Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aedes sob controle



A Secretaria de Saúde realiza um trabalho diário contra a dengue em Uberlândia. Por meio do Programa de Combate à Dengue, agentes percorrem toda a cidade recolhendo materiais que possam acumular água e instruem os moradores sobre como evitar a doença. Junta-se a isso o empenho da população em não deixar água parada. O trabalho em conjunto reflete-se em baixos indíces, como demonstra o Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (Lira), que, em outubro, apontou em Uberlândia um índice de 1,1%. No último levantamento, no mês de março, o Lira foi de 3,8%.

“O número é baixo e de controle absoluto, considerando as variáveis do Município”, esclarece José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Combate à Dengue.

Nesta época do ano, começam as chuvas, o que pode agravar essa incidência, mas, de acordo com Arruda, embora já existam focos por este motivo, a predominância é de depósitos artificiais que dependem unicamente da água colocada pelo morador. “Por isso a importância de cada um prestar atenção na própria casa e cuidar desses locais onde o mosquito se reproduz”, completa Arruda.

Clamídia atinge 9,8%

Clamídia atinge 9,8% das jovens entre 15 e 24 anos, diz pesquisa

O estudo foi feito pelo Centro de Referência e Treinamento em CRT/DST-Aids, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e abrangeu 2.071 jovens, das cinco regiões do país

Um estudo nacional revelou que 9,8% das jovens entre 15 e 24 anos atendidas em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) foram diagnosticadas com infecção por clamídia e 4% delas também tiveram resultado positivo para gonorreia. O estudo foi feito pelo Centro de Referência e Treinamento em CRT/DST-Aids, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e abrangeu 2.071 jovens, das cinco regiões do país.

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres. Pode também ser transmitida da mãe para o bebê na passagem pelo canal do parto. Atinge a uretra os órgãos genitais, podendo chegar à região anal, à faringe e causar doenças pulmonares. Pode ainda causar infertilidade masculina e feminina, além de aumentar de três a seis vezes o risco da infecção pelo HIV.

De acordo com o coordenador do estudo no CRT/DST-Aids, Valdir Monteiro Pinto, a infecção pode não apresentar sintomas em até 80% das mulheres e em 50% dos homens. Quando existem sintomas, os mais comuns são dor ou ardor ao urinar, aumento do número de micções, presença de secreção fluida em homens e mulheres, e somente nas mulheres perda de sangue nos intervalos do período menstrual, dor durante as relações sexuais, dor no baixo ventre e doença inflamatória pélvica.

"A mulher infectada pela Chlamyda trachomatis durante a gestação está mais sujeita a partos prematuros e a abortos. Nos casos de transmissão vertical, na hora do parto, o recém-nascido corre o risco de desenvolver um tipo de conjuntivite e pneumonia", disse o médico.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
De acordo com as informações do médico, não há vacina contra a clamídia e a única forma de prevenção é o sexo seguro com o uso de preservativos. O tratamento é feito com antibióticos específicos e deve incluir o tratamento do parceiro ou parceira para garantir a cura e evitar nova infecção.

Confira ainda

Confira a matéria e o vídeo!

Dr. Celso Granato, médico infectologista, comenta a respeito da infecção por clamídia

Autor: Flávia Albuquerque
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Medicamento suspenso

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Anvisa suspende comércio de antirretroviral usado no tratamento da aids


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão da distribuição, do comércio e do uso do medicamento Lamivudina 10 miligramas, solução oral. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (26-10-2011).

O produto fabricado por uma indústria goiana é um antirretroviral usado no tratamento de pacientes com aids. A medida foi adotada principalmente em função de notificações repassadas à Anvisa, relacionadas ao aspecto do medicamento.

Autor: Christina Machado
Fonte: Agência Brasil

Maldade humana


Estudo analisa o perfil psicológico de pessoas que abusam de animais
Pesquisa foi publicada no Journal of Interpersonal Violence

Pesquisadores da West Virginia University buscaram explorar as traços de personalidade e empatia em pessoas que abusam de animais. Segundo os cientistas, pessoas que maltratam animais podem apresentar tendência a comportamentos criminosos em geral, como assaltos, assassinatos e estupro.

Os cientistas analisaram os dados de um grupo de 29 estudantes universitários, os quais tinham relatado a prática de abuso de animal por, no mínimo, duas vezes. Os dados foram comparados com um grupo controle.

Os resultados indicaram abusadores de animais anterior mostraram mais comportamentos criminosos e foram mais propensos ao envolvimento com comportamento agressivo.

Na comparação dos resultados por gênero, obersou-se que as mulheres apresentaram escores mais baixos em empatia do que as mulheres participantes do grupo controle. O artigo encontra-se publicados no Journal of Interpersonal Violence.

Autor: SIS.Saúde
Fonte: Journal of Interpersonal Violence

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

V Ciclo de Planejamento

Clique na imagem para ampliá-la

Filhos, para que tê-los

Filhos...Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!

(Continue lendo o poema de Vinícius de Morais)


As revelações sobre o cérebro adolescente

Novas pesquisas decifram as transformações cerebrais que acontecem na adolescência, explicam comportamentos típicos e sugerem como lidar com eles

O que faz uma garota de 14 anos passar o dia inteiro emudecida, trancada no quarto? Ou ir do riso à fúria em menos de um segundo? Pode ser realmente difícil entender a cabeça de um adolescente. Para ajudar nesta tarefa, a ciência está empreendendo um esforço fantástico. Nos Estados Unidos, ele está sendo capitaneado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH). O órgão – um dos mais respeitados do mundo – está patrocinando uma linha de estudos focada na busca de informações para compreender o que está por trás das oscilações de humor e comportamentos de risco que marcam a adolescência. E as informações trazidas pelos estudos realizados até agora estão construindo uma nova visão da metamorfose sofrida pelos jovens. “O cérebro do adolescente não é um rascunho de um cérebro adulto. Ele foi primorosamente forjado por nossa história evolutiva para ter características diferenciadas do cérebro de crianças e de adultos”, disse à ISTOÉ o neurocientista americano Jay Giedd, pesquisador do NIMH e um pioneiro na investigação do cérebro adolescente.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bicho novo

Com uma semana de vida nova cria de Tiytus fasciolatus se prepara para descer das costas protetoras da mãe. Daqui para frente, se ficarem viram repasto da genitora

Clique nas fotos para belos detalhes da ninhada




Fotos William H Stutz, feitas no Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros de Uberlândia

Lixo importado


Anvisa divulga normas sobre reaproveitamento de tecidos usados por hospitais

A agência divulgou nota técnica para esclarecer os procedimentos que devem ser adotados em relação a reciclagem, reaproveitamento ou descarte de tecidos usados por hospitais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) advertiu que resíduos provenientes de serviços de saúde de origem internacional, com entrada ilegal ou clandestina no país, não podem ser reutilizados no Brasil. A agência divulgou nota técnica para esclarecer os procedimentos que devem ser adotados em relação a reciclagem, reaproveitamento ou descarte de tecidos usados por hospitais.

O comunicado foi enviado ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), para evitar novas denúncias de reutilização de lixo hospitalar proveniente dos Estados Unidos. Nas últimas duas semanas, mais de 46 toneladas de lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebês foram encontrados em contêineres apreendidos em Pernambuco.

Parte do material está sendo periciado pelo Instituto de Criminalística de Pernambuco para identificar se há vestígios de sangue ou fluidos corporais secos. O resultado das análises será enviado à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Equipamentos

Equipamentos de imagem do Hospital Municipal já estão em funcionamento

Radiografias e exames de ultrassom já estão disponíveis para os pacientes do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Três aparelhos de raio-x portáteis entraram em funcionamento no mês de setembro, conforme o cronograma previsto para a implantação do complexo hospitalar. Os equipamentos são todos importados, de última geração, e estão instalados no setor de Imagenologia. Possuem como diferencial a realização de radiografias totalmente digitais (sem uso de filmes radiológicos).

Além dos aparelhos de raio-x, três equipamentos de ultrassom e dois ecocardiógrafos também estão em funcionamento. Para utilizar os equipamentos, a equipe médica e técnica do Hospital recebe capacitação de especialistas da Siemens, fabricante alemã dos aparelhos. Com a conclusão recente da montagem de um tomógrafo computadorizado, um treinamento será realizado na próxima semana para os profissionais que vão operar o equipamento a partir do mês de novembro.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UBS Morumbi 3

Semana ¨Outubro Rosa¨
Foi realizado sala de espera durante toda a semana 17 a 21/10/2011, com a participação dos ACS Enfermeira, Tecnica, foram dadas imformações sobre Câncer de Mama e prevenção da mesma, foi mostrada a mama amiga para que as mulheres possam se conhecer e auto se examinarem como uma forma de demostração dos nodúlos localizados semelhantes ao aprecimento de nodulos na mama real, como e quando deve ser feito o auto-exame. Foi falado também sobre Câncer de Colo Uterino e sobre o Papanicolau. No fianl foi destribuidas lembrancinhas ¨Saches Perfumado¨ as presentes...

Rejane dos Santos Silva
Técnica de Enfermagem

Contra Chagas




Brasil dobrará produção de remédio , contra doença de Chagas diz ministro

País entregará 225 mil comprimidos para Médicos Sem Fronteiras. Produção deve atingir 3 milhões de unidades até 31 de dezembro

O Brasil vai dobrar a produção do medicamento para a doença de Chagas, o Benzonidazol, devido a um aumento de 113% na demanda pelo remédio. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante entrevista coletiva sobre a Conferência Mundial dos Determinantes Sociais em Saúde, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Com isso, a produção nacional passará de 1,5 milhão de comprimidos para 3,2 milhões, até 31 de dezembro. O Brasil é o único fabricante mundial do produto.O evento contou com a presença da diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, além de participantes de 120 países.



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Só dieta

Só dieta à base de vegetais reverte doenças cardíacas

Diga adeus a bifes, peixes, arroz branco e açúcar. Farinha e grãos, só integrais. Azeite de oliva, nem pensar.

Para o cirurgião americano Caldwell Esselstyn, 77, uma alimentação baseada em folhas, frutas, legumes e grãos integrais é o único jeito de evitar, deter e reverter doenças cardiovasculares.

Seu método, que vem sendo aperfeiçoado nos últimos 30 anos, é o tema do documentário "Forks over Knives" (trocadilho que quer dizer tanto "garfos sobre facas" quanto "garfos no lugar de bisturis"), lançado nos EUA e ainda inédito no Brasil.

O filme conta a história de pacientes de Esselstyn, médico da Cleveland Clinic (Ohio). Eles venceram problemas cardíacos e evitaram cirurgias ao adotar a dieta.




Nota do Blog da Saúde:
Os artigos assinados não refletem necessariamente nossa opinião e são de responsabilidade de seus autores.

Poluição

OMS informa: aumento da poluição afeta os olhos

Estudo da OMS mostra que nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes a média de poluição do ar por metro cúbico é igual a 40 microgramas - o dobro do recomendado.

A chegada da primavera e do período de queimadas piora a qualidade do ar. O efeito pode ser sentido nos olhos. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a maior concentração de poluentes no ar predispõe ao olho seco, alergia ocular, inflamação da córnea (ceratite) e da conjuntiva (conjuntivite). Só para se ter uma idéia, neste período do ano as crises alérgicas crescem 40%.

A estimativa é de que 20% dos brasileiros sejam alérgicos. O médico destaca que 6 em cada 10 portadores de alergia desenvolvem a doença nos olhos. Geralmente a alteração aparece durante a infância. Isso porque, entre crianças a doença crônica de maior prevalência é a asma que em muitos casos vem acompanhada de rinite. O problema é que a coceira nos olhos provocada pela alergia pode evoluir para o ceratocone. "A doença é a maior causa de transplante no País. Afina a parte central da córnea, membrana externa do olho, que toma a forma de um cone comprometendo a acuidade visual", afirma. Por isso, para prevenir a recomendação é evitar coçar os olhos e o contato com alérgenos - plantas, tapetes, cortinas e travesseiros de pena. A dica para diminuir a coceira é aplicar compressas frias. O tratamento com colírios só pode ser feito sob supervisão médica.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Biodiversidade

Museu de Biodiversidade do Cerrado será reinaugurado


Na próxima quarta-feira (19), às 16 horas, acontece a reinauguração do Museu de Biodiversidade do Cerrado como evento comemorativo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (Fade), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O Museu de Biodiversidade do Cerrado conta com exemplares da fauna e flora da região e fica aberto para visitação com acompanhamento de monitores de terça a domingo, das 8 às 17 horas. Para a reinauguração, a estrutura passou por renovação: as vitrines foram refeitas, novas placas explicativas sobre os animais foram expostas, além de novos animais do cerrado e aquáticos. “Nossa preocupação foi renovar também os recursos pedagógicos, com materiais tecnológicos, brincadeiras, jogos e livros”, explicou Daniela Jacobucci, coordenadora do projeto de modernização do museu.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia do Médico



Parabéns a todos profissionais médicos que seguem seu juramento à risca.

Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

Urgente - Doe sangue


Prezados Parceiros:

Bom dia! O Hemocentro Regional de Uberlândia registrou nos últimos dias uma
queda de 50% no comparecimento de doadores refletindo em baixa nos estoques
de sangue principalmente dos tipos O e A Positivo.
Estamos convidando doadores de todos os tipos de sangue a comparecerem em
nossa unidade para conseguirmos normalizar o atendimento.
Solicitamos aos parceiros que divulguem estas informações.

Horário de funcionamento :
  • Segunda a Sexta-Feira das 7 às 11:30 hs
  • Segunda e Quarta-Feira das 15 às 17:00 hs
  • Último sábado do mês (próximo dia 29/10) das 7 às 11:30hs

Segue em anexo as principais orientações para doação de sangue
Clique AQUI

Agradecemos o apoio e estamos à disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente,
Ludmilla Abrão
Captação de Doadores
(34) 3222-8801

Genéricos

Registro na Anvisa e prática clínica atestam qualidade de medicamento genérico

Confiabilidade dos medicamentos genéricos aumenta na classe médica

Este mês, a aquisição de 40% do Laboratório Teuto pela Pfizer completa um ano. Ao longo deste período, a atuação e a sinergia entre as duas empresas foram intensas e um dos resultados dessa parceria foi o incremento do portfólio. O Teuto cresceu no primeiro semestre desse ano 41 % em faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, e grande parte desse crescimento foi impulsionado pelo portfólio de genéricos completo e competitivo do laboratório.

O sucesso de vendas dos medicamentos genéricos não é para menos: Com a qualidade ratificada no momento do registro pela Anvisa e com preços no mínimo 35% menores que os medicamentos de marca, os medicamentos genéricos colaboram para que muitos brasileiros encontrem uma alternativa viável e segura para seguir as prescrições médicas corretamente.

Em colapso



Recursos naturais podem ter colapso em 40 anos, dizem especialistas

Previsão foi divulgada nesta segunda durante conferência em Londres. Por hora, três espécies de animais desaparecem do mundo, diz pesquisador

Uma previsão catastrófica do planeta Terra para os próximos 40 anos foi divulgada nesta segunda-feira (17) por especialistas da área de clima e saúde reunidos em uma conferência em Londres, no Reino Unido.

Segundo os pesquisadores, recursos naturais da Terra como comida, água e florestas, estão se esgotando em uma velocidade alarmante, causando fome, conflitos sociais, além da extinção de espécies.

Nos próximos anos, o aumento da fome devido à escassez de alimentos causará desnutrição, assim como a falta de água vai deteriorar a higiene pessoal. Foi citado ainda que a poluição deve enfraquecer o sistema imunológico dos humanos e a grande migração de pessoas fugindo de conflitos deverá propagar doenças infecciosas.

População protegida


Mais de 470 mil pessoas foram imunizadas neste ano em Uberlândia

Uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas não são os únicos critérios necessários para quem quer manter a saúde em dia. Especialistas garantem que o sistema imunológico também precisa de atenção especial. Nesta segunda-feira (17), é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, data que reforça a necessidade de cuidar da saúde de modo integral.

São as vacinas que ajudam o organismo a constituir uma barreira de proteção por meio da produção dos anticorpos. Por esta razão, a imunização é uma ferramenta de saúde pública indispensável. Em Uberlândia, o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde realiza um trabalho contínuo, com ações pautadas na promoção da qualidade de vida.

De janeiro a setembro de 2011, mais de 470 mil crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos foram imunizados contra sarampo, poliomielite, hepatite B, meningite, gripes sazonal e H1N1, dentre outros, na cidade. Trabalho que demonstra a preocupação da administração municipal com a promoção da saúde e o bem-estar da população.

“A união dos esforços da comunidade e do poder público foi imprescindível para o controle e erradicação de várias doenças no Brasil, em Minas Gerais e no nosso município. Quando pensamos na prevenção, o resultado é sempre positivo e traz benefícios para todo mundo”, expôs Maria Aparecida dos Santos, coordenadora da Central de Imunização.

Além de disponibilizar doses gratuitas nas 60 unidades de Saúde do município, postos volantes são instalados em praças, supermercados e terminais de ônibus durante as campanhas previstas no calendário oficial e realizadas no decorrer do ano. Iniciativa que facilita o acesso da comunidade ao serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal e garante total cobertura das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

“As pessoas precisam se lembrar que algumas doses requerem atualização, como a da febre amarela, que deve ser tomada de dez em dez anos. Além disso, existem os reforços da difteria e tétano, bem como a da gripe sazonal. Daí a importância de manter o cartão de vacina atualizado e acompanhar as camhttp://www.blogger.com/img/blank.gifpanhas”, apontou a coordenadora.

Imunização em números (de janeiro a setembro de 2011):
Crianças: 243.549 imunizadas
Adultos: 227.788 imunizados
Total: 471.337 imunizados

Vacinas BCG (bacilo de Calmette e Guérin), Rotavírus, Pneumo 10, Meningite C, Poliomielite, Tetravalente, Difiteria, Tétano e Coqueluche (DTP), Sarampo, Hepatite B, Triviral, Dupla Bacteriana, Febre Amarela, Anti-Rábica, Gripe, dentre outras.

Fonte: Portal PMU

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sal a beça


Diminui consumo de arroz, feijão, frutas e hortaliças e aumenta de sal e açúcar

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O país enfrenta, atualmente, uma espécie de transição nutricional, já que hábitos até então comuns como o consumo de arroz e feijão registraram queda, enquanto carnes gordurosas e alimentos embutidos passaram a ser amplamente consumidos. A avaliação é da coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Déborah Malta.

Em entrevista à Agência Brasil, ela explicou que o problema de alimentos como salsichas e linguiças é o alto teor de sal, responsável por aumentar o risco de doenças cardiovasculares. A presença de elevados níveis de açúcar na dieta do brasileiro, segundo a coordenadora, também representa uma agravante – sobretudo quando associada a um baixo consumo de frutas e hortaliças.

Leia mais

Grávidas e inativas


Grávidas deixam de fazer exercícios e risco de doenças aumenta

Uma pesquisa descobriu que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo de atividades físicas recomendado pela Secretaria e pela Organização Mundial da Saúde.

Uma pesquisa descobriu que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo de atividades físicas recomendado pela Secretaria e pela Organização Mundial da Saúde. A diminuição do nível de exercícios aumenta o risco de hipertensão, diabetes e ganho de peso na gravidez.
Ao longo do estudo, 127 mulheres grávidas, idades entre 16 e 40 anos, utilizaram o "pedômetro" - aparelho que mede o número de passos dados - além de responderem a questionários específicos. No início da gravidez, as mulheres se exercitavam por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua. O nível de atividades caiu 34% no segundo trimestre da gravidez. No terceiro, a redução foi de 41%, em relação ao início da gestação.

Leia mais

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dengue recua


Uberlândia registra queda de 66% em casos de dengue

Um trabalho permanente, baseado em ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue fez com que Uberlândia registrasse queda nos índices de casos confirmados da doença em 2011. Em comparação a 2010, a redução das notificações entre os mesmos períodos, de janeiro a agosto, foi de mais de mil e cem. Ou seja, cerca de 1.759 casos foram confirmados no ano passado, contra 604 neste ano: uma diminuição de 66%.

Estes indicadores comprovam a eficácia de uma iniciativa onde os investimentos feitos pela atual administração municipal garantem mais efetividade no enfrentamento ao Aedes aegypti. Continuamente, os mais de 400 agentes do Programa de Controle e Combate à Dengue realizam atividades para controlar a proliferação do inseto na cidade.

Só em 2011, mais de um milhão de ações de vigilância, como visitas domiciliares, em ferros-velhos, recolhimento de pneus, vedação de caixas d’água e projetos de educação em escolas e empresas foram executadas pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com José Humberto Arruda, coordenador do Programa, a queda nos números não se deve apenas ao trabalho feito pela Prefeitura de Uberlândia. “A população tem feito sua parte e colaborado com nossas atividades. Mas quando o assunto é dengue, não podemos descuidar. Em qualquer época do ano é imprescindível que a comunidade seja parceira nesta luta. Medidas simples, como retirada da água acumulada e limpeza de objetos que podem ser possíveis criadouros, contribuem para resultados ainda melhores”, explicou.

Fonte: Portal PMU

Lavar as mãos

Dia Mundial de lavar as mãos


Recebemos de Gabriella Vieira do Núcleo de Comunicação InterativaASCOM- Gabinete do
Ministério da Saúde

Clique para melhor visualizar

Repelentes caseiros

Recebemos de Marcão e recomendamos atenta leitura







Repelentes caseiros à base de extratos de plantas oferecem alguma proteção contra
picadas de mosquitos, mas seu efeito é bastante limitado; cientistas alertam para
os riscos da falsa sensação de segurança


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vacina contra dengue

Foto: EFE / Arquivo

Fiocruz anuncia fase de estudos clínicos de vacina contra dengue

Testes começarão nos centros da instituição nos estados do Amazonas, Ceará e Bahia e devem ser concluídos em quatro ou cinco anos


Como parte da estratégia nacional de combate à dengue, Exército monta tendas para atender a população

A vacina contra a dengue desenvolvida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai entrar em fase de estudos clínicos e deve ser concluída em quatro ou cinco anos, disse nesta terça-feira à Agência Efe o diretor de Bio-Manguinhos, unidade de vacinas da Fiocruz, Arthur Couto. Segundo ele, os testes começarão nos centros da instituição nos estados do Amazonas, Ceará e Bahia.

O pesquisador informou que os estudos "estão muito avançados", mas reconheceu que a farmacêutica francesa Sanofi-Aventis leva vantagem em seu projeto de vacina contra a dengue, que já está na etapa final de desenvolvimento.

"Estamos atingindo os objetivos, mas ainda temos uma caminhada pela frente. Nossa expectativa é chegar ao produto e concluir seu registro em quatro ou cinco anos", disse Couto.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dengue

Recebemos da colega Elaize Maria Gomes de Paula, Vigilância Epidemiológica - VIGEP os dados de dengue. Atualizado 11/10/2011, sujeito a alterações.

Para visualizá-los clique abaixo, documento em pdf

Urgências


Recebemos da amiga e colega Maria Moro, repassamos

A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar no âmbito do SUS todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna, e deve ser implementada gradativamente, em todo o território nacional, respeitando-se os critérios epidemiológicos e de densidade populacional. Constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências o acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção, que devem ser requisitos de todos os pontos de atenção.

Continue lendo [+]

No Terminal Central

Outubro Rosa orienta sobre câncer de mama no Terminal Central




Nesta segunda-feira (10), foram iniciadas atividades educativas contra o câncer de mama no Terminal Central. Profissionais da saúde estarão em um estande em frente à escada rolante do Pratic Shopping, de 8 às 18 horas até sexta-feira (14), esclarecendo dúvidas e orientando sobre a maneira correta de fazer o autoexame das mamas.

As orientações fazem parte da campanha Outubro Rosa, uma iniciativa mundial que tem adesão da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Beatriz Perfeito de Melo é supervisora municipal de aleitamento materno e faz parte do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Uberlândia. Ela é uma das profissionais que está orientando as pessoas que passam pelo local. Segundo ela, não só as mulheres têm interesse em saber como prevenir o câncer de mama. “Muitos homens também têm essa preocupação e informam suas esposas, um ato que considero uma prova de amor”, afirmou.

Para Lesli Beatriz Santos, as orientações foram importantes para relembrar o autoexame. “Eu já conhecia a técnica, mas quando era mais nova não me preocupava tanto em me cuidar. Mas agora quero iniciar esse hábito, principalmente porque na minha família há muitos casos de câncer”, contou a atendente.

Além das orientações, os visitantes recebem um folheto com recomendações e uma fita rosa para ser presa com alfinete na roupa, símbolo que representa a luta contra o câncer de mama.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mamógrafo Móvel



Fotos: André Brant / Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais


No mês em que o mundo se mobiliza pela prevenção ao câncer de mama, Uberlândia recebe um importante aliado contra a doença. O Mamógrafo Móvel, caminhão especialmente adaptado para prestar atendimento e serviços de mamografia gratuitos a mulheres com idade entre 45 e 69 anos, estará nos dias 21 e 22 no bairro Joana Darc. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal e integra as atividades programadas para o Outubro Rosa, ato simbólico que ilumina ambientes de acesso público com a cor rosa para sensibilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce.

Onze cidades serão beneficiadas pelo projeto itinerante, que é pioneiro em Minas Gerais e faz parte de um conjunto de ações práticas voltadas para ampliação da oferta de procedimentos de confirmação diagnóstica e otimização do uso da rede de mamógrafos no Estado.

Fonte: Portal PMU

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Comunicado

ATENÇÃO!

Fabiana Godoy Malaspina nos envia comunicado urgente

O prazo para envio de Projeto finaliza-se em 24 de outubro do corrente ano e NÃO será prorrogado!


O motivo deste é informar que foi publicado no Diário Oficial da União, Nº. 175, Seção 1, página 50, de 12 de setembro de 2011, a Portaria Nº. 277, de 09 de setembro de 2011, sobre o mecanismo de repasse financeiro do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal de Saúde, por meio do Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde, para implantação, implementação e fortalecimento da Política Nacional de Promoção da Saúde, com o objetivo de fomentar ações de vigilância, prevenção e redução das violências e acidentes e promoção da saúde e cultura de paz para o ano de 2011

O envio de Projeto para cada ente federado (Estados, Distrito Federal e Municípios) só será aceito se enviadas pelo formulário disponível no link
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=7120

Não serão aceitos projetos enviadas por e-mail, fax ou correio.


O período de cadastro será de 12 de setembro a 24 de outubro de 2011 e cada ente federado poderá enviar um ÚNICO Projeto.

Qualquer informação entrar em contato pelo telefone (61) 3306-7120 – Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde ou pelo e-mail cgdant@saude.gov.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prêmio Nobel

Volta e meia somos bombardeados com notícias sobre o Prêmio Nobel. Mas será que todos nós sabemos verdadeiramente o que é e o quê significa ser laureado com tamanha honraria?
Pensando nisso disponibilizamos o site oficial do mais cobiçado prêmio do planeta.

Para quem quiser informações detalhadas desde a criação e de quem já vou laureado com esta distinção ai vai o endereço: www.nobelprize.org
Boa leitura e ótima quarte-feira

terça-feira, 4 de outubro de 2011

11ª Exoepi

Recebemos de Fabiana Godoy Malaspina, do Ministério da Sáude, colega e grande colaboradora de nosso Blog da Saúde



Profissionais do SUS, em especial os que atuam nas áreas de vigilância em saúde, e profissionais da área de saúde em geral, têm até o dia 10 de outubro para se inscrever na 11° Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – Expoepi. O evento acontecerá entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro de 2011, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. As inscrições, que correrão por conta das secretarias ou dos próprios participantes, ficarão abertas aos profissionais das SES e SMS.
Mais informações e inscrições no endereço eletrônico www.expoepi.com.br

Antidepressivos

Medicamentos antidepressivos podem piorar a condição em longo prazo

Terapia prolongada diminui resposta do paciente ao tratamento farmacológico e reduz duração dos períodos sem sintomas


Revisão de estudos realizada por pesquisadores da Universidade de Bolonha, na Itália, revela que, em alguns casos, o uso prolongado de medicamentos antidepressivos (AD) pode aumentar a vulnerabilidade à depressão bioquímica e piorar o resultado do tratamento.

Os resultados mostram que a terapia a longo prazo pode diminuir a probabilidade de resposta do paciente ao tratamento farmacológico e reduzir a duração dos períodos sem sintomas.

Os líderes do estudo, Giovanni Fava e Emanuela Offidani, utilizaram pesquisas em bancos de dados, além de uma busca manual na literatura psiquiátrica por artigos que apontam para efeitos paradoxais dos antidepressivos.

Evidências clínicas foram encontradas, indicando que, apesar de medicamentos antidepressivos serem eficazes no tratamento de episódios depressivos, eles são menos eficientes na depressão recorrente e na prevenção de recaída.

Em alguns casos, os antidepressivos foram descritos como indutores de eventos adversos, tais como sintomas de abstinência no início da interrupção, fenômenos de tolerância e resistência e aceleração do ciclo em pacientes bipolares. Resultados desfavoráveis a longo prazo e efeitos paradoxais (indução da depressão e agravamento sintomático) também foram relatados.

Segundo os pesquisadores, todos os fenômenos podem ser explicados com base do modelo de oposição de tolerância.

O tratamento continuado de drogas pode recrutar processos que se opõem ao efeito agudo inicial de um medicamento. Quando termina o tratamento com a droga, esses processos podem operar sem oposição, pelo menos por algum tempo e acabam aumentando a vulnerabilidade à recaída.

Drogas antidepressivas são fundamentais no tratamento de episódios de depressão maior. No entanto, a avaliação e o teste do modelo de oposição de tolerância pode produzir informações importantes quanto ao tratamento a longo prazo e os efeitos duradouros derivados da terapia.

Fonte: http://www.isaude.net

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outubro Rosa

A Prefeitura de Uberlândia aderiu mais uma vez ao movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama.

Clique na imagem abaixo para saber mais

Saneamento Básico

Outubro Rosa

Outubro Rosa alerta diagnóstico precoce de câncer de mama



Durante o mês de outubro, ambientes de acesso público terão iluminação diferenciada. A Prefeitura de Uberlândia aderiu mais uma vez ao movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. Conhecida como Outubro Rosa, a iniciativa consiste em deixar, durante a noite, locais como o Centro Administrativo Municipal, a Casa da Cultura, o Hospital Municipal, a praça Tubal Vilela, o Mercado Municipal e a fonte da Igreja Nossa Senhora da Aparecida iluminados em tons cor-de-rosa.

O ato simbólico chamará a atenção de quem passar pelos locais a partir de sábado (1°). A proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce. A escolha pela tonalidade deve-se ao rosa ser a marca da luta contra o câncer de mama.