Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Urgência e emergência


Atendimento de urgência e emergência é garantido em Uberlândia

As ambulâncias fazem parte de um sistema de resgate que confere estabilidade e segurança no transporte de pacientes até o hospital. Além de otimizar o tempo para a atenção, permite a realização do tratamento curativo adequado durante o traslado e o manejo do enfermo ou lesionado. Em Uberlândia, o atendimento inicial de urgência e emergência com encaminhamento a todas as unidades de saúde do Município é oferecido pela Prefeitura.

Durante 24h, a Central de Ambulâncias coordena 36 veículos novos de simples remoção e dois de semi-UTI. Um número de frota 50% superior ao registrado em 2005. “Grande parte das emergências acontecem fora das unidades hospitalares. Por isso, é importante prestar socorro e transporte da maneira mais ágil possível, uma vez que o tempo é determinante para sobrevivência do paciente. A precisão das medidas tomadas é essencial para total restabelecimento da pessoa que sofreu um acidente ou qualquer complicação”, explicou Meiridalva Clarinda de Matos, coordenadora da Central de Ambulâncias.

Os automóveis adaptados ficam à disposição nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), nos distritos, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Oeste e na Central de Ambulância. “Em casos de emergência, o serviço é prestado em parceria com o Corpo de Bombeiros. Os paramédicos são enviados para realizar os primeiros socorros e a ambulância leva o paciente para a unidade mais próxima a área de abrangência”, apontou a coordenadora.