Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 30 de abril de 2012

Redução mortalidade infantil

Foto: Antoine Arraou/PhotoAlto/Corbis

Os dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que a mortalidade infantil no Brasil reduziu praticamente pela metade (47%) na última década. Em 2000, 29,7 a cada mil crianças nascidas vivas não completavam o primeiro ano de vida. Em 2010, o índice reduziu para 15,6/1.000

Os dados divulgados hoje estavam dentro das expectativas do Ministério da Saúde e revelam que o Brasil já alcançou os índices de redução definidos pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, acordo internacional, que prevê uma taxa de mortalidade infantil de 15,7% no país, para 2015, além de reforçar a política social que vem sendo conduzida pelo governo.



O Blog da Saúde recebe complementação muito importante sobre mortalidade infatil em Uberlândia, com prazer repassamos:


"Para completar a informação cito que a mortalidade do municipio de Uberlãndia em 2011 foi de 10,6 ,portanto abaixo da taxa do Brasil anunciado pelo IBGE. A meta para 2012 é alcançar taxa abaixo de 10."
Dr. Luis Roberto
Coordenador do COPOIF do municipio de Uberlândia!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quem quer, faz!

Recebi do grande amigo e odontólogo Daldy Endo Marques. Exemplo para todos, em especial para nós trabalhadores da saúde. Ótimo fim de semana para todos,

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Eugênio Vilaça

Recebemos da colega e amiga Rubia

Saiu o novo livro do Professor Eugênio Vilaça "O Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde".



Para acessar o livro no título abaixo

O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: O imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fantástico

Captura realizada ontem, 24/04, em área rural de Uberlândia. Faz-se muito tempo que não encontramos convivendo em mesmo ecótopo Tityus bahiensis e Tityus fasciolatus em nosso município. Os prazeres do inusitado, as surpresas diárias, mágica. Capricho da natureza Observe na segunda foto grande macho de T. bahiensis sem o télson, foi capturado assim

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dia de Combate ao ruído

Recebemos de Márcia Neyza Cerreira de Castro Pinto, Coordenadora da Fonoaudiologia SMS

No dia 25 de Abril será comemorado o Dia de Combate ao ruído ! Esta ação acontece há onze anos no Brasil. Apenas este ano Uberlândia adotou esta data em seu calendário.

É uma ação conjunta da UFU com a Prefeitura Municipal de Uberlândia. Nosso objetivo é informar a população sobre os danos que o ruído pode trazer a nossa saúde.

É destaque mundial a informação que jovens vem apresentando perda auditiva significativas pelo uso de foninhos, som alto e etc...

É hora de discutirmos sobre este assunto. Para tal haverá um encontro aberto a população no anfiteatro da UFU - bloco 4K (Campus Umuarama) , dia 25/04/2012 das 8:00hs ás 11:00hs. Será um Forum com a participação de vários orgãos que atuam junto ao combate do ruido.

Clique na imagem para ampliá-la

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Conversa de roda



A Oficina Cultural abre as portas para promover a pluralidade de ideias, conceitos e análises pertinentes à diversidade cultural de Uberlândia. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e pela Diretoria de Assuntos Afro-Raciais (Diaafro), o Conversa de Roda promove a reflexão e incentiva o debate de diversos assuntos.

Na edição de abril, o projeto evidenciará trabalhos que se destacaram pela implementação de ações de valorização à cultura negra nas escolas. O encontro será realizado na próxima quinta-feira (26), às 19h30, na praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro.

Serviço: O quê: Conversa de Roda – “A Cultura Afro e sua Transversalidade na Escola” Quando: 26 de abril (quinta-feira), às 19h30 Onde: Oficina Cultural de Uberlândia – Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro Entrada gratuita

Fonte: Portal da Prefeitura de Uberlândia

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Livro Infantil

No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil


Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Biblioteca Municipal realizam atividades como o projeto Costurando a Leitura, desenvolvido desde 2006, com o objetivo de incentivar a leitura e a interpretação de histórias.

Alunos de 10 a 12 anos de algumas unidades educacionais, ao lerem uma história, confeccionam uma página de livros com o uso de tecidos. A produção fica pronta em até quatro meses. São reproduzidas as ilustrações de diversos gêneros literários, como poesias de Vinícius de Morais (Arca de Noé), o conto Os três Porquinhos, adivinhações, congos e congadas.

Em seguida, os livros são doados para Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e para Organizações Não Governamentais (ONGs). A iniciativa estimula a imaginação e a percepção de cenários de crianças de 8 meses a 3 anos, que fazem a leitura através das imagens retratadas nos livros. Desde o início do projeto, 22 livros já foram doados.

Fonte: Portal da Prefeitura de Uberlândia

terça-feira, 17 de abril de 2012

Palestra

Recebemos de Marcão

>

Novo endereço



O Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza – DST / Aids estará em novo endereço a partir das 12h de quarta-feira (18). A unidade passa a funcionar na rua Olívia de Freitas Guimarães, 367, no bairro Presidente Roosevelt. No período da manhã, do mesmo dia, os atendimentos ainda serão feitos na rua Avelino Jorge do Nascimento, 15, também no Presidente Roosevelt.

A nova localização fica próxima ao antigo endereço e a mudança é provisória. A sede do ambulatório será reformada e a previsão de entrega é de aproximadamente três meses.

O horário de funcionamento permanece o mesmo, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 6h30 às 18h30. O Ambulatório faz testes de HIV e oferece atendimento multidisciplinar para portadores de HIV, hepatites B e C e doenças sexualmente transmissíveis.

Serviço:

Mudança de endereço do Ambulatório MI Hebert de Souza A partir de: 12h de quarta-feira (18) Novo endereço: Rua Olívia de Freitas Guimarães, 367 – Bairro Roosevelt Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 6h30 às 18h30

Fonte Portal da Prefeitura de Uberlândia

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dados Dengue

Recebemos de Elaize. Dengue, atualizado 12/04/2012, sujeitos a alterações Confira em pdf no link abaixo Dados dengue 2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Segurança do Paciente

As 59 unidades de saúde de atenção primária de Uberlândia passarão por uma padronização do atendimento por meio do Programa Municipal de Segurança do Paciente (PMSP). Estão incluídas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas do Programa Saúde da Família (UBSF), UAIs e o Hospital Municipal.

 O PMSP foi lançado ontem pela Secretaria de Saúde e, segundo a diretora de Planejamento e Informação da Saúde, Rúbia Pereira Barra, tem por objetivo evitar que acidentes e erros aconteçam no atendimento aos pacientes que derem entrada na rede municipal. Uma série de procedimentos padrões será implementada na rede de saúde do município, inicialmente abordando processos de higienização das mãos, transferência de pacientes dentro das unidades e identificação dos mesmos.

Segundo Rúbia Barra, ainda que os procedimentos sejam obrigatórios e primários em unidades de saúde, os acidentes são comuns e com o novo programa eles diminuirão. “Quando identifico corretamente o paciente evito erros de trocas. Quando lavo as mãos corretamente diminuo o risco de infecção dele”, afirmou. A secretaria não apresentou números de erros de procedimentos, alegando que não existem levantamentos, contudo a partir da implementação do PMSP eles terão indicadores do tipo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 4% das internações passam por problemas de procedimentos, dos quais 70% desencadeiam danos ao paciente e 14% levam à morte. A capacitação dos servidores municipais vai até maio e a partir de junho os processos serão implementados nas unidades de saúde e avaliados. A partir de agosto, está prevista a habilitação dos servidores em outros pontos relativos à segurança dos pacientes, como melhoria da comunicação na unidade e redução de risco de quedas. 

Leia mais no Jornal Correio

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A bem da Saúde Coletiva

Agentes do CCZ têm ordens judiciais para fazer exames 

 Uma ação civil pública do Ministério Público Estadual (MPE), acatada pela Justiça de Uberlândia, está garantindo que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) consiga ordens judiciais para arrombar casas em que os agentes não conseguem entrar para submeter cães ao exame de leishmaniose. Desde o ano passado, pelo menos 16 endereços foram vistoriados por mandados. Os últimos cumprimentos ocorreram anteontem. Quase a totalidade das ordens, até o momento, são para casas do bairro Jardim Ipanema I, zona leste de Uberlândia. A localidade é indicada pela CCZ como uma das que concentra o vetor da doença na cidade. Neste ano, conforme dados do centro, três cães infectados já foram detectados naquelas imediações.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dieta inadequada

Recebido de Marcão

 Pesquisa indica que dieta do brasileiro é inadequada e tem excesso de gordura saturada 10/04/2012 - 12h09 Saúde Paula Laboissière Repórter da Agência Brasil Brasília – Estudo divulgado hoje (10) pelo Ministério da Saúde indica que a população brasileira se alimenta de forma inadequada e consome gordura saturada em excesso. Dados mostram que 34,6% não dispensam carne gordurosa, enquanto 56,9% das pessoas bebem leite integral regularmente.

 Outro fator preocupante é o consumo de refrigerante – 29,8% dos brasileiros tomam a bebida pelo menos cinco vezes por semana. A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) aponta também que o consumo de frutas e hortaliças no país é baixo. Apenas 20,2% das pessoas ingerem cinco ou mais porções por dia, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o ministério, os homens, sobretudo os mais jovens, alimentam-se pior do que as mulheres, já que não costumam tirar a pele do frango ou a gordura da carne vermelha antes de comer. 

A população masculina chega a consumir quase duas vezes mais carne com excesso de gordura do que as mulheres – 45,9% contra 24,9%. O consumo de frutas e hortaliças também é menor entre os homens. Apenas 25,6% deles ingerem esses alimentos cinco ou mais vezes por semana. O percentual cai para 16,6% quando considerada a recomendação da OMS. Entre as mulheres, os índices são de 35,4% e 23,3%, respectivamente. A ingestão de refrigerante também é maior entre a população masculina: 34,3% dos homens tomam a bebida no mínimo cinco vezes por semana, enquanto o percentual entre as mulheres é 25,9%. Dados da pasta revelam, entretanto, que, com o passar dos anos, o brasileiro tende a diminuir a ingestão de gordura saturada e de refrigerante. Entre homens de 18 a 24 anos, 51% consomem regularmente carne com gordura. O número cai para 27,6% entre aqueles com idade superior a 65 anos. 


Leia mais AQUI

Novos fármacos

Descobrir novas drogas requer união de metodologias experimentais e computacionais A afirmação é de Tom Blundell, professor emérito da Universidade de Cambridge, um dos pioneiros na aplicação da abordagem de descoberta de novos fármacos com base em fragmentos

Leia em: agencia.fapesp.br/15425

Convite

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uva e soja

Pesquisa mostra que uva e soja previnem a hipertensão 



Ingestão regular desses alimentos pode baixar a pressão arterial. As uvas, ricas em potássio e antioxidantes, e a soja, em isoflavonas, podem ser armas eficazes para prevenir a hipertensão, importante fator de risco cardiovascular, segundo dois estudos publicados neste domingo durante uma grande conferência de cardiologia nos Estados Unidos. Os trabalhos foram apresentados na 61ª conferência anual da American College of Cardiology, realizada em Chicago, Illinois, durante o fim de semana. Com relação às uvas, este é o primeiro estudo controlado cientificamente a confirmar o efeito do consumo cotidiano desta fruta em baixar a pressão arterial de pessoas pré-hipertensivas. O estudo levou 46 homens e mulheres a medir o consumo de uvas três vezes ao dia, comparando-o com o consumo de biscoitos e outros alimentos que não contêm frutas ou legumes. Para a soja, os cientistas analisaram amostras de um estudo iniciado em 1985 para analisar o risco de doenças coronarianas nos jovens adultos americanos.

Ovo de Páscoa

Ovo de Páscoa diet é armadilha para quem quer emagrecer


Nutricionista indica o chocolate amargo, com no mínimo 55% de cacau. Se você pensa que comprar um ovo de chocolate light ou diet é a solução para evitar quilos a mais na Páscoa, está enganado. Nem sempre retirar um ingrediente da receita, que é o caso desses produtos, é o suficiente para que o produto fique menos calórico. Segundo a nutricionista funcional Gabriela Maia, o ovo diet é uma grande armadilha pra quem quer emagrecer. "O açúcar é totalmente retirado do chocolate, mas o produto é incrementado com muita gordura para não perder o sabor. Então a pessoa acha que está consumindo menos calorias, mas está ingerindo uma quantidade grande de gordura", explica ela, que só recomenda esse tipo de chocolate aos diabéticos. A nutricionista indica o chocolate amargo, com no mínimo 55% de cacau. "Além de ter menos açúcar, o que já é um ganho pra dieta, ele não é tão cremoso quanto o chocolate comum, o que faz com que a pessoa coma menos", aponta ela.


Leia mais

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Declaração de Sarapiquí

Os morcegos proporcionam serviços ambientais cruciais para o meio ambiente e bem-estar humano, mas necessitam urgentemente do cuidado de todos os latino-americanos. Nos dias 10 a 15 dezembro de 2009, em uma reunião na Reserva Biológica de Tirimbina, Sarapiqui, Costa Rica, 25 especialistas em morcegos de 11 países membros da Rede Latino-Americana para a Conservação dos Morcegos (Relcom) se reuniram para elaborar a estratégia para a Conservação dos Morcegos latino-americanos.

Na América Latina existem mais de 300 espécies de morcegos, que fornecem serviços ambientais vitais para os processos ecológicos e bem-estar humano, como controle de insetos praga, a dispersão de sementes, e a polinização de plantas ecológica e economicamente importantes. Apesar dessas importantes funções, as populações de morcegos enfrentam sérias ameaças de extinção.
A falta de conhecimento sobre estes animais, a fragmentação de seus hábitats, a destruição dos seus abrigos, o uso inadequado de agrotóxicos e outras substâncias tóxicas, e os programas de controle de morcegos-vampiro mal realizados têm sido os fatores mais importantes na causa da redução drástica das populações de morcegos e que ameaçam reduzir ou eliminar os serviços ecossistêmicos que eles fornecem.

Como especialistas no estudo e conservação dos morcegos, que
Comprometemo-nos a redobrar esforços e trabalhar para documentar a grande importância ecológica dos morcegos, a necessidade de preservação desses mamíferos e divulgar os benefícios que eles trazem para o homem e a natureza. No entanto, para o alcance desses objetivos é necessário o empenho e esforço da sociedade em geral, das autoridades, da academia e da sociedade organizada, e especificamente

CONCLAMAMOS OS GOVERNOS DA AMÉRICA LATINA A TOMAREM MEDIDAS URGENTES PARA DETER A PERDA E REDUÇÃO DAS POPULAÇÕES DE MORGEGOS DE TODA A REGIÃO, POR MEIO DA PROTEÇÃO DOS ABRIGOS E DOS HÁBITATS, EM RESOLVER ADEQUADAMENTE O CONFLITO ORIGINADO POR MORCEGOS HEMATÓFAGOS E ASSEGURAR A UTILIZAÇÃO RESPONSÁVEL DE PESTICIDAS.

Reiteramos nossa disposição de continuar lutando em prol deste importante grupo de mamíferos, como temos feito até agora. É urgente que as autoridades da América Latina se juntem a esses esforços, para o bem de todos os habitantes da região. Não se trata de proteger por proteger as espécies de morcegos, mas sim de cuidar de um conjunto de animais que influencia diretamente o nosso bem estar e os processos ecológicos que garantem o funcionamento de muitos ecossistemas.

Assinado no dia 15 de dezembro de 2009, na Reserva Biológica de Tirimbina, Sarapiquí, Costa Rica


Baixar a declaração em PDF no 4Shared


Festival de dança



“Veículos Virtuais: Dança, Comunicação e Visibilidade”
http://www.blogger.com/img/blank.gif

EDITAL Nº 011/2012 - FESTIVAL DE DANÇA DO TRIÂNGULO - 24ª EDIÇÃO

REGULAMENTO

- Profissional

- Amador

Fonte: Portal da Prefeitura de Uberlândia