Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 16 de julho de 2012

Volto logo

Gentes e gentes, pessoas e pessoas, colegas e colegas, amigos e amigas. Saio em curtas férias. Volto junto com nosso Blog da Saúde em Agosto.
Bom feriado, boa semana, bom Julho e até a volta.

William H Stutz ( Billy)


Clique no barco para ampliar

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Colesterol

HDL influencia a síntese e a absorção do colesterol

Pesquisa feita na Faculdade de Medicina da USP mostra também que pessoas saudáveis com baixa concentração de "colesterol bom" no sangue têm mais resistência à insulina

Leia em: agencia.fapesp.br

terça-feira, 10 de julho de 2012

Facebook


Novo estudo descarta ligação entre depressão e tempo de utilização do Facebook

Pesquisa é contrária ao relatório da American Academy of Pediatrics que relaciona uso da rede social à condição psicológica

Resultado de estudo com universitários descarta suposta ligação entre depressão e o tempo de utilização do Facebook entre outras redes sociais.

Pesquisa conduzida na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, sugere que pode ser desnecessariamente alarmante aconselhar pacientes e pais sobre o risco de "depressão do Facebook" baseado unicamente no tempo uso da Internet.

Pesquisadores liderados por Lauren Jelenchick e Megan Moreno analisaram 190 estudantes da Universidade de Wisconsin com idades entre 18 e 23 anos, utilizando uma avaliação em tempo real de atividade na Internet e um método validado de triagem clínica para a depressão.

Os alunos foram entrevistados com um questionário composto de 43 mensagens de texto em intervalos aleatórios ao longo de um período de sete dias entre fevereiro e dezembro de 2011. Os alunos foram perguntados se estavam online no momento, quantos minutos haviam ficado conectados e o que estavam fazendo na internet.

Leia mais em ISaude.net

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bóson de Higgs

Bóson de Higgs pode ter sido encontrado

Agência FAPESP - Cientistas que integram experimentos no LHC anunciam ter encontrado fortes indicações da existência de uma nova partícula subatômica que pode ser o bóson de Higgs, procurado há quase meio século
Leia em: agencia.fapesp.br/15837

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Porteira a Porteira



Portal da Prefeitura de Uberlândia - Durante todo o mês de julho, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrem propriedades rurais para vacinar cães e gatos contra a raiva animal. As visitas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, por agentes devidamente uniformizados e identificados com crachá.

No primeiro dia de vacinação, nesta segunda-feira (2), foram vacinados 545 animais. A expectativa é aplicar oito mil doses nos animais domésticos que vivem no campo. “É um número satisfatório, mas as equipes de agentes encontraram muitas porteiras fechadas. Os animais que não forem vacinados até o dia 31 devem ser imunizados durante a etapa de vacinação na zona urbana, no mês de agosto. Basta ligar para a sede do CCZ para saber onde estarão os postos volantes de vacinação” disse a veterinária do CCZ, Ana Cláudia Borges.

É preconizado que cães e gatos com mais de três meses de vida sejam vacinados contra a raiva. As fêmeas no período de gestação ou lactação podem receber a dose somente após o desmame dos filhotes. Chamada de zoonose viral, a raiva não tem cura e é altamente transmissível por meio de lambeduras, mordeduras e arranhaduras de animais contaminados. No organismo, o vírus se multiplica, atinge o sistema nervoso periférico e central, disseminando-se por vários órgãos até chegar às glândulas salivares. Todos os mamíferos são suscetíveis à infecção – inclusive os humanos –, mas nos cães e gatos evolui rapidamente.

Leia mais no Portal da Prefeitura

terça-feira, 3 de julho de 2012

Exposição fotográfica



Mercado Municipal recebe exposição fotográfica

Portal da Prefeitura de Uberlândia - A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) promove na próxima sexta-feira (6), às 20h, na Galeria de Arte do Espaço Cultural do Mercado, uma mostra do fotógrafo Thomaz W. Mendonza Harrel. Entre 9 de julho a 10 de agosto, os visitantes poderão conferir os trabalhos com registros de momentos do cotidiano.

Intitulada “O discurso oculto do olhar panorâmico”, a exposição apresenta aproximadamente 30 peças entre as quais 22 com um metro de comprimento e variadas larguras. A maioria das imagens é panorâmica e evidencia uma nova forma de ver e representar o mundo.

Thomaz William Mendoza Harrell

O fotógrafo e cineasta aposentou-se da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) como professor titular na cadeira de Fotografia e cinema do Departamento de Artes Visuais, cargo que ocupou de 1983 até 2008. Atualmente trabalha como professor autônomo. Desenvolve cursos e oficinas de fotografia e cinema de diversas modalidades em museus, galerias e escolas.

Thomaz Harrel já expôs em coletivas e individuais no Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (Muna-UFU) e no Museu de Arte Contemporânea de Jataí (MAC – Jataí-GO). Tem obras no acervo da maioria desses museus e foi premiado na Bienal Internacional de São Paulo.

É fundador da Fotoescola2, que oferece cursos e workshops em Uberlândia (MG) e em São Paulo (SP). Orienta grupos de estudos no desenvolvimento de projetos pessoais, assim como leciona Fotografia e Cinema em Universidades como Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP). Em 2010 criou o Instituto Brasileiro de Fotografia Digital, voltado para a pesquisa e divulgação das múltiplas facetas aportadas pela digitalização dessa forma de arte e comunicação.
O fotógrafo desenvolve ainda o projeto ensaio/instalação Panorâmicas Paulistanas, que trata da vida na cidade de São Paulo. O trabalho será exposto no final de 2013.

Lia mais Portal da Prefeitura de Uberlândia