Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uberlândia 122 anos




Nem todos se dão conta de quão maravilhosa é nossa cidade. Temos problemas? Claro que sim, mas são amenizados pela profusão de boas coisas, boas gentes, de vantagens e oportunidades de crescimento individual e alegria coletiva.

Morar em uma cidade como a nossa é um privilégio. Parabéns Uberlândia, que cada um de nós, com trabalho e paixão possamos contribuir para que cada dia, cada hora, cada minuto de nossas vidas sejam voltadas para o bem comum de uma cidade que tão bem acolhe quem aqui aporta.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alimentação mediterrânea


Pesquisador israelense, autor do Índice de Nutrição Global, defende dieta e estilo de vida do Mediterrâneo como exemplo de saúde para o mundo

Ecotoxicologia


A Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia realizará, de 19 a 23 de setembro, o 11º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia (Ecotox), em Bombinhas (SC).

A ecotoxicologia é o ramo da toxicologia que estuda os efeitos tóxicos causados por poluentes naturais ou sintéticos sobre quaisquer constituintes dos ecossistemas, sejam animais, vegetais ou microrganismos.

O evento será constituído de cursos técnicos e reuniões temáticas, palestras, apresentação de trabalhos e mesa-redonda.

“Emissão e biogeoquímica de poluentes persistentes (Cu e Hg) originados em carcinicultura intensiva no Nordeste do Brasil”, “Engineered nanomaterials in the aquatic environment: where they are and how they behave?” e “The use of radiotracers to investigate contaminants impact in marine systems” serão algumas das palestras.

Mais informações: www.ecotox2010.com

Fonte: Agência FAPESP

Simpósio


A Coordenadora Geral de Residências de Saúde do Ministério da Educação, Jeanne Liliane Marlene Michel abriu nesta sexta, 27/08, no auditório do Anexo da Secretaria de Saúde, o I Simpósio da Rede Municipal de Saúde e Residência Multiprofissional / Universidade Federal de Uberlândia, tendo em vista a necessidade de avaliar a parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia - Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Boletim da Saúde

Segunda

Bom dia e uma ótima semana para todos nós!

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã não poderá ser aproveitado . A vida não pode ser economizada para amanhã.
Acontece sempre no presente.

Rubem Alves




sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tecnologia


Nanotransporte de medicamentos
27/8/2010

Por Fabio Reynol, de Águas de Lindoia (SP)

Agência FAPESP – Uma nanopartícula desenvolvida pelo grupo do professor Raul Cavalcante Maranhão, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCM-USP), é capaz de levar medicamentos especificamente a células cancerosas ou a tecidos de órgãos transplantados. Recentemente, a equipe verificou que a técnica também é eficiente contra a aterosclerose.

“Trata-se de um avanço muito importante, pois é a primeira vez que se trata o efeito base da aterosclerose. Até agora, a doença era tratada com remédios para hipertensão – para a desobstrução de vasos –, que atingem os efeitos mas não a doença”, disse Maranhão à Agência FAPESP. O pesquisador apresentará os resultados da pesquisa no sábado (28/8), na 25ª Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em Águas de Lindoia (SP).



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dengue



Histórico e Sintomas da Dengue

Após um intervalo de cinco anos sem registro de casos no país, detectou-se a recirculação do sorotipo DEN-1 nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Pernambuco e Bahia.Quatro anos depois, em 1990, o DEN-2 entrou no país e, em 2001, detectaram-se os primeiros casos de DEN-3. Desde então, os três sorotipos circulam de forma dispersa e heterogênea em todo o país.

O sorotipo DEN-4 não era detectado no país desde 1982, porém já circula há vários anos em dez países das Américas, incluindo Venezuela, Peru, Colômbia e Equador.O estado de Roraima faz fronteira com a Venezuela. Pelo fato de o único registro do sorotipo DEN-4 no Brasil ter ocorrido há quase três décadas, a detecção de um caso suspeito exige a confirmação laboratorial por diferentes técnicas.

SINTOMAS IGUAIS – Os quatro sorotipos virais de dengue causam os mesmos sintomas: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos, diarréia, vômito, entre outros. O protocolo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus. O alerta nacional para a circulação do DEN-4 se justifica porque a população brasileira não tem imunidade contra este sorotipo e, por isso, há risco de epidemias caso ele se disperse para outros estados.

A ausência de imunidade ao DEN-4, associada à ocorrência de epidemias anteriores por outros sorotipos virais, aumenta a possibilidade de ocorrência de casos graves de dengue. Isto porque, quando o paciente pega a doença mais de uma vez, aumentam as chances de desenvolver formas graves da doença.

DENGUE EM QUEDA – Até o dia 3 de julho de 2010, Roraima registrou 4.834 casos de dengue. Por causa da sua baixa densidade populacional, o estado está entre os que registram a maior taxa de incidência de dengue, considerando a proporção de casos por 100 mil habitantes. Neste momento, o estado registra tendência geral de queda nas notificações de dengue, se acordo com o Programa Nacional de Controle da Dengue.

Ao longo do ano de 2010, o Ministério da Saúde já vinha apoiando as ações da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, com o envio de mais de duas toneladas de larvicidas e 1,2 mil litros de inseticidas, além de treinamentos de técnicos para utilização destes insumos e envio de material de segurança para a aplicação.

Fonte: www.saude.gov.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Certificado de qualidade

UAI São Jorge (Foto: Daniel Nunes)

Unidade de Atendimento Integrado de Uberlândia é a primeira do Brasil a receber o certificado de qualidade da ONA

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge conseguiu uma classificação pioneira no país. É a primeira Unidade com este perfil a ser acreditada nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). De acordo com o prefeito Odelmo Leão o selo de qualidade vai incentivar ainda mais o trabalho realizado na área de Saúde do município.

“Desde 2005 buscamos um sistema de saúde melhor para o nosso povo e esta é mais uma conquista para a saúde de Uberlândia. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão se empenhar para evoluir os níveis de acreditação e mantê-los ao longo dos anos. Com isso, a Secretaria vai dar seguimento na formação continuada dos servidores para trazer cada vez mais resultados positivos para o município, pacientes e profissionais do setor”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Oficina

O Programa Municipal em Ações do Serviço Social promoveu nesta terça (24/08)) mais uma reaplicação da 2ª Oficina sobre a implantação do novo modelo do Serviço Social na Atenção Primária à Saúde no Município de Uberlândia, tendo como público alvo: Assistentes Sociais, Colaboradores do Centro Administrativo – SMS, Programas e Setores do Anexo-SMS, CAPS, Fonoaudiologia, Falciforme, Hospital do Câncer e Dst Aids.

Presentes à frente desta reaplicação, Vanilda Ap. do Vale do grupo de condução e Sheila como facilitadora.

São seus objetivos:

- Aplicar os principios da Atenção Primária nas Ações do Serviço Social para reduzir a mortalidade infantil no município;
- Elaborar o Plano de Fortalecimento da Rede para reduação da mortalidade infantil.

Maiores informações:

Programa Municipal em Ações do Serviço Social
Eleusa Rezende Costa Pereira Lima - Coordenadora de Ações em Serviço Social
Anexo da SMS – sala 106 – Fone: 3253-5432

Fonte: Boletim da Saúde

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Veneno de abelha

Veneno de abelha pode ser usado para tratar artrite

Secreção estimula a produção e liberação de glicocorticoides endógenos, substância com ação anti-inflamatória

"Por um Fio"





Clique na imagem para ampliar


O Presidente do Sistema Fecomércio Minas, SESC e SENAC, Lázaro Luiz Gonzaga convida a toda comunidade de Uberlândia para a apresentação do espetáculo "Por um Fio" da Mímulus Cia de Dança de Belo Horizonte.

Local: Teatro Rondon Pacheco
Data: 25/08 - quarta-feira Horário: 20h00
Entrada Franca
Retire seu ingresso antecipadamente na mesma data, a partir das 13h00, na bilheteria do teatro.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Saneamento acessível


Pesquisa feita no Instituto de Geociências da USP desenvolve fossa séptica mais eficiente e de menor custo do que as convencionais

Mais de 2000

Cerca de dois mil cães e gatos foram vacinados contra raiva animal
Quem ainda não tinha vacinado seu cão ou gato contra a raiva animal teve mais uma oportunidade neste sábado (21). Para atender essas pessoas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou as doses contra a doença em 56 pontos volantes instalados em vários bairros. Cerca de dois mil cães e gatos foram imunizados. O número é considerado satisfatório na opinião da médica veterinária Ana Cláudia Borges, do Programa de Controle da Raiva Animal, do CCZ.

A dona de casa Maria Elizabeth Nogueira levou sua cadela Quiqui, da raça pinscher, para ser vacinada no posto na Unidade de Atendimento Integrada (UAI) do bairro Tibery. “A Quiqui ainda não tinha recebido a vacina neste ano. Eu já estava preocupada porque a gente não pode descuidar”, disse.

Visita ao nosso HM

(Foto: Daniel Nunes)
Representantes do Poder Judiciário conhecem obras do Hospital e Maternidade Municipal
Mais representantes de entidades públicas conheceram as obras do Hospital e Maternidade Municipal. Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito Odelmo Leão e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, receberam juízes de Uberlândia nas instalações do Hospital localizado no bairro Jardim Botânico, na zona sul da cidade.

As autoridades percorreram 20 mil m² de área construída. Passaram pelos setores de internação, UTI (adulto e neonatal), diagnóstico, administrativo e imagem; centros obstétrico e cirúrgico; postos de enfermagem, cantina, capela, salas de espera, cozinha, lavanderia e almoxarifado.

“É essencial os profissionais e representantes dos diversos segmentos da sociedade saberem antecipadamente o que está sendo preparado para a população. Por isso, organizamos essas visitas para mostrar os diversos aspectos de um hospital que foi pensado criteriosamente para servir ao público com qualidade“, afirmou Odelmo Leão.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Palestra

“Atualização em Planejamento Familiar e seus Aspectos Legais” é tema de palestra nesta sexta (20/08)
Acontece nesta sexta (20/08), das 8h00 às 12h00 no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo de Uberlândia, o evento “Atualização em Planejamento Familiar e seus Aspectos Legais”, com o objetivo de mostrar os fluxos corretos para realização do planejamento familiar, a documentação específica necessária, garantir o acesso do adolescente ao Planejamento Familiar e dar conhecimento aos profissionais de saúde dos aspectos legais que regem as ações do planejamento familiar.

Na oportunidade será mostrado a organização atual do planejamento familiar em Uberlândia, seus fluxos e funcionamento em rede, além de discutir os aspectos legais junto às autoridades competentes.

A programação está assim:

  • 8h00 - Abertura
  • 8h30 às 9h30 – Aspectos jurídicos relacionados ao planejamento familiar – Dr. Lúcio Flávio de Faria e Silva – Promotor da Saúde, Idoso e Deficiente Físico
  • 9h30 às 10h00 – O planejamento familiar no âmbito do HC-UFU – Dr. Alfeno de Almeida Filho – Médico Ginecologista responsável pelo Planejamento Familiar da UFU.
  • 10h00 às 10h15 – Coffee Break
  • 10h15 às 10h45 – Acesso do adolescente ao Planejamento familiar: aspectos legais – Dr. Epaminondas da Costa – Promotor da Vara da Infância e Juventude
  • 10h45 às 11h30 – Cenário atual do Planejamento familiar em Uberlândia, fluxograma e documentação para montagem dos processos destinados à esterilização definitiva – Dra. Keile A.R.Santos, médica responsável do Planejamento Familiar e Ismália Floresta Gouveia – Assistente Social do Planejamento Familiar.

O evento é dirigido às coordenações, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e demais profissionais interessados.

O planejamento familiar consiste em um conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal. Orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade.

Maiores informações;
Programa Municipal de Saúde da Mulher
Programa Mãe Uberlândia
Fone: 3253-5432

Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde
3253-5412

Fonte: Boletim da Saúde

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Notícias do Boletim da Saúde

Notícias do Boletim da Saúde - 14 a 19/08

Controle de ratos

Imagem da Web

CCZ dá orientações para evitar presença de roedores em área urbana

No período de clima quente e seco do ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica o combate aos roedores em toda a cidade. Fatores como calor e focos de queimadas, influem para que esses animais entrem nas residências.

Nos meses de junho, julho e agosto é há um aumento de 10% no número de pedidos de controle feitos pela comunidade ao CCZ. “Os animais agem por instinto e buscam lugares onde possam encontrar boas condições para permanência, com água, alimento e abrigo. Locais que fornecerem situações assim,o n, o dos, limento, manter o quintal limpo, a cozinha limpa estão sujeitos a receber estes roedores. Por isso, a população deve redobrar os cuidados”, informou Juliana Junqueira, coordenadora do Programa de Agravos e Roedores do CCZ.

De acordo com Juliana, existem três espécies de roedores urbanos: o camundongo, o rato preto e a ratazana, também chamada de rato de esgoto. “Ela é a maior transmissora da leptospirose, pois alberga a bactéria que causa esta doença infecciosa. É bom lembrar que estes animais podem contaminar alimentos e que, por esta razão, devemos ficar atentos”, explicou.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Concurso

Fiocruz abre 850 vagas

Agência FAPESP – A Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou editais de concursos para preencher 850 vagas, divididas em cinco cargos, para trabalhar em diferentes estados.

São 19 vagas para especialista em ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde pública, com salário de R$ 5.558,82, para candidatos que têm doutorado. Para pesquisador em saúde pública, para o qual é exigido o diploma de mestrado, são 96 vagas, com salário de R$ 3.745,87.

Para os candidatos com nível superior são oferecidos 266 postos de tecnologista de saúde pública e 257 para analista de gestão em saúde. Para esses dois postos os vencimentos são de R$ 3.048,03.

Há ainda 149 vagas para técnicos de nível médio referentes ao cargo de técnico de saúde pública e 63 lugares para assistente técnico de gestão em saúde, para o qual os candidatos deverão ter o diploma de ensino médio. Essas duas funções têm salário de R$ 1.678,28.

Mais informações: http://concurso2010.fiocruz.br

Controle da Hanseníase

CEAI's recebem palestras dos profissionais do Programa de Controle da Hanseníase

O Programa Municipal de Controle da Hanseníase, estará nesta semana (16 à 19 de Agosto/2010), divulgando a hanseníase em todos os CEAI's - Centro Educacional de Assistência Integrada para o Idoso, no Projeto Saber - "Vivendo e Aprendendo!"

A Equipe multidisciplinar que está participando desta divulgação é: Neuma Martins Sá (Assistente Social), Fernada Ferreira de Resende (Enfermeira) e Kelly Adriane de O. Rufino (Administrativo), com a seguinte programação:

  • 16 de Agosto / 2010 (2º feira) - CEAI I (Av. Rondon Pacheco, 5865 B: Brasil) - Coordenador: Gilvan / Telefone: 3212-0513 e/ou 3232-0122
  • 17 de Agosto / 2010 (3º feira) - CEAI II (Rua Senegal, 30 B: Laranjeiras) - Coordenador: Rejane / Telefone: 3231-6004 e/ou 3214-2246
  • 18 de Agosto / 2010 (4º feira) - CEAI III (Rua Roberto Margonari, 100 B: Luizote de Freitas) - Coordenador: Andréia / Telefone: 3219-9292 e/ou 3238-8849
  • 19 de Agosto / 2010 (5º feira) - CEAI IV (Av. Do Carnaval, 415 B: Guarani) - Coordenador: Cléa / Telefone: 3238-6969.

Maiores informações:
Programa Municipal de Controle da Hanseníase
Fone: 3253-5437


Fonte: Boletim da Saúde

♫ Stand By Me ♫

Stand By Me | Playing For Change



Stand By Me
Playing For Change
Composição: Ben E. King

"This song says, uh: No matter who you are, no matter where you go in life, in some point you go need somebody, to stand by you."

Oh yeah, Oh my darling, stand by me
No matter who you are
No matter where you go in life
You go need somebody, to stand by you.

No matter how much money you got
Or the friends you got
You go need somebody, to stand by you.

When the night has come
And the land is dark
And that moon is the only light we'll see
No I won't be afraid
No I won't, shed one tear
Just as long as you people, call and stand by me

Oh darling, darling
Stand by me, oh, stand by me
Oh stand, stand, stand by me,
C'mon Stand by me

When the sky that we look upon
When should tumble and fall
Or the mountains they should crumble to the sea
I won't cry, I won't cry
No I won't shed a tear
Just as long as you stand, stand by me

So darling, darling
Stand by me, Oh, stand by me
Please stand, stand by me,
Stand by me (2x)

So darling, darling
Stand "salanami", Oh stand "salanami"
Oh stand, Oh stand, stand, stand by me,
C'mon stand by me

Stand "salanami", Oh won't you stand "salanami"
Oh stand "salanami", stand by me,
C'mon stand by me

When the night has come
And the land is dark
And the moon is the only light we'll see
I won't be afraid "salanami"
I won't be afraid
Not a long, not a long as you... (yeah)
Stand by me. (yeah yeah)

Raiva animal

Imagem da web


CCZ promove mais um dia de vacinação contra a raiva animal

Donos de cães e gatos terão mais uma oportunidade para vacinar os animais contra a raiva. No próximo sábado (21), das 8h às 16h, os bichos de estimação poderão ser imunizados em um dos 56 pontos de vacinação instalados em vários bairros da cidade.

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Adalberto Pajuaba, o reforço visa atender aos pedidos de donos de animais. “Algumas pessoas perderam a campanha de vacinação realizada na última semana e nos ligaram preocupadas com a saúde de seus bichinhos. Por isso, resolvemos promover mais um dia de vacinação para esses proprietários imunizarem os animais“, afirmou.

A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras e arranhaduras de animais contaminados com o vírus. Em caso de acidentes e ataques, a orientação é que a vítima lave o ferimento com água e sabão e procure um centro de saúde.

Mais informações podem ser obtidas no CCZ pelo telefone: 3213-1470.

Locais de vacinação

Fonte: Portal PMU

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dengue tipo 4

Ministro não descarta circulação do vírus da dengue tipo 4 no Brasil
Para Temporão, o vírus pode ter um comportamento inesperado e não se expandir com a velocidade com a qual poderia se supor
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, não descartou hoje (13) a ampliação da circulação do vírus da dengue tipo 4 no próximo verão. Depois da confirmação de três casos da doença, ontem (12) em Roraima, o ministro disse que "é preciso estar preparado" para qualquer possibilidade.

" A probabilidade de que o vírus possa circular não é 100% segura. O vírus pode ter um comportamento inesperado e não se expandir com a velocidade com a qual poderia se supor, mas ele pode, sim, circular pelo território nacional. Existem vários voos diretos de Roraima para São Paulo e outros estados. O que nós temos que fazer é nos preparar para, no próximo verão, termos uma redução drástica da presença do vetor" .

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dia de mobilização

Dia de mobilização contra a Paralisia Infantil atrai milhares de crianças aos postos de Saúde em Uberlândia

Neste sábado (14), as crianças de até cinco anos de idade tiveram um compromisso: receber as gotinhas no Dia Nacional da Segunda Etapa de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A mobilização aconteceu em todo o país. No bairro Mansour, as mães começaram a levar os filhos para tomar a vacina logo cedo. Ao chegar ao posto de vacinação, as crianças foram recepcionadas pelo Zé Gotinha, o tradicional personagem da campanha. Depois de tomar a vacina as crianças podiam escolher entre algodão doce e pipoca, além de poder fazer pintura facial.

Blog na FMMS


É com imenso prazer que comunicamos que nosso Blog da Saúde também pode ser acessado pelo site da Fundação Maçônica Manoel dos Santos www.fmms.com.br, está na primeira página em Links úteis (veja imagem abaixo)

Agradecemos na pessoa de seu presidente, o querido amigo e Irmão Luismar Alves de Oliveira, a todos da FMMS pelo apoio na divulgação de nosso espaço.

Clique na imagem do site da FMMS para ampliá-la

Parkinson



Pista para origem do Parkinson

Cientistas descobrem relação genética entre o sistema imunológico e a doença incurável. Estudo foi publicado na Nature Genetics

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Hospital Municipal

Foto: Daniel Nunes


Prefeito Odelmo Leão e representantes da Diocese de Uberlândia visitam obras do Hospital e Maternidade Municipal

Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito Odelmo Leão, o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, o bispo Dom Paulo Francisco Machado e outros representantes da Diocese de Uberlândia visitaram as obras do Hospital e Maternidade Municipal, no bairro Jardim Botânico.

Durante duas horas, os visitantes percorreram as instalações. O grupo passou pela área de internação, pelos centros obstétrico e cirúrgico, postos de enfermagem, setores de UTI (adulto e neonatal) e de imagem. “Convidamos os membros da Diocese para fazer esta visita, porque é nossa obrigação mostrar a toda a sociedade que estamos fazendo algo para o bem do povo. Ao ter acesso a estas informações, eles apresentarão o modelo de funcionamento do hospital a comunidade”, explicou Odelmo Leão.

Bem viver


Recebemos de Lessandra Parros da G.A Comunicação - Clica que amplia



Veja Press Realese AQUI

De vento em popa

Foto: Paulo Churrasquim
Mais de 12 mil cães e gatos já foram vacinados contra a raiva animal na etapa urbana
Nos dois primeiros dias da etapa urbana de vacinação contra a raiva animal, 12.568 cães e gato foram imunizados. A dose é aplicada em postos volantes e permanentes instalados em diversos bairros da cidade.

Para a médica veterinária do Programa de Controle da Raiva Animal, Ana Cláudia Borges, os números até agora são satisfatórios. “É importante que os proprietários continuem comparecendo aos postos. Para facilitar a aplicação da vacina os donos de cães agressivos devem levar o animal devidamente contido com focinheira”, disse a veterinária.

O horário de vacinação em todos os postos é das 8h às 16h. “As pessoas devem compreender que existe um trabalho antes e depois do horário de imunização, na preparação das doses e no fechamento dos números. Por isso, devem ir ao posto apenas no horário estipulado”, ressaltou Ana Cláudia Borges.

Pulmão de quem?



Enquanto o ano de 2010 é escolhido como o Ano do Pulmão - leia mais aqui -
Em nossa querida Uberlândia nos deparamos com situações assim, CLIQUE AQUI E VEJA O ABSURDO. Sim nossos pulmões pedem socorro.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sexta 13


Sugestão do Blog da Saúde
Clica que aumenta

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Copo comestível

Copo comestível evita uso de descartáveis
Vanessa Barbosa - Portal Exame

Eles são coloridos, divertidos, maleáveis, servem para encher de suco, água ou qualquer outra bebida, e ainda por cima são ambientalmente corretos. Tanto que, depois de usados, eles podem até ser ingeridos.

Desenvolvido pelo escritório de design "The way we see the world", o Jelloware é um copo comestível feito de um tipo especial de gelatina de algas, a agar-agar. A invenção ecológica vem em três sabores: lemon-basil (limão e manjericão), ginger-mint (gengibre e hortelã) e rosemary-beet (alecrim e beterraba).

"Estamos estudando algumas parcerias com pequenas fábricas para tentar produzir o Jellaware em larga escala para o mercado", explica Monica Bathia, uma das criadoras do produto. "O custo de produção é baixo, apenas para refrigeração, criação de moldes e agar-agar".

Em breve, segundo ela, o escritório deve fornecer pequenas quantidades do produto para eventos, restaurantes e cafés. Diferentemente dos copos feitos de vidro ou plástico, que podem ser guardados no armário da cozinha, os de gelatina devem ser armazenados na geladeira. "Mas, quando em uso, eles podem ser manuseados como qualquer copo", diz Monica.

Outro cuidado que o consumidor deve ter, segundo a designer, é em relação a quantidade de unidades de Jelloware que podem ser ingeridas por dia. "Nós não recomendamos mais do que três", afirma. "A agar-agar tem propriedades laxativas".

Quem não quiser correr o risco, pode jogar o recipiente fora no lixo comum ou na grama de casa, sem culpa na consciência. Diferente dos copos de plásticos descartáveis, o Jelloware é biodegradável e ainda serve como nutriente para plantas.

Portal Exame

Adoce com moderação

Ele está no refrigerante, chocolate, bolo, café, doces e muitos outros alimentos. Não se pode negar: o adoçante é popular e há tempos deixou de ser usado só por quem não pode consumir açúcar. Mas atenção: é preciso ter cuidado. Estudos de nutricionistas afirmam que o uso exagerado do produto pode causar problemas para a saúde e até prejudicar quem pretende emagrecer.

Segundo a nutricionista Maria Eduardo Ourivio, o adoçante age ‘enganando’ o corpo. A profissional explica que a substância induz a liberação de insulina no organismo por meio do pâncreas e o corpo reage como se estivesse recebendo um alimento rico em açúcares.

Mais vontade de comer

“Já que não é açúcar de verdade, pode ocorrer uma hipoglicemia de rebote. Ou seja, a pessoa sente cada vez mais vontade de comer alimentos ricos em carboidratos. Isso se torna um ciclo vicioso em pessoas com alimentação restrita a alimentos diet e pode até atrapalhar a dieta” , diz Ourivio.

A nutricionista ressalta que é preciso moderar o consumo do produto. Em excesso, o adoçante pode causar problemas gastrointestinais, mal estar, vermelhidão no corpo e dores de cabeça.

“Alguns estudos apontam câncer de bexiga como possível efeito do uso de adoçantes, mas não é comprovado. O que sabemos é que não adianta colocar adoçante em tudo o que se consome, pois ao final do dia a pessoa estará mal-humorada e com fome”, diz.

A endocrinologista Thalita Bittas pondera e afirma que o adoçante ainda é um dos melhores aliados para quem quer emagrecer. “O ideal, na verdade, é aproveitar os próprios doces da frutas, os sabores naturais. Se o objetivo é a perda de peso, não adianta continuar consumindo açúcar refinado. Quem para de usar o açúcar pode reduzir a ingestão calórica em cerca de 350 calorias por dia”, afirma Bittas.

Maria Eduarda lembra que para que a perda de peso seja eficiente, o ideal é investir em uma dieta rotativa, na qual todos os grupos de alimentos estejam presentes em quantidades controladas. “É preciso refeições balanceadas com proteínas, saladas e carboidratos. E sempre associar a dieta à prática de exercícios físicos.”

Fonte: Portal do Consumidor

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fim da epidemia

Recebemos de Marcão:
OMS dá por encerrada a epidemia de H1N1

DVD Museu Animado


DVD Museu Animado será lançado nesta terça-feira (10)

Nesta terça-feira (10), às 14h, é dia de lançamento do DVD Museu Animado, material produzido por alunos da Escola Municipal Eurico Silva, durante a 8ª Semana Nacional de Museus. A apresentação será no Museu Municipal de Uberlândia e é aberta ao público.

A oficina Museu Animada foi realizada por meio de uma parceria entre o Museu Municipal e a F7 Filmes/Associação Animare. Os 16 alunos da escola, convidados para participar do projeto, foram divididos em oito grupos. Cada equipe ficou responsável por criar um roteiro de um minuto de um dos temas: A Transformação da Cidade; Religiosidade; A origem do Museu; O Coreto; O uso da Água em 1902 e hoje; Modos e Costumes de Ontem e Hoje; Preservação do Patrimônio Histórico; e Leis que Vigoravam na Época.

Os alunos também fizeram o storyboard, animação quadro a quadro na mesa de luz e a gravação do áudio de cada desenho. O material foi finalizado pela F7 Filmes/Associação Animare em um estúdio profissional e reunido em um único DVD.

“De maneira lúdica aproximamos a comunidade e o Museu Municipal. É importante que as pessoas conheçam nossas tradições, nossos costumes e como a cidade foi formada”, disse a administradora do Museu Municipal, Elaine Corsi.

Serão distribuídas 500 cópias para as Escolas Municipais da cidade. Os DVDs servirão como material de apoio para os professores e de pesquisa para os alunos. O restante dos exemplares será entregue para escolas das redes estadual e privada.

Também haverá apresentação do DVD nos dias 16 de agosto na Biblioteca Municipal, 17 na Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento (programação com contação de histórias sobre a história da cidade) e 18 no Arquivo Público Municipal.

O Museu Municipal fica na Praça Clarimundo Carneiro n° 67.

Fonte: Portal Prefeitura de Uberlândia

Atualize-se



Combate à nova infecção

Ao estudar nova micobactéria que causa infecções em pacientes de cirurgias videolaparoscópicas, Projeto Temático ajuda a diminuir surto que fez mais de 2 mil vítimas em sete estados brasileiros



Energia das plantas

Congresso Pan-Americano sobre Plantas e Bioenergia reúne cientistas de diversos países para debater pesquisas sobre energia produzida a partir de vegetais



Mecanismo do sono pesado

Pesquisa indica padrão responsável por fazer com que determinadas pessoas durmam profundamente mesmo em ambientes ruidosos