Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS Novembro Azul chega para combater o diabetes Todos os anos, Uberlândia participa do Novembro Azul, ato simbólico promovido em diversos países para reforçar as ações já desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). Desta vez, as atividades no Município envolvem capacitação de profissionais da saúde e avaliação médica para a comunidade.

No auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, o Programa de Hipertensão e Diabetes, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o evento “A Experiência do Ambulatório do Pé Diabético” no dia 14 de novembro, das 8h às 12h. As inscrições já estão abertas para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, alunos da graduação em medicina do estágio em saúde coletiva e demais profissionais interessados.

Para a população, a equipe do Centro Municipal de Atenção ao Diabético (Cmad) e Ambulatório do Pé Diabético (APD) fará uma ação específica para avaliar o pé diabético, também no dia 14 de novembro, das 13h às 17h. Também serão desenvolvidas ações nas unidades municipais de saúde de acordo com as possibilidades de cada local.

Segundo a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), Maria Luiza Mendonça Pereira Jorge, o pé diabético se manifesta mais comumente devido a fatores como sedentarismo, má alimentação e obesidade. O problema está associado a intervenções cirúrgicas, hospitalizações, além de poder causar a amputação do membro. Por esse motivo, as ações do Novembro Azul em Uberlândia deste ano estão mais concentradas neste assunto com o intuito de buscar novas formas de atuação entre os profissionais de saúde, além de conscientizar os portadores da doença.

Fonte: Publicado no Portal da Prefeitura de Uberlândia