Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ecocaminhão

Coleta Seletiva também é Saúde!


Gradativamente, mais três bairros vêm sendo contemplados pela Coleta Seletiva, da Prefeitura de Uberlândia. As próximas localidades beneficiadas serão os bairros Martins, Bom Jesus e Osvaldo Rezende que estão recebendo as orientações dos servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A previsão é que até abril o projeto se consolide nesses locais. Antes da coleta se efetivar, em uma nova região, a Secretaria realiza visitas de casa em casa para explicar o funcionamento aos moradores.

Em determinados dias da semana, um ecocaminhão passa pelas ruas para recolher os materiais separados (papel, plástico, vidro e metal), conhecidos como lixo seco. Para ser diferenciado da coleta comum, o veículo é plotado com a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar. Dessa maneira, os moradores sabem que o caminhão está passando próximo à residência e colocam o saco com os materiais recicláveis na lixeira.

Ao todo, 13 bairros já consolidaram a Coleta Seletiva. São eles, Centro, Daniel Fonseca, Dona Zulmira, Fundinho, Luizote de Freitas, Mansour, Nosso Lar, Jardim Patrícia, Roosevelt, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Tibery e Tabajaras.

Todo o lixo recolhido durante a operação será encaminhado às entidades parceiras da prefeitura na reciclagem de lixo: Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos de Uberlândia (Arca), Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (Coru) e Associação dos Coletores de Plástico, Pets, PVC e Outros Materiais Recicláveis (Acopppmar).

“A proposta é facilitar a separação e a destinação do material para reciclagem. O projeto consolida o sistema municipal de gerenciamento de resíduos, formado por outros projetos como o Cidade Limpa e os Ecopontos”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira.

Fonte: Agência de Notícias Portal PMU

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Todos contra dengue


Escolas da rede pública de Uberlândia recebem até o dia 15 de março a visita dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde do projeto de mobilização pedagógica contra a dengue. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Programa Municipal de Combate à Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A estratégia educativa e preventiva é tornar os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamentalmultiplicadores do conhecimento. Assim, eles aprendem sobre a doença e as formas de transmissão e reconhecem o que deve ser feito para evitar a formação de focos. “As crianças mobilizam a família e inserem dentro de casa as ações corretas. As informações vão se espalhando e, aos poucos, toda a comunidade fica atenta às formas de prevenção”, explicou José Humberto Arruda, coordenador do Programa.

Nas escolas, as equipes serão compostas por dois “mosquitões” e agentes de educação em saúde orientarão os alunos sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, para que durante todo o ano e principalmente no período das chuvas, tenham atenção quanto aos possíveis criadouros. Durante o intervalo do recreio, haverá a demonstração do ciclo evolutivo do mosquito (larvas e pupas), além da presença dos “mosquitões” para alegrar as crianças. Cartazes com informações preventivas também serão fixados.

Confira o cronograma das atividades nas escolas municipais

Fonte: Agências de Notícias Portal PMU

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Anvisa

Anvisa retira do mercado medicamentos e pimenta do reino irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (22/2), a suspensão, em todo o país, do lote 80900611 do medicamento Sinvasmax 40 mg. A embalagem do produto, fabricado pelo Laboratório Globo, continha o comprimido do Sinvasmax de 80mg. O laboratório deverá recolher todos os medicamentos do lote que estão no mercado.

O medicamento Moreira Pecan Extra, de fabricação clandestina, também está proibido, por não possuir registro na Agência. A constatação da comercialização do produto irregular foi detectada em anúncios feitos na internet e denúncia realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas à Anvisa.

Já o laboratório Ranbaxy Farmacêutica comunicou o recolhimento voluntário do lote 2186814 do medicamento Imipenem+Cilastatina Sódica 500mg+500mg Pó Injetável. A empresa verificou um desvio de qualidade no lote e as unidades encontradas no mercado não devem ser comercializadas ou utilizadas.

Pimenta do Reino

A Anvisa proibiu ainda a Pimenta do Reino da marca Aliança, com data de validade em 13/05/2012 e fabricação em 10/05/2011. Laudo de análise emitido pelo Instituto Octávio Magalhães da Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, detectou que o produto apresentou mais de 1100 NMP/g de Coliformes à 45ºC, número acima do máximo permitido.

Daniele Carcute - Imprensa/Anvisa
Fonte: ANVISA

Voluntários

Estudo sobre efeito da gordura no coração busca voluntários

Participantes terão direito a exames gratuitos que avaliam risco de doenças cardíacas nos próximos dez anos (NHLBI)

Agência FAPESP – Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) estão recrutando novos voluntários para participar do estudo Cardionutri, iniciado em 2011.

O objetivo da pesquisa é avaliar os efeitos de diferentes tipos de gorduras sobre a saúde do coração de indivíduos adultos. Os participantes realizarão gratuitamente exames sofisticados que auxiliarão na avaliação do risco de desenvolver doenças cardíacas nos próximos dez anos.

Podem se candidatar pessoas entre 30 e 74 anos que sejam fumantes ou que possuam uma das seguintes condições: colesterol elevado, hipertensão ou diabetes.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Campanha prevenção carnaval


Campanha prevenção carnaval


Nesta data a equipe de saúde da UBS Tocantins realizará palestras preventivas na sala de espera da unidade durante todo o dia para a conscientização acerca do uso de preservativo para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, especialmente nesta data festiva que é o carnaval. Seguem as fotos da ação nesta manhã.

Teresa Cristina Martins S. Miziara
Gerente



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DST/AIDS e Uberfolia


Equipe do DST/AIDS leva orientações preventivas para público do Uberfolia

O Ambulatório Municipal de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza mais uma vez é parceiro na realização do carnaval de Uberlândia. Uma equipe da unidade estará presente nas principais noites de festa da programação do Uberfolia. Os profissionais irão distribuir material informativo e kits.

Na quinta (16) e na sexta-feira (17), os profissionais do ambulatório estarão na praça Clarimundo Carneiro, no bairro Fundinho, local de encontro dos blocos de rua que participarão do Cortejo Abre Alas. Serão distribuídos kits gratuitos para o público em uma barraca específica do ambulatório montada na praça. O kit contém preservativos, gel lubrificante e um lenço (bandana) com os dizeres “Aids, se liga, use camisinha” e “Se o cupido lhe flechar e você se apaixonar... use camisinha”.

A equipe trabalhará ainda nas noites de shows e desfiles na avenida Monsenhor Eduardo. De acordo com a coordenadora do Ambulatório,Cláudia Spirandelli, cerca de 40 mil kits devem ser distribuídos no período de carnaval.

“Antes das festividades, na noite desta quarta-feira, também faremos uma ação específica nos bares e casas de pontos de encontros situados naquele local e em outras regiões da cidade. A ideia é abordar os frequentadores e as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos para conscientizá-los sobre os cuidados que devem ser lembrados para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, mesmo em tempo de folia”, disse Spirandelli.

Fonte: Portal PMU

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cantinho das abelhas





Exemplares da fauna e flora da região, além de estrutura tecnológica, recursos pedagógicos, brincadeiras, jogos e livros. Tudo isto faz parte do Museu de Biodiversidade do Cerrado, que fica no Parque Municipal Victório Siquierolli.

Para incrementar ainda mais o espaço de visitação e estudo, acaba de ser inaugurado o Cantinho das Abelhas. Trata-se de um meliponário, que é um local para criação de abelhas sem ferrão. São seis ninhos: cinco da espécie jataí e um da espécie mandaçaia, todas nativas do cerrado. “O espaço foi fechado com vidro para os visitantes conhecerem como são os ninhos e como vivem esses animais”, afirmou Fernanda Helena Nogueira-Ferreira, coordenadora do museu.

Estas abelhas são chamadas sociais, que são caracterizadas por viverem em grupos, com divisões de trabalho. “Há as abelhas operárias, os machos e a rainha. Os visitantes poderão conhecer cada uma das funções, além das regiões de cria, pólen e mel”, contou Fernanda.

“A população uberlandense ganha com mais este local de contemplação da natureza. Conhecer o ambiente em que vivemos e os animais nativos do cerrado faz parte de nosso papel enquanto pertencentes deste espaço”, disse Raquel Mendes, secretária municipal de Meio Ambiente.




Portal da PMU

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Protetor solar

Pesquisadores desenvolvem protetor solar que combate rugas e flacidez
Por Karina Toledo

Agência FAPESP – Um filtro solar que, além de proteger contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, melhora a textura e a elasticidade da pele, estimula a renovação celular, hidrata e diminui as rugas foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.

A fórmula alia dois tipos de substâncias fotoprotetoras aos extratos vegetais de Ginkgo biloba e de algas marinhas vermelhas. Também foram adicionadas as vitaminas A, C e E.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Limites do planeta

Documento base da RIO+20 precisa levar em conta limites do planeta
Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Em janeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o primeiro esboço da declaração final da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), que será realizada no Brasil em junho.

O documento, no entanto, deveria destacar de forma mais clara e objetiva o princípio de que há um limite natural para o planeta – um conceito central para o desenvolvimento sustentável. A opinião é de Carlos Alfredo Joly, titular do Departamento de Políticas e Programas Temáticos (DEPPT), a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador do programa BIOTA-FAPESP.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Chá verde

Consumo de chá verde reduz deficiências em idosos, revela estudo

Bebida contém antioxidantes que evitam danos celulares causadores de doenças.
Adultos idosos que bebem chá verde regularmente podem permanecer mais ágeis e independentes do que seus contemporâneos com o passar do tempo, segundo um estudo japonês realizado com milhares de pessoas.

O chá verde contém químicos antioxidantes que ajudam a evitar os danos celulares que podem provocar doenças. Os pesquisadores estão estudando o efeito do chá verde em tudo, do colesterol ao risco de certos cânceres, com resultados mistos até agora.

Pelo novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores decidiram examinar se bebedores de chá verde têm um menor risco de fragilidade e incapacidade conforme envelhecem.

Criatividade

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sem imposto


Projeto isenta de imposto medicamentos usados por hospitais públicos

Proposta regulamenta alcance da imunidade tributária concedida a hospitais

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2919/11, do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a receita bruta da venda de equipamentos e medicamentos utilizados por hospitais da rede pública.

A proposta prevê ainda a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação na compra ou importação de equipamentos e medicamentos para esses hospitais.

Segundo o autor, a proposta tem como objetivo pôr fim à controvérsia sobre o alcance da imunidade tributária concedida a hospitais da rede pública em relação a impostos e contribuições sociais federais incidentes sobre produtos adquiridos.

Nilson Leitão lembra que a Constituição proíbe a União, os estados e os municípios de cobrar impostos sobre patrimônio, renda ou serviços uns dos outros.

“Entendemos que, além de apoiar o aperfeiçoamento dos serviços públicos de saúde oferecidos à população, a proposta contribui para aproximar nossa legislação do significado almejado pelo constituinte originário ao instituir aquela imunidade”, afirma o parlamentar.

Tramitação

O projeto está apensado ao PL 1871/11, que tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

- PL-2919/2011

Autor: Oscar Telles
Fonte: Agência Câmara de Notícias

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vinho

Uma taça de vinho tinto ao dia reduz risco de câncer de mama

Tomar vinho tinto com moderação pode reduzir um dos fatores de risco para o câncer de mama.
Para Chrisandra Shufelt, uma das médicas que aferiu os efeitos do vinho tinto, isto pode representar uma arma natural para combater uma das maiores causas de mortalidade entre as mulheres.

Embora a conclusão seja apenas mais uma na longa lista de benefícios atribuídos ao vinho tinto, ela vai contra a crença mais geral de que qualquer tipo de consumo de álcool eleva o risco de câncer de mama.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Doe sangue


O Hemocentro Regional de Uberlândia começa a se preparar para o período que antecede o Carnaval, nesta época do ano registramos uma queda no comparecimento de doadores de cerca de 30%. Precisamos manter os estoques de
sangue em níveis adequados para o atendimento de Uberlândia e região e por isso estamos convidando doadores de todos os tipos de sangue para comparecerem em nossa unidade nos próximos dias.

Solicitamos a todos nossos parceiros que divulguem estas informações
para que possamos aumentar esta Corrente da Vida.
Abaixo, em pdf as principais informações sobre a doação de sangue.

Equipe de Captação de Doadores
Hemocentro Regional de Uberlândia
(34) 3222-8801


DST-AIDS - Carnaval 2012

Imagem Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas


Programação das ações do Ambulatório Herbert de Souza do Programa Municipal DST-AIDS para o Carnaval 2012

Os profissionais do Programa Municipal DST-AIDS irão distribuir nos dias abaixo, um kit contendo preservativo, gel e bandana, para o público presente nos dias de carnaval:

Baile de Máscaras

Data: 03/02/2012
Local: Mercado Municipal
Horário: 19 horas

Abre Alas: Carnaval a Moda Antiga
Local: Praça Clarimundo Carneiro
Horário: 20 horas

Cortejo Abre Alas
Data: 16/02
Horário: 19 horas
Local de concentração: Praça Coronel Carneiro
Realização: SMC/SESC Responsável: SMC/SESC
Abre Alas: Carnaval a Moda Antiga
Local: Praça Clarimundo Carneiro
Horário: 20 horas

Data: 18/02 – Passarela do Samba
Local: Av. Monsenhor Eduardo
Horário: 20 horas

Mais informações:
Programa Municipal DST-AIDS
Ambulatório Herbert de Soua
Fone: 3215-2444

Fonte: Boletim da Saúde

Fumacê

Clique no texto para ampliar artigo



Fonte: Jornal Correio

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Animais transgênicos

As plantas geneticamente modificadas, ou plantas transgênicas, já estão largamente disseminadas na natureza, e a sociedade em grande medida já tem informação, embora talvez não ciência, do que está ocorrendo.

Mas o mesmo não está se dando com a liberação de animais geneticamente modificados, que estão sendo soltos sem a disponibilização de informações científicas "sequer razoáveis".

O alerta é de um grupo de cientistas do Instituto Max Planck, da Alemanha.

Segundo eles, há falhas sérias na qualidade científica dos documentos regulatórios e uma falta geral de descrições experimentais precisas que possam ser disponibilizadas para a sociedade antes da liberação desses animais transgênicos.

Doce perigo

Consumo de açúcar deve ser controlado da mesma forma que o álcool e o tabaco
Dados mostram que o açúcar contribui para uma epidemia global de obesidade responsável por cerca de 35 milhões de mortes por ano

O açúcar deve ser controlado da mesma forma que o álcool e o tabaco para proteger a saúde pública. A afirmação é de pesquisadores da University of California, nos Estados Unidos.

Segundo os cientistas, o açúcar está alimentando uma epidemia global de obesidade e contribuindo para 35 milhões de mortes todos os anos, causadas por doenças não-transmissíveis, como diabetes, doenças do coração e câncer.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Conselho local de Saúde

Via Wilma Silva Nunes Amorim

Venha discutir e opinar sobre nossos problemas de saúde:

Bairros Custodio Pereira, Alto Umuarama, Jardim Umuarama,
Condomínio Terra Nova e Loteamento Buritis !
Dia 09 de Fevereiro de 2012 (quinta-feira) às 17h00min
Local: Unidade de Saúde do bairro custodio Pereira
Endereço: Rua Tito Teixeira, 1236 (postinho de Saúde).

ASSUNTOS A SEREM DISCUTIDOS:

  1. Leitura e aprovação de atas;
  2. Discussão e ratificação do calendário encaminhado ao CMS;
  3. Descontinuidade do grupo Pratique Saúde, por falta de Educador físico;
  4. Desligamento oficial da usuária Angelita e avaliação de ausências de demais conselheiros;
  5. Plano de qualidade na UAPS Custodio Pereira;
  6. Ampliação da área de abrangência da UAPS;
  7. Informes.

“O caminho se faz ao caminhar” – Antonio Machado

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nature

Nature destaca resultados de programa brasileiro de pesquisa sobre a Amazônia
Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Um artigo de revisão publicado na edição desta quinta-feira (19/01) da revista Nature sintetiza os resultados das pesquisas realizadas nos últimos 20 anos pelo Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Segundo o artigo, o LBA identificou sinais de que a floresta amazônica está passando, em suas porções sul e leste, por um processo de transição para um regime de distúrbios biofísicos, com alterações nos ciclos hídricos e energéticos.

Retomando

Depois de curto recesso temos o prazer de retomar as atualizações de nosso Blog da Saúde.
Com prazer maior ainda reiniciamos o ano de 2012 apresentando o relatório de atividades do Laboratório de Animais Peçonhentos 2011 para conhecimento de todos. Ficaríamos muito felizes se cada programa disponibilizasse seus relatórios para publicação em nosso Blog, assim compartilhariamos da informação e dos avanços de cada um.
É de suma importância divulgar nosso trabalho, é importante que todos conheçam e tenham acessos às nossas ações. Caso queiram é só enviar para whstutz@gmail.com




Relatório quantitativo Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros 2011






Ações de destaque, Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros 2011 e apresentadas ao Conselho Municipal de Saúde