Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Febre amarela

Mais de 190 mil pessoas devem tomar a vacina contra a febre amarela

Doses gratuitas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do Município




Mais de 190 mil pessoas devem tomar a vacina contra a febre amarela
Doses gratuitas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do Município

A vacinação é a única forma de prevenção contra a febre amarela, doença causada pela picada de mosquitos infectados pelo vírus flavivirus. A vacina é recomendada para pessoas com idade a partir de nove meses e que vão entrar em contato com áreas de matas e florestas.

Em Uberlândia, as doses estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde do Município. No ano de 2001, uma campanha foi realizada na cidade para reforçar a imunização da população. Como o prazo de validade da vacina é de 10 anos, é necessário que as pessoas tomem novamente a dose para ficarem protegidas da doença.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Aparecida dos Santos, o índice de cobertura da vacina contra a febre amarela atualmente é de 68,75% (415.941 pessoas), sendo que a meta é de 100%.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Congresso da Juventude

“A cidade conectada ao seu mundo”
é tema do 5º Congresso da Juventude




A juventude mostrará e discutirá suas ideias e anseios no 5º Congresso da Juventude, que será realizado na próxima quarta-feira (28), das 8h às 12h, no Sabiazinho. A expectativa é que o evento reúna cerca de 3.500 mil participantes de 14 a 24 anos, de 95 escolas das redes municipal, estadual, federal e particular.

Nesta edição, o tema central do Congresso será “A cidade conectada ao seu mundo”. O primeiro palestrante é o jornalista, chargista, roteirista, desenhista, cartunista e músico, Maurício Ricardo Quirino.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011


Comunidade LGBT homenageia Prefeito Odelmo Leão

A cerimônia de entrega dos Troféus “Cacá Martins” e “Pâmela Volp -Visibilidade Trans” aconteceu na noite desta sexta-feira (23), no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. A solenidade faz parte da programação da 7ª Semana Cultural do Orgulho de Uberlândia, evento realizado pela Associação Homossexual de Ajuda Mútua (Shama) em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação de Travestis e Transexuais do Triângulo Mineiro (Triângulo Trans). Autoridades, representantes de entidades, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e a comunidade participaram da solenidade.

Cacá Martins

O prefeito Odelmo Leão foi a personalidade política homenageada pelo Grupo Shama com o troféu Cacá Martins. Quem recebeu a premiação foi Maria Hilda Leão, filha do prefeito.

De acordo com Marcos André Martins, presidente da Associação, a atual administração é uma das principais parceiras na defesa dos direitos do movimento. ”Esta é uma honraria concedida a pessoas e entidades que colaboram, trabalham em prol e apóiam o engajamento da comunidade LGBT. O prefeito é uma destas. Ele tem feito a diferença”, explicou Marcos André Martins, presidente da Associação.

Antes chamado de Arco-Íris, o troféu ganhou o nome de Carlos Martins Ribeiro, mais conhecido como Cacá Martins. O decorador era um militante do movimento em Uberlândia e faleceu em maio de 2008.

Visibilidade Trans

Ana Paula Procópio Junqueira, secretária de Governo e Comunicação, e outras 12 personalidades receberam o troféu Pâmela Volp -Visibilidade Trans. “Realizamos esta cerimônia de entrega há mais de quatro anos e sempre homenageamos aqueles que ajudam direta ou indiretamente na defesa de travestis, na luta pela inclusão social e igualdade. Ana Paula sempre nos recebeu bem e fez de tudo para que a comunidade compreendesse a necessidade de se respeitar a identidade e escolha de cada um”, contou Pâmela Volp, presidente da Triângulo Trans.

A secretária de Governo e Comunicação reforçou a importância de organizações que trabalham em prol da causa em Uberlândia e reiterou o apoio. “Este é um momento especial para mim e para todas as pessoas que batalham pela justiça social, como o prefeito Odelmo Leão. Sempre estarei disposta a colaborar com iniciativas como esta”, expôs Ana Paula.

Fonte: Portal PMU

Segurança na infância


Resultados debate: impactos das políticas de segurança na infância

Colóquio internacional em São Paulo discute medidas para enfrentar a violência contra a infância e adolescência na América Latina

O cenário de múltiplas modalidades de violência cometidas contra crianças e adolescentes na América Latina e algumas propostas para enfrentá-las estiveram em debate no Colóquio Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência, que aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro no Centro Universitário Maria Antonia da Universidade de São Paulo.

Impulsionado por Equidade para a Infância América Latina, organizado em conjunto com a Rede Nacional Primeira Infância, o Instituto Arcor e Fundação Arcor e o Instituto C&A, e contando com o apoio do CIESPI e da Rede ANDI, o evento reuniu representantes do governo, organizações não governamentais, acadêmicos e especialistas em responsabilidade social que trabalham com e para a infância.

Veja mais

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Boca de cena

Convite


Cata-treco

Medidas simples eliminam focos do mosquito da dengue



A Prefeitura de Uberlândia desenvolve um trabalho permanente e preventivo para controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, mas é preciso também contar com a participação da população. Somente no período de estiagem, os cerca de 400 agentes de saúde do Programa de Controle e Combate à Dengue realizaram mais de um milhão de ações de vigilância na cidade.

As principais são as visitas comerciais, domiciliares, ferros-velhos, vedação de caixas d’água, recolhimento de pneus, inserção de peixes que se alimentam das larvas do inseto em tanques de decantação e projetos de educação em saúde em escolas e empresas.

Com o período de chuvas se aproximando, a administração municipal está reforçando o pedido de apoio da população para que ela continue parceira no combate à dengue. Medidas simples, como limpar os pratinhos de plantas, lavar os bebedouros de animais e retirar dos quintais e terrenos vagos objetos que acumulam água contribuem para a eliminação de focos do mosquito.

Orgulho LGBT

(No Jornal Correio)

Temas de preocupação da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros (LGBT) e da comunidade em geral ganharam destaque em rodas de discussão e palestras nesta semana e continuam em pauta até domingo, quando acontece a 10ª parada de Orgulho LGBT de Uberlândia. A parada com o tema “Uma década construindo nossa cidadania” fecha a programação da 7ª Semana Cultural do Orgulho LGBT e tem expectativa de público de 30 mil pessoas.

O evento promovido pela Associação Homossexual de Ajuda Mútua de Uberlândia (Shama), com o apoio de órgãos federais e municipais, contempla nesta edição um leque maior de discussões e um espaço durante a parada para a realização de testes rápidos de Aids e hepatites B e C, além de ônibus itinerante com serviços do Bem Social. “A ideia é discutir na semana, antes da parada, temas que ajudem a lidar com toda forma de diversidade. Buscamos cada vez mais opções por meio de parcerias e temos conquistado mais abertura na sociedade”, afirmou o presidente da associação, Marcos Martins.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundial do Coração





Ação em Uberlândia alerta para cuidados com o coração
TV Integração e Hospital Santa Catarina realizam Caminhada Mundial do Coração

A TV Integração e o Hospital Santa Catarina realizam no próximo sábado (24) a 2ª Caminhada do Dia Mundial do Coração e Bem Viver. A ação acontece no Parque do Sabiá, das 8h às 13h, e tem como principal objetivo fazer um alerta para a prevenção das doenças cardiovasculares.
Uma equipe do hospital vai estar à disposição da população para realizar atendimentos gratuitos de aferição de pressão arterial, teste rápido de hepatite C, atualização do cartão de vacinas, cálculo de IMC (índice de massa corporal) e teste de glicemia capilar para verificação da taxa de diabetes.
Os casos com indicação clínica serão encaminhados para uma equipe de cardiologia que vai estar no local para realizar eletrocardiogramas com laudo a distância por meio da telemedicina. A programação inclui também sessões de massoterapia, atividades recreativas, apresentações artísticas e aulas de ginástica e alongamento.
E falando em saúde e qualidade de vida, o programa Bem Viver, apresentado por Mônica Cunha, será transmitido ao vivo do local do evento, a partir das 12h.
A abertura do evento será feita com uma caminhada de cinco quilômetros na pista do Parque do Sabiá. Todos os serviços serão gratuitos e o evento é aberto ao público.

Dia Mundial do Coração
No sábado (24) é comemorado o Dia Mundial do Coração. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prematura e são resultado de uma combinação de fatores de risco, como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta.
A melhor forma de prevenir ou adiar o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável, praticar exercícios físicos regularmente e manter a distância do cigarro.



Mais informações
Analista de Comunicação – Caroline Hendges
Telefones: (34) 3218-3351 ou 9917-8416
Email: caroline.hendges@tvintegracao.com.br

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Blog do Ministério da Saúde

Ministério lança Blog da Saúde

Nova ferramenta tem o objetivo de mobilizar a sociedade para assuntos de saúde e estreitar relação com comunidade virtual

O Ministério da Saúde lançou o Blog da Saúde (www.blog.saude.gov.br), ferramenta que fornecerá conteúdos de notícias, apresentações, fotos, infográficos, áudios, vídeos, peças publicitárias e conferências via web. O objetivo do Ministério é prestar informações ao cidadão e mobilizar a comunidade virtual para campanhas de utilidade pública, ações de promoção da saúde e temas relevantes como doação de sangue, medula, órgãos, enfrentamento ao crack e outras drogas, prevenção contra AIDS e dengue.

De acordo com a área de Redes Sociais do Ministério, cerca de 560 blogueiros brasileiros já colaboram de forma espontânea com mobilizações na internet. O Ministério da Saúde quer ampliar essas parcerias, fornecendo conteúdos específicos.

O Blog da Saúde será dividido por temas. O destaque é a área “Você e o SUS”, que será dedicada exclusivamente a conteúdos enviados pela população. A editoria contará ainda com participação do Comunica SUS, rede que abrange cerca de 1,3 mil assessores de comunicação das secretarias estaduais e municipais, prefeituras e órgãos vinculados ao Ministério para divulgação de suas ações. Neste ambiente, será feita troca de experiências e sugestões.

ATUAÇÃO NAS REDES – O Ministério da Saúde já mantém forte atuação nas Redes Sociais. Além da produção de diversos conteúdos no Twitter, o Ministério possui perfis oficiais no Orkut, Facebook, Flickr, YouTube, Slideshare, Soundcloud e Formspring. Neste último, mais de 14,5 mil questionamentos foram respondidos. O perfil minsaude no Formspring é hoje um dos maiores bancos de respostas sobre Saúde na América Latina.

Fonte: Agência Saúde

Doenças negligenciadas


Fármacos para doenças negligenciadas

Pesquisadores buscam identificar receptores biológicos alvos e desvendar suas estruturas para descobrir moléculas candidatas a novos fármacos. Assunto foi discutido no Ciclo de Conferências do Ano Internacional da Química 2011

Leia em mais AQUI

Encontro de Farmacêuticos

Mais de 400 profissionais e estudantes
participam do Encontro de Farmacêuticos


O “I Encontro de Farmacêuticos”, promovido pela Prefeitura de Uberlândia e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), entidade que administra o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, reuniu nesta terça-feira (20), no Center Convention, mais de 400 pessoas em um evento inédito e gratuito para profissionais e estudantes de Uberlândia e região.

Na pauta de debates, os avanços da assistência farmacêutica no Brasil, as novas ações e tecnologias em saúde e o papel do farmacêutico na saúde pública. O gerente de Farmácia das Instituições Afiliadas da SPDM, Márcio Valenta, foi um dos palestrantes. Para ele, a realização do evento é uma oportunidade para os profissionais visualizarem de forma mais ampla as possibilidades de atuação do farmacêutico.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Qualidade de vida




Semana Nacional da Pessoa com
Deficiência discute qualidade de vida


No primeiro dia de atividades da 13ª edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, mais de 180 pessoas debateram temas voltados para o bem-estar da pessoa com deficiência.

O evento foi aberto nesta segunda-feira (19) pelo médico urologista da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Ricardo Garcia de Freitas, e por Tânia Berbert Ferreira, da Secretaria Municipal de Saúde, que falaram sobre qualidade de vida e gestão da rede de Atenção à Saúde para as pessoas com deficiência.

Alcoolismo

Via @apjunqueira

Mortalidade do alcoolismo no Brasil é quase tão grande quanto a do crack
Estudo da Unifesp revela que 17% dos dependentes atendidos morreram após cinco anos; na Inglaterra, o índice é de 0,5%; violência e doenças relacionadas ao vício em álcool foram as principais causas de morte; religião é apontada como fator de proteção

Curso




CURSO DE VISITAÇÃO HOSPITALAR


Datas e Horários:

14 de outubro (Sexta) 19:00 às 21:30
15 de outubro (Sábado) 08:00 às 11:30 / 14:00 às 17:00
16 de outubro (Domingo) 08:00 às 10:00

Professores:

Zilão - Coordenador do Prohumanos Brasil
Pedro Henrique - Coordenador Prohumanos Centro Oeste

Inscrições:

BADULAKES.CIA
Av. João Naves de Ávila, Nº 165 loja 04
Centro Uberlândia-MG Fone: (34) 3225-4247

Investimento:
40,00 no ato da inscrição

OBS: O curso é pré-requisito para futuros voluntários ONG.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Comunicado


COMUNICADO


Comunicamos que, a Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde, o Programa Saúde Todo Dia, Biblioteca / Videoteca, o Núcleo de Divulgação em Saúde, a Vigilância Epidemiológica (VIGEP), a Vigilância Ambiental, a Vigilância Sanitária (somente os setores de projetos e arquivos), a Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde, a Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Controle de Gestão, Ouvidoria e o Programa de Controle da Tuberculose, estão em novo endereço:

ANEXO 2 DA SMS: Av. Ortízio Borges, nº196 (antigo prédio do Ministério Público) Bairro Santa Mônica.

Térreo:

Recepção

Auditório

Ouvidoria

Arquivos da VISA

Centro de documentação (biblioteca)


1º andar:

Sala 101A – Administração e cozinha

Sala 101B - Núcleo de estágios

Sala 102 - Núcleo de Divulgação em Saúde

Sala 103 - Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde

Sala 104 - Programa Saúde Todo Dia

Sala 106 - Sala para Capacitações


2º andar:

Sala 201 - Sala de reuniões

Sala 202 - Coordenação Técnica

Sala 203 e 205 - Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde

Sala 204 e 206 - Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Controle de Gestão


3º andar:

Sala 301 e 304 - VIGEP

Sala 303 - Programa de Controle de Tuberculose

Sala 305 - Vigilância Sanitária

Sala 306 - Vigilância Ambiental

Obs: Estas informação estão passíveis de mudança.

Qualquer informação favor entrar em contato pelo telefone com a administradora do prédio, Rosângela: 3229-6360

Por enquanto não há ramais, por isso qualquer comunicação somente pelo telefone acima ou via e-mail:

Administração do prédio: rocazzi2009@gmail.com

Diretoria de Gestão de Pes. e Educação em Saúde : dgp@uberlandia.mg.gov.br

Núcleo de estágios: estagios@uberlandia.mg.gov.br

Núcleo de Divulgação em Saúde: scis@uberlandia.mg.gov.br

Programa Saúde Todo Dia: educacaosaude@uberlandia.mg.gov.br

Biblioteca / videoteca- E-mail: bibliotecasaude@uberlandia.mg.gov.br

Diretoria de Planejamento e Informação em Saúde: dps@uberlandia.mg.gov.br

Comissão de Acomp. Avaliação e Controle de Gestão: dps@uberlandia.mg.gov.br

Vigilância Epidemiológica – E - mail: vigep@uberlandia.mg.gov.br

Vigilância Sanitária: vigsanit@uberlandia.mg.gov.br

Vig. Ambiental: visaambiental@uberlandia.mg.gov / vigsanit@uberlandia.mg.gov.br

Programa de Controle da Tuberculose: tbcudi@yahoo.com.br

Ouvidoria da Saúde: ouvisaude@uberlandia.mg.gov.br

Seja legal no trânsito



Prefeitura lança campanha para um trânsito mais humano e seguro
Conjunto de ações foi apresentado pelo prefeito Odelmo Leão


Seja legal no trânsito. Com este tema e para reforçar que o trânsito é um dos principais itens para uma cidade mais humana e segura, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, apresentou nesta sexta-feira (16), na sala de reuniões de seu gabinete, o conjunto de ações da campanha da Semana Nacional do Trânsito.

Em todo o país, a Semana será promovida de 18 a 25 de setembro, mas em Uberlândia a ideia é estender as atividades. “A Semana do Trânsito tem dia e hora para começar, só que aqui nós vamos continuar com as atividades e fazer uma campanha permanente para darmos ainda mais atenção ao trânsito da nossa cidade e das nossas rodovias junto com os parceiros que estão conosco nesse trabalho”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Farmacêuticos

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las



Programação do Encontro

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pratique Saúde

Recebemos de Wilma Silva Nunes Amorim



O sedentarismo (falta ou ausência de atividade física) está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Sedentarismo também pode ter impacto em outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta, triglicérides altos, baixos níveis do (bom) colesterol HDL, e diabetes.

Atividade física regular pode melhorar esses fatores de risco. Adultos devem praticar atividades físicas de intensidade moderada pelo menos por 30 minutos na maioria dos dias da semana. Por isto, a UBS Custodio Pereira incorpora na sua rotina de trabalho, a partir do dia 19 de setembro, o projeto "Pratique Saúde: Atividade física ao alcance de Todos".

O objetivo do projeto é oferecer á população, principalmente aos portadores de doenças cardiovasculares, a possibilidade de realizar atividade física acompanhada por profissionais de saúde, educador físico e fisoterapeuta.


Apoio: Projeto Mais Ativo, Mais Saúde e Residência Multiprofissional HC/UFU.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Casa nova

Saber SUS

Capacitação do SUS irá abordar Aplicação do PAB e Incentivos Financeiros da Atenção Básica

Será discutido também as mudanças trazidas pela criação do Termo de Ajuste Sanitário e as recentes mudanças trazidas pelo decreto Federal nº 7507, que limita a autonomia contábil na gestão dos recursos federais.

Estes e demais assuntos pertinentes serão discutido neste encontro.

Será oferecido aos participantes consultoria on-line por 30 dias, com objetivo de esclarecer as dúvidas decorrentes da aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Fonte: BrasilSUS

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

De Rubia para Kézia

Sempre que pensarmos no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelomo Leão Carneiro, pensaremos na Kézia.

Kézia foi uma das primeiras colaboradoras da SPDM a vir para Uberlândia, tão logo iniciou-se os processos de implantação do nosso Hospital Municipal. Admiradora incondicional do Hospital dedicou-se a ele com muito empenho e comprometimento. Como toda implantação de um hospital do porte do HMMDOLC é complexa, Kézia estava sempre presente a frente das questões administrativas, superando as dificuldades, com otimismo e determinação.

Por eu estar envolvida diretamente com a implantação do HMMDOLC, é minha rotina todas as manhãs ao abrir minha caixa do e-mail institucional, verificar o e-mails da Kézia. Trocávamos estes e-mails diariamente, sempre com o objetivo de caminharmos para o funcionamento pleno do Hospital.

Mas nos finais de semana, nos e-mails pessoais também trocávamos mensagens. Kézia era católica, muito religiosa. Tinha muita fé em Deus. O ultimo e-mail que recebi no meu e-mail pessoal foi no dia 04/09, transcrevo aqui agora:

" As vezes quando tudo dá errado acontecem coisas tão maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo "
“Entra na minha casa...

Entra na minha vida...

Mexe com minha estrutura...

Sara todas as feridas...

Me ensina a ter santidade...

Quero amar somente a Ti!

Por que o Senhor é o meu Bem maior...

Faz um milagre em mim! "

Vai ser muito difícil não encontrar mais estes e-mails em minha caixa postal, por isso Kézia, me mande e-mail do céu!!!!

Nota de Falecimento

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos com muito pesar o falecimento de Kézia Vilela, Gerente Administrativa do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro ocorrido hoje e a Missa em Intenção ocorrerá na Catedral Santa Terezinha 09/09/2011 às 18hs.

Da Kézia Vilela ficará nas nossas lembranças, sua simplicidade, amizade, carisma, e pelo belíssimo exemplo de vida e dedicação ao trabalho, principalmente na implantação do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.

Dia do Médico Veterinário

Parabéns a todos colegas por nosso dia !

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Leucemia

Foto: Antonio Scarpinetti/Ascom/Unicamp Priscila Pini Zenatti, autora da tese

Pesquisadores brasileiros descobrem uma das causas da leucemia

Estudo revela que a proteína IL7R defeituosa leva à proliferação descontrolada das células na leucemia linfoide aguda T

Um artigo divulgado pela revista Nature Genetics, no início de setembro, descreve pela primeira vez uma mutação ativadora na proteína IL7R (Receptor da Interleucina 7) causadora da leucemia. Após cinco anos de estudo, a pesquisa que envolve autores brasileiros revela que a proteína IL7R defeituosa leva à proliferação descontrolada das células na leucemia linfoide aguda T (LLA-T). Foram estudados 201 pacientes com leucemia linfoide aguda T, sendo 68 provenientes do Centro Infantil Boldrini, de Campinas.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conversa como o MS

As redes sociais são para nós técnicos antes de mais nada um atalho para a informação e proximidade com o poder. Poder este que antes se mantinha isolado, inatingível para nós simples mortais. Facilitar este contato é atitude democrática e justa, é uma chance de não apenas ouvir, mas de tentar pelo menos, interferir. Sabendo usá-las se tornam fantásticas ferramentas de crescimento profissional e de ajuda.
Segue prosa nossa com o Ministério da Saúde sobre a Vacina contra Raiva Animal

Pergunta de William H Stutz

Será que o Senhor Ministro poderia vir a público e explicar em cadeia nacional o problema da vacina antirábaica animal. Nós aqui na ponta é que temos que segurar a barra. Por favor um esclarecimento público ajudaria e muito

Resposta do Ministério da Saúde

Wiliam,
O Ministério da Saúde definiu junto ao laboratório responsável pelo fornecimento da vacina antirrábica para cães e gatos – o Tecpar – a realização de novas análises laboratoriais desta vacina. Isso se faz necessário para que não ocorram reações adversas nos animais, a exemplo do que ocorreu em 2010. Esses novos testes provocaram atrasos em relação ao cronograma de entrega das vacinas, estabelecido anteriormente para maio de 2011.

Dada a importância da vacinação de cães e gatos como medida de prevenção e controle da raiva humana e das coberturas vacinais adequadas, o Ministério da Saúde comprou do laboratório Merial, em caráter de urgência, 10 milhões de doses. Este total é o disponível no mercado mundial para aquisição imediata e será utilizado exclusivamente nas áreas de maior rico de circulação viral (variação canina), em cronograma a ser definido assim que chegar este lote de vacinas importadas ao Brasil.

Após análise da situação epidemiológica da raiva no país, o Ministério da Saúde estabeleceu como estados prioritários aqueles que apresentaram casos de raiva canina ou humana (por variante canina) nos últimos três anos, que são: MA, CE, PE, PA, PI, RN, PB, BA, AL, SE e MS. O Estado de São Paulo não apresenta casos de raiva humana transmitida por um cão desde janeiro de 1997. E, em 1998, também foi registrado o último caso de transmissão de cão para cão. O Estado, portanto, será incluído em uma próxima etapa de distribuição da vacinação, junto com os demais estados. A previsão de 31,9 milhões de doses adquiridas para a vacinação 2011 está mantida.

Vale salientar que o Ministério da Saúde dispõe de um estoque estratégico de vacinas (cerca de 1 milhão de doses) para bloqueio de eventuais focos de raiva em cães e gatos em todo o Brasil. Ou seja, caso o vírus da raiva com transmissão por cães volte a circular naquele estado, o Ministério da Saúde está preparado para, imediatamente, realizar a vacinação de bloqueio.

Replica de William H Stutz

Nós técnicos temos acesso a esta informação. Mas a população não. Ainda acho que o Sr. Ministro em horário nobre, ajudaria em muito a aliviar o stress da população no que diz respeito a vacinar seus animais. Há 29 anos assumimos esta responsabilidade, desde 1987 não temos um caso de raiva de cão ou gato sequer. Mas Temos monitorado a circulação do vírus em morcegos urbanos e já encontramos pelo menos 6 animais positivos. No último caso fomos informados pela GRS Uberlândia órgão da SES/ MG que não tinha vacina nem para o bloqueio, ficou sem ser feito; passei as últimas 3 décadas em permanente luta contra a raiva, portanto podem imaginar a frustração pessoal e profissional. Entendo o problema pelo qual o MS está passando e sei da vontade em solucioná-lo, apenas peço outra vez: informem a população, a maior interessada




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DMAE: Apelo à população


Devido à prolongada estiagem e às previsões de ausência de chuva, o DMAE pede a toda a população e às empresas que economizem água para que o abastecimento continue beneficiando a todos.

O DMAE está realizando obras para aumentar a produção e a reservação de água, mas nesse momento precisa da sua colaboração.

Use a água somente para as necessidades básicas, evitando desperdícios como lavar calçadas e carros com mangueira.

Água. Sabendo usar não vai faltar.

Fonte: Portal PMU

quinta-feira, 1 de setembro de 2011