Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sábado, 9 de julho de 2011

Férias

Clica no jornal para ampliar a matéria



Nosso Blog da Saúde
Volta em Agosto
Até lá !

quinta-feira, 7 de julho de 2011

E. coli controlada

E. coli está finalmente controlada, diz UE

Publicado por REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE

"A situação está totalmente sob controle uma vez que a origem das infecções é conhecida e foi neutralizada", afirmou nesta quarta-feira a diretora-geral de Saúde e Consumo da Comissão Europeia, Paola Testori

A crise sanitária na União Europeia (UE) causada pela bactéria E. coli parece ter finalmente acabado. O Executivo do bloco afirmou nesta quarta-feira (6) que o surto está “sob controle” e que a crise está “liquidada”. O anúncio foi feito durante reunião do conselho informal de Saúde do bloco, realizado em Sopot, na Polônia. Os ministros da Saúde dos países-membros apoiaram também uma revisão do sistema comunitário de alerta alimentar.

No início da semana, a UE já havia identificado a provável causa do surto: sementes de feno-grego importadas do Egito entre os anos de 2009 e 2010. Imediatamente foi ordenada a proibição da importação e venda desse produto em todo o bloco.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Animais Peçonhentos


Recebemos do colega e amigo Guilherme Carneiro Reckziegel coordenador do GT-Animais Peçonhentos da Unidade Técnica de Zoonoses por Roedores e Outros Agravos de Importância Epidemiológica - URA/CGDT/DEVEP/SVS/MS , o Clipping Animais Peçonhentos - Ministério da Saúde - junho/2011

Clique abaixo para baixar o material, boa leitura

Riscos para a saúde

Imagem UFSC


Alimentos contaminados no processamento podem oferecer riscos para a saúde humana

Publicado por Mônica Pileggi, da Agência FAPESP, publicada pelo EcoDebate

Especialistas destacam os cuidados que devem ser tomados durante o processamento de alimentos para evitar a contaminação e riscos à saúde humana

Os resíduos e contaminantes químicos orgânicos e inorgânicos capazes de apresentar riscos para a saúde humana estiveram em destaque no 10º Simpósio Internacional Abrapa de Inocuidade de Alimentos, realizado nos dias 20 e 21 de junho, em São Paulo, pela Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (Abrapa).

O evento, realizado no Conselho Regional de Química, teve como objetivo ressaltar os aspectos atuais da segurança química e microbiológica da alimentação humana em todo o mundo, com destaque para o Brasil. Para isso, representantes de órgãos como o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura apresentaram resultados de estudos e de iniciativas na área.

Saúde da pessoa idosa

Com o tema “Prevenção de quedas”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta sexta-feira, dia 1º, o “I Encontro Municipal de Saúde da Pessoa Idosa”. O Encontro realizado no Centro Administrativo Municipal Virgílio Galassi foi direcionado principalmente para profissionais de saúde, mas a população geral também participou. A escolha do tema pela SMS reflete um cuidado em assegurar qualidade de vida e autonomia aos idosos.

Fonte: Portal PMU. Cliqe aqui e veja imagens do seminário

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ano do Morcego

Fundamentais para a natureza


Por meio de seu programade Meio Ambiente, a ONU se esforça para modificar o conceito que a maioria das pessoas temdos morcegos. Excelentes polinizadores e disseminadores de sementes, esses mamíferos são essenciais à preservação do ecossistema

Veja instrutiva e rica matéria sobre os morcegos no Correio Braziliense clicando AQUI

Ano do Morcego II


O UNEP, no âmbito da Convenção sobre a conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CSM) e do Acordo de Conservação das Populações Européias de Morcegos, elegeu o ano de 2011-2012, como o ANO INTERNACIONAL DO MORCEGO. Considerando a sua missão de promover a conservação da biodiversidade brasileira, a Fundação Biodiversitas se juntou PCMBr, que no Brasil é coordenado pela pesquisadora Ludmilla Aguiar, com vistas a apoiar as ações do Programa, bem como a divulgar a importância da conservação dos morcegos brasileiros.

Leia mais no site do PCMBr - Programa para a Conservação dos Morcegos Brasileiros