidação da memória

Dança





Semana Internacional da Dança - de 26 a 30 de abril
Projeto Corpo: Espaço e Inter(re)ferência
Programação AQUI
ou
Clique no cartaz ao lado

Sou 12 por 8


Hipertensão atinge 30% dos brasileiros adultos

Aproximadamente 190 mil moradores de Uberlândia podem ter a pressão arterial acima do padrão. Esta estimativa foi feita pela Secretaria de Saúde Municipal, baseada no porcentual de hipertensos no Brasil



Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado hoje

Veja programação no Boletim da Saúde

Pacto pela Vida


Recebemos da colega e amiga Tânia Berbet

Prezados,
Informamos que o Pacto pela Vida 2010_2011 foi validado conforme tabela em anexo.
Favor divulgar.
Atenciosamente,
Tânia Berbert


Clique na seta abaixo para visualizar a tabela Sispacto 2010 2011

Congresso da Família

Congresso da Família reúne cerca de 1500 pessoas na Escola Municipal Cecy Cardoso Porfírio




Neste sábado (24), cerca de 1500 pessoas participaram do Congresso da Família e Agita Mansour, realizado na Escola Municipal Cecy Cardoso Porfírio, no bairro Mansour. Das 8h às 12h, alunos, pais, responsáveis e comunidade, desfrutaram das inúmeras atividades oferecidas pelo projeto. Dança de salão, dança de rua, avaliação física, práticas esportivas, desenvolvidas em parceria com os cursos de Educação Física e Biomedicina da UNIPAC.

Duas agentes comunitárias do Programa de Saúde da Família (PSF) sanaram dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e outras doenças. Também foram ministradas palestras sobre “Os Reflexos da Valorização do Ser e do Ter na Educação dos Filhos” e “Qualidade de vida”. “Nosso objetivo é mostrar aos pais que a qualidade de vida começa em casa, na família, e parte para onde se relacionam, no trabalho, na escola”, explicou a psicóloga Maria Luiza Ruiz Moreno.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cultura e ciência


Voz destoante

Livro Gonçalves Dias: o poeta na contramão analisa texto do autor que critica a escravidão em 1850, quando os escritores românticos viviam de favores do governo



Divulgação científica: HIV e suscetibilidade à salmonela

Estudo publicado na Science indica por que portadores do vírus de HIV são mais suscetíveis a infecção por bactérias do gênero Salmonella



Qualidade de Vida: Evolução de Conceitos e Práticas do Século 21

Prática da atividade física relacionada a demandas de grupos específicos será um dos temas em debate na Unicamp

Ass. Brasileira de Porfiria


A Associação Brasileira de Porfiria - ABRAPO tem o prazer de anunciar a continuidade de seu Programa "Grupo de Estudos"
e convidar para a Primeira Palestra de 2010.

"Diagnóstico Clínico e Laboratorial das Porfirias"

Palestrante:
Dra. Vanda S. A. Ogasawara
Dia 26 de Abril (segunda feira) às 20 horas
Local: Auditório do CRM.
Rua Victório Viezzer, 84 - Vista Alegre
em Curitiba - Pr.

Sua participação é muito importante para nós!
OBS.: Aos interessados será fornecido certificado.

Maiores informações e inscrições gratuitas:
contato@porfiria.org.br
ou telefone: 41 9151-5586


Obrigada por seu interesse pelas porfirias!

Ieda M. S. Bussmann
Associação Brasileira de Porfiria - ABRAPO
www.porfiria.org.br

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Informe influenza



Recebemos da amiga e colega Elaize Maria Gomes de Paula, Vigilância Epidemiológica - VIGEP - Uberlândia - MG

Clique aqui para abrir o Informe

Risco

Foto: Andrew Seidenberg / Univ. de Harvard


Pastilha de nicotina dissolúvel pode levar à dependência acidental em crianças

Produto está sendo vendido como derivado do tabaco, mas as bolinhas parecem mais doces do que um cigarro normal

Uma comparação fotográfica de um pacote de Tic Tac e pastilhas de nicotina da Camel Orbs, que as autoridades de saúde pública estão alertando as crianças sobre possível confusão com hortelã

Uma comparação fotográfica de um pacote de Tic Tac e pastilhas de nicotina da Camel Orbs, que as autoridades de saúde pública estão alertando as crianças sobre possível confusão com hortelã

Pastilha de nicotina que está sendo vendida como um produto do tabaco, e em alguns casos assemelha-se a balas populares, pode levar à intoxicação acidental de crianças. A constatação está em um novo estudo da Harvard School of Public Health (HSPH), no qual pesquisadores relatam que a aparência de doce e bala dos produtos pode aumentar o apelo aos jovens e ainda levar à dependência da nicotina.

"Os produtos são utilizados como uma forma temporária de nicotina para fumantes em ambientes onde o fumo é proibido. No entanto, o efeito potencial na saúde pública poderá ser desastroso, principalmente para crianças e adolescentes", disse o principal autor do estudo, professor Gregory Connolly.

Plano Diretor

Serviço Social promove reunião para dar prosseguimento ao Plano Diretor

Em destaque, Eleusa Rezende fazendo a abertura da reunião.

O Programa de Ações em Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta terça, 20/04 no auditório do Anexo da SMS, no período da manhã a reunião para composição da "Equipe de Facilitadores da Implantação das Ações em Serviço Social" como parte do Plano Diretor de Atenção Primária em Saúde.
Mais detalhes desta reunião serão veiculadas na quinta feira.
A próxima reunião está marcada para o dia 10/05 no mesmo local.
Maiores informações:
Programa Municipal de Ações em Serviço Social
Eleusa Rezende Costa Pereira Lima - coordenação.
Anexo da SMS - sala 106 - Fone: 3253-5432
Fonte Boletim da Saúde

Eu sou 12 por 8

Recebemos da colega e amiga Wilma Nunes


O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma campanha de cunho nacional, cujo objetivo principal é educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta ou hipertensão, pois é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Diante do número de óbitos anuais causados por doenças cardiovasculares – mais de 300mil/ano – tornou-se necessário investir na sua prevenção e controle. É uma responsabilidade social que define nosso comprometimento com o desenvolvimento da organização e do país como um todo. A data de realização da campanha, dia 26 de Abril, foi regulamentada pelo Projeto de Lei do Senado Federal, 151, de 12.08.98.

É por isto que a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia vem realizando anualmente a campanha pela conscientização dos riscos da pressão alta. Neste ano, o tema da campanha é: Eu sou 12 por 8 – Esta Campanha eu carrego no peito. O evento oficial da SMS acontecerá no dia 26/04 – segunda-feira – a partir das 7h00min na Unidade Básica de Saúde Arnaldo Godoy de Souza – Bairro Custódio Pereira, onde se realizarão atividades educativas, oficinas envolvendo participação comunitária e aferição de pressão arterial durante todo o dia.

DIA 26 DE ABRIL - SEGUNDA-FEIRA - NA UBS CUSTÓDIO PEREIRA - Rua Tito Teixeira nº 1236.
PARTICIPE! VOCÊ É NOSSO CONVIDADO(A) ESPECIAl!

Programação

  • 7h00min _ De bem com a Vida - Oficina de Unibiótica - técnica coreana que propõe que as pessoas cuidem adequadamente da própria saúde. Busca equilíbrio da saúde do corpo e da mente.
  • 8hoomin_ Café da Manhã e Abertura Oficial da Campanha "eu sou 12 por 8."
  • 8h30min - Hipertensão: Conhecer Prevenir e Tratar - Dra. Maria Luiza Mendonça - médica endocrinologista e coordenadora dos programas de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde.
  • 9h00min_ Al-Anon: Compreensão de nós mesmos - Os grupos familiares Al-Anon são uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. Dona Maria da Glória - membro Al-non do bairro Custódio Pereira.
  • 9h30min_ A Hipertensão Arterial e as Emoções: uma reflexão sobre como nossas emoções interferem em nossa saúde física. Psicóloga Marisa Luedi.
  • 10h00min_ O Controle da Ansiedade e do Stress na palma das mãos: Oficina de Artesanato - Facilitadoras Ana Maria Moreira e Marisa Luedi.
  • 10h30min_ Menos Sal e Mais Saúde - Vantagens do baixo consumo do sal no controle da hipertensão Arterial - Gabriela Dalcin Durante - Nutricionista.
  • 11h00min_ O Impacto da Atividade Física na sua Pressão - Por que a atividade física é a grande aliada da saúde? Gustavo R. Chaves - Fisioterapeuta.
  • 11h30min _ Cuidados com medicamentos e Dicas Práticas no uso de Medicações - Enfermeira Barbara Nascimento Lima.
  • 13h30 - Você sabe qual é o seu peso ideal? Descubra seu índice de massa corporal. Nutricionista Gabriela Dalcin Durante.
  • 15h00min - Atividade Física: pratique esta idéia - Aula prática com Educador físico Helinho e Fisioterapeuta Gustavo.
  • 16h00min - Encerramento e Café da Tarde.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia de Tiradentes

"Liberdade – essa palavra
que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que explique,
e ninguém que não entenda".

(Cecília Meireles em Romanceiro da Inconfidência)


terça-feira, 20 de abril de 2010

OuvidorSUS


A Ouvidoria da Saúde promove de 26 a 29 de abril, das 8h00 às 12h e de 13h30 às 17h30, na PRODAUB, bloco I do Centro Administrativo, a Capacitação do Sistema Informatizado OuvidorSUS Nível I, ministrado por técnicos do Ministério da Saúde.
A capacitação terá como público alvo os profissionais das Ouvidorias de Saúde de Uberlândia e de Uberaba.

Dia 30, acontecerá a segunda etapa da capacitação, no Campus Santa Mônica – bloco I B, pavimento superior, Laboratório IV, da Universidade Federal de Uberlândia, das 8h00 às 12h, tendo como público alvo os coordenadores de UBSF’s, UBS’s, UAI’s, CAPS’s e Programas da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia.
A condução também ficará a cargo dos técnicos do Ministério da Saúde.

Clique AQUI e confira as datas e horários da capacitação

Maiores informações:

Ouvidoria da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde
Centro Administrativo – bloco 1
Fones: 3239-2944 e 3239-2733


Fontes:
Boletim da Saúde e
Ouvidoria da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde

Simpósio Nacional

1° Simpósio Nacional de Saúde da População Negra e HIV/Aids
Encontro na Unicamp pretende divulgar projetos de pesquisa realizados e debater a criação da Rede Nacional de Pesquisa e Estudos em Saúde da População Negra

Calendário de vacinação





Recebemos da colega Cida coordenadora do Programa Municipal de Imunização

Calendário de vacinação de idosos é alterada nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste
Nos estados dessas regiões, pessoas com mais de 60 devem se imunizar entre 8 e 21 de maio. No Sul e Norte, está mantida a data já divulgada – de 24 de abril e 7 de maio

Problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

A estratégia, que começaria em todo o Brasil no próximo sábado, 24 de abril, teve o início adiado para 8 de maio, nos estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, a vacinação dos idosos seguirá até 21 de maio. A alteração não trará qualquer prejuízo à saúde dessa população.

Já nas regiões Norte e Sul, permanece a data inicialmente prevista para vacinação dos idosos: de 24 de abril a 7 de maio.

A decisão por alterar o calendário foi tomada, na última sexta-feira, (16) pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS) de Saúde.

Veja os detalhes abaixo:

Estados das regiões Sul e Norte – 24 de abril a 7 de maio

A vacinação de idosos nos dez estados das regiões Sul e Norte permanece entre 24 de abril e 7 de maio. Todas as pessoas com mais de 60 anos que moram nessas regiões serão imunizadas contra a gripe comum, como acontece todos os anos.

Se tiverem doenças crônicas, os idosos receberão, também, no outro braço, uma dose de vacina contra a gripe H1N1. Assim, os idosos só vão precisar ir aos postos de vacinação uma única vez.

Nessas regiões foi possível manter a data inicialmente prevista porque, até este domingo (18/4), o Instituto Butantan tinha entregado ao Ministério da Saúde 6,2 milhões de doses, o suficiente atingir a meta de vacinação de 80% da população idosa prevista para as duas regiões – 3,8 milhões de pessoas.


Questões logísticas, no Norte; e epidemiológicas, no Sul; reforçaram a necessidade de manter a data de vacinação dos idosos nessas duas regiões.

No Norte, 100% das doses de vacina contra a gripe comum já haviam sido entregues às Secretarias Estaduais de Saúde na semana passada. O envio de vacinas é priorizado para o Norte porque as secretarias estaduais de saúde desta região têm dificuldade de acesso a municípios e populações mais isoladas e muitas vezes precisam usar barcos e aviões para transportar as vacinas.

E o Sul é, historicamente, a região com inverno mais rigoroso em relação ao restante do país.

No Norte e no Sul, a vacinação de adultos de 30 a 39 anos está mantida: de 10 a 21 de maio.


Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste – 8 a 21 de maio

Nessas regiões, a campanha de vacinação contra a gripe comum para maiores de 60 anos terá seu início adiado para o dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio.

Aqueles que tiverem doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Nesse caso, os idosos poderão optar por antecipar a vacinação contra a nova gripe já a partir de 24 de abril, data inicialmente prevista para o início da vacinação do idoso.

Mas atenção: é necessário reforçar que os idosos que fizerem esta opção terão de voltar aos postos de vacinação mais uma vez, para tomar a vacina da gripe comum, entre 8 e 21 de maio.

Aqueles que optarem por aguardar até 8 de maio poderão tomar as duas vacinas de uma única vez. O Ministério da Saúde, o CONASS e o CONASEMS reforçam que a mudança nas datas não prejudica a saúde dos idosos.

Nos 17 estados dessas regiões, a nova etapa de vacinação dos idosos vai coincidir com a imunização dos adultos de 30 a 39 anos contra a influenza H1N1.

As doses de vacinas contra a gripe comum necessárias para vacinar os idosos das regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste deverão ser entregues, em três remessas, conforme novo cronograma enviado pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde.

Fornecimento de vacinas contra a gripe comum
por parte do Instituto Butantan


O Instituto Butantan, parceiro histórico do Ministério da Saúde e o único laboratório público brasileiro e da América Latina que produz vacinas contra a Influenza, informou, na última sexta-feira (16), que não poderá entregar todas as doses combinadas no prazo inicialmente estipulado para a campanha da vacinação do idoso contra a gripe comum.

Pelo contrato assinado entre o Butantan e o Ministério da Saúde, em 30 de dezembro de 2009, o fornecimento do total de doses necessárias para a campanha seria concluído até a primeira quinzena de abril. Desse quantitativo, 6 milhões de doses foram entregues até o momento – o que representa um terço do total. De acordo com o novo cronograma, as próximas remessas devem ocorrer em tempo de atender o novo calendário agora anunciado.

Além de fornecer o total de doses da vacina contra a gripe sazonal, por meio de um contrato de transferência de tecnologia com a empresa Sanofi-Pasteur, o Butantan também vem fornecendo 63 milhões de doses de vacinas contra a gripe H1N1 para todo o país.

Fonte: Coordenação de Imunização/GVE/SE/SVS/SES-MG

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Prática de exercícios

Foto: Divulgação/BBSRC

Prática de exercícios é essencial para a prevenção de quedas em idosos
Acidentes envolvendo a população mais velha são uma das principais causas de morte e de internações hospitalares
Idosos realizam atividade física com acompanhamento de fisioterapeuta

De acordo com pesquisadores da Universidade de Loyola, o exercício desempenha um papel-chave na prevenção de quedas em idosos. Acidentes envolvendo a população mais velha ocorrem normalmente dentro de casa e são uma das principais causas de morte e de internações hospitalares.

"Melhorar a postura e o equilíbrio ajuda a fortalecer os grupos musculares fracos das costas, dos quadris e das pernas. Isso melhora a mobilidade, o que limita o risco de queda", disse a coordenadora do Centro de Exercícios da Universidade, Val Walkowiak. "Manter a postura correta é vital para a vida diária e a realização das funções normais sem maiores perigos".

Programa Saúde Bucal


Programa Saúde Bucal realiza capacitação para o Projeto SB Brasil 2010

O Programa Municipal de Ações em Saúde Bucal, realizou nesta quinta feira, 15/04, no auditório da UNIPAC – Av. Cipriano Del Fávero 991, Centro, a capacitação para as equipes de campo que farão a pesquisa nacional de saúde bucal – Projeto SB Brasil 2010 no município de Uberlândia, um dos 177 municípios escolhidos.

A pesquisa será realizada nos domicílios sorteados previamente, onde serão feitos exames bucais e aplicados questionários para avaliarem as necessidades da população, a condição sócio-econômica e utilização de serviços odontológicos, contribuindo desse modo, para uma melhor estruturação da Rede assistencial.

Após avaliação desses dados da pesquisa, o Ministério da Saúde terá melhores condições de subsidiar o planejamento e ações junto ao SUS e manter uma base de dados eletrônico para o componente Vigilância em Saúde de Política Nacional de Saúde Bucal, para que a Secretaria Municipal de Saúde possa avaliar e planejar as ações de Saúde Bucal.

Outros palestrantes estiveram presentes: Adriana Silveira - Rede Municipal, que falou sobre fluorese e Rogério Moreira Arciere - Fac. de Odontologia da UFU que fará a calibração das equipes de campo.

Maiores informações:

Programa Municipal de Ações em Saúde Bucal
Hebe Rosely Couto Teixeira – Coordenação
Anexo da SMS – sala 104 – fone: 3253-5423

Fonte Portal PMU e Boletim da Saúde

Programa de TB

Programa de Controle da Tuberculose promove reunião com pacientes

Com o objetivo de estabelecer maior interação entre os profissionais e pacientes juntamente com seus familiares, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose promoveu nesta sexta, dia 16/04 no Auditório do Anexo, mais uma reunião de confraternização.
Rosária Paixão, coordenadora do PCT abriu a reunião dizendo da importância da presença de todos, e pediu para que cada um pudesse falar sobre o histórico de seu tratamento, relatos e dúvidas.
Logo em seguida, apresentou um vídeo sobre o tratamento da doença, bem como um café da manhã foi servido aos presentes.

Maiores informações:

Programa Municipal de Controle da Tuberculose
Rosária Maria Paixão - coordenação
Anexo da SMS - sala 107 - fone; 3253-5425 / 3210-5370

Fonte: Boletim da Saúde

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Boletim Epidemiológico

Recebemos de Elaize, repassamos para conhecimento

Prezados (as) Senhor(as),

Segue em anexo, Boletim Epidemiológico da Dengue de 14/04/2010 para conhecimento e divulgação.

Atenciosamente,

Nathaly Magalhães Cardoso
Coordenadora de Epidemiologia
GRS/Uberlândia

Telefone: (34)3214-4600
Voip: 1309/1322
Plantão: (34)9988-0571
E-mail: epidemi.udi@saude.mg.gov.br

( Nota do Blog da Saúde: Clique AQUI para visualziar o boletim, em pdf, 80 kb)

Iª Oficina Municipal

Convite

Iª Oficina Municipal de Educação em Saúde para o Auto-Cuidado
em Diabetes e Pé Diabético.


Considerando a crescente prevalência de diabetes e a necessidade de melhorar a aderência ao tratamento dos pacientes com doença crônica, entendemos ser de grande importância a discussão e implementação de cuidados inovadores para condições crônicas.

Além disso, reconhecemos a dificuldade que nós, profissionais da saúde temos em prevenir, tratar e reabilitar um paciente com pé diabético.

Para nos habilitarmos mais nesses desafios que fazem parte do nosso cotidiano e que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossos pacientes diabéticos e para a melhoria da assistência, vamos fazer uma imersão com profissionais de saúde.

Objetivos:
  • Discutir o Modelo de Cuidado em Condições Crônicas e como viabilizar sua implantação;
  • Traduzir nas oficinas o retrato da nossa realidade e as alternativas de mudança quanto ao auto-cuidado apoiado;
  • Possibilitar aos profissionais de saúde a oportunidade de observar, realizar e assimilar o exame do pé diabético em oficinas com pacientes reais.
Público Alvo: Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais interessados.

Datas: 29 ou 30 de abril. (Escolha uma destas datas para sua participação).
Carga Horária: 8 horas.
Local: SENAC (Av. Belo Horizonte, nº 525 – Bairro Martins


Programação:



08:00 hs – Abertura / Café da Manhã
08:30 às 09:15 hs – Palestra: Antibióticoterapia no Pé Diabético.
Palestrante:
  • Dra. Astridia Marília de Souza Fontes – Infectologista – Membro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HC-UFU e do Hospital Santa Genoveva.

09:15 às 11:15 hs – Oficina de Pé Diabético – Avaliação do Pé Diabético (com paciente real).
11:15 às 12:00 hs – Palestra: Cuidado com a lesão do Pé Diabético e indicação cirúrgica.
Palestrante:
  • Dr. Ricardo Ávila – Uberlândia-MG – Cirurgião vascular - Mestrado em cirurgia vascular pela UNIFESP - Título em cirurgia vascular e endovascular pela SBACV.

12:00 às 13:30 hs – Almoço

13:30 às 17:00 hs – Palestra: Estratégias de Educação em Saúde para o auto-cuidado em Diabetes / Implementação da Mudança – Questionário ACIC.
Condutores:
  • Dra. Maria Luiza Mendonça P. Jorge– Coord. do Prog. de Hipertensão e Diabetes – SMS- Uberlândia-MG
  • Dra. Liliane Parreira Tannús Gontijo – Diretora de Gestão de Pessoas e Educ. em Saúde – SMS – Uberlândia-MG
  • Rogério Ferreira Silva – Psicólogo – SMS – Uberlândia-MG
  • Sebastião Elias da Silveira – Enfermeiro – SMS – Uberlândia-MG

17:15 hs Encerramento.


Inscrições: Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde.
E-mail: dgp@uberlandia.mg.gov.br
Telefone: 3253 - 5412

Participe!

Atenciosamente,

Maria Luiza Mendonça P. Jorge.
Coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes.

Liliane Parreira Tannús Gontijo
Diretora de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde

Hospital municipal

Foto: Daniel Nunes


Estado e Município firmam compromisso para informatizar o Hospital e Maternidade Municipal

O prefeito Odelmo Leão e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha receberam na manhã desta quinta-feira (15), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques. Juntos, visitaram as obras do Hospital e Maternidade Municipal e conheceram a estrutura operacional da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge. “A vinda do secretário de Estado representa a continuidade do apoio do governo do Estado, que tem nos ajudado desde o início, para que possamos ter um hospital público de qualidade para o povo de Uberlândia”, destacou o prefeito Odelmo Leão.