Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fumo

Fumo é associado com aumento no risco de Alzheimer

Estudo com mais de 20 mil participantes indica que fumar mais de dois maços por dia aumenta em 157% o risco de desenvolvimento de Alzheimer

Ciência

Planetas como a Terra podem ser comuns

Análise de 166 estrelas a até 80 anos-luz conclui que de cada 100 parecidas com o Sol 23 teriam planetas com tamanho semelhante ao da Terra

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia de campo


Parabéns aos colegas e amigos José Humberto Arruda e Gabriel Borges

Está confirmada para a próxima sexta-feira 29, a partir das 9:30 horas, horário de Brasília, a veiculação do programa Dia de Campo na TV sobre o Projeto Dengoso, nelee será apresentado o Projeto de controle de larvas de Aedes com o uso de peixes, Lebiste(Guppy) Poecilia reticulata, desenvolvido por nossos colegas do CCZ


Vejam como acessar o programa

Canal Rural (vários canais na Net , Sky, e Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 8h (Saiba como acessar )
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras, 20h e sábado,11h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados, 8h
TV Agromix, www.agromix.tv ,diariamente

Mobilização contra dengue

Recebemos do colega e amigo Arruda, com prazer repassamos para conhecimento de todos

Divulgação de Convite

Não deixem de assistir e participar da capacitação em Mobilização Social.
No dia 04 de novembro, de 9 às 10h, será transmitida, ao vivo, pelo Canal Minas Saúde, a capacitação sobre Mobilização Social.

Trata-se de mais uma ação de fortalecimento ao enfrentamento da dengue em Minas Gerais.

A participação das lideranças municipais é fundamental para o sucesso desta iniciativa.
Os locais de recepção das imagens do Canal Minas Saúde são: Unidades Básicas de Saúde / Gerências Regionais de Saúde / Secretarias Municipais de Saúde.
Segue convite anexo.


Obrigada e contamos com a "mobilização" de todos.
Att.
Rosilene Leoni
Assessoria de Comunicação

COSEMS/MG
Marcela E. Campos Guedes
Apoiadora COSEMS Regional
Ituiutaba / Uberlândia
(34)9134-7191 / 8835-1142


Acesse nosso site: www.cosemsmg.org.br





Para visualizar o convite oficial clique AQUI

Terapia genética


Terapia genética cerebral inverte comportamento depressivo nos ratos
Restauração de gene crucial pode ser capaz de tratar pacientes com depressão grave que não respondem ao tratamento tradicional

Na foto ao lado, Dr. Yu-Kuo Hung (à esquerda) observa como o Dr. Michael Kaplitt (à direita) se prepara para o processo de infusão

Pesquisadores do New York-Presbyterian Hospital / Weill Cornell Medical Center, nos Estados Unidos, revelaram que dados de animais e de seres humanos sugerem que a terapia genética cerebral pode ser capaz de tratar pacientes com depressão grave que não respondem ao tratamento com medicamentos tradicionais.

"Devido aos nossos achados nós temos uma nova terapia para atingir o que agora acredito que seja uma causa da depressão humana", disse o investigador sênior do estudo, Michael Kaplitt. "As terapias atuais tratam os sintomas de depressão, mas não as causas subjacentes, e ao mesmo tempo que funcionam para muitos pacientes, aqueles com depressão avançada não respondem à medicação, e poderiam se beneficiar de nossa nova abordagem", acrescentou Kaplitt.

ANVISA avisa

Anvisa define composição da vacina para gripe sazonal de 2011
As vacinas, que serão utilizadas a partir de fevereiro de próximo ano, deverão conter três tipos de cepas de vírus


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (26), a resolução que determina as cepas (linhagens) de vírus que devem ser utilizadas na formulação das vacinas contra gripe, para utilização no país em 2011.

As vacinas, que serão utilizadas a partir de fevereiro de próximo ano, deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação: um vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1), um vírus similar ao vírus influenza A/Perth/16/2009 (H3N2)* e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.

A composição da vacina é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul. É proibida a utilização de quaisquer outras cepas de vírus em vacinas contra gripe.

A/Wisconsin/15/2009 e A/Victoria/210/2009 são cepas similares às cepas de vírus A/Perth/16/2009.

Fonte: ANVISA

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Visita ao Hospital Municipal

(Fotos: Daniel Nunes)

Representantes da área de Saúde de municípios mineiros visitam Hospital e Maternidade Municipal

Na tarde desta terça-feira (26), cerca de 20 representantes de quatro municípios mineiros (Divinópolis, Sete Lagos, Uberaba e Juiz de Fora) foram recebidos pelo prefeito Odelmo Leão Carneiro e pelo secretário municipal de Saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues da Cunha, no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.

Os visitantes que haviam participado do I Seminário Estadual de Ações e Políticas Hospitalares, puderam conhecer ao final das palestras as instalações da unidade. “Essa é uma oportunidade para mostrar às cidades mineiras o resultado de uma parceira que dá certo entre estado e município. Graças aos investimentos, estamos concluindo o melhor hospital público do Brasil”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Os representantes percorreram as alas de serviço, enfermarias e UTIs para ver de perto o planejamento prático da estrutura e saber como será o funcionamento. Para o secretário de Saúde de Uberaba, Valdemar Hial, o hospital é um modelo para todo o Brasil. “Aqui nós observamos que serão utilizadas tecnologias muito avançadas. O tratamento humanizado e a economia de energia e de água demonstram que tudo aqui foi bem pensado. Quero parabenizar o prefeito Odelmo Leão e o secretário Gladstone Rodrigues que tiveram coragem e determinação para fazer uma obra desse tamanho”, elogiou.

A secretária de Saúde de Divinópolis, no centro-oeste de Minas, Cherie Mourão Gontijo, ficou encantada com as instalações. “Essa visita foi de grande valia, já que estamos numa condição semelhante à de Uberlândia no que diz respeito à inovação e construção de um novo hospital. Estamos na fase inicial de nosso projeto e foi muito interessante vermos na prática essa obra. Está sendo uma confirmação de que o serviço público de saúde está vindo a passos largos para os municípios mineiros para alcançar a modernização, uma melhor eficiência e melhor qualidade. É bom ver que em pontos diferentes de Minas Gerais, os investimentos do Governo do Estado estão trazendo avanço e o cenário de Minas como condutor da saúde pública vai ser muito melhor”, disse.

Fonte: Portal PMU

UBS Custódio Pereira


Recebemos da colega e amiga Wilma Silva Nunes Amorim. Parabéns a todos da UBS Custódio Pereira


PROGRAMAÇÃO UBS CUSTÓDIO PEREIRA OUTUBRO ROSA MÊS MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO CÃNCER


DIA 28 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA:

7h00min – De Bem com a Vida – OFICINA DE UNIBIÓTICA: Técnica coreana que ensina a praticar atividades físicas e incentiva a alimentação natural.

8h00min - Abertura do Evento: A 7 Recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil – Enfermeira e Coordenadora da UBS Custódio Pereira - Wilma Nunes Amorim;

De 8h30min às 11h00min - Realização do Exame das Mamas em todas as mulheres que procurarem a Unidade de Saúde. - Dra. Nancy Batista Salomão – Ginecologista.

Das 14 às 15h00min – O Controle de Peso e outras medidas para prevenir o câncer de Mama.- Assistente Social Iara Cristina Resende Alvarenga.

Das 15 às 17h00min: Realização do Exame das Mamas em todas as mulheres que procurarem a Unidade de Saúde – Dra. Dilma Aparecida Peixoto Maranha.

DIA 29 DE OUTUBRO – SEXTA -FEIRA:

8H00min: Quem ama se cuida e se toca: Prevenção do Câncer de Mama Palestra com a Ginecologista Iaracema Oliveira Pereira.

De 9h30min às 11h00min - Realização do Exame das Mamas em todas as mulheres que procurarem a Unidade de Saúde.

Das 14 às 15h00min - Alimentos que Previnem o Câncer de Mama – Nutricionista Fernanda Christina de Carvalho.

Das 15 às 17h00min: Realização do Exame das Mamas em todas as mulheres que procurarem a Unidade de Saúde - Dra.Nancy Batista Salomão – Ginecologista.

terça-feira, 26 de outubro de 2010




Tendo em vista o mês mundial de prevenção ao câncer e tendo como base a redução da mortalidade por câncer de mama no país, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher sugere às unidades de saúde que promovam ações educativas e preventivas como encerramento deste mês.

Se possível usar a camiseta branca com o lacinho rosa

O Instituto Nacional de Câncer, INCA, lançou dia, 15/10, recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil, destinado à população em geral e a profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde, o documento faz parte das comemorações do Outubro Rosa, mês de mobilização mundial em torno do tema. São sete orientações que destacam as prioridades de ação para o controle da doença, responsável por cerca de 11 mil mortes por ano no país.

As sete recomendações alertam para a necessidade da mulher ficar atenta aos primeiros sinais e sintomas da doença e buscar avaliação médica; consideram como direito da mulher com nódulo palpável e outras alterações suspeitas na mama receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias; e reforçam a necessidade da realização de mamografia a cada dois anos para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, já que a detecção precoce em mulheres saudáveis nesse período reduz a mortalidade.

A quinta recomendação fala sobre a necessidade de que os serviços de mamografia façam parte de programa de qualidade, com certificação visível para as usuárias. A sexta orientação informa sobre formas de prevenção: controle do peso e do consumo de álcool, além da prática da amamentação e de atividades físicas. Por fim, o último item alerta sobre o aumento do risco der câncer de mama com a adoção de terapias de reposição hormonal no período pós-menopausa, que deve ter rigoroso acompanhamento médico.

Segundo a Estimativa 2010 - Incidência de Câncer no Brasil, produzida pelo INCA, o país terá 500 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 49.240 mil são relativos aos tumores de mama. A Política Nacional de Atenção Oncológica, publicada pelo Ministério da Saúde em 2005, considera o câncer de mama como prioridade. No Pacto pela Saúde, o controle da doença também é prioridade. Uma das metas é o aumento da oferta de mamografia pelo SUS, que aumentou 118% entre 2000 e 2007 - de 1,3 milhão para 2,9 milhões. Outra, é o Sistema de Informação do Câncer de Mama (Sismama) em todo território nacional, implementado em 2009, que permite a avaliação e aprimoramento de todas as ações de controle da doença. (Divisão de Comunicação Social do INCA).

O diretor-geral do Inca, Luiz Antônio Santini,alerta que, além de seguir as recomendações do instituto, a principal atitude da mulher para combater a doença ainda é a consulta médica regular e precoce, desde o início da adolescência.

"Desde quando a mulher entra na puberdade, é fundamental que ela tome consciência de seu próprio corpo. Está comprovado, cientificamente, que quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhor a chance de cura, maior o tempo de sobrevida e melhor a qualidade de vida" (INCA 20100.

De acordo com o INCA, os maiores índices de mortalidade por câncer de mama no país são registrados nos estados do Rio de Janeiro, 16,80 por 100 mil habitantes e do Rio Grande do Sul, 15,54 por 100 mil, no Distrito Federal, 15,40 por 100 mil, e no estado de São Paulo, 14,65 por 100 mil. A explicação para os maiores índices justamente nos estados mais desenvolvidos é que a doença aumenta segundo o avanço da idade da população, que viveria mais nesses estados.

RECOMENDAÇÕES:

1. Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.

2. Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procure avaliação médica.

3. Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.

4. Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.

5. Todo serviço de mamografia participe de Programa de Qualidade em Mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.

6. Toda mulher saiba que o controle do peso e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.

7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Solicitamos que tais informações sejam repassadas a toda equipe.


Bárbara Lazarini Antonioli
Programa Saúde da Mulher
Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde

Av. João Naves de Avila, nº 2202 sala 101 - fone: 3253 5412

Seminário

Uberlândia sedia o I Seminário Estadual de Ações e Políticas Hospitalares

A Prefeitura de Uberlândia participará nesta terça-feira (26) do “I Seminário Estatual de Ações e Políticas Hospitalares: Expansão dos Hospitais Macrorregionais em Minas Gerais”, que será realizado no Centro de Convenções do Center Shopping, a partir das 8h30.

Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Seminário tem por objetivo discutir a modelagem de novos hospitais macrorregionais de Minas Gerais e os elementos essenciais para a inovação e consolidação de uma rede hospitalar de qualidade no Estado.

Estão programados palestras e painéis com representantes de órgãos públicos da área de Saúde. O secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, a diretora de Planejamento e Informação, Rubia Pereira Barra, e o consultor jurídico Oscar Virgílio Pereira, ambos da SMS, vão falar sobre o planejamento das etapas de consolidação do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Ao final do evento, os participantes farão uma visita ao Hospital.

Mais informações sobre o “I Seminário Estatual de Ações e Políticas Hospitalares: Expansão dos Hospitais Macrorregionais em Minas Gerais” podem ser obtidas pelo telefone: (34) 3239-8448.

Programação:

8h30

Abertura

9h

Palestra: Ações Estratégicas na Atenção Hospitalar
Palestrante: Antônio Jorge Souza Marques – Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais

9h50

Palestra: O Hospital nas Redes de Atenção à Saúde
Palestrante: Eugenio Vilaça Mendes – Consultor da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais

10h40 – 11h – Coffee Break

11h

Painel: Ações Inovadoras na Atenção Hospitalar
Palestrante: Dr. Nacime Salomão Mansur – Superintendente das Afiliadas da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
Moderadora: Helidea de Oliveira Lima – Subsecretária de Políticas e Ações em Saúde (SES/MG)

14h

Palestra: A Modelagem do Hospital Moderno
Palestrante: Maria Emi Shimazaki – Consultora da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais

14h50

Painel: A Experiência de Uberlândia – Planejamento das Etapas de Consolidação do Hospital
Palestrante: Rubia Pereira Barra – Diretora de Planejamento e Informação em Saúde de Uberlândia
Modelo jurídico: Oscar Virgílio Pereira – Consultor da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia

Hospital de Uberlândia – Gladstone Rodrigues da Cunha Filho – Secretário Municipal de Saúde de Uberlândia
Moderadora: Maria do Perpétuo Socorro Parente Martins – Consultora da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais

15h50 – Debates e Encaminhamentos

16h20 – Coffee Break

16h35 – Visita ao Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro

19h - Encerramento

Fonte Portal PMU

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Escorpiões


Medidas devem ser reforçadas nesta época do ano para evitar que os escorpiões apareçam

Publicado em 25/10/2010 às 11:57

Por MGTV TV Integração
de Uberlândia


A prevenção deve ser feita o ano todo, mas nesse período de chuva algumas medidas, como vedar os ralos dos banheiros e deixar a casa sempre limpa, devem ser reforçadas para evitar que os escorpiões apareçam.

A aposentada Maria Aparecida Teixeira guarda no vidro o que capturou no quarto. Sete escorpiões, alguns ainda filhotes.

Não é difícil entender onde está o problema. Um terreno baldio virou depósito de entulho. Abrigo e chuva são ideais para a proliferação dos escorpiões. Não bastasse toda a sujeira ainda tem o lixo doméstico para complicar a situação da vizinhança.

Os agentes trabalham no terreno, fazem a chamada busca ativa e não demora muito para os escorpiões aparecerem.

O período de procriação dos escorpiões começou agora e vai até fevereiro ou março. O mais comum em Minas é o amarelo que não tem machos. A fêmea procria sozinha cerca de 20 filhotes por vez. E eles se espalham rapidamente pelas casas.

A única forma de se ver livre dos escorpiões é fazer a prevenção em casa. Um manual do Ministério da Saúde, que teve a colaboração do veterinário sanitarista de Uberlândia, William Henrique Stutz, explica as medidas a serem adotadas.



Assista a reportagem do MGTV AQUI ou
clicando na imagem abaixo

Alerta dengue




Recebemos de Elaize Maria Gome de Paula - Vigilância Epidemiológica - VIGEP e de Adalberto de Albuquerque Pajuaba Neto Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses


ALERTA DENGUE

DENGUE – NOTIFICAR É PRECISO

Estamos no início da fase sazonal do aumento de casos de dengue e as ações devem ser desencadeadas. Para isso a NOTIFICAÇÃO IMEDIATA de todo caso suspeito permite a tomada de decisão quanto aos procedimentos adequados para cada caso, impedindo a propagação da doença no município.

Para impedir o aumento da infestação pelo Aedes aegyti teremos que detectar precocemente os focos (vigilância entomológica), e fazer a vigilância de casos suspeitos.
Em caso de ações em locais onde é propício o aparecimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue, favor entrar em contato com o CCZ (3213-1470) e a Vigilância Ambiental (3213-6152).

É importantíssimo mantermos todos os locais limpos para evitarmos possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegyti, transmissor da DENGUE.

Leia o documento na íntegra AQUI

Resumo da semana

Caros amigos,

Eis mais uma atualização de nosso Blog. A semana que se inicía é decisiva para todos nós, vamos definir quem comandará nosso país pelos próximos 4 anos. Avaliem com cautela e votem com segurança e lucidez.
Uma ótima semanda para todos
Boa leitura, bom voto

William H Stutz

  • Alerta dengue
  • Células-tronco
  • Agenda
  • Saúde Todo Dia
  • Nutrição
  • Ciência viva
  • Divulgação Científica
  • Curso
  • Meditação
  • Outubro rosa
  • Genéricos
  • Hepatite B
  • sexta-feira, 22 de outubro de 2010

    Alerta dengue




    Parceria da Vigilância Epidemiológica, Centro controle de Zoonoses e Assistência (UAI, UBS e Hospitais Privados).

    Lembramos que no dia 09/11/2010 teremos outro encontro "Alerta Dengue".
    Uberlândia Contra a Dengue!

    Atenciosamente,
    Elaize Maria Gomes de Paula
    Vigilância Epidemiológica - VIGEP - Uberlândia - MG

    Fotos da 1ª Reunião 'Alerta Dengue", 21/10/2010




    Células-tronco

    Na foto Pesquisadora manipula amostra
    para avaliar Células-tronco


    Células-tronco são tranformadas em células repararadoras da cartilagem

    Pesquisa pode liderar o uso de células estaminais embrionárias para oferecer tratamentos mais baratos e mais disponíveis

    Cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, transformaram células-tronco embrionárias em células que produzem a cartilagem, o que poderia ser usado para reparar as juntas danificadas e doentes.

    A equipe espera que este trabalho lidere o caminho para o uso de células estaminais embrionárias humanas para oferecer tratamentos mais baratos e mais facilmente disponíveis para as doenças comuns e que os princípios possam ser desenvolvidos para outras condições humanas crônicas.

    Os pesquisadores pegaram células estaminais embrionárias humanas, as células-tronco pluripotentes que podem se transformar em qualquer uma das células que compõem os diferentes tecidos do nosso corpo, e desenvolveram um procedimento em cultura que envolve um programa de sequenciamento preciso de condições para produzir especificamente condrócitos, as células que vão formar a cartilagem. O objetivo mais importante foi controlar as células-tronco para produzir apenas os tipos de células necessárias e isso foi conseguido com a programação do desenvolvimento das células com uma série de condições de cultivo contendo diferentes nutrientes adicionados.

    Agenda

    6º Simpósio Multiinstitucional de Ortopedia Oncológica

    Agência FAPESP
    – A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará, nos dias 10 e 11 de dezembro, o 6º Simpósio Multiinstitucional de Ortopedia Oncológica, em São Paulo (SP).

    O simpósio tem por objetivo discutir de maneira multidisciplinar uma série de casos clínicos, gerando aprendizado e aprimoramento no diagnóstico e tratamento dos tumores músculo esqueléticos.

    O evento é direcionado a ortopedistas, oncologistas, radiologistas, radioterapeutas, patologistas, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde com interesse em tumores músculo-esqueléticos.

    Haverá conferências e apresentações de casos clínicos, mas ainda não há programação com os temas das palestras.

    O evento será realizado no Anfiteatro Lemos Torres, localizado na rua Botucatu, 740, na capital paulista.

    Mais informações: http://proex.epm.br/eventos10/ortopedia/index.html

    quinta-feira, 21 de outubro de 2010

    Saúde Todo Dia

    Recebemos de nossa colega Teresa Cristina Martins Silva, Gerente UBS Tocantins.
    Parabéns a todos envolvidos

    Nos dias 19,20 e 21 a UBS Tocantins em parceria com o Programa Saúde Todo Dia promoveram na Escola Municipal Mario Godoy Castanho - bairro Tocantins ações em saúde para crianças e adolescentes de 09 à 15 anos. O enfermeiro Eder Santana Barbosa e a Agente de Saúde Escolar Ângela Aparecida Cardoso fizeram toda programação das atividades: leitura de cartão de vacina, imunização dessa faixa etária e outras ações educativas em saúde.

    Nos dias da ação, além do enfermeiro Eder e a Agente Ângela, praticiparam das ações os seuintes profissionais da saúde: Alexandre Magno, Yndiara, Rosirene e Anaílda.
    Devido ao sucesso dessa ação outras atividades serão programadas juntamente com a escola no decorrer do ano letivo.


    Nutrição


    Profissional da Nutrição da UFU faz palestra para Nutricionistas da Saúde

    A Secretaria Municipal de Saúde, realizará dia 22/10, sexta feira, das 9h00 às 10h30, no auditório do Anexo da SMS a palestra “Estado Nutricional e Evolução Clínica de Pacientes Internados em hospital Universitário”, com a Profa. Mestre Thaísa Alvim Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Faculdade de Medicina, UFU, dirigido aos profissionais de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde.

    O objetivo é mostrar e divulgar os resultados obtidos relacionados ao estado nutricional e a evolução clínica de pacientes internados.

    O estudo teve como objetivo analisar as associações entre o estado nutricional e a evolução clínica de pacientes internados nas enfermarias de áreas clínicas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. A desnutrição continua sendo um problema atual, pouco reconhecida, valorizada, e somente esporadicamente tratada, embora exerça efeito altamente prejudicial sobre a evolução clínica e o prognóstico de pacientes hospitalizados.

    A Desnutrição Protéico-Energética é uma doença que contribui de forma significativa para o aumento da morbidade, acarretando prejuízo na resposta a diversos tratamentos.

    Maiores informações:
    Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde

    Secretaria Municipal de Saúde – 3º andar.
    Fone: 3239-2671
    Fonte:
    Boletim da Saúde

    Ciência viva

    Ciência Viva estimula estudantes a valorizar a pesquisa e o conhecimento

    Na abertura oficial da XV Ciência Viva, realizada no Centro de Convenções do Center Shopping na noite desta quarta-feira (20), estudantes e professores puderam mostrar o desenvolvimento de trabalhos realizados nas escolas. O evento é uma realização da Prefeitura de Uberlândia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (Fade) e tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e patrocínio da CTBC.

    Ao todo 25 projetos foram apresentados por alunos do ensino fundamental, médio e técnico. Pela Escola Municipal Eurico Silva, se destacou o grupo liderado por Túlio Soares Gomes, de 14 anos. A ciência sempre foi um estímulo para o aluno do 9º ano que sonha com astronomia, mas também já pensa em seguir carreira como engenharia agrônomo. Profissão muito ligada ao projeto apresentado na feira, inspirado no trabalho do pai.

    Portal Prefeitura

    Divulgação Científica

    Testes ajudam memória

    Testes de memorização não mostram apenas como está a capacidade de retenção de informação na memória. Segundo um estudo publicado na revista Science, eles ajudam efetivamente a lembrar e podem melhorar o processo de aprendizagem.

    De acordo com a pesquisa, um dos motivos principais para isso parece ser que as pessoas dão a elas mesmas “pistas mentais” mais eficientes quando são testadas do que quando estão estudando.

    Mary Pyc e Katherine Rawson, do Departamento de Psicologia da Universidade Kent State, nos Estados Unidos, chamam essas pistas de mediadores, os quais podem ser palavras, frases ou conceitos que ligam uma pista a seu alvo, isto é, o que está se tentando lembrar.

    Curso

    Como cuidar de pacientes com câncer

    Dividido em quatro módulos, curso gratuito do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo aborda os principais temas relacionados à doença

    quarta-feira, 20 de outubro de 2010

    Meditação

    Foto: Divulgação/Yoga Center

    Ensaio testa o valor da meditação para ajudar na resposta ao estresse
    Resultados mostram que pessoas que meditam podem reduzir as respostas inflamatórias e comportamentais à condição
    Um novo estudo em curso na Emory University, nos Estados Unidos, vai testar o valor da meditação para ajudar as pessoas a lidar com o estresse. The Compassion and Attention Longitudinal Meditation Study (CALM) vai ajudar os cientistas a determinar como os corpos das pessoas, as mentes e os corações respondem ao estresse, e que práticas de meditação específica é melhor para evitar essas respostas.

    "Qualquer coisa que afete o funcionamento normal e a integridade do corpo tende a ativar uma parte do sistema imunológico chamado inflamação", disse o investigador principal do estudo, Charles Raison. "A inflamação inclui processos que o sistema imunológico utiliza para lidar com vírus ou bactérias, ou qualquer organismo estranho e perigoso. Os dados mostram que pessoas que praticam a meditação podem reduzir as respostas inflamatórias e comportamentais ao estresse, que estão ligadas a doenças graves, incluindo depressão, câncer e doenças cardíacas."

    terça-feira, 19 de outubro de 2010

    Outubro rosa




    Uberlândia adere ao movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama
    O Museu Municipal e o Coreto ganharam iluminação rosa. O motivo é a adesão da Prefeitura de Uberlândia ao Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. Até o fim da semana, o Centro Administrativo e a Praça Cívica também ficarão com o mesmo tom.

    “Esse movimento se caracteriza por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama - ambientes de acesso público. O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença. A idéia de participar das atividades que acontecem em várias cidades do país partiu da Secretaria Municipal de Governo e coube à Secretaria Municipal de Cultura indicar os prédios públicos. Escolhemos o Museu Municipal e o Coreto, por causa da importância histórica e da localização central”, explicou a secretária de Cultura, Mônica Debs.

    Além da iluminação dos prédios municipais, será feita distribuição de material educativo nas UAIs e nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

    No Portal da Prefeitura de Uberlândia

    Genéricos

    Laboratórios tentam barrar novos genéricos
    Hoje são cerca de 270 ações judiciais para retardar, o máximo possível, a entrada no mercado de mais de 20 genéricos



    Balcão de remédios em farmácia de BH:
    há 270 ações judiciais para retardar ao máximo a entrada
    de mais de 20 genéricos no mercado
    (Jair Amaral/EM/D.A Press )

    Brasília – Os laboratórios farmacêuticos estão fazendo de tudo para prejudicar os consumidores brasileiros, ávidos por comprar remédios mais baratos — muitos, de uso contínuo. As empresas montaram um batalhão de advogados para adiar, na Justiça, o prazo de liberação de patentes, que permitirá a fabricação de medicamentos genéricos no país. Em média, quando as patentes expiram, os preços dos remédios caem até 50%. Estima-se que os laboratórios mantenham, atualmente, 270 ações judiciais para retardar, o máximo possível, a entrada no mercado de mais de 20 genéricos, que, por lei, devem ser liberados até 2012.

    As fabricantes de marcas internacionais insistem em manter a exclusividade a qualquer custo. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos), das 270 ações judiciais, pelo menos 180 estão espalhadas pelos tribunais do Rio de Janeiro e 40, em Brasília. As empresas também usam a estratégia, exposta em mais de 50 processos, de forjar o uso de novos princípios ativos nos remédios, como forma de caracterizar uma nova patente.

    Do total de processos contra a expiração das patentes até 2012, 37 foram parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os que defendem os genéricos pediram ao STJ para agilizar a análise e julgar todas as ações em bloco. “É a melhor forma de impedir as tentativas ilegais de extensão de patentes e a estratégia vergonhosa de alongamento de prazo”, disse Aristóbolo Freitas, advogado da Pró-Genéricos. Ele ressaltou que, de 2001 para cá, os consumidores brasileiros economizaram cerca de R$ 15 bilhões substituindo produtos de marcas tradicionais por genéricos.

    Há, por exemplo, o caso do Lipitor, usado contra o colesterol alto. A caixa com 30 comprimidos (10 mg) custa R$ 123. Já o genérico equivalente, a Atorvastatina, sai por R$ 80. Procurada pelo Estado de Minas, a Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Abifarma) não retornou as ligações.

    Freitas, advogado da Pró-Genéricos, disse que quem conhece a história desde o início percebe que os laboratórios prepararam um esquema pesado contra os consumidores. A queda de braço teve início nos anos 1990, quando o Brasil assinou o Acordo Tríplice, adotou as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), alterou a Lei de Propriedade Industrial e revalidou os produtos estrangeiros no mercado interno (o chamado pipe line).

    Ficou acertado, porém, que as empresas estrangeiras teriam que abrir mão das patentes depois de 20 anos do primeiro lançamento do produto, em qualquer lugar do mundo (prazo suficiente para boa lucratividade). De início, o dispositivo foi aceito, mas logo depois os laboratórios submeteram os registros ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), tentando impor teses válidas em outros países, que contrariam a Constituição brasileira. “De 2003 a 2006, os processos se concentraram no Rio e o Judiciário deu ganho de causa a elas. Porém, após informados das regras, os tribunais mudaram a jurisprudência. Elas fugiram para Brasília e São Paulo”, ilustrou o advogado.

    Fonte: www.portaldoconsumidor.gov.br

    segunda-feira, 18 de outubro de 2010

    Hepatite B

    Menores de 18 podem se vacinar contra hepatite B sem autorização dos pais

    ECA prevê que o adolescente pode ser imunizado, quando procurar o serviço por iniciativa própria e desde que receba esclarecimento

    ovens com menos de 18 anos de idade não precisam da autorização dos pais para tomar a vacina contra hepatite B em campanha realizada na escola. É o que prevê uma nota técnica do Ministério da Saúde com orientação ao serviços de saúde e instituições de ensino que promovam campanha de imunização contra a doença.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que o adolescente pode ser imunizado, quando procurar o serviço por iniciativa própria e desde que receba esclarecimento sobre a vacina. " Os adolescentes são responsáveis por seu atos quando a procura se faz de forma espontânea, desde que devidamente orientados pelos profissionais de saúde sobre o procedimento, sua importância e riscos" , diz a nota. A recomendação é que a escola avise os pais da data e hora da vacinação.

    Suplementos alimentares


    Uso de suplementos alimentares e vitamínicos exige cuidados
    Seja para manter a energia durante as atividades ou para ganhar massa muscular, os suplementos alimentares sempre foram um grande aliado dos atletas.

    Seja para manter a energia durante as atividades ou para ganhar massa muscular, os suplementos alimentares sempre foram um grande aliado dos atletas — de academia ou não — na busca por uma performance cada vez melhor. Essas substâncias, à base de proteínas, aminoácidos e açúcares, caíram no gosto dos esportistas, ganharam cada vez mais adeptos, saíram das academias e ocuparam espaço até nos consultórios médicos. A Vigilância Sanitária, porém, mesmo tendo flexibilizado algumas das normas que regem o consumo dos suplementos, decidiu pedir mudanças na forma de publicidade dos produtos e alertar para excessos no uso. Há relatos que vão de problemas intestinais até malefícios renais e hepáticos decorrentes do abuso das substâncias.

    sexta-feira, 15 de outubro de 2010

    Já lavou as mãos hoje?





    Micróbios, vírus e bactérias estão em todos os lugares. E o jeito mais simples de evitá-los é lavando as mãos. Faça sua parte e divulgue esse gesto simples que evita doenças.

    e conheça os 12 PASSOS PARA LAVAR AS MÃOS clique AQUI

    quinta-feira, 14 de outubro de 2010

    Artrite Reumatóide

    Divulgação do Reumatismo, movimentou o Parque do Sabiá nesta terça
    Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatóide e do Paciente Reumatóide, foi realizado, nesta terça 12/10, no Parque do Sabiá, o I Encontro para Conscientizar e Sociabilizar os Portadores de Doenças Reumáticas.