Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ameaça grave



Água doce ameaçada

Análise global publicada na Nature identifica ameaças à segurança da água usada para o consumo humano e destaca que o problema afeta principalmente os países mais pobres

Contaminantes na água


Contaminantes emergentes na água

Antibióticos, pesticidas, hormônios e componentes de plásticos são alguns dos itens encontrados na água de abastecimento cujos efeitos começaram a ser percebidos nas duas últimas décadas e estão sendo investigados

Leite materno

Bebês que tomam só leite materno até 6 meses têm melhor imunidade

Bebês alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade ganham proteção extra contra infecções, dizem cientistas gregos.

Bebês alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade ganham proteção extra contra infecções, dizem cientistas gregos. O efeito observado independe de fatores como acesso à saúde e programas de vacinação, eles explicam. Segundo os especialistas da Universidade de Creta, o segredo estaria na composição do leite materno. As conclusões do estudo, que envolveu pouco mais de 900 bebês vacinados, foram publicadas na revista científica Archives of Diseases in Childhood.

A equipe ressalta, no entanto, que o benefício só ocorre quando o bebê é alimentado com leite da mãe apenas. Ou seja, acrescentar fórmulas ao leite materno não produz o mesmo efeito. Especialistas em todo o mundo já recomendam que bebês sejam alimentados somente com leite materno pelo menos durante os seis primeiros meses de vida.

Os pesquisadores gregos monitoraram a saúde de 926 bebês durante 12 meses, registrando quaisquer infecções ocorridas em seu primeiro ano de vida. Entre as infecções registradas estavam doenças respiratórias, do ouvido e candidíase oral (sapinho). Os recém-nascidos receberam todas as vacinas de rotina e tinham acesso a tratamentos de saúde de alto nível. Quase dois terços das mães amamentaram seus filhos durante o primeiro mês, mas o número caiu para menos de um quinto (menos de 20%) seis meses depois.

Apenas 91 bebês foram alimentados exclusivamente com o leite da mãe durante os seis primeiros meses. Os pesquisadores constataram que esse grupo apresentou menos infecções comuns durante seu primeiro ano de vida do que os bebês que foram parcialmente amamentados ou não amamentados. E as infecções que os bebês contraíram foram menos severas, mesmo levando-se em conta outros fatores que podem influenciar os riscos de infecção, como número de irmãos e exposição à fumaça de cigarro.

O pesquisador Emmanouil Galanakis e sua equipe disseram que a composição do leite materno explica os resultados do estudo. O leite materno contém anticorpos recebidos da mãe, assim como outros fatores imunológicos e nutricionais que ajudam o bebê a se defender de infecções. "As mães deveriam ser avisadas pelos profissionais de saúde de que, em adição a outros benefícios, a amamentação exclusiva ajuda a prevenir infrecções em bebês e diminui a frequência e severidade das infecções", os especialistas dizem.

Fonte: Portal do consumidor

Fissura Lábio Palatal

Imagem AFIM


Programa Fissura Lábio Palatal promove palestras

Palestra para estudantes de Enfermagem

Os profissionais do Programa Municipal Fissura Lábio Palatal da Secretaria Municipal de Saúde estiveram nos dias 23/09 e 30/09, na Faculdade do Trabalho, ministrando palestra aos alunos do Curso de Enfermagem e de Técnico de Enfermagem, com o objetivo de preparar o profissional para atender o recém nascido fissurado.

Nesta terça feira (28/09), foi realizada também uma palestra com os pais dos usuários, com o tema “Formação de Caráter”.

Palestrantes: Regina Helena Justino Mahlalela e Aroãnia Rodrigues Lopes

O que é a lesão:

A Lesão Lábio Palatal é uma alteração que ocorre durante os primeiros meses de gestação, popularmente conhecida como “Lábio Leporino”. No Brasil, há referência de que uma em cada 650 crianças apresentam lesão lábio palatal. Diferente da maiorias das má formações é possível a completa reabilitação do bebê que nasce com lesão lábio palatal.
A incidência das lesões lábio palatais vem aumentando nos últimos anos e infelizmente mesmo com os novos avanços da medicina, muitas crianças e adultos portadores da lesão ainda estão sem tratamento, ou tratados de forma inadequada.
O Programa realiza atendimento ambulatorial pré e pós cirúrgicos, através de uma equipe multiprofissional composta por: Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia e Pediatria. Os procedimentos cirúrgicos são realizados no Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais em Bauru-SP

Programa Municipal Fissura Lábio Palatal
Anexo da Saúde
Fone: 3253 5426


Fonte: Boletim da Saúde

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escala médica

Ótima notícia que nosso prefeito nos traz!




Acesse a escala medica das Unidades de saúde clicando AQUI

Pós-graduação

Canadá oferece bolsas de pós-graduação

Agência FAPESP – O governo do Canadá abriu inscrições para o Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação, voltado a estrangeiros interessados em realizar pesquisa nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia e saúde.

As inscrições para 2011 poderão ser feitas até o dia 20 de outubro. Nesta edição do programa são oferecidas vagas em 52 universidades canadenses. O valor da bolsa é de 50 mil dólares canadenses anuais por um período de até três anos.

Para participar do programa os candidatos devem ter cursado até 20 meses do curso de doutorado com média satisfatória e não ter recebido anteriormente nenhuma bolsa do programa Vanier.

Os candidatos devem, em primeiro lugar, escolher entre uma das 52 universidades parceiras para participar da seleção.

A avaliação será feita a partir do desempenho acadêmico e profissional do candidato, por meio dos resultados acadêmicos, prêmios e distinções, programa de estudo e contribuições potenciais para o avanço do conhecimento, experiências profissionais e acadêmicas relevantes, envolvimento com a comunidade, publicações, apresentações em conferências e cartas de recomendação.

O programa é uma iniciativa de três agências de fomento à pesquisa no Canadá: o Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas, o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia e os Institutos de Pesquisa em Saúde do Canadá.

Mais informações: www.canadainternational.gc.ca

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Hanseníase


Pastores e Padres recebem informações sobre Hanseníase


O Programa Municipal de Controle da Hanseníase em parceria com o Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária / Hanseníase – CREDESH, promovem nesta terça, 28 de setembro, de 09h00 às 10h00 na Igreja Metodista localizada à Av. Brasil 2026 Bairro Brasil, palestra sobre a hanseníase, para os Pastores das Igrejas que fazem parte do Conselho de Pastores.

O evento terá a presença do Mestre e Historiador Luciano Marcos Curi, residente em Araxá MG, que fará uma abordagem histórica da doença, bem como serão discutidos os sinais e tratamentos da doença através dos profissionais da Saúde.

Para os Padres da Igreja Católica, o Programa de Hanseníase da Secretaria de Saúde, distribuirá “folders” e cartazes para serem divulgados nas homilias que serão realizadas dia 10 de outubro nas igrejas, quando será lido o Evangelho de São Lucas, capítulo 17, versículos de 11 a 19, sobre a cura dos dez leprosos. Este tema foi solicitado pelo Ministério da Saúde e tem como parceiros a Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros – CNBB, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Projeto Franciscanos, Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase – Morhan, Comissão de Hanseníase do Conselho Nacional de Saúde e Ordem de Malta.

Esta atividade tem como objetivo fazer com que cada Padre ou Pastor seja um multiplicador de informação junto aos freqüentadores das igrejas, fazendo com que mais pessoas possam saber mais sobre esta doença.

Hanseníase em ação

O Programa de Controle da Hanseníase também participou dia 22/09 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT da empresa Têxtil Abril Ltda, passando para os colaboradores informações sobre a doenças, no sentido de que sejam multiplicadores em seus ambientes de trabalho, como em suas residências e escolas.

Hanseníase

A hanseníase é uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências mais remotas datam de 600 anos Antes de Cristo, e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem ser consideradas o berço da doença

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo descoberto em 1873 pelo médico Amaneur Hansen, na Noruega. Em homenagem ao seu descobridor, o bacilo é também chamado de Bacilo de Hansen. O bacilo de Hansen é um micróbio que apresenta afinidade pela pele e nervos periféricos.

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa comprometendo seu desenvolvimento profissional e/ou social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade do bacilo penetrar a célula nervosa e também ao seu poder imunogênico.

Atualmente a hanseníase tem tratamento e cura.
Leia mais sobre hanseníase aqui no Portal do Ministério da Saúde

Maiores informações:
Programa Municipal de Controle da Hanseníase
Anexo da SMS – sala 207 – Fone: 3253-5437 / 9993-5003

Fonte: Boletim da Saúde

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Deu no Farol

Brasil no Farol Comunitário: Acompanhamento ortopédico nos primeiros meses de vida é primordial para garantir a saúde do bebê

Ortopédia

Acompanhamento ortopédico nos primeiros meses de vida é primordial para garantir a saúde do bebê

Alguns problemas, como a Luxação Congênita do Quadril, podem ser resolvidos facilmente até um ano de vida. Detectado após essa idade, há necessidade de intervenção cirúrgica.

Botas ortopédicas pesadas, palmilhas grossas e crianças reclamando do incômodo causado por esses objetos que faziam parte do cenário dos pequenos que nasciam com algum tipo de má formação nos pés. Há aproximadamente dez anos, essa situação se transformou e as botas foram abolidas dos tratamentos ortopédicos. "Atualmente é comum o acompanhamento do desenvolvimento da criança e a gravidade do problema. Em alguns casos, a curvatura dos pés forma-se normalmente, mas em casos extremos há necessidade de cirurgia", afirma Celso Santos, ortopedista pediátrico do Hospital Orthomed Center.

No Farol Comunitário

Ilustre visitante

(Foto: Daniel Nunes)

Ex-ministro da Saúde visita Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia

Na tarde de sexta-feira (24), o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, e o diretor-geral do Instituto do Coração Triângulo, Roberto Botelho, acompanhados do prefeito Odelmo Leão e do secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, visitaram as instalações do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia. A estrutura física e de aparelhagem foi bastante elogiada e, segundo o ex-ministro, a impressão foi a melhor possível.

“Eu viajo o país inteiro, conheço todos os hospitais e nunca vi algo parecido com o planejamento feito e a qualidade dos equipamentos que é superior a grande parte dos hospitais privados do país. Só tenho a cumprimentar o prefeito por ter tido a coragem de fazer um hospital desse porte e dessa qualidade para a população do SUS. O que eu acho absolutamente adequado, pois essas pessoas merecem respeito e esse hospital é um atestado de que a administração pública respeita a população. Só lamento o SUS não ter o financiamento adequado para multiplicar essa obra pelo país como um todo”, afirmou o ex-ministro.

Vaidade


Cosméticos X Consumo Masculino
Confira algumas dicas

Os homens estão cada vez mais vaidosos e exigentes em relação à sua saúde e imagem.


Os homens estão cada vez mais vaidosos e exigentes em relação à sua saúde e imagem. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec demonstrou que o setor de beleza masculina tem uma fatia de aproximadamente 10% do mercado de cosméticos nacional.
Além do aumento considerável na linha de produtos para os homens e o aumento no consumo eles estão recorrendo também a procedimentos cirúrgicos de estética para “manter-se em forma”. O público masculino hoje corresponde a 35% dos atendimentos referentes à lipoaspiração nas clínicas.

Segundo editoria da Revista Época, publicado em abril de 2002, o que contribui para a mudança de comportamento dos homens é “a crescente participação da mulher no mercado de trabalho, a adesão dos homens à arte de embelezar-se e a pressão da televisão, do cinema e da propaganda enaltecendo a juventude”.

Outro fator de peso, na opinião de alguns especialistas, para a mudança de comportamento no consumo masculino é o mercado de trabalho. Uma pesquisa qualitativa sobre o os produtos cosméticos e o comportamento do consumidor masculino, em belo horizonte, em 2008, revelou que 80% dos entrevistados, quando perguntados sobre porque os homens têm se tornado mais vaidoso, responderam que a exigência do mercado de trabalho tem sido um fator bastante influenciador para isso.

Atentos a esse consumidor mais recente, listamos abaixo alguns cuidados publicados pela Anvisa que não podem ser esquecidos pelos consumidores e consumidoras na hora da compra e da utilização desses produtos :

* Ao adquirir produtos cosméticos, verifique se eles possuem registro na Anvisa/Ministério da Saúde.

* O número de registro de produtos cosméticos inicia-se com o número dois (2) e pode ter nove ou 13 dígitos.

  • Alguns produtos de menor risco não possuem número de registro, mas estão notificados na Anvisa e trazem na rotulagem a seguinte informação: Res. Anvisa 343/05, seguida do número de Autorização de Funcionamento da Empresa, que também começa com o número 2.
  • Só adquira produtos cuja embalagem esteja limpa e em bom estado.
  • Não utilize cosméticos com prazo de validade vencido. Eles podem não produzir o efeito desejado e prejudicar a saúde.
  • Leia atentamente todas as informações da rotulagem. Sempre observe as advertências e restrições de uso.
  • Faça a prova de toque (quando indicado na rotulagem) seguindo as instruções de uso para verificar se o produto provoca alguma alergia ou irritação.
  • Caso haja contato do produto com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente e procure orientação médica. No caso de ingestão do produto, um médico deverá ser consultado.
  • Sentindo-se mal ou com irritação no local de aplicação do produto, interrompa o uso, lave imediatamente o local da aplicação com água corrente e procure orientação médica.
  • Cuidado com o uso de cosméticos em crianças. Utilize somente as linhas infantis devidamente registradas na Anvisa.
  • Caso você desenvolva alguma irritação, alergia ou outra reação indesejada, entre em contato com o SAC da empresa e informe o ocorrido. Por isso, recomenda-se guardar a embalagem do produto após o uso. É importante também comunicar a Anvisa, por meio do e-mail cosmeticos@anvisa.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , anexando à mensagem o formulário preenchido, disponível no link http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/formularios.htm.

Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual, ou com a Anvisa, por meio do e-mail cosmeticos@anvisa.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo site www.anvisa.gov.br/ouvidoria

Fonte: www.portal.saude.gov.br

Abuso de antibióticos

Médicos abusam de antibióticos em doenças respiratórias, diz estudo
Há casos de profissionais que usam os remédios para enfrentar vírus.

Um levantamento com pacientes com doenças respiratórias de dois hospitais no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostra que médicos podem estar abusando do uso de antibióticos. O estudo, a ser publicado na edição de novembro da revista médica Infection Control and Hospital Epidemiology.

Muitas infecções causadas por vírus foram tratadas por profissionais da região com os medicamentos, eficientes apenas no tratamento de doenças originadas por bactérias. A prática preocupou os pesquisadores pois o abuso de antibióticos é uma das principais causas apontadas por especialistas para ao aumento da resistência de bactérias aos remédios.

O fenômeno, conhecido como pressão antibiótica ou seletiva, faz com que os organismos unicelulares deixem de ser destruídos até mesmo por "armas" fortes como as carbapenemas

"Os dados colhidos mostram pelo menos uma área na qual antibióticos são empregados em pacientes hospitalizados sem motivo aparente", afirma explicam os autores do estudo, todos da Escola de Medicina da Universidade de Pensilvânia. "O reconhecimento dessa falha pode servir para limitar o uso inadequado dos remédios no futuro."

Nos últimos anos, novos testes para diagnósticos buscam diferenciar infecções causadas por vírus das provocadas por bactérias. Mas, de acordo com a equipe liderada por Kevin Shiley, os exames não andam surtindo o efeito esperado, ou seja, a redução do uso de antibióticos e o fortalecimento posterior das bactérias.

Pacientes com a bactéria Clostridium difficile, responsável por causar diarreia, tiveram o quadro clínico piorado com o uso prolongado de antibióticos. Para os pesquisadores, não houve benefício com a aplicação dos medicamentos.

Fonte: www.portaldoconsumidor.gov.br

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dia Mundial do Coração





As doenças cardíacas lideram o ranking dos males que mais matam no mundo. Para conscientizar e incentivar a prevenção da doença, o Bem Viver deste sábado (25) traz como tema “Coração: O que fazer para que ele não sofra tanto?”. O programa será transmitido ao vivo do Parque do Sabiá, onde acontecerá a 1ª Caminhada “Dia Mundial do Coração”.

Serão realizadas várias atividades recreativas, exames preventivos como testes de Glicemia e Hepatite C, aferição de pressão, além de orientações com profissionais da saúde sobre a importância de se adquirir hábitos mais saudáveis para prevenção da doença. Os participantes ainda vão receber kits de higiene bucal.

Nesta edição, o programa Bem Viver, além de participar das atividades, traz informações sobre como evitar um infarto. Para isso a apresentadora Mônica Cunha entrevista o cardiologista Vilmar José Pereira e bate um papo com especialistas que darão dicas de alongamentos para aliviar as tensões do dia a dia.

O evento é realizado pela Liga de Estudos Avançados em Doenças Cardiovasculares - LEADCARDIO com apoio da TV Integração, Hospital Santa Catarina, SEST SENAT e diversas entidades tem objetivo de alertar a população para atitudes saudáveis, práticas de exercícios, entre outras, para prevenir a doença. O Bem Viver terá início às 8h.

Serviço:
1ª Caminhada Dia Mundial do Coração e transmissão ao vivo do Programa Bem Viver
Data: 25/09
Local: Parque do Sabiá
Horário: 8h

Cultivando saúde



O Centro de Referência da Saúde do Trabalhador – CEREST, estará promovendo dias 27 e 30 de setembro de 7h00 às 13h00 no CEASA de Uberlândia, “Cultivando a Saúde do Trabalhador Rural”.

Um evento terá várias atividades que visa melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural e prestadores de serviço, dentre elas, exame de sangue para avaliar a dosagem de determinado agrotóxico no organismo (colinesterase), aferição de pressão arterial, exame de diabetes, índice de massa corpórea, exame ocular, vacinação, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, hanseníase e tuberculose, através dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento é uma promoção do CEREST, Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST e FUNDACENTRO – Segurança e Saúde do Trabalhador.

Local: Ao lado da Pedra principal e da lanchonete.

Maiores informações:
CEREST – Centro de Referência da Saúde do Trabalhador
Rua Antônio Fortunato Silva, 928 Bairro Santa Mônica
Fone: 3236-5266
Alberto Pinto da Rosa Junior – Técnico de Segurança do Trabalho - 9976-4343

Colaboração:
Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de Uberlândia
Centro de Controle de Zoonoses
ASSOHORTA - Associação Regional dos Produtores Hortifrutigranjeiros
CEASA – Central de Abastecimento

Fonte: Boletim da Saúde

Notas saudáveis

Aconteceu nesta terça, 21/09 no Centro de Convivência e Cultura Saúde Mental, o Primeiro Encontro da Oficina de Produção de Histórias em Quadrinhos para os usuários da Unidade.

Neste Encontro, de uma série de dez (10), os alunos foram incentivados a produzirem tirinhas, um gênero de História em Quadrinhos muito utilizado em jornais, tentando experiências do cotidiano ou até mesmo do imaginário.

Os coordenadores esperam reunir material suficiente para produzir uma revista de História em Quadrinhos a ser distribuída entre os pacientes e familiares.

A Oficina se desdobrará em dez (10) encontros, um por semana até novembro.

Maiores informações:
Centro de Convivência e Cultura Saúde Mental
Rua Patrulheiro Osmar Tavares, 1516 Bairro Santa Mônica
Fone: 3227-2070

Postado em Boletim da Saúde

Dia Mundial da Doença de Alzheimer 2010

Todos os anos no dia 21 de setembro pessoas do mundo inteiro participam de atividades cuja finalidade é unir as pessaos afetadas pela Doença de Alzheimer e outras demências e despertar na sociedade de um modo geral, um maior interesse e conhecimento sobre a doença de Alzheimer

O que é a Doença de Alzheimer (DA)?

Em geral, a DA acomete inicialmente a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem. Entretanto, pode atingir inicialmente outras regiões do cérebro, comprometendo assim outras funções. A causa da doença ainda é desconhecida e, embora ainda não haja medicações curativas, já existem drogas que atuam no cérebro tentando bloquear sua evolução, podendo, em alguns casos, manter o quadro clínico estabilizado por um tempo maior. Seu médico é o melhor conselheiro e apenas ele é capaz de avaliar a necessidade do uso dessas medicações. É importante que você saiba que, apesar de não haver tratamento curativo, podemos fazer muito em prol desses pacientes através de cuidados específicos e dirigidos a cada fase evolutiva, melhorando em muito a qualidade de vida dessas pessoas.
Fonte: Portal da Associação Brasileira de Alzheimer.

Mais informações:
www.abraz.com.br

Postado em Boletim da Saúde

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Água de coco

Água de coco garante reimplante de dentes
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia ganham prêmio nacional com proposta
Danielle Costa - Especial para o CORREIO
Jornal Correio de Uberlândia

Uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi premiada nacionalmente ao dar uma solução simples para um problema comum nos consultórios. De cada 100 casos de dentes que saem totalmente da boca do paciente, em 60 o reimplante não pode ser feito porque o dente não é conservado de forma adequada. O índice foi observado na Clínica de Traumatismo Dento-Alveolar da UFU. A pesquisa desenvolveu um produto à base de água de coco para garantir a conservação.

“Muitas pessoas chegam para o atendimento com o dente enrolado em um papel ou em uma gaze, prejudicando o prognóstico”, disse Carlos José Soares, professor da Faculdade de Odontologia da UFU. “Nós precisamos que as células estejam vivas para termos sucesso em um reimplante. O papel da água de coco é esse, manter as células vivas por um período maior de tempo”, disse a pesquisadora Priscilla Barbosa Ferreira Soares. Mas, segundo ela, não se deve usar a água de coco in natura. “Como ela pode perder a validade precisamos fazer com que ela sofra um processo de industrialização, podendo ser armazenada por, no mínimo, dois anos”, afirmou.

O produto desenvolvido pelos pesquisadores da Faculdade foi premiado na 27ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, realizada em Águas de Lindóia (SP).

Os pesquisadores acreditam que o produto estará pronto em um ano. “Queremos criar, por meio da Faculdade de Odontologia, um programa de educação para orientação sobre o uso do produto e esperamos que o mesmo seja distribuído gratuitamente nos postos de saúde, nas escolas públicas e para o Corpo de Bombeiros”, disse Carlos José Soares.

RECOMENDAÇÕES

O que fazer quando perder o dente durante uma queda ou acidente?

- Não lavar o dente
- Colocá-lo em um recipiente com água, leite ou soro fisiológico.
- Procurar um dentista o quanto antes (recomendado: em até uma hora)

Via completa



Estudo realizado por pesquisadores brasileiros desvenda via bioquímica pela qual o hormônio melatonina modula a morte de células T glóbulos brancos envolvidos com a imunidade celular

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Hospital modelo

Foto: Araípedez Luz p10


Hospital Municipal já é considerado modelo para todo país

Antes mesmo de começar a funcionar, o Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia tem impressionado os visitantes. Vários grupos com representantes de diversos segmentos conheceram as instalações. Nesta terça-feira (21), durante quase 2 horas, a diretora do departamento de regulamentação, avaliação e controle do Ministério da Saúde, Cleusa Bernardo, também secretária adjunta de Atenção à Saúde, percorreu todos os setores acompanhada do prefeito Odelmo Leão e de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

“Por ser uma visita técnica, a diretora não pôde gravar entrevista, mas posso garantir que ficou impressionada com as soluções encontradas pelo município para economizar na construção e no custeio da Unidade e disse que este é um exemplo de Hospital Público para o Brasil. Ela quer trazer o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para que ele conheça esse investimento, porque esse é o modelo de saúde pública que o brasileiro espera”, contou o prefeito Odelmo Leão.

Morcegos urbanos


Ótima publicação da amiga Bióloga Susi Pacheco do Instituto Sauver, Porto Alegre/RS
Clique na seta abaixo para visualizá-lo

Reforço para o SUS

Clique no texto para ampliá-lo





Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Artrite Reumatóide



Recebemos de Mirna Nóbrega, repassamos para conhecimento de todos

Estamos divulgando o Dia Mundial de Conscientização sobre Artrite Reumatóide que acontece no dia 12 de outubro em diversas capitais brasileiras. O evento realizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia oferece à população esclarecimentos sobre a doença, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Folhetos explicativos e médicos reumatologistas levarão informações sobre a doença. O objetivo é conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Além disso, ressaltar que o médico especializado é o reumatologista.

Durante o evento, a população ainda poderá participar de oficinas de origami. A arte milenar lembra que os portadores de artrite podem levar uma vida normal, e isso inclui a realização de atividades delicadas que exigem bastante das articulações.

As cidades envolvidas são Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Belém, Recife e Aracaju.

Mais informações no twitter e no blog da campanha:

twitter.com/@diamundialarBR
http://diamundialdaarbrasil.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Congresso

Congresso Brasileiro e Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano
De 28/9/2010 a 30/9/2010


O 5º Congresso Brasileiro / 1º Congresso Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano será realizado de 28 a 30 de setembro de 2010 em Brasília.

Estarão reunidos especialistas de 23 países da América Latina, Europa e África que integram o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O programa tem como objetivo coletar, processar e distribuir leite humano para recém-nascidos, sobretudo os prematuros de baixo peso, que apresentam forte vulnerabilidade imunológica. A iniciativa é reconhecida como estratégia primordial para o enfrentamento da mortalidade infantil e neonatal – meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

No dia 27 será realizado o Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, para avaliar a trajetória dos países que compõem o IberBLH e os resultados obtidos desde 2005, quando foi assinada a primeira Carta de Brasília, durante o Fórum Latino-Americano de Bancos de Leite Humano.

Durante o congresso, serão destacados estudos sobre a adequação da qualidade do leite humano e o impacto da amamentação natural na recuperação da saúde de recém-nascidos internados em unidades neonatais.

O congresso também será espaço para divulgação de iniciativas da sociedade civil que colaboram para a implantação e o funcionamento de bancos de leite humano. Além do Brasil, a Argentina apresentará as ações de apoio à sua rede nacional de bancos de leite humano.

A Expo BLH reunirá trabalhos sobre o processo de amamentação, captação de doadoras, armazenamento, processamento e controle de qualidade do leite humano.

Mais informações: www.redeblh.icict.fiocruz.br/congresso2010

Variante sequenciada


Vírus da raiva tem variante sequenciada
Por Alex Sander Alcântara

Agência FAPESP – O Brasil tem conseguido controlar há mais de uma década a raiva urbana, que é transmitida principalmente pelo contato com cães. Mas, apesar de controlada, variantes do vírus continuam circulando por meio de animais silvestres, particularmente uma transmitida por morcegos que se alimentam de sangue (hematófagos).

Pesquisadores brasileiros deram um passo importante no estudo do problema ao concluir o sequenciamento completo do genoma dessa variante mantida pela espécie Desmodus rotundus.

De acordo com Silvana Regina Favoretto, pesquisadora científica do Instituto Pasteur e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Raiva do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), que orientou o estudo, o sequenciamento abre caminho para novos trabalhos científicos.

Bolsas Fulbright

Bolsas Fulbright nos Estados Unidos

A Comissão Fulbright, do governo dos Estados Unidos, oferece 40 bolsas exclusivamente para estudantes brasileiros interessados em frequentar cursos superiores de tecnologia em instituições norte-americanas. As inscrições para o ano acadêmico 2011 poderão ser realizadas até o dia 3 de outubro.

As bolsas, oferecidas pelo período de um ano, são voltadas para alunos das áreas de administração e gerenciamento de negócios, turismo e hotelaria, comunicação, tecnologia da informação e tecnologia das mais diversas áreas da engenharia.

As bolsas poderão também incluir curso de inglês nos Estados Unidos, por até dois meses, dependendo do nível de proficiência do bolsista.

Os candidatos devem estar matriculados em cursos superiores de tecnologia, na modalidade presencial, de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), em uma das áreas mencionadas.

Devem ter concluído no mínimo um quarto e no máximo metade dos créditos do curso até o final de 2010. Os candidatos não podem possuir reprovação nas disciplinas já cursadas e não podem possuir diploma de bacharel.

Os estudantes selecionados terão alojamento e alimentação durante o programa e do estudo de inglês, auxílio mensal para cobrir as despesas adicionais de estadia durante o programa e passagem aérea aos Estados Unidos de ida e volta, entre outros benefícios.

Mais informações: www.fulbright.org.br/2010/content/view/17/74

domingo, 19 de setembro de 2010

Direito assegurado

Foto: Daniel Nunes

Prefeito Odelmo Leão assegura licença-maternidade por seis meses às servidoras municipais

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, encaminhou à Câmara Municipal terça-feira (14), um projeto de lei que propõe o aumento do prazo para concessão de licença-maternidade às servidoras públicas municipais. O projeto contempla a ampliação do benefício de quatro para seis meses.

No quadro de servidores da Prefeitura, há cerca de quatro mil mulheres na faixa etária de 18 a 40 anos. “Nós entendemos que as mães merecem contar com mais tempo para criar e acompanhar seus filhos nos primeiros meses de vida. É uma medida que atende a uma antiga reivindicação das nossas servidoras e que sem dúvida ajudará na formação das famílias”, afirmou Odelmo Leão.

Uma vez aprovado o projeto, a lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Fonte: Portal PMU

Postura correta

Idosos receberão dicas para manter postura correta

A partir da próxima segunda-feira (20), começam as atividades do “Cuidando de Você” nos BemSocial Centro Educacional de Assistência Integrada (Ceai) dos bairros Brasil, Laranjeiras, Luizote de Freitas e Guarani. A ação integra o Projeto Saber, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho para estimular os idosos a realizar atividades de integração, lazer e bem-estar.

“Além de proporcionar diversão, socialização e desenvolvimento pessoal, queremos divulgar formas de auto-ajuda física e mental para garantir melhor qualidade de vida aos idosos. Por isso, neste mês, os participantes do Cuidando de Você receberão dicas e noções básicas de Reeducação Postural Global (RPG)”, explicou Iracema Barbosa Marques, secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho.

Confira programação do “Cuidando de Você” para o mês de setembro:

20/09 (segunda-feira), no BemSocial CEAI 1 - Brasil, das 14h às 16h. A unidade fica na avenida Rondon Pacheco, 5.865, bairro Brasil.

21/09 (terça-feira), no BemSocial CEAI 2 - Laranjeiras, das 14h às 16h. A unidade fica na rua Senegal, 30, bairro Laranjeiras.

22/09 (quarta-feira), no BemSocial CEAI 3 - Luizote de Freitas, das 14h às 16h. A unidade fica na rua Roberto Margonari, 100, bairro Luizote de Freitas.

23/09 (quinta-feira), no BemSocial CEAI 4 - Guarani, das 14h às 16h. A unidade fica na avenida do Carnaval, 415, bairro Guarani

Fonte: Portal PMU

domingo, 12 de setembro de 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tristeza

Em pleno século XXI, com todo arsenal imunobiológico à disposição, ainda somos obrigados a conviver e repassar tão triste notícia. Que este deprimente episódio sirva como mais um alerta a nós profissionais de saúde.

Não podemos baixar a guarda NUNCA. Todos santo dia devemos nos preocupar em levar informação e mais informação para a população. Por mais que pensemos que já levamos o suficiente, que já nos doamos o bastante, que a população já está careca de saber e que já absorveu o básico, nunca é de mais lembrar: Lêdo engano, mais é sempre melhor e indispensável. Sempre haverá alguem sem o mínimo de conhecimento, e muitos que simplesmente desprezam informações.
Acima de tudo, caros colega, COMPROMISSO! Caso contrário, não faça saúde pública.

Atenciosamente
William H Stutz


Confirmado caso de raiva humana transmitida por cães

Um rapaz de 26 anos, do interior do Ceará, é o primeiro caso confirmado de raiva humana transmitida por cães neste ano no país. O paciente foi internado com sintomas da doença no Hospital São José, em Fortaleza, no dia 1º de setembro. Ele mora em Chaval (a 417 km da capital).


Em nota divulgada nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde informou que exames laboratoriais confirmaram a presença do vírus rábico. De acordo com Dina Cortez, supervisora do núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Ceará, o estado do paciente é estável. "Estamos fazendo tudo para que ele sobreviva, mas a evolução é muito lenta."

O rapaz foi infectado por sua cadela, que o mordeu em maio. Dias depois, o animal morreu, deixando seis filhotes --cinco deles também não resistiram.

Ele está sendo tratado de acordo com o protocolo de Recife, que consiste, basicamente, em indução de coma, uso de antivirais e reposição de enzimas, além de manutenção dos sinais vitais.

O protocolo foi adaptado do tratamento que curou a primeira paciente de raiva, nos EUA, e o pernambucano Marciano Meneses da Silva, 16, o único sobrevivente da doença no Brasil.

Neste ano, outro caso de raiva humana foi registrado, no Rio Grande do Norte. O paciente foi mordido por um morcego e morreu.

Uma equipe da secretaria foi enviada a Chaval para investigar possíveis novos casos. Pessoas que tiveram contato com os animais foram encaminhadas para tratamento. Cães e gatos foram vacinados.

Em 2009, foram registrados dois casos de raiva humana no país transmitidos por cães e gatos, contra 52 na década de 90, conforme o governo federal.

DOENÇA

A raiva é transmitida ao ser humano por mordida, lambida ou arranhão de animais infectados, principalmente cães, gatos, morcegos e macacos (saguis). Para evitar a transmissão da doença, a recomendação é lavar bem o ferimento com água e sabão e procurar os serviços de saúde imediatamente. A mortalidade é próxima de 100%.

O ministério recomenda ainda a vacinação de cães e gatos como a principal maneira de evitar casos de raiva no homem, além do controle da circulação do vírus tipo 3 encontrado também nos morcegos hematófagos.

A nota do Ministério da Saúde diz que o caso reforça a necessidade de manter a vacinação em cães e gatos, já iniciada em 18 Estados. Em São Paulo, a campanha está suspensa até que uma investigação que apura a morte de cães e gatos vacinados seja concluída.

Fonte: Folha.com
Site do Conselho Federal de Medicina Veterinária

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Credenciamento do Hospital

Foto: Daniel Nunes
Prefeito Odelmo Leão reforça pedido ao presidente Lula de credenciamento do Hospital e Maternidade Municipal ao SUS

Durante a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva a Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão reforçou o pedido de credenciamento do Hospital e Maternidade Municipal ao Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação foi feita ao presidente da República poucos minutos antes da inauguração da nova Unidade de Armazenagem da Conab. Durante seu discurso o prefeito Odelmo Leão deu uma boa notícia para a população. “Pedi ao presidente e fui prontamente atendido. Ele determinou que o Ministro da Saúde, envie uma equipe na próxima terça-feira (14) para começar o credenciamento de uma coisa tão sonhada pelo povo de Uberlândia, que é o nosso Hospital e Maternidade Municipal”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

OMS & SUS

Recebemos do colega Marcão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje um documento recheado de elogios ao Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, mas fez um alerta para a necessidade de se ampliar o financiamento na esfera federal.

O relatório - um balanço dos 20 anos do SUS - observa que em 2007 o gasto per capita na área foi de US$ 252, bem abaixo dos US$ 336 investidos na Argentina ou dos US$ 431 gastos no Uruguai. No documento, a OMS associa o fim da Contribuição Provisória sobre a Movimentação de Valores Financeiros (CPMF) à redução dos gastos federais na área.

Entre destaques da saúde apontados pela OMS estão o Programa Saúde da Família, a rede de serviços hospitalares, incluindo cirurgias cardíacas, exames laboratoriais e o programa de vacinação.

A OMS também ressalta o papel fundamental da descentralização da saúde. Para técnicos que prepararam o relatório, o sistema de financiamento, em nível municipal, funciona de forma adequada: 98% dos municípios atingem o piso de gastos em saúde, equivalente a 15% do orçamento. O mesmo não ocorre em nível estadual: pouco mais da metade dos Estados cumprem o piso de 12% do orçamento para a área de saúde.

Fonte: Estadão

Dia do Veterinário


Parabéns aos colegas veterinários pelo nosso dia.
Força, paixão e dedicação. Tudo por um mundo melhor, mais Justo, mais Perfeito.





quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Apague já o cigarro!

Criança por perto? Apague já o cigarro!
Fumaça abala saúde dos pequenos. Bebês podem ter até morte súbita.

Clique na imagem abaixo para detalhes



No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado dia sexta-feira dia 03, pneumologistas fazem um alerta: o fumo passivo em crianças pode causar até morte súbita. Em evento promovido pela Pfizer na semana passada, a coordenadora de Tabagismo do Hospital do Servidor Público de São Paulo, Maria Vera Castellano, ressaltou que os danos começam até mesmo antes de o bebê nascer — metade das mortes prematuras são causadas pelo fumo.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bactéria alimentar

Foto: Keith Weller / USDA

Campylobacter requer meios complexos para o crescimento. Sharon Fanklin procura uma placa de ágar sangue para as colónias típicas Campylobacter

Imagem de alta tecnologia pode detectar bactéria alimentar em até 24 horas
Método combina imagens digitais com espectroscopia para distinguir o patógeno Campylobacter de outros microorganismos

Um tipo de imagem de alta tecnologia pode ser usada para distinguir o patógeno Campylobacter, de origem alimentar, de outros microorganismos, até 24 horas após a amostra ser colocada em uma placa de Petri, de acordo com um estudo publicado por cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os pesquisadores utilizaram uma tecnologia chamada imagem hiperespectral, que combina imagens digitais com espectroscopia, para fornecer centenas de medições de comprimento de onda individual para cada pixel da imagem.

Segundo o estudo, microrganismos crescidos em meios sólidos carregam impressões espectrais únicas na porção específica do espectro eletromagnético. Um sensor hiperespectral identifica essas impressões digitais, medindo as ondas de luz que saltam fora ou através desses objetos.

Ao contrário do olho humano, que vê apenas a luz visível, a imagem hiperespectral pode detectar a luz visível assim como a luz ultravioleta, e aquelas que variam próximo ao infravermelho. Imagens hiperespectrais também podem ser aplicáveis a estudos de detecção de outros patógenos.

As infecções por Campylobacter em humanos são uma das principais causas de doenças de origem alimentar bacteriana, tanto nos Estados Unidos, quanto em outros países em todo o mundo. Cultivar Campylobacter diretamente em meios sólidos tem sido um método eficaz para isolar este organismo, mas distingui-lo entre outros microorganismos é difícil, porque bactérias diferentes muitas vezes podem ser parecidas.

Uma equipe de investigação liderada pelo engenheiro eletrônico Yoon Seung-Chul desenvolveu a técnica de imagem para detectar colônias de Campylobacter em meios sólidos, em até 24 horas. Normalmente, o isolamento e detecção para identificação de Campylobacter, a partir de alimentos crus como o frango, envolvem testes de laboratório demorados ou complicados que podem durar de vários dias a uma semana.

Essa "tecnologia de detecção", que foi quase 100% exata em culturas puras de microorganismos poderá ser utilizada para a detecção precoce das colônias de Campylobacter, em culturas mistas. Os investigadores estão agora trabalhando para desenvolverem uma técnica de triagem para detecção de Salmonella e Campylobacter em amostras de alimentos.

Fonte: Isaude.net

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Notificação compulsória

Recebemos da colega e amiga Fabiana Godoy Malaspina da Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas a Contaminantes Químicos - VIGIPEQ, Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental - CGVAM, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - DSAST, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a PORTARIA No 2.472, DE 31 DE AGOSTO DE 2010 - Doenças de Notificação Compulsória. Repassamos para conhecimento de todos.

Clique abaixo para baixá-los


DNC 2010 A




DNC 2010 B

Líderes comunitários

Foto Araípedez Luz


Líderes comunitários visitam obras do Hospital e Maternidade Municipal

O prefeito Odelmo Leão e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, apresentaram na tarde desta quarta-feira (1°), a mais de 40 líderes comunitários, as obras do Hospital e Maternidade Municipal. Esta é mais uma das visitas com representantes de entidades aos 20 mil m² de área construída do hospital, que está localizado zona sul de Uberlândia.

“Este empreendimento está sendo feito com muito amor e carinho, em respeito às pessoas de Uberlândia. Trouxemos estes líderes para mostrar que estamos fazendo algo para o bem da nossa comunidade, para o bem do nosso povo e que este hospital foi construído para servir ao público com qualidade”, expôs Odelmo Leão.

Leia mais no Portal PMU clicando AQUI

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Doença Falciforme

Recebemos de nossa colega Clenize das Graças Coelho Resende Borges da
Coordenação do Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme de nossa SMS e com prazer repassamos agendamento. Participem!

Prezados (as),

Gostaría de convidá-los(as) para participar do I Seminário de Doença Falciforme, este Evento é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Será realizado no dia 10 de Setembro de 2010, no Center Convention, das 8:30 as 17:30h.

Esta ação busca efetivar os ítens “Capacitações para profissionais na área da Saúde e Educação” e “Criar e apoiar projetos e eventos em parceria com outros Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Secretarias de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social” da Agenda de Compromissos da Secretaria de Saúde e, também, interferir no indicador de saúde do município “Taxa de mortalidade infantil e materna associadas com eventos relacionados com a doença falciforme”.

Sabendo da necessidade de divulgação e relevância desta patologia no contexto de saúde pública do Brasil, gostaríamos, mais uma vez, de contar com seu apoio para a divulgação deste Evento.

As informações e inscrições estão disponíveis pelo site de nossa PMU: AQUI

Para visualizar a Programação do I Seminário de Doença Falciforme.
Clique AQUI (formato .doc)


Atenciosamente,


Clenize das Graças Coelho Resende Borges
Coordenação do Programa de Atenção Integral às Pessoas
com Doença Falciforme-Secretaria Municipal de Saúde-
Prefeitura de Uberlândia/SMS/PMU

34 3253-5416 / 9182-5851

Raiva animal 2010

Acabamos de receber de nossos colegas do Programa de Controle da Raiva os resultados quantitativos finais da Campanha de Vacinação Anti-rábica 2010.

Parabéns a todos envolvidos: coordenadores, supervisores, vacinadores, equipes de apoio e, principalmente à nossa administração municipal, onde o respeito e apoio ao trabalho técnico tem sido a tônica que determina o avanço não apenas do Programa de Controle da Raiva Animal, mas de todos que desenvolvemos com dedicada paixão.

Não tem como não dar certo: O Compromisso de todos com o trabalho somados ao apoio irrestrito às nossas ações só podem gerar um resultado: Sucesso!

Mais uma vez parabéns a todos.




Clique na tabela para ampliá-la



Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - Centro de Controle Zoonoses - Programa de Controle de Raiva Animal

Epilepsia

Descobertas sobre a epilepsia

Pesquisa multidisciplinar conduzida na Unicamp, no âmbito do Programa CinAPCe, avança o conhecimento sobre a epilepsia do lobo temporal mesial

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Chocolate


Chocolate pode reduzir risco de insuficiência cardíaca, diz estudo

Um estudo conduzido com quase 32 mil mulheres suecas de meia-idade e idosas aponta que o consumo moderado de chocolate reduz o risco de insuficiência cardíaca, conforme divulgado em revista da Sociedade Americana do Coração17/08.

Mulheres que consumiram uma ou duas porções de chocolate de boa qualidade por semana tiveram um risco 32% menor de insuficiência cardíaca. Se a ingestão aconteceu até três vezes durante um mês, a chance caiu 26%. Para as pessoas que comeram chocolate todos os dias, a pesquisa não apresentou benefícios relacionados ao consumo contra a doença.

Participaram da pesquisa mulheres entre 48 e 83 anos. Até 61 anos, as porções consideradas eram de 30 gramas. Para o restante mais idoso, os pedaços de chocolate tinham 19 gramas. As mulheres responderam a questionários para informar sobre a frequência e o tipo de chocolate que comiam.

Os resultados foram combinados com dados do serviço sueco de hospitalizações e registros de óbitos entre 1998 e 2006, com a adoção de análises estatísticas para chegar a conclusões sobre a relação entre chocolate e insuficiência cardíaca.

Uma possível explicação pode estar nos flavonoides, compostos presentes em chocolates, ligados à diminuição da pressão sanguínea segundo boa parte da comunidade científica.

Segundo a coordenadora do estudo, a médica Murray Mittleman, a ausência de efeito protetor entre mulheres que consumiram chocolate todos os dias provavelmente se justifica pelo acúmulo de gorduras.

"Se você precisa experimentar chocolate, opte pelo amargo e sempre com moderação", diz Mittleman. "Não é possível ignorar que o chocolate é um alimento relativamente calórico e comer grandes quantidades pode levar ao aumento de peso."

A especialista ainda afirma que diferenças nas taxas de cacau dos chocolates consumidos pelas participantes da pesquisa alteram os resultados. No caso sueco, 90% das mulheres afirmaram ter ingerido chocolate ao leite, que contém 30% de sólidos de cacau. Esse valor já seria suficiente para classificar o mesmo produto nos Estados Unidos como chocolate amargo.

Fonte: Portal do Consumidor