Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia D de Vacinação

Sábado (30) é dia D de vacinação contra a gripe sazonal ou comum

Neste sábado (30) das 9h às 17h, será o dia D de Vacinação contra a gripe sazonal ou comum. Podem receber a dose gratuitamente, pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças com mais de seis meses e com menos de dois anos, gestantes e profissionais de saúde. Além das 60 salas de vacinação e postos volantes no Terminal Central e Carrefour, no sábado a imunização também vai acontecer na Praça Tubal Vilela.

Neste ano, a vacina é trivalente, ou seja, protege a população contra três tipos de doença, incluindo a Influenza A (H1N1). “Os adultos receberão apenas uma dose, enquanto as crianças serão vacinadas em duas etapas, com um intervalo de 30 dias entre as aplicações”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Maria Aparecida dos Santos, que ressaltou a importância de levar o cartão de vacina.

Mercado Sonoro

Clique para melhor visualizar

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fonoaudiologia

"O Setor de Fonoaudiologia da PMU, através das fonoaudiólogas Joana Salomão, Lin Aguiar e Silvia Vieira, realizou palestra com os pacientes presentes no setor no horário do minuto de silencio como participação da Campanha do Dia Internacional de Conscientização do Ruído, no dia 27 de abril.
O objetivo da campanha é conscientizar spbre os malefícios do ruído e informar sobre formas de conservação auditiva."

À equipe da Fono nossos parabéns pelo incansável trabalho






Palestra

Espaço da Alma assim como o Blog da Saúde recomendam:

PALESTRA "VIVER COM CONSCIÊNCIA -
DO CORPO FÍSICO AO CORPO QUÂNTICO"

Clique na imagem abaixo para ampliá-la

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Evento UAPS

Dia Internacional de controle da Hipertensão Arterial

Recebemos o texto e as fotos abaixo de Wilma Silva Nunes, fotografias do evento realizado. Parabéns à equipe

"Mais de 150 pessoas participaram das atividades promovidas nesta UAPS.
Às 7 horas o grupo de Unibiótica " de Bem com a Vida" iniciou um aquecimento e alongamento preparatório para a caminhada; comandada pela fisioterapeuta residente Camila e animada pelas participantes da Unibiótica .

O grupo iniciou caminhada às 7h30min: Cantando alegremente e convidando moradores da vizinhança para participar.
O grupo fez 30 minutos de caminhada no quarteirão. Ao retornar à UAPS todos fizeram exercícios de alongamento com a fisioterapeuta e participaram de um café da manhã animado pelo Grupo de Música Intervalo (Formado por integrantes da Banda Municipal).

Durante toda a manhã a população recebeu orientações da nutricionista Residente Ieda, da psicóloga Marisa Luedi,dos Enfermeiros Cassimar, Deiber enfermeira Residente Fernanda, da Assistente Social Iara e Assistente Social Residente Nathalia.

Os pacientes com pressão alterada foram avaliados pelo Dr. Gustavo Andrade Faria. Esteve presente ainda o enfermeiro do CAPS AD, o qual orientou a comunidade sobre os tratamentos para os tabagistas e alcoolistas e a Dra. Vilma Ferreira - farmacêutica e Diretora da ONG Fitocerrado, que distribuiu cartilha sobre plantas medicinais e esclareceu dúvidas da população.

As agentes de Educação em Saúde Mara e Maria Helena também contribuiram no evento. Tivemos ainda o importante apoio da Polícia Militar, da Secretaria de Serviços Urbanos e do SETRAN."



terça-feira, 26 de abril de 2011

Escorpiões


Escorpiões, um problema de saúde pública nacional.
Vejam as notícias abaixo.

A primeira recebi da amiga Denise Maria Candido do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan e foi publicado no Correio Braziliense
"Crescimento das cidades provoca aumento do número de ataques de escorpiões" confira AQUI

A segunda, publicada na Folha de Sãio Paulo, foi enviado pelo também amigo e também companheiro de Capacitações de Controle de Escorpiões, Emanuel Marques da Silva do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e se intitula "Escorpiões assustam bairro de Ribeirão Preto (SP)" leia AQUI

Registro fotgráfico

Encaminho, fotografias das atividades do evento da hipertensão arterial na região de abrangência da UBS Custodio Pereira.

No teriminal umuarama 550 pessoas foram orientadas e tiveram sua pressão aferida; no Supermercado do Bairro 150 pessoas, na Unidade de Saúde: 250 pessoas e no ginásio poliesportivo: 50, totalizando 1000 atendimentos.
Para esta atvidade tivemos apoio dos residentes multiprofissionais do HC/UFU, de estagiários da Faculdade do Trabalho e da Famatri, além da equipe de profissionais da UBS Custódio Pereira.

atenciosamente,
Wilma Nunes.

Sou 12 por 8

(Foto: Daniel Nunes)

SMS promove atividades no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

O Programa de Hipertensão e Diabetes, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça as ações de orientação ao público para o controle e combate à hipertensão. As atividades, que acontecem na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Luizote de Freitas, marcam o Dia Nacional de Combate à Hipertensão (26 de abril). Neste ano, a campanha tem como tema “Quem tem Bom Coração Combate a Hipertensão - Eu Sou 12 por 8”.

Um minuto de silêncio

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído



Amanhã, dia 27, o Setor de Fonoaudiologia da Prefeitura Municipal de Uberlândia convida a todos para que façam um minuto de silencio, entre 14h25 e 14h26.

Mesmo as teclas do computador deverão ficar caladas.
O vazio sonoro acontecerá no mundo inteiro, em sinal de protesto contra os perigos do barulho. Em todo o planeta, 120 milhões já estão com a audição afetada pela exposição a ruídos intensos e podem caminhar para a surdez, já que as células do ouvido não têm capacidade de se regenerar. Aproveite esse inesperado minuto de meditação para perceber que há uma fábrica de surdez em operação – e nós estamos dentro dela.

Leia na íntegra AQUI ( em pdf, abrirá nova janela )

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vacinação influenza

Foto Portal UIPI

Campanha de Vacinação contra o vírus influenza inicia dia 25

Na segunda-feira (25), terá início a 13ª Campanha Nacional contra o Vírus Influenza. A partir deste ano, as unidades de saúde de Uberlândia e dos distritos passarão a disponibilizar a vacina trivalente contra 3 tipos da doença, entre eles a Influenza A (H1N1).

A vacina será oferecida gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 13 de maio. Além das unidades de saúde, o público também terá acesso à dose em postos volantes instalados no Pratic Center (Terminal Central) e no Carrefour. O dia D de vacinação será no dia 30, às 9h, na praça Tubal Vilela e em todas as unidades de saúde.

Pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, trabalhadores da área de saúde e população indígena devem procurar os postos no período da campanha para receber a dose. As gestantes, profissionais da saúde e crianças devem levar o cartão de vacina. Já quem tem mais de 60 anos precisa levar a caderneta do idoso.

A coordenadora do Programa de Imunização, Maria Aparecida dos Santos, enfatiza que em 2010, mais de 300 mil pessoas foram imunizadas com a vacina H1N1. Segundo ela, a vacina pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

“Para esta campanha espera-se vacinar uma média de 90 mil pessoas, principalmente idosos”, ressaltou a coordenadora. A meta é imunizar cerca de 80% da população de todos os grupos especificados.

A coordenadora do Programa de Imunização, Maria Aparecida dos Santos, estará à disposição da imprensa no dia 25, às 9h, na UAI Tibery, na Av. Benjamim Magalhães, 1115.

Copiado na íntegra de nosso Portal da PMU

domingo, 24 de abril de 2011

Saúde e riqueza

Sugestão de Rubia. Vale a pena ver: 200 países, 200 anos, 4 minutos

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Biossegurança



Saiba mais, clique AQUI

Consulta pública

Recebemos de Naisa Modesto e com prazer repassamos

"A SBCBM lançou um hotsite, o “Obesidade sem Marcas” http://obesidadesemmarcas.com.br/. Lá, além de informar sobre a cirurgia bariátrica, estamos com uma campanha para que os planos de saúde cubram o procedimento da cirurgia bariátrica por meio da videolaparoscopia, o método menos invasivo e mais seguro.

Está aberta no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) uma consulta pública sobre os procedimentos que devem constar na próxima atualização do rol de procedimentos para as cirurgias bariátricas, programado para entrar em vigor em 2012. Até o dia 15 de maio, todos os cidadãos brasileiros podem manifestar sua opinião, indicando quais tratamentos e exames gostariam de ver inclusos no rol.

Para ajudar nessa campanha, a SBCBM incluiu no hotsite obesidadesemmarcas.com.br um abaixo assinado, pedindo que a cirurgia bariátrica menos invasiva seja incluída na próxima atualização do rol da ANS.
Estamos divulgando para conseguir o maior número de assinaturas possível!"


Visite, assine, participe, divulgue obesidadesemmarcas.com.br

Combate à Hipertensão

Saúde comemora o Dia Mundial de Combate à Hipertensão

Dia 26 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate à Hipertensão, e para isto a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma ação neste dia, na UAI Luizote de Freitas com a seguinte programação:

8h00 - Abertura
8h30 - Palestra sobre Hipertensão com o Dr. André Augusto (Cardiologista)
9h00 - Vídeo Educativo sobre fatores de risco cardiovasculares
9h30 - Aferição de PA, avaliação de peso, altura e circunferência abdominal
10h30 - Mesa de frutas
11h00 - Musica : Melô do Hipertenso
14h00 - Palestra:

  • A necessidade de controlar o uso do sal e o peso;
  • O papel do tabagismo, estresse e depressão com risco cardiovascular;
  • A importância da realização da atividade física com controle de doenças;
  • Hipertensão Arterial: um inimigo silencioso.

16h00 - Caminhada e exercício aeróbico
17h30 - Musica: Melô do Hipertenso

Na Semana compreendida entre os dias 25 a 29 de abril, todas as Unidades de Saúde estarão promovendo ações voltadas para este tema.

Mais informações:
Dra. Maria Luiza Mendonça – coordenadora do Programa HIPERDIA
Fones: 8855-7003 / 3253-5443 / 3219-0811
Enf Juliana (Uai Luizote) - 9196-2310

Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde
Fone: 3253-5412


Fonte: Boletim da Saúde

terça-feira, 19 de abril de 2011

II Oficina de Gestantes


II OFICINA DE GESTANTES NA UAPS CUSTODIO PEREIRA:

Hoje foi dia de Aleitamento Materno na UAPS Custodio Pereira. A Assistente Social Iara, juntamente com a enfermeira Deiber, a técnica de enfermagem Joana e as Residentes Multiprofissionais ( Assistente social Nathalia, fisioterapeuta Camila, enfermeira Fernanda e nutiricionista Ieda) prepararam uma Oficina sobre Aleitamento Materno.

Quinze Gestantes e duas puéperas receberam orientações sobre Vantagens do aleitamento materno exclusivo (para o bebê, para a Mãe e para a família), técnicas de amamentação, mitos e tabus que prejudicam a amamentação, problemas mais frequentes e como resolve-los; além de informações sobre as leis que protegem a mãe durante o período de amamentação.

Chocolate na Páscoa

Cuidados com o consumo de chocolate na Páscoa

Nesta época do ano, o apelo para o consumo de ovos de chocolate pode levar ao exagero, o que é prejudicial à saúde.

O consumo exagerado do produto pode provocar excesso de peso e outros distúrbios relacionados, como aumento da glicemia, além de enxaqueca em decorrência da ação de substâncias vasodilatadoras. Também há risco de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.

“A grande quantidade de gordura também pode provocar quadros de diarreia em pessoas que abusam do chocolate. Para crianças, em especial, o consumo de chocolate deve ser controlado, principalmente no primeiro ano de vida, devido ao alto teor de açúcar e gordura”, afirma Nídia Pimenta Bassit, médica da Divisão de Doenças Transmitidas por Alimentos da Secretaria.

Recomendações

Algumas pessoas optam por comprar os chocolates diet pensando em evitar calorias, mas, na verdade, os produtos dietéticos podem ser até mais calóricos que o chocolate normal, pois o teor de gordura é maior.

“A indicação deste produto é para pessoas que têm restrições alimentares, como aquelas com intolerância ao leite de vaca, que é substituído pelo de soja, ou ainda a substituição do açúcar para os diabéticos, ou seja, para as pessoas que fazem controle da glicose, e não para pessoas com restrição calórica”, ressalta Nídia Bassit.

A preferência deve ser por chocolate meio amargo, que contém grande quantidade de massa de cacau e pouco açúcar. A maior concentração de massa de cacau proporciona maior quantidade de nutrientes benéficos.

Benefícios

Por conter ácido oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva, o chocolate, se consumido em quantidades moderadas, pode contribuir para a elevação do bom colesterol (HDL) e a diminuição do colesterol ruim (LDL).

O chocolate também é rico em flavonóides com propriedades antioxidantes, as mesmas encontrados no vinho tinto. Consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada, o produto age como antioxidante e protetor do sistema cardiovascular. Também é considerado um antidepressivo natural, evita os sintomas da TPM e é um estimulante energético. “Evitar exageros é a dica essencial para quem deseja ter uma páscoa saudável”, conclui a médica da Secretaria.

Fonte: www.portaldoconsumidor.com.br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Contra a gripe

Imunização contra a gripe sazonal começa no dia 25

Veja matéria do Correio de Uberlândia Online

Pesquisa

Foto: Araípedez Luz p10
Pesquisa mostra que mais de 80% dos usuários estão satisfeitos com os atendimentos nas UAI

O prefeito Odelmo Leão apresentou na tarde desta quinta-feira (14), para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e para imprensa, uma pesquisa realizada pelo Instituto Veritá com os usuários da Rede Municipal de Saúde. Foram entrevistados 953 pacientes, nas oito Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), do dia 7 a 9 de abril, no período da manhã, tarde e noite.

A pesquisa mostrou que houve uma evolução nos serviços prestados pelas UAIs de 2005 a 2011 e demonstrou que o esforço da Prefeitura de Uberlândia, por meio da equipe da SMS, surtiu resultados positivos.

Saúde Pública

Graduação em Saúde Pública na USP

Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo aprovou uma graduação em Saúde Pública, com vestibular em 2011 e início do curso em 2012.

Serão oferecidas 40 vagas e o curso ocorrerá no período vespertino, com duração de oito semestres. Será conferido ao egresso do curso o grau de bacharel em saúde pública.

A USP destaca que a saúde pública se orienta para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais.

O objetivo do novo curso é promover uma formação interdisciplinar, capaz de articular os diversos campos da saúde pública.

A graduação em Saúde Pública está organizada em sete eixos: “Ciências da Vida”, “Ciências Humanas e Sociais”, “Epidemiologia, Estatística e Sistemas de Informação em Saúde”, “Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública”, “Meio Ambiente e Saúde Pública”, formados por conjuntos de disciplinas, atividades integradas e estágio curricular.

O profissional formado nesse curso poderá atuar em análise de situação de saúde, gestão de sistemas e serviços de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância em saúde ambiental, saúde do trabalhador e educação em saúde, entre outras atividades.

Mais informações: www.fsp.usp.br/site/dcms/fck/folder.pdf

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Discriminação e gordura

Foto: Purdue University/Andrew Hancock
Haslyn E.R. Hunte, líder da pesquisa


Altos níveis de discriminação podem levar ao acúmulo de gordura abdominal
Estudo mostra que homens são os mais afetados relatando aumento médio de 2,39 centímetros na circunferência da cintura



Estudo da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, revela que pessoas, especialmente homens, que sentem qualquer tipo de discriminação, experimentam problemas de aumento de peso.

Resultados revelam que homens que persistentemente experimentaram altos níveis de discriminação durante um período de nove anos são mais propensos a ter aumento da circunferência da cintura em comparação com aqueles que não relataram discriminação.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram uma amostra com mais de 1.400 pessoas a partir de 1995 e 2004.

O líder do estudo, Haslyn E.R. Hunt e seus colegas descobriram que pessoas que relataram discriminação recorrente tenderam a ter um aumento maior na circunferência da cintura ao longo do tempo. Os homens relataram um aumento médio de 2,39 centímetros na circunferência da cintura em comparação com aqueles que relataram baixos níveis de discriminação, e as mulheres relataram um aumento médio de 1,88 centímetros durante o período de nove anos.
"Quando este estudo mostra que há uma diferença entre homens e mulheres, não fornece razões específicas para essa diferença", disse Hunte. "Mais pesquisa precisa ser feita para entender como e por que homens e mulheres lidam de forma diferente com esse estresse ou se existem diferenças na forma como seus corpos reagem."

Hunte focou seu estudo na circunferência da cintura porque a gordura abdominal é um indicador melhor da saúde cardiovascular pobre.

"Ser gordo não é saudável, mas há problemas maiores para indivíduos que estão com mais gordura abdominal acumulada na região da cintura, mais do que alguém cuja gordura se deposita por todo o corpo", disse Hunte. "Há algumas indicações de que fatores de estresse, tais como a discriminação interpessoal podem ajudar no acúmulo de gordura ao redor da cintura. Não temos certeza sobre o porquê e mais trabalho precisa ser feito para compreender essa relação entre o comportamento e fisiologia."

Hunte pretende investigar mais esta relação estudando biomarcadores como o cortisol, que é um hormônio induzido pelo estresse, em relação aos efeitos da discriminação.

Fonte: Isaude.net

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CMSU - Convite




O Conselho Municipal de Saúde de Uberlândia, realizará no próximo dia 27/04/11 às 18:30 a posse dos novos membros para o biênio 2011/2013.

Veja o convite AQUI (em pdf - abrirá em nova janela)

Contra gripe


Vacinação contra gripe sazonal começa neste mês

A partir de segunda-feira (18), o Programa de Imunização inicia o agendamento dos idosos acamados ou com problema de locomoção para receber a vacina contra a gripe sazonal. A imunização será feita do dia 16 a 30 de maio. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e visa diminuir a incidência da doença causada pelo vírus Influenza.

Familiares e responsáveis podem marcar o atendimento domiciliar pelo telefone (34) 3215-7560. "Quem mora na área de abrangência dos Programas de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde da Família precisa entrar em contato com estas unidades, que farão o agendamento e a vacinação dos idosos acamados que residem nestas regiões", ressaltou a coordenadora do Programa de Imunização, Maria Aparecida dos Santos.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Amigo secreto

Raramente encontramos matéria de imprensa tão bem feita sobre nossos morcegos. Com prazer compartilho. Só iremos proteger e valorizar animal tão estigmatizado quando verdadeiramente o conhecer.
Leia a matéria completa no Estadão AQUI
Conheça o site do Morcego Livre AQUI

Clique na imagem para ampliá-la, vale a pena contém muita informação importante.
Leiam, conheçam, divulguem

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A passos largos

Foto: Araípedez Luz p10
Hospital e Maternidade Municipal segue cronograma de implantação

O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro amplia o atendimento à população de Uberlândia que necessita da rede pública de saúde para internação. A unidade já atendeu 410 pacientes, número alcançado graças ao empenho da Administração Municipal para cumprir o cronograma de implantação.

“Quando começou as atividades em janeiro, o Hospital tinha 30 leitos de clínica médica. Em apenas três meses, a quantidade foi triplicada e o complexo passou a funcionar com 90 leitos. Na UTI adulto, a unidade dispõe atualmente de 20 leitos, o dobro do que possuía no início. As implantações são gradativas, mas estão em dia com o que foi estipulado, possibilitando desafogar as demandas por internação nas UAIs”, expôs o prefeito Odelmo Leão.

Biodiversidade


Mais educação em biodiversidade
Por Elton Alisson

Agência FAPESP – Ao longo de seus 12 anos de existência, o programa BIOTA-FAPESP possibilitou a descoberta de mais de 500 espécies de plantas e animais e contribuiu para o aprimoramento de políticas públicas de conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo.

Traduzir e publicar esse conhecimento sobre os biomas paulistas em materiais didáticos, que possam ser utilizados em espaços de educação formal – como as escolas – e não formais – como os museus de ciências –, é um dos desafios que o programa pretende atingir nos próximos anos.

Para avaliar as ações educativas realizadas no âmbito do programa e fomentar novas atividades foi realizado, nos dias 7 e 8 de abril, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Workshop BIOTA-FAPESP sobre Biodiversidade, Educação e Divulgação.

Dengue

Recebemos de Elaize Maria Gomes de Paula - Vigilância Epidemiológica - VIGEP - Uberlândia - MG
Fotos da oficina realizada pela equipe da Vigep - no Anexo de Saúde dia 31/03/2011 no período da manhã sobre: "Encerramento de casos de dengue e investigação dos óbitos".
Participaram: Unidades públicas e privadas do município de Uberlândia