Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Animais peçonhentos

Acidentes com animais peçonhentos crescem 157%, aponta ministério 

Foto: Instituto Butantan

Desequilíbrio ecológico é uma das causas para esse aumento. 

Governo alerta sobre cuidados que a população deve adotar

Levantamento realizado pela Unidade Técnica de Vigilância de Zoonoses do Ministério da Saúde indica que houve um crescimento de 157% no número de notificações de acidentes provocados por animais peçonhentos, tanto na zona rural, como na urbana, nos últimos 10 anos. Somente em 2011, ocorreram mais de 139 mil acidentes, com 293 mortes. 

 Segundo o coordenador da Unidade Técnica de Vigilância em Zoonoses do Ministério da Saúde, Eduardo Caldas, "as chuvas desalojam os animais que vivem em tocas, como escorpiões, aranhas e serpentes. Eles acabam procurando abrigo em locais mais secos, muitas vezes, dentro de residências, aumentando, dessa forma, a chance de ocorrência de acidentes" , explicou. O coordenador lembrou ainda que nesse período também aumentam as atividades nas lavouras, locais propícios para os acidentes com cobras. Ele citou outros cenários que corroboram para este aumento: " No verão, as pessoas aproveitam suas férias em atividades ao ar livre, como passeios em cachoeiras e trilhas, aumentando assim, o risco de contato com serpentes e outros animais peçonhentos" , enumerou Caldas.


 Leia mais >>>>>

Uberlândia

Acompanhe abaixo publicação em PDF a evolução dos acidentes escorpiônicos em Uberlândia no período de 2005 a 2012 Os fatores que contribuíram para o aumento dos caso são os mesmos citados em nível nacional, acrescente-se à aqueles uma maior e melhor vigilância e notificação de acidentes através de nossa Vigilância Epidemiológica