Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 31 de março de 2011

Oficina



Recebemos da colega Elaize Maria Gomes de Paula Coordenadora de nossa Vigilância Epidemiológica - VIGEP

Oficina de Notificações e vigilância de Violências

Será realizada no dia 08 de abril de 2011, das 13 às 17:30 horas, no auditório da ACIUB – Av. Vasconcelos Costa, 1500, B. Martins – Uberlândia, pela GRS.

A presença da Unidade de Saúde é indispensável.

Programação da Oficina de Vigilância de Violências – GRS Uberlândia

Local: Auditório da ACIUB - Av. Vasconcelos Costa, 1500 – B. Martins - Uberlândia
Data: 08 de abril de 2011
Horário: 13:00 às 17:30 hs

  • 13:00 – 13:15h – Credenciamento e Abertura
  • 13:15 – 14:15h – Sensibilização da Importância da Notificação de Violência Doméstica, Sexual e/ou Outras Violências
  • 14:15 – 15:15h – Ficha de Notificação de Violência
  • 15:15 – 15:30h – Intervalo
  • 15:30 – 16:30h – Abordagem do paciente no serviço de saúde
  • 16:30 – 17:30h – Fluxo de encaminhamento (referência/contra-referência)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Doença de Chagas

Estudo sobre Chagas sugere mudança radical em tratamento

Reinaldo José Lopes
Editor de Ciência
Da Folha

Recebemos de Marcão

Embora pertençam a uma espécie naturalmente imune ao mal de Chagas, as galinhas criadas pela equipe de Antonio Teixeira, da UnB (Universidade de Brasília), sofrem com os mesmos problemas cardíacos de quem tem a doença. O culpado: pequenos fragmentos de DNA.

Ocorre que as aves foram inoculadas com o parasita de Chagas quando ainda eram embriões no ovo. Seu organismo eliminou os micróbios da doença, mas não antes que fragmentos do DNA dele fossem enxertados no genoma das galinhas.

Testé sur des humains

Teste sur des humains
Recebi do amigo Xico compartilho. É maravilhoso e mostra (tristemente) o que na maioria somos

terça-feira, 29 de março de 2011

Monitoramento

Central de Imunização realiza monitoramento rápido de cobertura da Hepatite B

Equipes da Central de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visitam as residências durante toda esta sexta-feira (25) para fazer o monitoramento rápido de cobertura da Hepatite B. A ação inédita da Prefeitura de Uberlândia em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) é realizada para identificar as faixas etárias com os menores índices de cobertura da vacina.

O monitoramento é feito pelos servidores que trabalham nas 60 unidades de saúde distribuídas pela cidade. Cada unidade é responsável por conferir o cartão de vacina de 50 pessoas da comunidade entre seis meses e 20 anos. Além da planilha de monitoramento, os profissionais levam todo o material descartável e as vacinas para imunizar aqueles que deixaram de tomar alguma das três doses. O índice de cobertura atualmente em Uberlândia é de 74%. A meta é chegar a 95%.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ouvidoria da Saúde

Foto: Araípedez Luz p10
Ouvidoria da Saúde é o canal direto de comunicação entre usuários do SUS e Prefeitura de Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia disponibiliza à comunidade a Ouvidoria da Saúde, um serviço gratuito onde os usuários podem fazer elogios, sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e pedir informações. Todos os casos são encaminhados para as coordenações e diretorias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“É um compromisso do prefeito Odelmo Leão melhorar cada vez mais a saúde em Uberlândia. É fundamental para a consolidação do Serviço Único de Saúde (SUS) que o cidadão tenha um espaço para solicitar informações, sobre as ações e serviços prestados. Isso serve de referência para mudanças positivas da política pública de saúde em nosso município”, disse Maria José de Souza Nogueira, coordenadora da Ouvidoria da Saúde.

Leia mais no nosso Portal da Prefeitura de Uberlândia

Abre o olho

Epidemia de conjuntivite atinge mais de 70 mil pessoas em SP

Doença também foi registrada em uma cidade do interior de Minas. Contato com pessoas de São Paulo pode ter originado a infecção

Por causa da contaminação da lágrima, coçar os olhos é uma das principais formas de transmissão da conjuntivite Prevenção continua sendo a melhor forma de evitar a conjuntivite

De acordo com os dados do Centro de Controle de Doenças (CCD) da capital paulista, a cidade já registrou 71.252 casos de conjuntivite viral este ano. Os números correspondem ao período entre os dias 1º de fevereiro e 18 de março e caracterizam situação epidêmica. Um informe com orientações de prevenção será divulgado à população pela área técnica de Saúde Ocular do CCD. Todos os casos individuais atendidos nos serviços municipais de saúde terão notificação compulsória.

Que a cuca vem pegar


Programa online é capaz de reduzir distúrbios do sono em bebês e crianças

Abordagem fornece aos pais acesso livre a conselhos individualizados para resolver problemas do sono em crianças

Programa disponível na internet é capaz de reduzir distúrbios de sono em bebês e crianças. É o que apontam pesquisadores da Saint Joseph’ s University, nos Estados Unidos.

Estudo revela que site pode dar aos pais acesso a consultoria individualizada para auxiliar na resolução de problemas do sono em crianças pequenas.

Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no sono dos bebês e crianças pequenas nos grupos de intervenção com base na Internet. O número e a duração das noites acordadas diminuíram cerca de 50% ou mais e o período de sono contínuo aumentou em mais de duas horas. As crianças também levaram menos tempo para dormir.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta


PMU mobiliza população para Hora do Planeta

No próximo sábado (26), as luzes do Centro Administrativo Municipal, Oficina Cultural, Museu, Coreto, Biblioteca e Casa da Cultura ficarão apagadas das 20h30 às 21h30. A Prefeitura de Uberlândia aderiu pela segunda vez ao movimento Hora do Planeta, promovido no mundo todo pela Rede WWF, Organização Não Governamental (ONG) de conservação da natureza, para demonstrar a preocupação com o aquecimento global.

O convite para manter as luzes apagadas durante sessenta minutos é para toda a população e as redes sociais são importantes aliadas para mobilizar o maior número de pessoas.

"O ato simbólico está sendo divulgado nos perfis da Prefeitura no Facebook, Twitter e Orkut, o que garante que as informações cheguem a um grande número de pessoas de maneira prática e rápida, mobilizando todos a participarem. No Twitter, os usuários que seguem o perfil da Prefeitura de Uberlândia (@prefeituraudi) retwittam as informações divulgadas para os próprios seguidores. Quem tem um perfil no Facebook também pode ajudar na divulgação, basta ter o perfil da Prefeitura entre os amigos”, explicou Vanuza Nobre, assessora municipal de Comunicação Institucional.

O evento será marcado por espetáculos de dança e apresentações musicais, na praça Clarimundo Carneiro, no centro da cidade. “Começaremos às 19h30 e durante a Hora do Planeta, as apresentações serão à luz de velas. Os artistas e grupos se engajaram voluntariamente e vão transformar esse momento de reflexão numa bela celebração em defesa do meio ambiente”, ressaltou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

Adesão em massa

A Hora do Planeta é promovida pela Rede WWF, Organização Não Governamental (ONG) de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e apoio de cerca de 5 milhões de pessoas. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante sessenta minutos.

Em Uberlândia, a manifestação é organizada pela Prefeitura de Uberlândia, Canal da Gente e Rossi Construtora, em parceria com entidades e empresas.

Programação – Hora do Planeta
Local: Praça Clarimundo Carneiro – Centro

19h30 – Abertura do evento, com Lucas Nascimento e Fernanda Viola + DJ Fernando Prado
19h35 – Apresentação do grupo UAI Q Dança
20h50 – Apresentação do grupo Balé de Rua
20h15 – Apresentação da pianista Nininha Rocha
20h28 – Contagem regressiva para apagar as luzes
20h30 – Apresentação do grupo Namorados da Lua
21h – Apresentação de Tarcísio Manuvéi e grupo Viola de Nóis, com a participação dos cantores Adriano Ribeiro e Cláudia Lima
21h30 – Acendimento das luzes e finalização do evento

Reproduzdo aqui na íntegra do Portal da Prefeitura de Uberlândia

quinta-feira, 24 de março de 2011

História

Convite,

Sr. Antonio Pereira da Silva e Livraria Nobel,

Convidam você e sua família, para o
lançamento do seu
novo livro "Velhos Italianos de Uberabinha"

Há se realizar na Livraria Nobel Uberlândia no dia 26/03/2011 (Sábado)
a partir das 10:30hrs.
Esperamos por você e sua família !

Praça Cícero Macedo N°03
Uberlândia - MG
Tel:(34)3229-0100

Contra a dengue

Foto: Paulo Churrasquim

Alunos da rede municipal desenvolvem trabalhos para combater a Dengue

Nesta semana, a Dengue é o assunto principal nas escolas municipais. Cada unidade definiu como o tema será trabalhado com os alunos e quais os recursos didáticos serão utilizados para envolver a comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Governo do Estado e a TV Integração.

Na Escola Municipal Odilon Custódio Pereira, no bairro Laranjeiras, os alunos têm a missão de recriar uma história com base em uma animação feita no ano passado pelas alunas Thainá dos Santos Mendes (7º ano) e Taynara Pereira Silva Oliveira Lima (8º ano) no projeto Crônicas Animadas, realizado pelo Cemepe e SESC.

A coordenação da escola dividiu os estudantes em grupo para assistir ao vídeo e conhecer o projeto no laboratório de informática. Agora, os professores de literatura estão apresentando o roteiro do vídeo e orientando os alunos sobre como criar uma nova história, que posteriormente será animada.

Saúde São Jorge II





Muitos adolescentes deixam de procurar ajuda ou tratamento porque desconhecem os serviços que lhes são oferecidos na UBS. Neste sábado, 19 de março, na Escola Municipal Prof. Jacy de Assis, bairro São Jorge, aconteceu um evento “Amigos do PSF” para incentivar os adolescentes a procurem a Unidade Básica de Saúde de referência, diante de qualquer problema ou dúvida, informando-os sobre os serviços existentes na unidade.

Na oportunidade foram ministradas oficinas com os seguintes temas: “Alimentação saudável e atividades físicas na prevenção de doenças cardíacas” e “Tabagismo e álcool como fatores de risco para o câncer”.
Houve também sorteio de brindes, brincadeiras, frutas, algodão doce e pipoca. Parceiros neste evento: Profissionais da Unidade de Saúde São Jorge II: Núbia de Cássia –enfermeira, Klenya – dentista, Thais – ACS e Gilma – ACS. Agentes de educação em saúde do programa todo dia: Denise, Erika, Sergio e Lioguedes Residentes do curso multiprofissional da Universidade Federal de Uberlândia, Grasiele – psicóloga, Janise – nutricionista, Kedson – odontólogo, Larissa – enfermeira, Eliene – assistente social , Natália – enfermeira, Ivonete – psicóloga e Débora - fisioterapeuta que estão atuando na Unidade de Saúde São Jorge 2 e no Programa Saúde Todo Dia. ONG Escola da vida: Flávio Muniz – presidente e grupo Arte Teen, apresentando teatro e musica Contamos com apoio dos comerciantes da região.


Texto e foto enviados por nossa colega Denise Andrade

quarta-feira, 23 de março de 2011

Combate à Tuberculose

SMS realiza ação para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa provocada por uma bactéria que ataca os pulmões, além de poder atingir também os ossos, rins e as membranas que envolvem o cérebro. A transmissão é feita de uma pessoa a outra e os sintomas mais comuns são tosse seca, seguida por secreção que pode se transformar em tosse com pus ou sangue. Em casos graves, os infectados podem ter dificuldade para respirar, eliminar grande quantidade de sangue, ter colapso no pulmão e acumular pus na pleura (membrana que reveste o pulmão).

Para tratar a doença, é necessário usar medicação específica durante aproximadamente seis meses. De acordo com a coordenação do Programa Municipal de Controle à Tuberculose, 64 pacientes estão em tratamento atualmente. Em 2010, foram diagnosticados 114 casos, com índice de cura de 87%. O Programa Municipal de Controle à Tuberculose presta ainda atendimento à pessoas que tiveram contato com os doentes. Fornece exames e medicação para prevenir o desenvolvimento da enfermidade. Cerca de 80 pessoas estão sendo monitoradas e passam por este tratamento profilático.

Hora do Planeta

Prefeitura de Uberlândia adere ao movimento
Hora do Planeta





A Prefeitura de Uberlândia vai participar mais vez da manifestação internacional em prol do meio ambiente. No próximo sábado (26), as luzes da praça Clarimundo Carneiro, no Centro, ficarão apagadas das 20h30 às 21h30 durante a “Hora do Planeta”, movimento que envolve governos, empresas e a população de vários países para demonstrar a preocupação com o aquecimento global.

O evento em Uberlândia será marcado por apresentações culturais, como espetáculos de dança e apresentações musicais. “Os artistas e grupos se engajaram voluntariamente e vão transformar esse momento de reflexão numa bela celebração em defesa do meio ambiente. Durante a manifestação, as apresentações serão promovidas à luz de velas, sendo que apagaremos ainda as luzes de prédios públicos como o Centro Administrativo Municipal, Oficina Cultural, Museu, Biblioteca e Casa da Cultura”, disse a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

terça-feira, 22 de março de 2011

Código Municipal de Saúde



Nosso novo Código Municipal de Saúde CMS foi publicado agora a pouco no Diário Oficial do Município. Parabéns a todos que se empenharam em sua elaboração e discussão. Parabéns a todos o técnicos da SMS, parabéns aos membros do Conselho Municipal de Saúde e aos nossos vereadores pela riqueza do saudável debate.

Parabéns à nossa Administração Municipal nas pessoas de nosso Secretario Municipal de Saúde e de nosso Prefeito por encarar mais este desafio.
Novo Código Municipal de Saúde, instrumento de suma importância para o bem fazer saúde.

Leia, baixe e guarde o nosso Código AQUI ele é agora mais uma importante ferramenta de trabalho para todos nós.

Bullying

Recebemos de nossa colega Mafalda esta Cartilha de Combate ao Bullying. Excelente material produzido pelo Conselho Nacional de Justiça.

Clique AQUI para visulaizar e salvar este importante documento (pdf 2,0 mb), por favor divulguem, repassem e ajudem a combater esta terrível prática.

Colo do Útero


Celebridades apoiam programa do Ministério da Saúde de combate ao câncer de mama e de colo do útero

Doze celebridades femininas participarão nesta terça-feira (22) em Manaus, do anúncio de uma série de ações que visam dar assistência integral às mulheres no combate ao câncer, feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A cerimônia de lançamento das ações de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer contará com a participação voluntária da apresentadora Hebe Camargo; das cantoras Daniela Mercury, Maria Rita e Fafá de Belém; das atrizes Cássia Kiss, Rosi Campos, Tânia Alves, Zezé Motta e Elisa Lucinda; da ex-jogadora de basquete, Hortência; da atleta paraolímpica, Terezinha Guilhermina e da atletista Maurren Maggi.

As ações vão desde a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, focando os dois cânceres que mais atingem à população feminina: o de mama e de colo de útero. O programa receberá o investimento de R$ 4,5 bilhões, inseridos na Política Nacional de Atenção Oncológica, aplicados, até 2014.

Dentre as principais ações do Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo do Útero, o Governo Federal vai garantir o acesso ao exame preventivo e com qualidade às brasileiras com idade entre 25 e 59 anos de idade – população-alvo do programa. O objetivo é que, após a realização de dois exames anuais consecutivos com resultado negativo para o câncer, as brasileiras passem a fazer o exame preventivo a cada três anos. Já para o Câncer de Mama, o objetivo é ampliar o acesso aos exames de prevenção do câncer de mama. Quando detectado precocemente, este tipo de câncer apresenta elevada possibilidade de cura.




Fonte: Agência Saúde

segunda-feira, 21 de março de 2011

Febre amarela

Recebemos do amigo Marcelo Santalucia, repassamos

Segue link para Nota Técnica que foi publicada na revista de Epidemiologia e Serviços de Saúde, Volume 20 - Nº 1 - janeiro / março de 2011, com recomendações para a vigilância frente ao período sazonal da Febre Amarela.

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rev_epi_vol20_n1.pdf

Quem mexeu no meu queijo?

Este pequeno vídeo é melhor visualizado em seu formato pequeno pois, ao se ampliar em modulo "Full screem" perde em qualidade.
Muito bom, vale a pena ver e refletir: Onde você se encaixa?

video

Tuberculose

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Municipal de Controle à Tuberculose com o apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde, realizará dia 24 de março (quinta feira) na Unidade Básica de Saúde do bairro Patrimônio uma ação para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A equipe do Programa estará presente com as seguintes ações:

9h00 – Abertura na UBS Patrimônio: Rua Tenente Rafael de Freitas, 530
9h30 – Conversa com os pacientes sobre tuberculose na Sala de Espera da Unidade
10h00 – Blitz educativa na região da UBS Patrimônio com distribuição de folder's e orientações.

O evento será realizado nesta Unidade de Saúde em razão de que esta ser uma Unidade de Atendimento Secundário, sendo que durante estas ações, as pessoas poderão realizar o exame de escarro.

Segundo Rosária Maria Paixão, coordenadora do Programa, “O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração, e sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade”. Continuando ainda , “sendo assim, a Coordenação do Programa de Controle à Tuberculose propõe a mobilização de todas as Unidades de Saúde no dia 24/03/2011 (quinta-feira) para desenvolverem ações informativas, educativas e preventivas relativas à doença nas suas formas de contágio, tratamento.”

Mais informações:
Programa Municipal de Controle à Tuberculose
Anexo da SMS – sala 107
Fones: 3253-5425 / 3210-5370 / 9979-6990 (Rosária)

Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde
Anexo da SMS - sala 101
Fone: 3253-5416


Fonte: Boletim da Saúde

Sugestão do Blog da Saúde

Leia mais sobre Dia Mundial de Combate à Tuberculose no Portal da Saúde portal.saude.gov.br

Chocolate amargo

Chocolate amargo reduz risco de ataques cardíacos

Uma pesquisa norte-americana concluiu que mulheres mais velhas que comem chocolate amargo uma ou duas vezes por semana podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

De acordo com o estudo, mulheres que comem chocolate amargo até duas vezes por semana reduzem o risco de doenças cardíacas em até 33%. No entanto, as que comem todos os dias não se beneficiam.

A pesquisa foi publicada em uma revista científica da Sociedade Americana do Coração. Os cientistas analisaram dados de cerca de 32 mil mulheres entre 48 e 83 anos ao longo de nove anos.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Convívio

Estudo comprova que quem convive com animais é mais saudável.

Alegria, como se sabe, aumenta os níveis de endorfina no organismo. Essa substância, que é nosso calmante natural, influi no sistema de defesa do corpo, deixando o paciente mais fortalecido. Dessa maneira, reage-se melhor às doenças. E os especialistas garantem que conviver com os animais também ajuda, de uma maneira indireta.

A prova de que a convivência com animais é benéfica à saúde está numa pesquisa encomendada por uma companhia de seguro australiana. Os empresários queriam saber se, de fato, os tutores tinham uma saúde melhor. Constatou-se que os pacientes que cuidavam de um cão gastavam 16% a menos de medicamentos e saíam dois dias antes dos hospitais do que doentes que não mantinham contato com animais.

Adotar um animal pode não ser apenas uma questão de lazer ou de companhia. A medicina está descobrindo que conviver com eles também podem ser fundamental para a saúde humana.

Estudos mostram que pessoas, ao interagirem com animais, constantemente tendem a apresentar níveis controlados de estresse e de pressão arterial, como também estão menos propensas a desenvolver problemas cardíacos.

Em termos psicológicos, os cães, através de sua pureza e espontaneidade instintiva, resgatam a criança interior da pessoa e aumentam a capacidade de amar da mesma.

Para as crianças, brincar com animais também é positivo, inclusive quando são animais que vivem em fazenda. Uma pesquisa realizada na Áustria mostrou que os pequenos que brincam com vacas, galinhas, porcos e ovelhas têm menos chance de desenvolver alergias e problemas respiratórios, como a asma. A explicação? O contato aumenta as células de defesa e deixa o corpo mais tolerante a bactérias e ácaros.

Fonte: agência de notícias de direitos humanos,
Acessado em 18/03/2011 no site do CRMV-MG

Gestão da Qualidade




Programa de Gestão da Qualidade em Saúde vai padronizar atendimento das unidades de Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia está implantando em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF) o Programa de Gestão da Qualidade em Saúde que vai padronizar os atendimentos no município. “O foco principal é a melhoria contínua da saúde em nossa cidade. Esse é o nosso compromisso com a população de Uberlândia”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O programa é dividido em três fases. Na primeira fase todas as unidades serão certificadas com o selo bronze. Os 22 avaliadores da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, coordenadores de programas e setores administrativos) visitaram todas as 42 UAPSF e fizeram um diagnóstico dos processos de funcionamento, intervenção, interação e estratégias executadas.

No Portal da nossa PMU

Atualização em Imunização

Atualização em Imunização é tema para
profissionais de sala de vacina de 21 a 24 de março


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Imunização realizará dias 21,22,23 e 24 de março na Gerência Regional de Saúde*, um evento sobre “Atualização em Imunização para profissionais de sala de vacina”. Av. Belo Horizonte, 1084 - Bairro Martins.

O mesmo está acontecendo em cumprimento às metas e pactuações com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, a fim de adequar os procedimentos técnicos e atualizar os conhecimentos teórico-prático sobre as vacinas na rotina da Unidade de Saúde.

No Boletim da Saúde

Fator Rh


A pedido dos colegas Rúbia e Sergio Felix, repassamos.

A FATOR RH convida todos os Enfermeiros(as) a participarem na próxima terça dia 22/03 e quinta dia 24/02 às 19h30 no Instituto de Pesquisa do Hospital S.Camilo Pompeia, para a AULA INAUGURAL GRATUITA de Gerenciamento e Liderança para Enfermagem... Informação e Reserva de Vaga: (11) 3864-1200 ou (11) 3864-8161


Simpósio

Simpósio Brasileiro sobre Meningites Bacterianas

Encontro promovido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia pretende discutir os principais aspectos da doença como epidemiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sarampo em alta

Brasil bate recorde da década em ocorrências de sarampo em 2010
Segundo o Ministério da Saúde, em três estados foram confirmados 68 casos. Somente a Paraíba foi responsável por 57 registros

Em 2010, o Brasil bateu o recorde de ocorrências de sarampo nesta década após ficar três anos sem registrar casos da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, em três estados foram confirmados 68 casos. Somente o estado da Paraíba foi responsável por 57 registros, Rio Grande do Sul, com 8 casos e Pará, com 3, foram outros estados que confirmaram a ocorrência da doença.Entre 2001 e 2010, o ano que mais se registrou casos de sarampo foi em 2006, com 57 ocorrências.

Coincidentemente, em 2010, o Brasil pediu à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de erradicação da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o pedido não está comprometido, uma vez que é esperados que casos importados da doença ainda ocorram no país, já que há surtos da doença em várias partes do mundo.

O ministério afirma, ainda, que não há nenhuma 'transmissão sustentada' da doença, o que acontece, somente, se forem registrados casos do mesmo vírus ao longo de um ano.Todos os casos registrados foram classificados pela Fundação Oswaldo Cruz como decorrentes de vírus importados.

Os casos do Pará foram do vírus D4 e os do Rio Grande do Sul e Paraíba foram do vírus B3, ambos similares aos de circulação na Argentina e África do Sul.

Fonte: Isaude.net

Senso olfativo

Foto web
Bom senso olfativo é mais um produto do treinamento do que de bons genes
Imaginário olfativo depende da reativação de imagens olfativas no cérebro e que capacidade se desenvolve com a experiência


Ter um bom olfato não é algo inato, mas uma questão de treinamento. É o que sugere estudo de pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica, na França.

O experimento de imagens cerebrais realizadas em estudantes e profissionais perfumistas revelou, pela primeira vez, que regiões semelhantes são ativadas durante a percepção e a imaginação de odores e que esta ativação depende do nível de conhecimento da pessoa.

Resultado mostra que, como o imaginário visual ou auditivo mental, o imaginário olfativo depende da reativação de imagens olfativas no cérebro, e que esta capacidade se desenvolve com a experiência e o treino.

Somos todos capazes de visualizar nossa própria sala de estar, nos deslocarmos virtualmente ou mentalmente cantarolar uma melodia cativante. Mas podemos nos lembrar do cheiro de torradas a ponto de realmente sentir seu odor? O imaginário olfativo mental é um exercício muito mais difícil do que o visual ou auditivo e a maioria das pessoas afirma não ter essa capacidade. No entanto, os perfumistas, especialistas olfativos usados para cheirar, avaliar e criar odores, afirmam que eles são capazes de sentir um cheiro mesmo na sua ausência.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Sarampo

VIGEP alerta, repassamos informação

Campinas confirma caso de sarampo
após 12 anos sem registros
Homem de 41 anos se infectou fora do país; ele não tinha se vacinado

Hanseníase


Representantes da Ong NLR e da Coordenação Estadual da Hanseníase estarão em Uberlândia dia 28 de março para uma visita técnica, conhecendo de perto o atendimento à hanseníase na UBS Custódio Pereira e no Programa de Controle da Hanseníase no Anexo da Saúde.
A NLR (Netherlands Leprosy Relief ), uma Ong holandesa com filial no Brasil, fornece apoio financeiro e técnico aos Programa Estaduais de Controle da Hanseníase. Mais informação: Programa Municipal de Controle da Hanseníase – Fone: 3253-5437


As Coordenações dos Programas de Imunização, Atenção Primária e Enfermagem, com o apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas promovem dias 21,22,23 e 24 de março na GRS o evento “Atualização em Imunização para Profissionais de Sala de Vacina”, sendo que, um dos objetivos é adequar os procedimentos técnicos e atualizar os conhecimentos teórico-prático sobre as vacinas, dirigido aos técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na sala de vacina das Unidades de Saúde. Mais informações: Programa de Imunização – Fone: 3215-7560 e Diretoria de Gestão de Pessoas – Fone: 3253-5412

Fonte: Boletim da Saúde

Agende-se

Nossa Secretaria Municipal de Comunicação Social informa

Clique na imagem para ampliar

Segurança no Trânsito

Nossa muito especial e querida amiga Eugenia Maria Rodrigues, Assessora Regional em Segurança no Trânsito Área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde em Washington DC, fala sobre Reunião Global de Segurança no Trânsito

terça-feira, 15 de março de 2011

Saúde todo dia

Agentes do Programa Saúde Todo Dia da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais da Unidade de Saúde São Jorge II estiveram presentes neste sábado, 12 de março, na Escola Municipal Prof. Eurico Silva, bairro São Jorge participando de evento que abordou dentre outros temas, Riscos e Danos Físicos e Psicológicos provocados pelas drogas, através de Oficinas.

Na oportunidade mostraram aos alunos formas de prevenção ao mosquito da dengue e animais peçonhentos, bem como atualização da cartela de vacinação.

A Secretaria de Saúde foi representada pelos Agentes Henrique Sandro, Carlos Eduardo e Cláudio Giorgio e pela enfermeira Núbia de Cássia.

Visita

Representantes do Estado visitam unidades de Saúde de Uberlândia

Nesta segunda-feira (14), representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais visitaram unidades de saúde da cidade e conheceram detalhes do estágio de desenvolvimento do Plano Diretor de Atenção Primária, bem como do Programa de Gestão da Qualidade em Saúde.

Acompanhados por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, Lizziane D´Ávila, especialista em Políticas e Gestão da Saúde, Vagner Fulgêncio Elias, superintendente da Atenção Primária à Saúde e Helidéa Oliveira Lima, consultora do Estado, passaram pelo PSF São Jorge IV, PSF São Gabriel, UAI Pampulha e UAI São Jorge, além do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.

Leia mais aqui no Portal de nossa Prefeitura

Seminário

Seminário Doenças Sexualmente transmissíveis: Teoria e prática
Evento na Faculdade de Saúde Pública da USP é o primeiro de uma série de seminários

Leia AQUI

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ônibus Meu Ofício

Foto: Paulo Churrasquim

Inscrições para curso de informática no BemSocial Ônibus Meu Ofício III serão abertas neste mês

Os moradores do bairro Jardim Célia interessados em fazer o curso de informática básica no Ônibus Itinerante Meu Ofício III, podem se inscrever no fim de março, entre os dias 28 e 1° de abril. Serão montadas três turmas de 18 alunos. É preciso ter mais de 16 anos e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de renda e de endereço. As aulas começam no dia 04 de abril e o ônibus estará na Rua dos Sininhos, n° 35.

Adaptado com 18 computadores, o terceiro ônibus itinerante percorre os bairros da cidade com oferta de qualificação à população. “Essa ação possibilita a geração de emprego e renda, através da capacitação profissional de jovens e adultos. O mercado exige profissionais com curso de informática”, destacou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques.

O BemSocial Ônibus Meu Ofício III estará na rua dos Sininhos, n°35, bairro Jardim Célia.

Confira o horário das turmas:
  • Turma 1 – 13h às 14h30
  • Turma 2 – 14h30 às 16h
  • Turma 3 – 16h às 17h30
Publicado no Portal da nossa PMU em 09 de março 2011

Hipertensão em mulheres

Foto: Nucom/SMS

Classe social é fator que interfere na prevalência de hipertensão em mulheres
Pesquisa da ENSP/Fiocruz analisou a ocorrência do estresse no trabalho, da hipertensão arterial e da associação entre ambos

Foto ao lado:Mulher trabalhadora realiza aferição de pressão arterial

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8/3), uma pesquisa desenvolvida na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) mostra que raça, idade, renda, estado civil, número de filhos e apoio social no trabalho são fatores que interferem na prevalência de hipertensão arterial em mulheres que trabalham fora. O estudo analisou a ocorrência do estresse no trabalho, da hipertensão arterial e da associação entre ambos na população feminina do Estudo Pró-Saúde - estudo longitudinal de funcionários técnico-administrativos de uma universidade no Rio de Janeiro - e resultou na tese de doutorado de Márcia Guimarães de Mello Alves.

A pesquisa entrevistou 1.819 mulheres e seu objetivo inicial foi apurar a relação entre trabalho e hipertensão feminina. As entrevistadas tinham de classificar o perfil do trabalho que fazem em pouca demanda psicológica ou muita demanda psicológica. Esta última opção, já comprovadamente mais danosa e influente na pressão arterial, de acordo com a autora da tese, refere-se àqueles serviços em que as mulheres teriam pouca possibilidade de controle, ou seja, não tinham suas opiniões respeitadas, pouco espaço para sugerir mudanças e para definir diretrizes.

sexta-feira, 11 de março de 2011

3HORIZONTES




3HORIZONTES é o mais novo espetáculo teatral para adultos do grupo "Os Tapetes Contadores de Histórias" que utiliza as linguagens do teatro, narração de histórias, dança e música para colocar em cena três narrativas do livro Contos Orientais da escritora Marguerite Yourcenar. O espetáculo tem direção de Cadu Cinelli (Tapetes Contadores), co-direção de Tatiana Motta Lima (Professora Doutora da Escola de Teatro da UNIRIO) e atuação de Cadu Cinelli, Helena Contente, Rosana Reátegui e Álea Almeida (violoncelista).


quinta-feira, 10 de março de 2011

Gosta de doce?

Quem não pode viver sem doces acaba de arrumar um novo culpado. Um grupo de cientistas de instituições nos Estados Unidos descobriu que células que atuam na sensação de gosto têm detectores de açúcar a mais do que se estimava.

O novo estudo amplia o conhecimento a respeito de como as células sensoriais identificam açúcares, o que representa um importante passo para o desenvolvimento de estratégias que limitem o consumo excessivo de açúcar e problemas consequentes como diabetes e obesidade.

“Identificar a doçura de açúcares na nutrição é uma das tarefas mais importantes das células ligadas ao gosto. Muitos ingerem açúcar em demasia e, para que possamos limitar o consumo excessivo, precisamos compreender melhor como uma célula sensorial identifica que algo é doce”, disse Robert Margolskee, do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia, um dos autores do estudo.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Constatando o óbvio

Saúde de qualidade pode significar melhor desempenho escolar
Por Antonio Carlos Quinto - acquinto@usp.br

Pesquisa utilizou dados do DATASUS e da Prova Brasil

O desempenho escolar de uma criança pode estar diretamente ligado às condições de saúde. O economista Daniel Roland buscou evidências para confirmar esta hipótese numa pesquisa que envolveu 4.959 municípios brasileiros. O objetivo foi analisar o impacto da saúde sobre o desempenho escolar de alunos da quarta série do ensino fundamental, nos anos de 2005 e 2007, em todo o País.