Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Novembro azul

Depois do Outubro Rosa, o próximo mês será dedicado ao diabetes. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção ao Diabetes (Hiperdia), promove o Novembro Azul, que terá ações de conscientização contra a doença.

O azul é a cor do círculo que representa o diabetes. O movimento, que também carrega esta cor, é realizado em todo o mundo, em mais de 160 países, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). No Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com o objetivo de disseminar informações importantes para ajudar a controlar e prevenir o diabetes, além de educar a população.

Segundo Maria Luiza Mendonça, coordenadora do Centro de Atenção ao Diabetes (Hiperdia), a doença, quando diagnosticada precocemente, pode ser controlada sem complicações. “É importante estarmos sempre atentos aos sinais de alerta do diabetes. Obesidade, hipertensão, sedentarismo e casos de diabetes na família são fatores de risco que devem ser observados”, explicou.