Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 31 de maio de 2010

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente é aberta com palestra sobre os cuidados com os recursos hídricos

(Foto: Daniel Nunes)

A preocupação com os recursos hídricos foi o tema da abertura da 3ª Semana do Meio Ambiente – Desafios da Sustentabilidade, no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia, na manhã desta segunda-feira (31). A primeira palestra foi realizada pelo professor, médico e ambientalista Apolo Heringer Lisboa que veio de Belo Horizonte para falar sobre o Projeto Manuelzão, que viabiliza ações para despoluir o Rio das Velhas.

“O rio possui 801 km, vai de Ouro Preto a Várzea da Palma, e com o projeto conseguimos reduzir aproximadamente 60 por cento da poluição. Várias questões merecem atenção, como o clima e o lixo, mas a água é fundamental para mobilizar e compreender a maneira de mudar o mundo. A água reflete o desmatamento e a poluição; é o espelho da água que mostra a sensibilidade das pessoas com o meio ambiente”, explicou Apolo Heringer.



Fonte: Portal PMU

Pare de fumar

Visite o site do Ministéro da Saúde: Tabagismo




Sem tabaco

31 de maio - Dia mundial sem tabaco

Dia Mundial sem Tabaco faz alerta às mulheres
Elas se tornaram um dos alvos prediletos da publicidade do tabaco


O Dia Mundial sem Tabaco de 2010 será celebrado nesta segunda-feira 31 de maio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres”, com o objetivo de alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) desenvolveu peças promocionais para uma campanha com o slogan “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”. As peças trazem a imagem de flores como um contraponto ao cigarro: as flores representam proteção ao meio ambiente, beleza e qualidade de vida, contrastando com o cigarro, sinônimo de desmatamento, envelhecimento precoce e problemas de saúde.

Capacitação



Os Programas Municipais de Fissura Lábio Palatal e de Controle da Hanseníase, promoveram nesta quinta, (27/05) no auditório do Anexo da SMS,a segunda capacitação aos agentes comunitários do Programa Saúde da Família das Unidades do setor Leste: Aclimação, Dom Almir, Ipanema I e II e Alvorada. O objetivo destas capacitações é orientar quanto ao diagnóstico, divulgar os Programas, encaminhamento e atendimento.

Mais informações
Programa de Fissura Lábio Palatal
Fone: 3253 5426 - Anexo da SMS – sala 105
Programa de Controle da Hanseníase
Fone: 3253-5437 – Anexo da SMS – sala 207.


Fonte: Boletim da Saúde

Portal hackeado

Portal do consumidor está hackeado, muçulmanos turcos assinam a invasão. Pra quê? http://bit.ly/dC2l1B

Menos sal

Consultor da OMS sugere leis para reduzir quantidade de sal nos alimentos


Lobby contrário por parte do setor alimentício, cujos lucros são inflados pelo sal, é barreira, diz especialista

Os governos de todo o mundo poderiam evitar milhões de mortes prematuras e reduzir seus gastos com saúde se adotassem novas leis para reduzir a quantidade de sal nos alimentos, disse na terça-feira, 25, um importante consultor nutricional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Franco Cappuccio afirmou que algumas medidas voluntárias das indústrias representaram progressos, mas que caberia aos legisladores alterar o paladar dos seus cidadãos, refletindo os últimos estudos científicos sobre os malefícios do sal. "Há uma total aceitação de que o sal é ruim para nós, que comemos demais dele, e que deveria ser reduzido", disse Cappuccio, defendendo uma "abordagem regulatória para reforçar e sustentar as medidas voluntárias."

Mas esse professor de medicina cardiovascular da Universidade Warwick, onde ele dirige um centro de nutrição que colabora com a OMS, disse haver um poderoso lobby contrário por parte do setor alimentício, cujos lucros são inflados pelo sal.

Benefícios do corte

Um menor consumo de sal reduz significativamente a pressão arterial, o que por sua vez contribui com uma menor incidência de ataques cardíacos e derrames. A hipertensão é a maior causa mundial de mortes, fazendo 7,5 milhões de vítimas por ano no mundo.

Um estudo de 2007 que analisou todas as evidências disponíveis na época concluiu que uma redução global de 15% no consumo de sal evitaria quase 9 milhões de mortes até 2015.

Outro estudo, em março deste ano, disse que uma redução de apenas 10% no consumo nos EUA evitaria centenas de milhares de enfartes e derrames ao longo das próximas décadas, representando uma economia de 32 bilhões de dólares para a saúde pública.

Nosso organismo precisa de 1,5 grama de sal por dia, e a OMS recomenda um consumo de até 5 gramas, mas ainda assim há excessos: o consumo médio é de 8,6 gramas por dia na Grã-Bretanha e 10 gramas nos EUA.

"A maior parte do sal consumido no mundo ocidental - na verdade, 80% dele - vem do sal acrescido a alimentos pela indústria alimentícia, e apenas 20% vem do saleiro ou do sal que usamos ao cozinhar", disse Cappuccio. "Em termos de liberdade do consumidor, efetivamente não temos escolha. Afinal de contas, as multinacionais alimentam a maior parte do mundo."

Em alguns casos, disse ele, a água salgada injetada nos produtos representa até 30 por cento do peso em produtos como o peito de frango. "Isso é 30% de puro lucro (para os fabricantes)", afirmou o consultor.

Fonte: www.portaldoconsumidor.gov.br

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mulheres fumantes


Mulheres têm mais dificuldade para deixar o cigarro, diz especialista


Apesar de gastarem menos que eles no consumo, as mulheres têm mais dificuldades para se livrar da dependência, segundo informações da coordenadora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor, Jaqueline Scholz Issa.
A especialista diz que o tabagismo é mais cruel com as mulheres, principalmente com relação às doenças cardiovasculares, tumores de bexiga e de pulmão. Ainda segundo Jaqueline, o efeito nocivo pode estar atrelado à proteção hormonal feminina.

Para as mulheres, o fumo traz diversos riscos à saúde. E a combinação do cigarro com uso de pílulas anticoncepcionais traz riscos ainda maiores.

De acordo com a coordenadora, o risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite em mulheres jovens que usam anticoncepcionais e fumam chega a ser dez vezes maior que o das que não fumam e usam a pílula.

A combinação também eleva em oito vezes o risco de acidentes vasculares cerebrais.

Atualmente, as mulheres representam mais de 9,8 milhões de tabagistas no país e são em grande número principalmente no Sul e Sudeste do Brasil.

Fonte Portal do consumidor

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Visita domiciliar


Foto: Daniel Nunes

Saúde inicia visita em domicílios para vacinação contra gripe comum e vírus H1N1


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta semana a vacinação domiciliar contra a gripe comum e o vírus H1N1 em pessoas com algum problema de saúde, impossibilitadas de se locomover até uma Unidade de Saúde. A vacinação pode ser solicitada pelo telefone 3215-7560, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF). No prazo de até dois dias é enviada uma equipe do Programa Municipal de Imunização, da SMS.

“Nós somos muito bem recebidos quando chegamos às residências. As famílias sabem a importância da vacinação e valorizam muito este trabalho”, ressaltou a auxiliar de enfermagem Maria Lúcia Isaias, do Programa Municipal de Imunização, da SMS.

Segundo Maria Aparecida dos Santos, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, o ideal é que os agendamentos sejam feitos até sexta-feira, dia 28. “Esperamos atender a todos até o dia 2 de junho. Já temos aproximadamente 500 solicitações e a expectativa é vacinarmos cerca de mil pessoas”, informou Maria Aparecida. A média é de 30 atendimentos por dia.

Controle de dengue

Clique na imagem acima e assista vídeo sobre ações de controle de dengue de nossa PMU/SMS no canal oficial da Prefeitura de Uberlândia no Youtube.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Registro importante

O belo trabalho de nossas amigas e colegas muito bem registradas por matéria da Band Triângulo

Parabéns a todos, profissionais de saúde pela seriedade com que levam à termo nossos compromissos e missões e ao jornalisnmo da Band por perpetuar em imagem e notícia este trabalho lindo de nossa SMS

video

Clique na seta acima para iniciar o vídeo

Especial agradecimento à SECOM - PMU por nos repassar a reportagem

Comunicado




Comunicado

Comunicamos que o endereço eletrônico do Boletim da Saúde, www.boletimsaudeudi.blogspot.com e da Agenda Única da Saúde www.agendaunicasaude.blogspot.com estão liberados para serem acessados à todas Unidades de Saúde, conforme autorização da PRODAUB.

Dúvidas, sugestões e críticas, favor entrar em contato pelos fones: 3253-5412 ou 3253-5416 ou pelos e-mails dgp@uberlandia.mg.gov.br ou scis@uberlandia.mg.gov.br


Núcleo de Divulgação em Saúde
Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde

terça-feira, 25 de maio de 2010

Resíduos de agrotóxicos

Lavar os alimentos retira os resíduos de agrotóxicos?



Os resultados das análises da Anvisa - 2001 a 2008 - mostrou que produtos que freqüentam cotidianamente nosso cardápio apresentaram resultados insatisfatórios. O que o consumidor pode fazer para diminuir a ingestão de agrotóxicos? Confira aqui no Portal do consumidor

Remédios falsos


Falsificação de remédios está em alta no mundo
A produção e venda de medicamentos falsificados está em ascensão em países ricos e pobres, e cada vez mais consumidores as adquirem pela internet. A opinião é de especialistas que participam da reunião ministerial anual da OMS (Organização Mundial da Saúde). Os remédios falsos ou abaixo do padrão costumam viajar escondidos, em sinuosos percursos, para mascarar seu país de origem, como parte de uma atividade criminal que vale bilhões de dólares, dizem eles.
Margaret Hamburg, do FDA (agência americana que regula alimentos e medicamentos), diz que "a falsificação está crescendo em complexidade, escala e escopo geográfico".

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Workshop

A colega Carmem Socorro envia informe de workshop, fica ai a dica para quem interessar

"Seminário de Terapia Familiar Sistêmica com o Dr. Moisés Groisman para o pessoal da Saúde. O Dr. Moisés é um palestrante e escritor, com larga experiência no cenário nacional e internacional. No fim da tarde teremos o lançamento do livro " Crime no Congresso" de sua autoria. Anexo folder com maiores informações."


Clique no folder para ampliar

Vacina para ebola


Vacina para ebola

Cientistas desenvolvem vacina experimental que se mostrou eficaz contra dois dos tipos mais letais de ebolavírus e um novo, para o qual não havia sido projetada

Vacinação prorrogada

Campanhas de vacinação contra vírus H1N1 e gripe comum
para idosos são prorrogadas



Pessoas com idade entre 30 e 39 anos, idosos e doentes crônicos que passaram pelos terminais Planalto, Santa Luzia e Central neste sábado (22), puderam se vacinar contra a gripe comum e a Influenza A. Em menos de uma hora de ação, mais de 200 pessoas receberam as doses.

Os idosos foram imunizados contra a gripe sazonal, enquanto o outro grupo se vacinou para manter bem longe o vírus da H1N1. “Nós aproveitamos o sábado para atender as pessoas que não têm condições de se vacinar durante a semana, por causa do trabalho. É uma ótima oportunidade para que todo mundo se proteja neste momento em que as temperaturas ficam mais baixas. É nesta época que gente passa, por exemplo, a ficar mais próximo das pessoas dentro do ônibus, a apostar em ambientes fechados para afastar o frio e, por isso, precisa redobrar os cuidados com a saúde”, explicou Maria Aparecida dos Santos, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

no Portal de nossa PMU

"Campanha foi prorrogada até 2 de junho
Imunização da gripe sazonal será até 28 deste mês"




no Jornal Correio

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Boas surpresas

Pequenas/imensas cenas que fazem nosso dia melhor, mais produtivo, mais inspirador

Mesmo depois de tantos anos não cansamos de admirar pequenas e delicadas cenas como esta registrada hoje bem cedo. Mesmo com o frio intenso da madrugada e dessa manhã de sexta feira, a natureza segue inexoravelmente seu curso.

Em inspeção diária de nossos escorpiões mais uma vez nos deparamos corriqueira mas formidável cena.
Jovem animal logo depois de terminar uma muda, uma troca de "pele". Observe a exúvia, [exoesqueleto de quitina à esquerda], permanece intacta, molde fiel de seu dono, este em pleno vigor de crescimento.

Observe a fragilidade do bicho, assim permanece por alguns longos minutos até a nova "pele" endurecer. Perigoso momento para ele, está temporáriamente inapto a se defender, torna-se presa fácil para seus predadores.

Conhecer cada vez mais quem queremos manejar/controlar é condição primeira para o sucesso de qualquer ação. Quanto mais os estudamos, observamos, convivemos, mais aprendemos a admirar e respeitar estes animais presentes em nosso planeta a mais de 400 milhões de anos, sem dúvida uma "leve" vantagem cronológica sobre nós humanos.


Clique nas fotos para admirar melhor os detalhes






Fotos de William H Stutz

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Capacitação

Programa Municipal de Controle da Tuberculose promove capacitação


Aconteceu nesta quarta feira, (19/05) a primeira de uma série de capacitações que serão realizadas para os profissionais das Unidades de Saúde dos setores central norte, sul, leste e oeste, com o objetivo de estabelecer a relação ao novo esquema terapêutico da tuberculose, como também a introdução das definições de infecções latentes e seu tratamento e promover a sensibilização das equipes.

Prevenção


Recebemos de Fernanda Oliveira do Núcleo de Comunicação Interativa, ASCOM - Gabinete do Ministro da Saúde, vasto material para baixar e divulgar a imprtante campanha de prevenção e controle da hipertensão. Entre nessa empreitada, clique na seta abaixo e divulgue bem viver


Saiba mais sobre a hipertensão em http://www.eusou12por8.com.br/







Contato para maiores informações

Fernanda Oliveira
Núcleo de Comunicação Interativa
ASCOM- Gabinete do Ministro
Ministério da Saúde
(61) 3315-3718





www.youtube.com/watch?v=5zUkp348kHg


Transparência


Cidadãos podem acompanhar pela internet como os recursos públicos são aplicados
(Fotos: Paulo Churrasquim)




Na tarde desta quarta-feira (19), foi lançada na Sala de Reuniões do Gabinete do prefeito Odelmo Leão, a página da “Transparência”. Agora, a população de Uberlândia pode acessar todas as contas públicas, despesas, licitações e orçamento do município, por meio do link Transparência, disponível no Portal da Prefeitura. Na página, o cidadão acompanha toda a movimentação financeira da Prefeitura de Uberlândia desde o início de janeiro deste ano.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Assistente Social


Dia 15 de maio foi dia do Assistente Social. A todos estes fantásticos profissionais o abraço e parabéns do Blog da saúde pelo seu dia. A contribuição de vocês é de importância impar no bem fazer saúde.

Contra a dengue

Imagem da web


Estudantes se mobilizam contra a dengue nesta quarta-feira (19)

O Centro de Controle de Zoonoses promove nesta quarta-feira (19), das 8h às 17h, na praça Lincoln, no bairro Presidente Roosevelt, o Projeto Escola sem Dengue. O evento vai reunir alunos da Escola Municipal Professora Maria Leonor de Freitas Barbosa, Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha, Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa (Polivalente), Escola Estadual Padre Mário Forestan e Escola Estadual Sete de Setembro,

Os estudantes participarão de jogos e receberão informações sobre como se prevenir contra a dengue.

De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue, José Humberto Arruda, computadores serão instalados na praça para que os alunos acessem o jogo Dengue Ville, que acontece em nove cenários diferentes, como por exemplo, uma casa, uma área pública (bairro com rua, casas, praça, lote vago), Unidade Básica de Saúde (UBS). Em cada um deles, o usuário recebe uma missão, como esvaziar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos das plantas, cobrir caixas d’água e mobilizar os vizinhos.



Fonte: Portal de nossa PMU

Tragédia para a ciência



Não poderíamos nos eximir a falar com tristeza do incêndio que destruiu mais de 500 mil amostras do Instituto Butantan, um dos maiores acervos científicos do mundo em sua especialidade. Desenvolvemos trabalhos conjuntos com pesquisadores daquela maravilhosa instituição há anos e sabemos do amor, da paixão e da dedicação contagiantes deles pelo seu ofício. Seguramente cada um vive hoje sua própria tragédia interior, silênciosa agonia, imensurável sofrimento.
Nos colocamos em suas peles e juntos, padecemos horrores.

Comparar esta tragédia para a ciência ao incêndio da Biblioteca Real de Alexandria em 646 d.C, como o vez o curador Francisco Luís Franco não é exagero, é fato. Um mutirão hercúleo deve ser feito no intuito de tentar resgatar o máximo de exemplares possíveis espalhados mundo à fora.

Contem com nosso apoio e presença, mesmo que pequeno frente tamanha tragédia.
Com humildade parafraseamos Madre Teresa de Calcutá: "O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."

Amigos e colegas do Butantan, contem com Uberlândia.

William H Stutz e equipe do Laboratório de Animais Peçonhentos
Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia
whstutz@uberlandia.mg.gov.br


Publicada no Jornal Correio em Opinião do Leitor

terça-feira, 18 de maio de 2010

Obesidade


Tratamento contra bactérias do intestino ajuda a combater obesidade I
Microorganismos que moram no intestino podem ser um dos grandes obstáculos para quem quer perder peso. Um novo tratamento que ajuda a emagrecer com saúde reduz a quantidade de bactérias no intestino, que, segundo estudos recentes, atrapalham o emagrecimento, mesmo quando a pessoa faz exercícios físicos e evita os alimentos que engordam.

A nutricionista Ana Letícia Bentes se submeteu à nova técnica, e comemora a redução dos centímetros e dos quilos. Ela segue uma dieta rica em fibras, come de três em três horas e toma suplementos naturais. O resultado, ela diz, é o fim do efeito sanfona.

“Quando tinha força de vontade, quero emagrecer, estava no meu limite, perdia logo uns cinco quilos e ficava dois, três meses bem. Depois largava de mão e voltava a engordar de novo. Para mim o mais importante hoje é o bem estar físico, emocional, psicológico. O emagrecimento vem como uma consequência disso. Acho que fica um bem estar geral”, lembra Ana Letícia Bentes.

A obesidade é considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, há 17 milhões de obesos, quase 10% da população.

“Quando uma pessoa magra e uma pessoa gorda ou com excesso de peso consome a mesma refeição, por exemplo, um sanduíche, aquela mais gorda tem mais capacidade de reter as calorias daquele mesmo sanduíche. Isso porque as bactérias que são ruins e que estão no intestino também têm a capacidade de fazer acumular mais gordura, então as pessoas tem mais facilidade de acumular peso por esses dois motivos”, explica a nutricionista Patrícia Davidson.

Gravidez

A busca pelo equilíbrio no intestino começa na gestação. Se a mãe engorda muito na gravidez, a criança herda as bactérias ligadas à obesidade. A luta continua ao longo da vida. O número dessas bactérias cresce bastante com consumo excessivo de bebidas alcoólicas, gorduras e carboidratos.

O tratamento inclui a reeducação alimentar, associada ao consumo de bactérias conhecidas como probióticos, que equilibram a flora intestinal. Além das fibras encontradas principalmente na cebola, no alho e na farinha de banana verde, que pode ser usada em várias receitas.


Fonte www.portaldoconsumidor.gov.br

Testosterona

Baixo nível de testosterona afeta qualidade do sono de homens acima de 50 anos
Homens na faixa dos 20 anos de idade se encontram fora dessa correlação, porque seus circuitos neuronais estão intactos

Baixos níveis de testosterona em homens com mais de 50 anos indicam baixa qualidade do sono

O pesquisador Zoran Sekerovic, da Universidade de Montreal, descobriu uma ligação entre os baixos níveis de testosterona em homens com mais de 50 anos e a qualidade do sono, especificamente uma menor taxa da fase do sono conhecida como "sono profundo".

"O sono profundo é quando a recuperação do corpo e da mente é o ideal", disse Sekerovic. Nos homens jovens, o sono profundo representa de 10 a 20% do total de sono. Por volta dos 50 anos, essa taxa diminui para 5 a 7%. Em homens acima de 60 anos pode desaparecer completamente.

Exploração Sexual

Imagem:
Portal do Ministério Público de Goiás




Terça-feira (hoje) é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) promoverá atividades para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18). “Esta data é para nos lembrar, fazer refletir sobre o assunto. Foi criada para que os poderes constituídos e a sociedade civil estejam cada vez mais engajados neste combate”, disse Iracema Barbosa Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.

Fonte: Portal PMU

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cultura

Foto: Daniel Nunes
Mara Faria Trio movimenta domingo no Parque do Sabiá
Com repertórios que variam de jazz, soul, blues e rock, os músicos Mara Faria, André Henriques e Juliano Costa, mais conhecidos como Mara faria Trio, animaram os visitantes do Parque do Sabiá na manhã deste domingo (16).

O trio também apresentou ao público o CD Bright Days, com cinco músicas autorais. “Nós gravamos canções próprias e nos shows tocamos uma mistura do nosso repertório autoral com músicas cover”, disse o tecladista André Henriques.

Portal PMU

E agora José?

Sedentarismo e má alimentação não determinam obesidade
Por Paulo Roberto Andrade - paulo.roberto.andrade@usp.br



Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP relacionou o consumo de determinados alimentos e o padrão de atividade física com o excesso de peso num grupo de adolescentes de Piracicaba, no interior de São Paulo. Surpreendentemente, não foram verificadas relações diretas entre um padrão alimentar inadequado e o hábito de vida sedentário com o excesso de peso.

Tragédia para a ciência


Incêndio destrói mais de 500 mil amostras do Instituto Butantan
Além da maior coleção de ofídios do mundo nos trópicos, aranhas e escorpiões também foram perdidos


SÃO PAULO - Um incêndio ocorrido na manhã deste sábado, 15, no laboratório de répteis do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, destruiu milhares de espécimes de cobras e de aracnídeos, incluindo exemplares ainda não descritos pelos cientistas. Nenhum dos animais estava vivo.

Toda a coleção de cobras do Butantã - um total de aproximadamente 85 mil exemplares, a maior coleção do mundo de animais da região tropical - foi perdida no incêndio. Centenas de espécimes desses répteis que haviam sido coletadas pelos biólogos ainda não haviam sido descritas. Entre os aracnídeos - em especial aranhas e escorpiões -, a perda foi de cerca de 450 mil espécimes, das quais milhares ainda não tinham sido descritas pelos cientistas do instituto.