Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 31 de maio de 2011

Imunização

Em entrevista Cida avalia campanha de vacinação.
Parabéns a toda equipe da imunização pelo empenho. Pena que nem tudo dependa apenas de nós profissionais da saúde



Semana do Meio Ambiente UFU

Recebemos do especial amigo Prof. Dr. Turibio José da Silva da Faculdade de Engenharia Civil da UFU

A programação completa da Semana do Meio Ambiente daquela instituição
Clique na imagem abaixo para ampliá-la

Segurança Alimentar

Clique no convite para ampliá-lo

Malvadeza

Recebemos do colega e amigo Marcão, repassamos. Atenção para a malvadeza da industria do cigarro.

Consumo de cigarro cresce entre os mais jovens
ONG Aliança de Controle do Tabagismo alerta para o problema.
Aromas artificiais seriam estratégia dos fabricantes para atrair público.


Segundo a organização não-governamental Aliança de Controle do Tabagismo, o número de fumantes entre os adultos vem caindo nas últimas décadas. Contudo, mudanças da indústria do fumo, como o lançamento de cigarros com sabor de menta e chocolate, ajudaram a atrair o público jovem.

A Organização Mundial da Saúde adverte que esses aditivos aromatizados aumentam o potencial tóxico do cigarro. As substâncias já são proibidas nos Estados Unidos e no Canadá. Essa medida está prevista na Convenção para o Controle do Tabaco, um compromisso assinado por 173 países, dentre eles o Brasil.

Segundo o mesmo documento, o Brasil tem até o fim do ano para regulamentar a publicidade nos pontos de venda, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que está tomando as medidas necessárias. A propaganda nos meios de comunicação já é proibida há uma década.

Dia Mundial sem Tabaco

Dia Mundial sem Tabaco completa 24 anos

Ter, 31 de Maio de 2011 07:35

BRASÍLIA - O tabagismo mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano no mundo - 200 mil no Brasil. Para combater o hábito de fumar e divulgar informações sobre os males causados pelo cigarro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) institui, desde 1987, o 31 de maio como Dia Mundial Sem Tabaco.

A pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, coordenadora do Ambulatório de Tabagismo do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, explica o motivo da dependência: “O cigarro tem nicotina. Essa substância estimula a produção de dopamina e serotonina, que dão sensação de prazer e deixam a pessoa em alerta, ou seja, sensações agradáveis. Mas, depois de uma hora, o corpo sente a falta da nicotina, o que leva o indivíduo a querer fumar mais”.

IV Semana de Meio Ambiente

Foto: Daniel Nunes

IV Semana de Meio Ambiente inicia nesta terça (31)

Começa nesta terça-feira (31), a “IV Semana de Meio Ambiente” promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Câmara Municipal, empresas e sociedade civil. A abertura será no plenário Homero Santos, às 8h30. Nesta edição, o evento tem como tema: “Construindo a Sustentabilidade”.

Na programação, estão as palestras: “Participação das Florestas na Sustentabilidade do Planeta”, “Inovação Tecnológica X Preservação do Cerrado”, “A captura de carbono pelas florestas”, “A floresta urbana e a sustentabilidade das cidades”, entre outras. Além das palestras, também está programada a realização de minicursos, exposições, debates e limpeza no Parque Linear do Rio Uberabinha.

A “IV Semana de Meio Ambiente” vai até o dia 5 de junho. A entrada é franca.



e confira a programação no Portal PMU

4ª Semana do Meio Ambiente

Foto Beto Oliveira - Jornal Correio

Uma palestra sobre florestas e sustentabilidade, juntamente com um debate público realizado na Câmara Municipal de Uberlândia, inauguram hoje as atividades da 4ª Semana do Meio Ambiente.

Até o dia 11 de junho, estão previstos debates, palestras e oficinas realizadas por alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pela prefeitura e pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Em função dos eventos e das discussões sobre a preservação da natureza, o CORREIO de Uberlândia divulga de hoje até domingo uma série de reportagens sobre o tema.



Jornal Correio de Uberlândia

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Retorno às origens

Grupo de pesquisadores americanos, integrado por brasileiro, desenvolve novo método para estudar uma rara doença genética que pode servir de modelo e facilitar a pesquisa de outros problemas que atingem células-tronco

Saudável elogio

Saúde é elogiada por representantes da Opas e de outros estados brasileiros

Nesta quarta-feira (25), representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e das Secretarias de Estado da Saúde de Pernambuco e da Bahia foram recebidos por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para uma visita técnica às unidades do Município. O objetivo foi conhecer a experiência de Uberlândia na organização da atenção primária e na modelagem e implantação do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.

A visita às unidades foi intermediada pela OPAS, órgão internacional vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS). A principal função da OPAS é prestar cooperação técnica, por meio de assessoria, acompanhamento e aconselhamento, mostrando possibilidades e caminhos na gestão técnica para os estados brasileiros que possuem termo de cooperação com a organização.

Luta contra o fumo


OMS destaca vários países da América Latina na luta contra o fumo

"A situação de controle do tabaco na América Latina é muito positiva. Temos exemplos notáveis dos avanços que se produziram"

A América Latina fez grandes progressos no desenvolvimento de legislações para combater o tabagismo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que destacou que ainda existem problemas como a agressividade da indústria e o comércio ilícito.

"A situação de controle do tabaco na América Latina é muito positiva. Temos exemplos notáveis dos avanços que se produziram. O Uruguai é um, com a implementação do Convênio Marco para o Controle do Tabaco, que reduziu notavelmente a prevalência do consumo de tabaco no país", disse Armando Peruga, responsável pela Iniciativa Livre de Tabaco do organismo.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Parada básica




Nosso Blog da Saúde dá uma parada básica. Voltamos segunda que vem, dia 30 de maio, com novidades de conteúdo e recursos.
Até !

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hospital municipal



Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro
Rua Mata dos Pinhais 410
Bairro Jardim Botânico

Como chegar




Visualizar
Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro

em um mapa maior

terça-feira, 17 de maio de 2011

As dores da beleza


Mulheres e salto alto: as dores da beleza

Na visão masculina, as mulheres têm uma estranha atração – e grande resignação – pelas dores decorrentes do ritual de ficar bela. Para citar alguns exemplos clássicos, a depilação, cirurgias plásticas estéticas e o salto alto.Ao contrário do que se poderia imaginar, a associação que as mulheres fazem entre beleza, em especial a dos pés, e sofrimento, não é um fenômeno moderno. Na China antiga, só para citar um exemplo, as mulheres amarravam os pés com tecidos muito apertados para que não crescessem. Nessa cultura, pés pequenos eram sinônimo de beleza e delicadeza feminina.

Símbolo da elegância feminina, a invenção do salto alto está ligada a homens. Alguns apontam Leornardo Da Vinci como o inventor, mas a teoria mais aceita credita ao rei Luís XIV – que governou a França em um dos períodos de maior prosperidade, entre 1643 e 1715 – o título de grande responsável pelo uso dos sapatos de salto alto, desenvolvidos pelos artesãos palacianos. O fato é que mulheres e salto alto são indissociáveise elas estão dispostas a pagar um alto preço pelo uso contínuo, um elevado custo monetário e à saúde.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Saliva de morcego

Desmodus rotundus - morcego vampiro (foto web)

Droga derivada da saliva de morcego pode levar a avanços no tratamento do AVC
Droga atua como anticoagulante que pode dissolver coágulos no cérebro até nove horas após acidente vascular cerebral

Médicos na Ohio State University Medical Center, nos Estados Unidos, descobriram que uma droga artificial derivada da saliva do morcego pode ser o próximo grande avanço para salvar a vida de pacientes com AVC.

Pesquisadores envolvidos nas primeiras fases de testes da droga defendem que o estudo pode proporcionar avanços no tratamento da doença.

Desmoteplase, a droga do estudo, é geneticamente modelada com base em uma proteína encontrada na saliva de morcegos hematófagos que dissolve coágulos do sangue. Para os morcegos, a proteína ajuda na alimentação, mas em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral isquêmico, a desmoteplase atua como anticoagulante que pode dissolver os coágulos de sangue no cérebro até nove horas depois de um acidente vascular cerebral.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Avaliação nutricional

Recebemos de nossas colegas Denize - Coordenadora do Programa de Nutriçãoe
Vanilda - Assistente Social do Programa de Nutrição com prazer repassamos
Ótimo trabalho colegas

O texto e as tabelas foram elaboraddos por elas

"Prezados colegas, segue abaixo o resultado da avaliação nutricional, por meio da aferição do peso e da altura, que foi realizada utilizando o Sistema de Vigilãncia Alimentar e Nutricional - SISVAN em 2010.

No quadro temos o resultado por unidade de saúde.
No quadro 2 temos o resultado comparado das 10 cidades mais populosas de Minas Gerais. Ficamos em 2º lugar, em termos percentuais.



Na saúde o SISVAN é um instrumento para obtenção de dados de monitoramento do Estado Nutricional e do Consumo Alimentar das pessoas que freqüentam as Unidades Básicas do SUS.

São contempladas pela Vigilância Alimentar e Nutricional todas as fases do ciclo de vida: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

O Sistema está concebido por uma combinação de estratégias de Vigilância Epidemiológica que em 2010 foram:

1) Chamada nutricional, de idosos e crianças menores de 5 anos, realizadas nas UAI Luizote, Martins, Pampulha, Planalto, Roosevelt e Tibery; nas UBS Custodio Pereira, Nossa Senhora das Graças e Santa Rosa e nas UBSF Lagoinha I e II e Morada Nova (Parceria com o curso de Nutrição da UFU, Programa do Idoso e da Criança, Residencia Multiprofissional UFU).

2) Avaliação de escolares realizada em EMEI, escolas estaduais e municipais pelos agentes do Programa Saude Todo Dia e Residencia Multiprofissional UFU.

3) Avaliação nutricional dos beneficiarios do Programa Bolsa Familia realizada pelas equipes de cada unidade de saúde.

4) Avaliação nutricional e do consumo alimentar realizados por nutricionistas e outros profissionais de saúde (enfermeiros, assistentes sociais, tecnico de enfermagem, agentes comunitarios de saude e parcerias com o Programa do Idoso e da Criança).

Estes dados servem tanto para o acompanhamento de cada individuo, como para melhor direcionar as ações de alimentação e nutrição."

Obrigada a todos pela imensa colaboração!
Denize - Coordenadora do Programa de Nutrição
Vanilda - Assistente Social do Programa de Nutrição


Aqui, em PDF, apresentamos o
Quadro 1 – Vigilância Nutricional: avaliação do estado nutricional (peso,altura) em 2010 nas Unidades da Rede Municipal de Saúde de Uberlândia – Minas (Clique no link para visualizar)


Clique no quadro para ampliar





Clique na imagem abaixo para abrir o Relatório de Gestão 2010 da
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

Vacinação

Uberlândia atinge 75% da meta de vacinação contra a Influenza

Campanha foi estendida até o próximo sábado (14)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou mais de 52 mil pessoas contra o vírus Influenza, também conhecido como gripe sazonal ou comum. O número corresponde a 75% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), que é imunizar 80% do público-alvo da campanha de vacinação.

Para atingir a meta, a SMS estendeu a campanha até o próximo sábado (14). As doses estarão disponíveis em postos volantes no Terminal Central, Carrefour e praça Tubal Vilela, das 8h às 17h. Podem tomar a vacina pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, gestantes e profissionais de saúde.

Neste ano, a vacina é trivalente, ou seja, protege a população contra três tipos de doença, incluindo a Influenza A (H1N1). Os adultos recebem apenas uma dose, enquanto as crianças são vacinadas em duas etapas, com um intervalo de 30 dias entre as aplicações.

A partir de segunda-feira (16), será a vez dos idosos acamados ou com problema de locomoção serem imunizados. “Os profissionais do Programa de Imunização atenderão quem não têm condições físicas de ir até uma unidade de saúde municipal para se vacinar”, disse Maria Aparecida dos Santos, coordenadora do Programa de Imunização. O atendimento domiciliar pode ser agendado pelo telefone: 3215-7560.

Fonte: Portal PMU

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Martha Graham






The Story Behind the Graham Google Doodle

How do you fit seven decades of American innovation into 15 seconds? That was the challenge when Google asked us to collaborate on a Google Doodle to celebrate Martha Graham’s birthday.

Martha Graham (1894–1991) is known as one of the great creative minds of the 20th Century, often compared with such greats as Picasso, Einstein, and Stravinsky because she made such radical change through the power of her discoveries. In the 1920s and 30s she created a completely new style of dancing and revolutionized dance and theater worldwide. Many of Graham’s groundbreaking ideas are referenced in the five dancing figures of the Martha Graham Google Doodle. Here are just a few clues and links to help you decipher the Doodle.

Vale conferir o verdadeiro significado de cada movimento. Google foi simplesmente genial marthagraham.org

Dengue

Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, segundo revista inglesa

Publicado por por Carolina Pimentel, da Agência Brasil / http://envolverde.com.br/


Brasília – A revista inglesa The Lancet, uma das mais importantes publicações da área médica em todo o mundo, lançou no dia 9/05, edição especial sobre a saúde dos brasileiros. O trabalho de dois anos resultou em seis artigos sobre os progressos, fracassos e desafios do Brasil.

1156 Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, segundo revista inglesa

A dengue aparece como um dos maiores problemas de saúde pública do país. Na última década, foram registrados cerca de 3,5 milhões de casos – entre eles, 12 mil da forma grave da doença (hemorrágica) – e 900 mortes. Para os especialistas, os esforços devem ter como prioridade o surgimento de vacinas contra a doença.

A revista constata também que o Brasil precisa reduzir a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito e violência. Os homicídios e as lesões causadas pelo trânsito somam mais de 60% das mortes por causas externas, conforme a publicação.

No lançamento da revista, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu um pacto para reduzir as mortes no trânsito. Para tanto, propõe o estabelecimento de metas para que sejam cumpridas por estados e municípios. Ele defende ainda que os administradores públicos que alcançarem os objetivos sejam premiados.

Na categoria dos sucessos, o periódico aponta o programa de distribuição dos antirretrovirais, a adoção de leis e medidas para inibir o fumo, queda nas taxas da mortalidade infantil e de desnutrição e o combate à pobreza.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Senso de justiça

Estudo mostra que há um senso de justiça embutido no cérebro

Estudo do Karolinska Institutet, na Suécia, mostra que o cérebro tem mecanismos embutidos que provocam uma reação automática em alguém que se recusa a compartilhar. A reação deriva da amígdala, uma parte mais antiga do cérebro. O senso de justiça foi desafiado em um jogo de integridade baseado em dinheiro para dois jogadores, enquanto sua atividade cerebral era registrada por um scanner de ressonância magnética. Quando os concorrentes fizeram sugestões injustas para a forma de dividir o dinheiro, muitas vezes eram punidos por seus parceiros, mesmo que isso custasse a eles. Uma droga que inibe a atividade da amígdala subjugou essa reação a uma injustiça.



O artigo na íntegra está AQUI

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Primeiro parto


Hospital e Maternidade Municipal realiza seu primeiro parto no Dia Mães

Vitória nasceu com 3,505 kg e 51 cm por volta das 13h deste domingo, dia 8

Muita festa marcou o nascimento da pequena Vitória, no início da tarde deste domingo, dia 8, no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, considerado o melhor hospital público do Brasil. O parto normal aconteceu por volta das 13h e marcou o início dos atendimentos da maternidade.

A mãe Cristiane Silva Matos de 18 anos, que mora no bairro São Jorge, foi transferida da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Martins. A jovem entrou em trabalho de parto às 10h e em seguida foi levada para o Hospital.

5º Congresso de Psicologia

5º Congresso de Psicologia

Agência FAPESP – Sob o tema "Viver bem é matar a psicologia? – Uma discussão sobre o compromisso ético-político do psicólogo”, o Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, realizará, entre os dias 30 de maio e 4 de junho, o 5º Congresso de Psicologia.

O encontro propõe a discussão e o questionamento da prática profissional do psicólogo e de seu compromisso ético-político. A programação do congresso inclui mesas-redondas, palestras, apresentação de trabalhos e minicursos.

Junto ao congresso, o Centro Acadêmico de Psicologia realizará a 18ª Semana de Psicologia, voltada tanto para psicólogos formados como estudantes da graduação.

Mais informações e inscrições: www2.fc.unesp.br/capsi/congresso2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia das mãos

Recebemos de Marcão

Saúde comemora dia mundial de higiene das mãos

Nesta quinta-feira (5/5), comemora-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca mobilizar profissionais de saúde, governo, administradores e gestores hospitalares para a importância da higienização das mãos na prevenção e redução das infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários nos serviços de saúde.

A favor das crianças

Recebemos da colega e amiga Denise Andrade, vamos comparecer e prestigiar este importante evento

Clique na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ação UBS Tocantins

Recebemos da colega Teresa Cristina Martins Silva, Gerente UBS Tocantins. Parabéns à equipe

"A UBS Tocantins participou ativamente do evento Dia da Família da E.M. Boa Vista no bairro Tocantins que aconteceu no dia 30/04/11.

O Dia da Família acontece anualmente e promove a integração da comunidade com os diversos equipamentos sociais do bairro: escola, unidade de saúde, entidades comunitárias, dentre outros. Tem por objetivo desenvolver atividades educativas e culturais.

Neste ano a UBS Tocantins participou com a palestra "Alimentação Saudável" proferida pela Drª. Taciana Barra Rodrigues da Cunha- Nutricionista e a participação cultural do grupo de dança de rua R 4-9, grupo este da comunidade do bairro Tocantins que está vinculado ao espaço comunitário e de solidariedade Casa da Rua, o qual a gerente Teresa Cristina Martins Silva desenvolve o grupo terapêutico para mulheres Maria, Maria. Muitas dessas mulheres que participam do grupo são mães dos adolescentes bailarinos no grupo R 4-9. "

Fotos e texto de Teresa Cristina Martins Silva



Cerveja e pele

Cerveja aumenta risco de doença de pele em mulheres

Mulheres que bebem cerveja regularmente têm mais chances de desenvolver psoríase, uma doença de pele crônica, segundo sugere um estudo de pesquisadores americanos.

O estudo descobriu que as mulheres que bebem cinco cervejas por semana têm o dobro de risco de desenvolver a doença em comparação com as mulheres que não bebem.

A pesquisa, da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, analisou dados de mais de 82 mil enfermeiras entre 27 e 44 anos e seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas entre 1991 e 2005.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Não se esqueça !

Ataque de abelhas

Foto de enxame de abelhas transitórias
Site do Corpo de Bombeiros de Caicó (RN)

Centro de Controle de Zoonoses faz ação para combater ataques de abelhas

Desde segunda-feira (2), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificou os trabalhos para atender solicitações referentes a ataques de abelhas. Com o fim do período chuvoso, os insetos migram para a cidade em busca de um local para a construção da colméia, o chamado período de enxameamento.

Diante de alguns cuidados básicos, a migração das abelhas de uma determinada colônia para outra não representa perigo. “As abelhas têm comportamento estável e só atacam as pessoas quando sentem a necessidade de se defender” afirma Juliana Junqueira, coordenadora do Programa de Agravos e Roedores do CCZ.

Durante todo o mês de maio, o CCZ realiza ações para alertar a população. Todos os anos, nos meses de junho, julho e agosto são recebidas cerca de 100 solicitações por mês para combate de abelhas. “Os moradores não devem tentar tirar caixas de abelhas. Esse trabalho deve ser realizado por uma equipe especializada”, indica Juliana Junqueira. De acordo com a coordenadora, é recomendável evitar contato, isolar o local e nunca jogar produtos químicos na colméia.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cartão único

SUS terá cartão único de identificação

Agência Brasil

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser identificados por meio de um único número válido em todo o território nacional. O Sistema Cartão Nacional de Saúde foi regulamentado em portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (2) no Diário Oficial da União.

O objetivo é construir um registro eletrônico que permita aos cidadãos, aos gestores e aos profissionais de saúde acessar o histórico de atendimentos dos usuários no SUS.

Dessa forma será possível, por exemplo, saber a participação de uma determinada pessoa em campanhas de vacinação, se ela foi atendida num posto de saúde ou se fez exames e cirurgias. Quem não tiver o cartão também poderá receber atendimento.