Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ecocaminhão

Coleta Seletiva também é Saúde!


Gradativamente, mais três bairros vêm sendo contemplados pela Coleta Seletiva, da Prefeitura de Uberlândia. As próximas localidades beneficiadas serão os bairros Martins, Bom Jesus e Osvaldo Rezende que estão recebendo as orientações dos servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A previsão é que até abril o projeto se consolide nesses locais. Antes da coleta se efetivar, em uma nova região, a Secretaria realiza visitas de casa em casa para explicar o funcionamento aos moradores.

Em determinados dias da semana, um ecocaminhão passa pelas ruas para recolher os materiais separados (papel, plástico, vidro e metal), conhecidos como lixo seco. Para ser diferenciado da coleta comum, o veículo é plotado com a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar. Dessa maneira, os moradores sabem que o caminhão está passando próximo à residência e colocam o saco com os materiais recicláveis na lixeira.

Ao todo, 13 bairros já consolidaram a Coleta Seletiva. São eles, Centro, Daniel Fonseca, Dona Zulmira, Fundinho, Luizote de Freitas, Mansour, Nosso Lar, Jardim Patrícia, Roosevelt, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Tibery e Tabajaras.

Todo o lixo recolhido durante a operação será encaminhado às entidades parceiras da prefeitura na reciclagem de lixo: Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos de Uberlândia (Arca), Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (Coru) e Associação dos Coletores de Plástico, Pets, PVC e Outros Materiais Recicláveis (Acopppmar).

“A proposta é facilitar a separação e a destinação do material para reciclagem. O projeto consolida o sistema municipal de gerenciamento de resíduos, formado por outros projetos como o Cidade Limpa e os Ecopontos”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira.

Fonte: Agência de Notícias Portal PMU