Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 15 de outubro de 2012

L.I.R.A.



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia nesta terça-feira (16) o terceiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Os agentes do CCZ percorrerão os bairros para colher amostras de larvas do mosquito. O resultado deve ser divulgado até o fim deste mês.

De acordo com José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Combate à Dengue, a intenção é visitar 20% dos imóveis da cidade. As amostras serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro (baldes, bebedouros de animais, pratos de planta, entre outros) e o local onde a larva foi encontrada (residência, comércio ou terreno baldio). “Após obtermos as amostras, vamos enviar ao laboratório para avaliarmos o índice geral e por bairro para definirmos os pontos onde intensificaremos as ações”, explicou.

Para reduzir a infestação do mosquito e controlar a dengue, o CCZ trabalha diariamente em várias regiões de Uberlândia. Além da visitas periódicas, são executadas ações diferenciadas como coleta de pneus, orientação nas escolas e vedação de caixas de água. “Mesmo com todo o trabalho que realizamos é necessário o apoio da comunidade, mantendo quintais limpos e eliminando objetos que possam acumular água parada”, orientou Arruda.