Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 7 de agosto de 2012

Teste molecular

Teste é realizado em laboratório genético de
Uberlândia (Foto: Caroline Aleixo/G1)


Teste molecular é capaz de detectar câncer de próstata em MG

Pesquisa inédita foi desenvolvida por um pesquisador de Uberlândia.
Segundo urologista, 75% dos pacientes fazem biópsia sem necessidade


Um exame menos invasivo e que pode amenizar a resistência de muitos homens em realizar o tradicional teste de toque para detecção de problemas na próstata é realizado por um laboratório em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Desenvolvido por um pesquisador mineiro, o procedimento é feito a partir da coleta de sangue de onde é extraída uma molécula das células sanguíneas para análise laboratorial.

Em 2003, o pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Luiz Ricardo Goulart, idealizou a Pesquisa Câncer de Próstata (PCaP) a frente de uma equipe de urologistas e sob financiamento de um laboratório genético do município. Constatada a eficácia nos resultados, o gifexame já foi aplicado em mais de 1.000 brasileiros. "Nesses anos todos de testes foram avaliados 600 homens na UFU e mais, aproximadamente, mil pessoas em todo o Brasil. A tendência é que ele se torne cada vez mais conhecido e procurado", disse.

Leia mais G1 Triangulo Mineiro