Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 16 de outubro de 2012

Carrapatos contra o câncer

Pesquisadores do Laboratório de Hemostase e Venenos da UFRJ verificaram que uma proteína isolada de carrapatos tem ação intensa sobre melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele, e glioblastoma, um tumor no cérebro. Patenteada nos Estados Unidos, esta proteína, o Ixolaris, mostrou-se eficaz pois conseguiu reduzir em 80% o crescimento desses dois tipos de tumores em camundongos.

O Ixolaris foi isolado, pela primeira vez, por José Marcos Ribeiro e Ivo Francischetti, pesquisadores brasileiros radicados atualmente no National Institute of Health (NIH, na sigla em inglês). Os dois trabalham em colaboração com o cientista Robson Monteiro, do Laboratório da UFRJ.

A equipe do pesquisador Monteiro é responsável pela aplicação da proteína isolada de carrapato em camundongos. Ao ser injetada em animais com tumores, o Ixolaris se liga a uma outra proteína do plasma, o Fator dez, envolvido no processo de coagulação sanguínea. Essa ligação entre as duas proteínas ocorre com grande afinidade e interfere tanto nos processos de coagulação como também na progressão dos tumores.

Leia mais  >>>>>>