Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Todos contra dengue


Escolas da rede pública de Uberlândia recebem até o dia 15 de março a visita dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde do projeto de mobilização pedagógica contra a dengue. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Programa Municipal de Combate à Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A estratégia educativa e preventiva é tornar os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamentalmultiplicadores do conhecimento. Assim, eles aprendem sobre a doença e as formas de transmissão e reconhecem o que deve ser feito para evitar a formação de focos. “As crianças mobilizam a família e inserem dentro de casa as ações corretas. As informações vão se espalhando e, aos poucos, toda a comunidade fica atenta às formas de prevenção”, explicou José Humberto Arruda, coordenador do Programa.

Nas escolas, as equipes serão compostas por dois “mosquitões” e agentes de educação em saúde orientarão os alunos sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, para que durante todo o ano e principalmente no período das chuvas, tenham atenção quanto aos possíveis criadouros. Durante o intervalo do recreio, haverá a demonstração do ciclo evolutivo do mosquito (larvas e pupas), além da presença dos “mosquitões” para alegrar as crianças. Cartazes com informações preventivas também serão fixados.

Confira o cronograma das atividades nas escolas municipais

Fonte: Agências de Notícias Portal PMU