Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Drogadição de adolescentes

Vejam o artigo através do arquivo anexo – trata exatamente de um estudo vinculado à drogadição de adolescentes. Enquanto a família, os demais organismos da sociedade civil organizada e o Estado não encararam de frente e de fato a questão, situação só piora.
Um estudo do HC da Universidade Federal de São Paulo, vou tentar resgatá-lo, já apontou que 40% de toda a bebida alcoólica consumida no Brasil é feita por jovens com menos de 18 anos de idade e, 13 anos é a idade em que se começa a consumir álcool no país.
No link a seguir é possível ler matéria da revista veja (21/07/2012), onde os números são assustadores: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/bebida-vergonha-nacional/

Atentem-se para as duas figuras anexadas abaixo e confiram a gravidade da situação – são números também do HC da UNIFESP.

Parecem inocentes, entretanto, um dos locais onde os jovens mais abusam de bebidas alcoólicas têm sido nas lojas de conveniência instaladas em postos de combustíveis e que vêm, por omissão e conivência das autoridades constituídas, se tornando moda pelo Brasil à fora – me pergunto: o que faz com que uma pessoa em sã consciência escolha um ambiente tão hostil como o de um posto de combustível para se “divertir”?

Pais e Mães, está nas mãos e na consciência de cada um – para cada escolha um resultado e, quem sabe, uma responsabilidade...

Leonel Ricardo de Andrade
Médico do Trabalho/Pediatra



Clique na imagem para ampliá-la