Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Doenças negligenciadas


Novo olhar sobre as doenças negligenciadas

Doenças como hanseníase, malária e poliomielite são chamadas de negligenciadas por não atraírem o interesse dos setores voltados à inovação das empresas farmacêuticas e até mesmo da própria comunidade científica mundial.

Mas, nos últimos anos, com os avanços promovidos pela biologia molecular, o interesse no estudo dessas e de outras doenças negligenciadas foi renovado e deve estimular a retomada de financiamento para as pesquisas.


Cicatrização

Foto: Rose Lincoln/Harvard Staff Photographer

Cientistas norte-americanos descobrem que feridas são fundidas como vidro

Descoberta representa avanço para a compreensão da cicatrização de feridas, a metástase do câncer e o desenvolvimento embrionário
tamanho da letra

Na foto ao lado: Principal investigador David Weitz, professor de Física e Física Aplicada do SEAS.


Ao estudar os movimentos celulares físicos descobriram que os fluxos de migração de tecido são muito parecidos com vidro coloidal.

A pesquisa, conduzida por investigadores da escola de Engenharia e Ciências Aplicadas (SEAS) de Harvard e da Universidade da Flórida, Estados Unidos, representa um avanço na compreensão dos cientistas sobre a cicatrização de feridas, a metástase do câncer e desenvolvimento embrionário.

Células movem-se frequentemente de uma parte do corpo para outra. Em um embrião em desenvolvimento, por exemplo, as células dos três folhetos embrionários se organizam espacialmente de modo que as células que formarão a pele fiquem no exterior. Da mesma forma, quando um tumor canceroso se expande, as células proliferam e empurram as outras de lado. Quando uma ferida cicatriza, as novas células têm que se mover para substituir o tecido danificado.

Teatro Municipal

Foto: Daniel Nunes
Obras do Teatro Municipal serão retomadas

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer em 1989, o Teatro Municipal começou a ser erguido em 1993. Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Odelmo Leão e o secretário municipal de Obras, Carlos Alberto Ribeiro de Sá, assinaram a ordem de serviço para a empresa LJ Construções e Serviços Ltda, vencedora da licitação, executar as obras e serviços complementares necessários para a finalização da construção do Teatro Municipal de Uberlândia.

Estão previstas intervenções à edificação existente, incluindo obras de acabamento (alvenarias restantes, reboco, piso, pintura e esquadrias), além da implantação das instalações técnicas especiais (hidrosanitárias, ar condicionado, luminotécnica, acústica, cenotécnica). “É um investimento de mais de R$ 13 milhões de reais em obras que complementarão as etapas já executadas posteriormente na construção. A empresa terá 18 meses para concluir tudo e entregar à comunidade artística e à população este marco para a cultura de nossa Uberlândia“, explicou Odelmo Leão.

O Teatro Municipal terá capacidade para acomodar mil pessoas sentadas. A estrutura com palco reversível possibilita ainda a realização de espetáculos voltados à área externa, o que viabiliza ampliar a capacidade de público para até 20 mil pessoas.

“O Teatro será mais uma ferramenta de inserção social. É um compromisso da administração municipal com a comunidade, além de ser uma maneira de valorizar as manifestações artísticas de nossa região, fazendo com que Uberlândia se destaque ainda mais no circuito nacional e internacional de cultura”, acrescentou Odelmo Leão.


Fonte: Portal PMU

domingo, 27 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Na justiça

Plano de Saúde é obrigado a autorizar cirurgia para tratar obesidade

A Sul América Aetna Seguro Saúde S/A foi condenada a internar uma paciente que precisava ser operada e tratada de obesidade mórbida.

A decisão é da juíza da 6ª Vara Cível de Brasília e cabe recurso.
A autora afirmou que é beneficiária do plano de saúde desde novembro de 2009. Ela explicou que sofre de obesidade mórbida de grau três e que a doença se agravou, mesmo após ter se submetido a vários tratamentos. A paciente alegou estar com lesões nos joelhos e pés, falta de ar quando faz esforço, dor na lombar, ansiedade e resistência à insulina.

Ela afirmou preencher todos os critérios de indicação cirúrgica bariátrica, já que seu índice de massa corporal é maior que 41,9 kg/m². Segundo a autora, todos os médicos que a acompanharam durante seu longo tratamento indicaram a cirurgia. A seguradora, no entanto, recusou-se a autorizar o procedimento, sob o argumento de que a autora não comprovou o atendimento a diretrizes da Agência Nacional de Saúde (ANS).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Que país é esse?

Com ameaças de morte pelo Twitter, presidente da Anvisa ganha proteção da PF

Segundo informações, as ameaças tinham relação direta com a intenção da agência de proibir a venda dos medicamentos no Brasil

A audiência pública que debateu a proposta de proibir a venda de remédios para emagrecer, ontem (23), teve a segurança reforçada pela Polícia Federal. Isso porque o presidente interino da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, foi ameaçado de morte por duas vezes nesta semana pelo Twitter.

Segundo informações da própria agência, as ameaças tinham relação direta com a intenção da agência de proibir a venda dos medicamentos no Brasil. Foram descartadas, portanto, motivações pessoais para as ameaças.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Animais peçonhentos - SINAN










Vacina contra Hepatite B

(Foto: Araípedez Luz p10)

Rede Municipal de Saúde disponibiliza vacina contra Hepatite B para jovens com até 24 anos de idade

Antes oferecida somente a crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade, a vacina contra a Hepatite B agora está também ao alcance de pessoas com até 24 anos. A medida surgiu para ampliar o atendimento à população e diminuir a incidência da doença. A imunização é gratuita e está disponível em todos os Programas de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) espalhadas pela cidade.

A Hepatite B é transmitida quando o sangue, sêmen ou outro fluido infectado com o vírus entra no organismo de uma pessoa saudável. “Esta é uma enfermidade grave, que exige cuidado. E uma das principais medidas de prevenção é a vacinação. Por esta razão, é importante as pessoas se mobilizarem para receber as três doses, que fazem parte da imunização. Elas precisam ser tomadas com o intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose”, explicou Maria Aparecida dos Santos, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

Interações de longo prazo


Por Fábio de Castro

As pesquisas com foco em novas terapias para a leishmaniose foram identificadas como uma das possíveis áreas de interesse comum para cooperações entre cientistas do Brasil e do Reino Unido durante o UK-Brazil Tropical Medicine Workshop, encerrado nesta terça-feira (22/2) na capital paulista.

A partir de experiências de colaborações existentes nos estudos sobre a leishmaniose entre os dois países, alguns dos participantes do evento constataram que as cooperações científicas internacionais são mais proveitosas quando se baseiam em relacionamentos de longo prazo e na confiança mútua.

O evento de dois dias promovido pela FAPESP e pelo Consulado Britânico em São Paulo reuniu 30 cientistas do Brasil e do Reino Unido com o objetivo de incrementar as cooperações entre os dois países nas pesquisas sobre doenças tropicais. Iniciativa da Academia de Ciências Médicas (AMS, na sigla em inglês) do Reino Unido, o workshop integra a Parceria Brasil-Reino Unido em Ciência e Inovação.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dengue e vacina

James Gathany/Wikimedia Commons

Recebemos da colega Munique Melo do Programa de Ações em Enfermagem da nossa SMS

São Paulo - Noventa anos após iniciados os primeiros estudos, a vacina contra a dengue entra na fase final de preparação e o Brasil pode ser o primeiro país a recebê-la. Em março, executivos da empresa francesa Sanofi Pasteur desembarcarão em Brasília para propor ao governo federal um acordo para que o País tenha prioridade na distribuição do imunizante.

A corrida pelo Brasil não ocorre por acaso. Considerada uma vacina para atacar uma doença comum em países pobres, multinacionais buscam locais onde possam compensar seus investimentos. O Brasil, portanto, seria perfeito: no País a doença é endêmica e, ao contrário da África, possui recursos para a vacina.

Os testes da terceira fase do imunizante desenvolvido pela Sanofi serão iniciados neste ano, com 30 mil pessoas. O Brasil fará parte desses testes. Se a eficácia do produto for comprovada, o primeiro pedido de registro e autorização será feito em 2013. Para a Sanofi, a meta é a de ter o produto no mercado mundial já em 2015. “Caminhamos para o controle de mais uma doença. Para alguns países, isso será fundamental”, afirmou o vice-presidente da Sanofi, Michael Watson. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: /exame.abril.com.br

Radar Saúde



Recebemos da amiga Fabiana Godoy Malaspina Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas a Contaminantes Químicos - VIGIPEQ, Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental - CGVAM, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - DSAST , Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde

Mais informações pelo site do Ministério, clique AQUI
Clique na imagem abaixo para ampliar

Controle de malária


Estudo usa fungos patogênicos como alternativa para controle de malária

Um estudo que será publicado na revista Parasites and Vectors indica um método que usa fungos patogênicos como alternativa para prevenir a proliferação da malária. A proposta é usar esporos flutuantes para matar as larvas dos mosquitos antes que esses possam transmitir a doença.

Há mais de 200 milhões de casos de malária a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e a doença foi responsável por cerca de 780 mil mortes em todo o mundo em 2009. No Brasil, são cerca de 500 mil casos por ano. A malária é transmitida por mosquitos que procriam em corpos d’água e passam boa parte de seu estágio larval se alimentando de fungos e de outros microrganismos presentes na superfície da água.

Leia +

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dias contados

Anvisa quer banir remédios para emagrecer
O reinado dos remédios emagrecedores está por um fio.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer banir de vez a comercialização de todas as drogas usadas para emagrecer que atuam no sistema nervoso central: a sibutramina e os derivados de anfetamina (femproporex, dietilpropiona e mazindol). A única droga para o tratamento da obesidade que continuará liberada será o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura.
Diante de estudos que apontam que o consumo de sibutramina aumenta o risco de problemas cardíacos, desde o ano passado a Anvisa impôs novas regras e endureceu os critérios de venda dessa droga. Ela deixou de ser vendida como medicamento comum e passou a integrar a categoria dos anorexígenos, drogas que exigem receita especial.


Cirurgias de Hérnia

Foto: Daniel Nunes

Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro

Nesta semana a Prefeitura de Uberlândia iniciou as cirurgias de Hérnia Inguinal no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Serão 300 procedimentos realizados na Unidade de Cirurgia Ambulatorial (UCA). “Em contrato, está estabelecido que o Centro Cirúrgico do Hospital só iniciará seu funcionamento a partir de abril, mas entrei em contato com a Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e pedi para que eles montassem a estrutura e iniciassem o trabalho”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

A ideia do mutirão surgiu pela grande quantidade de pessoas na fila de espera pela cirurgia. São 400 pacientes no cadastro da UFU, desde 2008, e estes já estão passando pela triagem. A primeira etapa é com os assistentes sociais e a segunda é com a médica, no próprio hospital.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Escorpiões em Uberlândia

Somando esforços

"Prevenção: quanto antes melhor", foi tema de reunião
entre profissionais da Saúde e Educação




Estiveram presentes, a representante da ong Inmed Brasil (ao centro), da Secretaria de Saúde e professores da Secretaria de Educação.
Foi realizado nesta quarta, 16/02, no CEMEPE, uma reunião para dar início à capacitação de professores, pedagogos e outros profissionais da educação que atuam na Escola Municipal Dr. Joel Cupertino, promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde em parceria com o próprio CEMEPE e a Inmed Brasil.

Esta capacitação faz parte de uma das ações do projeto “Prevenção: Quanto Antes Melhor”, que tem como objetivo criar condições para a prevenção de doenças cardiovasculares (DCV) entre os alunos da E.M. Dr. Joel Cupertino Rodrigues, seus familiares e outros membros da comunidade, a partir da conscientização sobre DCV, bem como atividades físicas, boa nutrição, redução de obesidade e outros elementos preventivos de hábitos saudáveis.

O projeto visa à integração das ações entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação com a Inmed Brasil, que é uma organização sem fins lucrativos, registrada como OSPIC (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que trabalha há 15 anos no Brasil.

Desde o ano passado (2010) varias outras ações já estão sendo realizadas, como: exames antropométricos – peso e altura; avaliação nutricional; capacitação de todos Agentes de Educação e Saúde (AES) e de 14 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que estão lotados nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Dom Almir e Joana D’arc; dentre outras.

Mais informações:
Diretoria de Gestão de Pessoas
Anexo da SMS – Fone: 3253-5412

Fonte e imagem Boletim da Saúde

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

H1N1 em 2011

Sobre a vacina contra a H1N1: Deve-se sim ser revacinado. Campanha será de 25 de abril a 13 de maio . Quem deve ser vacinado: Crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes, pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos e profissionais de saúde. Este ano a vacina será a trivalente: Influenza + H1N1
Informações repassadas por Maria Aparecida Santos, coordenadora da Divisão de Imunização de nossa SMS

Mais informaçãoes pelo telefone: 3215-7560

Oficina

Foto: Daniel Nunes


Prefeitura de Uberlândia promove oficina sobre gestão da qualidade em saúde

Cerca de 150 profissionais de saúde, entre diretores, gerentes e coordenadores das unidades da rede e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de uma oficina de gerenciamento por processos com foco na gestão da qualidade no setor. A capacitação aconteceu nesta terça-feira (15), no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.

Nesta terceira etapa de oficina, os participantes conheceram os processos gerenciais utilizados pelo Mãe Uberlândia. O programa municipal tem como objetivo melhorar a qualidade do pré-natal e garantir o acesso ao parto com a atenção e qualidade necessárias, além de estimular o aleitamento materno e o acompanhamento adequado do recém-nascido.

“Acredito que a metodologia de gerenciamento por processos pode ser aplicada em todos os setores de nossa secretaria, para garantir a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade”, apontou Gladstone Rodrigues, secretário de Saúde.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dados dengue


Recebemos de Elaize Maria Gomes de Paula coordenadora de nossa Vigilância Epidemiológica - VIGEP

Dados dengue do ano de 2010 e janeiro de 2011. Atualizados 14/02/2011, sujeito a alteração. Veja AQUI em pdf

Van Gogh

Como Van Gogh perdeu o brilho

Cientistas descobrem reação química responsável pela deterioração de algumas das grandes obras artísticas da história, como a série 'Os girassóis'

Leia aqui

Um mês de HMM

Prefeito Odelmo Leão apresenta balanço de um mês de
funcionamento do Hospital e Maternidade Municipal
Foto: Daniel Nunes
Nesta segunda-feira (14), o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, apresentou o balanço do primeiro mês de funcionamento do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Também estiveram presentes na exposição de resultados o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues e Christian Campos, superintendente do Hospital e Maternidade Municipal.

Desde que entrou em atividade, no dia 3 de janeiro, o complexo hospitalar já recebeu mais de 120 pacientes, o que contribuiu para reduzir as demandas por internação nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Segundo Odelmo Leão, a implantação dos leitos e os encaminhamentos de pacientes são feitos gradativamente, conforme previsto. “Os resultados começam a aparecer. A previsão era de que 30 leitos de clínica médica e 10 de UTI adulto começassem a funcionar em janeiro. Concluímos esta fase e estamos trabalhando na próxima: 30 leitos de clínica médica e 10 de UTI adulto até o dia 28 de fevereiro”, explicou.

Em março, mais 30 leitos de clínica médica serão instalados no Hospital e Maternidade Municipal. No mês de abril, serão liberados outros 10 leitos de clínica médica, completando 100 leitos de clínica médica. Além disso, no mesmo período, mais de 10 leitos de UTI adulto serão colocados em operação.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Compromisso de Gestão

Unidades de Saúde do Setor Norte assinam
Termo de Compromisso de Gestão



Aconteceu nesta sexta, 12/02 na sala do Programa Municipal de Atenção Primária situado no Anexo da SMS, a assinatura do Termo do Compromisso de Gestão das Unidades de Saúde Maravilha e São José, com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Prof. Dr. Gladstone Rodrigues da Cunha Filho e da Coordenadora do Programa Dra. Ana Abdala.

Este Termo de Compromisso faz parte do Projeto Estruturador Saúde em Casa, vide resolução 1935 de 08/07/09, uma parceria do Estado com o município, visando habilitar o município a usufruir de benefícios para melhoria da qualidade da Atenção Primária à saúde, em contrapartida se comprometendo a executar ações conforme a pactuação de resultados e o cumprimento de metas específicas para a Atenção Primária. O Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde tem como objetivo dar um “choque” de qualidade na Atenção Primária.

Estes indicadores pactuados visam à redução da morbi-mortalidade materno-infantil:

- 95% de cobertura da vacina tetra-valente em menores de 1 ano;
- oferta de 7 consultas de pré-natal para as mulheres grávidas;
- oferta do exame de Papanicolau em mulheres de 25-59 anos na proporção de 0,3 ou seja 33% de atendimento anual para as mulheres desta faixa etária;
- está sendo discutido os indicadores para hipertensão e diabetes.

O contrato de metas tem validade de 12 meses, com avaliações parciais por quadrimestre e estas avaliações serão realizadas por uma comissão paritária.

Participaram do evento, a coordenadora de Atenção Primária, Dra. Ana Abdala, a supervisora do Setor Norte, Cláudia Pacheco, a supervisora do Setor Leste, Eliane Almeida e as coordenadoras das Unidades de Saúde Maravilha e São José, Míriam Rocha e Cristiane Pereira respectivamente.

Mais informações:
Programa Municipal de Atenção Primária em Saúde
Anexo da Saúde – sala 101 – Fone: 3253-5440

Fonte e foto : Boletim da Saúde

Informes

Novo perfil para os biólogos

FAPESP e Consulado Britânico em São Paulo organizarão, no dia 24 de fevereiro, o Workshop on Synthetic Biology and Robotics. Objetivo é divulgar nova área que associa pesquisas em ciências biológicas e automação



Inventário de uma nova disciplina

Filosofia da psicanálise: autores, diálogos, problemas procura destacar consolidação intelectual e institucional da nova disciplina filosófica

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dieta saudável

Foto: Divulgação

Ministério da Saúde prepara companha para promover alimentação saudável

Dieta saudável ajuda a melhorar a qualidade de vida, contribuindo, entre outras coisas, para prevenir tumores no sistema digestivo

Jovem apresenta alimentação mais saudável para ficar mais bonita e atraente, de acordo com estudo

O governo federal deve lançar em abril deste ano, em parceria com a indústria alimentícia, uma campanha nacional para promover hábitos de alimentação saudáveis, disse na última sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. De acordo com os especialistas, uma dieta saudável ajuda a melhorar a qualidade de vida, contribuindo, entre outras coisas, para prevenir tumores no sistema digestivo.

" Estou conversando com toda a indústria de alimentação, varejo, supermercados e indústria de bebidas para que, em abril, a gente lance uma campanha nacional de promoção da alimentação saudável" , afirmou Padilha.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Reunião do Conselho

Conselho Local de Saúde Custódio Pereira promove reunião nesta quinta 10/02

Será realizado nesta quinta feira, 10 de fevereiro, a partir das 18h00 a primeira reunião do Conselho Local de Saúde da região do bairro Custódio Pereira.

Segundo Wilma Nunes Amorim, a pauta está assim:

  • Leitura e aprovação da ata da reunião anterior (novembro de 2010);
  • Avaliação dos encaminhamentos feitos em 2010:
  • Discussão da mudança do trajeto do ônibus, facilitando o acesso de pacientes portadores de necessidades especiais;
  • Análise das alterações sugeridas por comissão do Conselho Municipal no Regimento do Conselho Local de Saúde do Custodio;
  • Solicitação de farmácia para entrega de medicamentos na UBS Custódio Pereira.
  • Informes em geral.

A reunião será realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro Custódio Pereira, sito à Av. Tito Teixeira 1236.

Mais informações:
Wilma Nunes
Fones: 3232-4757 / 8805-3766

Fonte: Boletim da Saúde

Agulhas e seringas


Anvisa estabelece novas normas para agulhas e seringas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária modificou as exigências para fabricantes e importadores de agulhas, seringas e equipos – materiais utilizados em procedimentos médicos e hospitalares. Em 360 dias, o registro destes produtos passa a ser obrigatório no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (7/2).

Baseadas em normas técnicas nacionais e internacionais, as resoluções RDC 3/2011, RDC 4/2011 e RDC 5/2011 estabelecem os requisitos mínimos de identidade e de qualidade para as agulhas, seringas e equipos. Antes, esses produtos eram apenas cadastrados na Anvisa.

Fabricantes e importadores devem observar as novas exigências estabelecidas pela Agência. Entre os requisitos para obtenção do registro desses materiais, está a obrigatoriedade de apresentação do Certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF), emitido pela Agência, e da Certificação de Conformidade do Inmetro.

Leia a íntegra das resoluções:

RDC Nº 3, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2011

RDC Nº 4, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2011

RDC Nº 5, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2011



Fonte: http://websphere.anvisa.gov.br

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Makeup perigoso

Mulheres colocam saúde em risco ao usarem maquiagem fora da validade


Segundo o relatório, 15% das mulheres dizem não saber que a maquiagem tem validade
Foto: KNOBBYKNEEz

Um estudo realizado pela Opinium Research, na Inglaterra, revelou que cerca de 66% das mulheres utilizam maquiagem fora do prazo de validade, mesmo sabendo que o período de uso já expirou. A pesquisa foi feita com 3.813 inglesas.

Pesquisas recentes mostraram que 14 milhões de adultos ingleses utilizam produtos de beleza todos os dias. No estudo da Opinium Research, 15% das inglesas admitiram desconhecer que as maquiagens tinham data de validade.

Clique para continuar lendo...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

No Tweeter


Nosso Prefeito fala do Hospital Municipal no Tweeter, com sua autorização aqui transcrevo os posts, não podia deixar de fazê-lo, são ótimas notícias ! Motivo de orgulho para todos nós da SMS, da PMU e para nossa cidade!


  • Teremos em Uberlândia o mais moderno Centro de Imagem do país no Hospital e Maternidade Municipal
  • Estamos importando os mais modernos aparelhos de Tomografia e Ressonância do mundo para o Centro de Imagem do nosso Hospital.
  • São equipamentos totalmente digitais, que proporcionam resultados rápidos, precisos com baixo consumo de energia.
  • Esse equipamento de ressonância magnética é um dos mais completos do mercado e o primeiro do Brasil com 16 canais. http://twitpic.com/3xrw6a
  • O aparelho tem 1,45 metros de comprimento, que permite manter a cabeça e os pés do paciente fora do aparelho na maioria dos exames.
  • Isso torna o procedimento mais confortável para os pacientes, inclusive reduzindo os efeitos de claustrofobia.
  • Os equipamentos contam com pacote para realização de exames de cardiologia, angiologia, neurologia, ortopedia, oncologia e pediatria.
  • O aparelho de ressonância Magneton Essenza também faz exame de mama e permite que a biópsia seja feita dentro da própria sala.
  • É também o primeiro equipamento deste modelo no Brasil que realiza tractografia, técnica de ressonância que mostra o cérebro em detalhes.
  • Outro equipamento que estamos adquirindo é um tomógrafo computadorizado, o primeiro da região com tecnologia multi
  • Esse equipamento capta vários ângulos do corpo e gera múltiplas projeções, reconstruindo até oito imagens por segundo.
  • O aparelho possui tecnologia Care Dose 4D e detector de material cerâmico ultra-rápido,q reduz em até 66% a dose de radiação durante exame.
  • Para oferecer um atendimento de saúde de alta qualidade à população, buscamos o que havia de mais avançado no mercado mundial.



Leia mais, veja imagens no Portal PMU

Reunião do Comad


Recebemos de Mafalda Lage

Reunião do Comad - Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, hoje às 18:30 hs no auditório Cícero Diniz.
comad@uberlandia.mg.gov.br
3239-2976 3239-2418

Reunião de conselho

Recebemos de Wilma Nunes, repassamos

Convite

Venha discutir e opinar sobre os problemas de saúde do nosso bairro!
Reunião do conselho local de saúde Custódio Pereira


Dia 10 de fevereiro – quinta- feira Às 18h30min.
Local: Unidade de Saúde do bairro Custodio Pereira
Endereço: Rua Tito Teixeira, 1236 (postinho).



“O caminho se faz ao caminhar”

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cheiro de rato

Mapeamento realizado em ratos mostra como mamíferos processam o cheiro
Processo é complexo: inicia com a captura do cheiro por receptores específicos do nariz até ser processado pelos nervos

Descobrir como os mamíferos processam o cheiro. Este é o objetivo de uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, o processo é complexo e se inicia com a captura do cheiro por receptores específicos do nariz. No entanto, até agora ainda não estava claro como estes sinais de cheiro passavam do nariz ao nervo, para o processamento neural.

Inflamação e lesão renal

Inflamação e lesão renal

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Cientistas brasileiros envolvidos com um Projeto Temático financiado pela FAPESP têm conseguido, nos últimos anos, diversos avanços na compreensão dos processos inflamatórios relacionados às lesões renais.

O grupo, coordenado por Niels Olsen Câmara, professor do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), acaba de desvendar a relação íntima entre a resposta inflamatória do sistema imune e a glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF), uma doença que pode levar à insuficiência renal aguda e decréscimo na função renal.

O trabalho, que será publicado em breve na revista Kidney International, mostra que a expressão de um receptor do hormônio bradicinina (receptor B1) é induzida durante o curso da doença. Diminuindo a expressão do receptor B1, por outro lado, verificou-se uma melhora da disfunção renal.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Receita de saúde

Via Lilly Falcão - clique para melhor visulaizar. Ótimo fim de semana para todos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Malária na mira

Cientistas brasileiros buscam novo medicamento para combater malária

O novo remédio visa o controle da produção de proteínas essenciais para a sobrevivência do parasita causador da doença
tamanho da letra

No Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, uma pesquisa busca novo medicamento contra a malária a partir do controle da produção de proteínas essenciais para a sobrevivência do parasita causador da doença. O estudo do professor Rafael Victório Carvalho Guido, em parceria com outros pesquisadores da USP, se encontra em fase de pesquisa básica. Ele está inserido no projeto do Instituto Nacional de Biotecnologia e Química Medicinal em Doenças Infecciosas (INBEQMeDI).

O parasita Plasmodium, causador da malária, necessita de aminoácidos para viver, e esses aminoácidos são encontrados na hemoglobina, molécula do nosso corpo responsável pelo transporte de oxigênio. No entanto, para conseguir os aminoácidos, o parasita precisa, primeiro, digerir a hemoglobina e, quando isso acontece, a hemoglobina libera não só aminoácidos, mas também a molécula Heme, que é tóxica ao parasita, em altas concentrações.