Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 27 de junho de 2012

"Junk food"

Olhar para imagens de "Junk food" ativa apetite para alimentos calóricos

Ver imagens de alimentos de alto teor calórico ativa regiões do cérebro ligadas ao controle do apetite e do sistema de recompensa

Foto: Stock Xchng

Olhar para imagens de alimentos altamente calóricos estimula a região do cérebro responsável por controlar o apetite e resulta em um desejo crescente por alimentos. É o que aponta estudo apresentado no 94ª edição do Endocrine Society Annual Meeting, nos Estados Unidos.

"Esta estimulação de áreas de recompensa do cérebro podem contribuir para a superalimentação e obesidade", diz a autora sênior do estudo Kathleen Page, da University of Southern California, Los Angeles.

Os pesquisadores utilizaram um equipamento de ressonância magnética funcional (fMRI) para estudar a resposta cerebral de 13 jovens obesas de origem latino-americana - grupo em alto risco para ganho de peso contínuo e obesidade. Cada voluntária foi submetida a dois exames de ressonância magnética enquanto viam blocos de imagens de alimentos altamente calóricos, como sorvetes e biscoitos, bem como alimentos de baixa caloria, como frutas e legumes, e produtos não alimentares. Após cada bloco de imagens semelhantes, os participantes classificaram, numa escala de 1 a 10, a sua fome e sua vontade de ingerir alimentos doces ou salgados. No meio dos exames, os participantes bebiam 50 gramas de glicose - quantidade de açúcar em uma lata de refrigerante - em uma ocasião e uma quantidade equivalente de frutose em outra ocasião.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Raiva rural

Vacinação contra raiva animal começa na próxima semana

Portal da Prefeitura de Uberlândia - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibilizará no período de 2 a 31 de julho a vacina contra a raiva animal para cães e gatos da zona rural de Uberlândia. A expectativa é aplicar oito mil doses nos animais domésticos que vivem no campo. As visitas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, por agentes devidamente uniformizados e identificados com crachá. Na zona urbana, a vacinação será iniciada no dia 4 de agosto. As atividades serão contínuas entre os dias 6 e 11 do mesmo mês.

É preconizado que cães e gatos com mais de três meses de vida sejam vacinados contra a raiva. As fêmeas no período de gestação ou lactação podem receber a dose somente após o desmame dos filhotes.

A raiva é fatal, não tem cura e é altamente transmissível. Em Uberlândia, a moléstia está controlada há 25 anos, sem registro de casos em humanos. No entanto, para o Município continuar livre da doença é fundamental que a população colabore com o trabalho dos agentes, uma vez que a vacina é a única forma de prevenção.

Chamada de zoonose viral, a raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras e arranhaduras de animais contaminados. No organismo, o vírus se multiplica, atinge o sistema nervoso periférico e central, disseminando-se por vários órgãos até chegar às glândulas salivares. Todos os mamíferos são suscetíveis à infecção – inclusive os humanos - mas nos cães e gatos evolui rapidamente.




Fonte:
Portal da Prefeitura de Uberlândia

sexta-feira, 15 de junho de 2012

MS conhece unidades municipais

Representante do Ministério da Saúde conhece unidades municipais



Portal da Prefeitura de Uberlândia - A apoiadora da coordenação de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Dra. Mariana Borges, esteve em Uberlândia nesta quinta-feira (14) para avaliar e discutir com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a possibilidade de expandir o Serviço de Atenção Domiciliar nas unidades de saúde.

Durante a visita a médica, especialista em internação domiciliar, conheceu um pouco da estrutura do sistema de saúde da cidade, como o Hospital e Maternidade Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro, que já conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

“É muito bom ver uma rede organizada, com um pensamento voltado para o usuário e com um hospital como poucos deste nível no Brasil, principalmente em termos de organização, processo de trabalho, área física e recursos. Uberlândia está de parabéns”, elogiou Mariana Borges.


A representante do Ministério da Saúde visitou também uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). De acordo com Rúbia Barra, diretora do setor de Planejamento e Informação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, este é o primeiro passo para o credenciamento das equipes de atendimento domiciliar em Uberlândia.

“É motivo de orgulho ver as pessoas que conhecem a Rede Municipal de Saúde elogiar e destacar o trabalho das unidades. O Hospital, as UAIs e os demais locais de atendimento não são pontos isolados e sim coordenados pela Atenção Primária, que foi planejada e implantada para integrar todas as unidades municipais para oferecer um serviço de qualidade ao cidadão”, afirmou.

Você também pode conhecer o Hospital Municipal. Clique aqui e faça o tour virtual.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vacinação Contra a Poliomielite

Portal Prefeitura de Uberlândia - No próximo sábado (16) é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em Uberlândia, todas as salas de vacinação da rede municipal estarão abertas para oferecer a dose, das 8h às 17h. A vacina será via oral, com a aplicação das conhecidas gotinhas.

Podem tomar a dose crianças menores de cinco anos, independente de já terem sido vacinadas nas edições anteriores da Campanha. Considerada uma doença grave, a poliomielite (paralisia infantil) está erradicada no Brasil desde 1989, mas é importante que as crianças continuem sendo imunizadas. A expectativa é imunizar aproximadamente 40 mil crianças.

Junto à vacina contra a pólio, os agentes de saúde oferecerão também a segunda dose da vacina contra a gripe para crianças com idade entre seis meses a dois anos. Os pais e responsáveis devem levar o cartão de vacina do menor para ter acesso à dose.

Após o Dia D, a primeira etapa de vacinação contra a pólio continuará até o dia 6 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF). Ao todo, são mais de 60 unidades distribuídas em Uberlândia e nos distritos.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite será realizada em todo o país a partir do dia 13 de agosto.


Portal Prefeitura de Uberlândia

terça-feira, 5 de junho de 2012

3ª Sipat - UAI São Jorge



Clique na imagens para ampliá-la

A Missão Sal da Terra – UAI São Jorge realizou na semana passada (28/05 a 01/06/2012) a sua 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), composta atualmente por 12 membros.
O objetivo do evento foi promover e divulgar a importância da prevenção de acidentes no trabalho e também de promover atividades de descontração e integração entre os colaboradores. Foi oferecido aos colaboradores da unidade e de empresas terceiras, atividades de orientação e conscientização quanto à importância de se prevenir os acidentes de trabalho, criando-se atitudes positivas de forma a reconhecer e corrigir as práticas nocivas à saúde e ao ambiente de trabalho.http://www.blogger.com/img/blank.gif

Clique na foto para ampliá-la




Veja AQUI as Atividades Realizadas ( documento em pdf para download no 4Shared )

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tour pelo Hospital

Recebemos de Maria Auxiliadora via Rubia, com prazer repassamos

"Faça um Tour pelo Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro - Orgulho de ser SUS http://www.uberlandia.mg.gov.br/"

Em Portal da Prefeitura de Uberlândia
www.uberlandia.mg.gov.br