Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 11 de outubro de 2011

No Terminal Central

Outubro Rosa orienta sobre câncer de mama no Terminal Central




Nesta segunda-feira (10), foram iniciadas atividades educativas contra o câncer de mama no Terminal Central. Profissionais da saúde estarão em um estande em frente à escada rolante do Pratic Shopping, de 8 às 18 horas até sexta-feira (14), esclarecendo dúvidas e orientando sobre a maneira correta de fazer o autoexame das mamas.

As orientações fazem parte da campanha Outubro Rosa, uma iniciativa mundial que tem adesão da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Beatriz Perfeito de Melo é supervisora municipal de aleitamento materno e faz parte do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Uberlândia. Ela é uma das profissionais que está orientando as pessoas que passam pelo local. Segundo ela, não só as mulheres têm interesse em saber como prevenir o câncer de mama. “Muitos homens também têm essa preocupação e informam suas esposas, um ato que considero uma prova de amor”, afirmou.

Para Lesli Beatriz Santos, as orientações foram importantes para relembrar o autoexame. “Eu já conhecia a técnica, mas quando era mais nova não me preocupava tanto em me cuidar. Mas agora quero iniciar esse hábito, principalmente porque na minha família há muitos casos de câncer”, contou a atendente.

Além das orientações, os visitantes recebem um folheto com recomendações e uma fita rosa para ser presa com alfinete na roupa, símbolo que representa a luta contra o câncer de mama.