Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dia Mundial da Raiva

O Dia Mundial da Raiva, comemorado todo dia 28 de setembro, é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Seu objetivo é conscientizar as pessoas no mundo todo sobre os problemas causados pela raiva e sobre como prevenir essa doença, juntando esforços de especialistas na área de saúde humana e veterinária, como você, e leigos para apoiar essa causa.
Dezenas de países, inclusive o Brasil, promovem campanhas de vacinação em massa em animais domésticos, além de outras atividades, como palestras e distribuição de material educativo. Br> Todos nós, proprietários de pets e profissionais da área de saúde humana ou veterinária, desempenham papel fundamental na prevenção e controle da raiva. Leia mais sobre raiva aqui no Portal da Saúde

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Segurança alimentar

Seminário discute segurança alimentar e avaliação educacional

 Agência FAPESP – Especialistas das áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Avaliação Educacional estarão reunidos no dia 1º de outubro em um encontro organizado pela FAPESP e pela Fundação Bunge. O evento será realizado na sede da FAPESP, entre 9h30 e 16h40, e integra a 57a edição do Prêmio Fundação Bunge e do 33o Prêmio Fundação Bunge Juventude, que este ano contemplam as áreas de "Avaliação Educacional" e "Segurança Alimentar e Nutricional". Pela manhã, serão debatidos temas relacionados à educação, como progressão continuada, sistemas de avaliação educacional, o ensino das ciências na América Latina. À tarde, o foco será na segurança alimentar, com palestras sobre os benefícios funcionais dos alimentos e a inter-relação entre alimentação, nutrição e saúde. No período da manhã, a professora Debora Cristina Jeffrey, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contemplada da área "Avaliação Educacional" na edição deste ano do Prêmio Fundação Bunge, na categoria “Juventude”, discutirá o tema da Progressão Continuada como modelo de organização do ensino em ciclos. Leia mais

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estranha bagagem

Escorpiões e aranhas enviados da Alemanha são apreendidos no interior do Rio Grande do Sul


Foto: Divulgação/Ibama


Escorpião apreendido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) no interior do Rio Grande do Sul

Uma encomenda de aranhas e escorpiões vindos da Alemanha foi interceptada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), no interior do Rio Grande do Sul.

A caixa com os animais foi descoberta no final da tarde de quinta-feira (19) por um aparelho de raio-X. O caso ocorreu em uma agência dos Correios de Passo Fundo (280 quilômetros de Porto Alegre), no norte do Estado.

Dentro, estavam acondicionado em recipientes menores oito escorpiões imperador --uma das maiores espécies do mundo, que alcança até 23 centímetros de comprimento--, e três aranhas caranguejeiras. Dois escorpiões e uma aranha já estavam sem vida.

Fiscais do Ibama foram acionados por funcionários dos Correios e abordaram o receptor da caixa no momento da entrega. Ele afirmou que o destinatário da encomenda era um amigo que estava viajando, e não soube explicar o porquê dos animais.

O homem foi autuado e obrigado a pagar multa de R$ 4.200 por introduzir espécies exóticas no país sem parecer técnico nem autorização do órgão oficial, o que pode ser classificado como biopirataria. Além disso, o caso foi remetido ao Ministério Público para apuração de crime ambiental.

“Colocamos os animais em terrários com mais luz e ventilação. Depois, os encaminhamos à superintendência do Ibama, em Porto Alegre, para uma avaliação mais criteriosa, antes de eles serem encaminhados para um criador responsável”, afirmou o agente ambiental federal Dalzir Navarine.

Os escorpiões e as aranhas foram postados na cidade alemã de Wenden, em 26 de março. As caixas menores de plástico onde eles viajaram estavam cobertas por guardanapos umedecidos, e a inscrição “toys” (brinquedos, em inglês).

Segundo o chefe do núcleo de fauna do Ibama no Rio Grande do Sul, Paulo Wagner, este tipo de comércio ilegal tem como finalidade utilizar esses animais como bichos de estimação.

Fonte: UOL Notícias

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sete bebidas


Sete bebidas para fazer a dieta funcionar melhor
Água, sucos de frutas e chás hidratam o corpo e são ricos em nutrientes


Por Laura Tavares - publicado em 13/09/2012

E para beber? A pergunta sempre aparece quando você come fora de casa e, se for respondida com cuidado, dá uma mãozinha para a sua dieta funcionar. "Dispensar o refrigerante já é um bom começo, hidratação e nutrientes é possível conseguir com várias outras opções", afirma o nutrólogo José Alver Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Confira a seguir os benefícios dessas bebidas e entenda como elas podem ser tão importantes quanto o que você coloca no prato.

Leia mais

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Maconha medicinal


Uso de maconha pode aumentar o risco de câncer de testículo

Pesquisa sugere que efeitos da droga devem ser considerados quando ela é aplicada para fins terapêuticos em homens jovens

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos EUA, encontraram uma ligação entre o uso de maconha e um risco maior de desenvolver subtipos de câncer testicular que tendem a ter um prognóstico pior.

Os resultados sugerem que os potenciais efeitos cancerígenos da maconha nas células testiculares devem ser considerados não só em decisões pessoais a respeito do uso recreativo de drogas, mas também quando a maconha e os seus derivados são utilizados para fins terapêuticos em pacientes jovens do sexo masculino.

A líder da pesquisa, Victoria Cortessis e seus colegas examinaram o histórico de uso de drogas em 163 jovens diagnosticados com câncer de testículo e comparou-o com o de 292 homens saudáveis da mesma idade e raça / etnia.

Os pesquisadores descobriram que os homens com um histórico de uso de maconha tinham duas vezes mais probabilidade de ter subtipos de câncer de testículo chamados tumores de células não-seminoma e misto germinativas. Estes tumores geralmente ocorrem em homens mais jovens e têm um prognóstico um pouco pior do que o subtipo seminoma.

Leia mais

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

I Jornada Brasileira de Porfiria


Recebemos de Ieda M. S. Bussmann da Associação Brasileira de Porfiria-ABRAPO com prazer repassamos


O programa "Protect the Future" da Fundação Americana de Porfiria está formando uma nova geração de especialistas em porfirias, dentre os quais três médicos brasileiros: Dr. Charles Marques Lourenço (Ribeirão Preto), Dr. Guilherme Fleury Perini (São Paulo) e Dra. Maria Angelica de D. F. de Lima (Rio de Janeiro), que estarão organizando e participando de tres eventos:

  • Em Curitiba no dia 20 de Outubro (sábado), I Jornada Brasileira de Porfiria, na Universidade Positivo (ver pré-programação abaixo).

  • Em São Paulo no dia 23 no Hospital Albert Einstein (em breve maiores informações).

  • No Rio de Janeiro, III Jornada sobre Distúrbios Hereditários do Movimento do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Dias: 25 para pacientes e familiares e 26 para profissionais da saúde (aguarde maiores informações)

Contaremos com a participação de um dos maiores especialistas em Porfirias do mundo, Dr. Kark Anderson, Presidente do Conselho Científico da Fundação Americana de Porfiria, além de outros renomados especialistas.



I JORNADA BRASILEIRA DE PORFIRIA

DATA: 20 de Outubro de 2012
Local: Universidade Positivo
Auditório Bloco Vermelho
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Campo Comprido/CURITIBA/PARANÁ


Manhã

Moderador: Dr. Valdir de Paula Furtado
08:30-08:35 Abertura ABRAPO
Ieda Maria Scandelari Bussmann

08:35-09:05 “A genética das Porfirias”
Dr. Salmo Raskin

09:05-10:05 “Porfirias Overview”

10:05-10:35 Perguntas
Dr. Karl Anderson

10:35-10:45 Coffe break

10:45-11:25 “Porfiria Cutânea Tardia”
Dra. Fátima Mendonça Jorge Vieira

11:25-12:00 “Aspectos neurológicos das Porfirias agudas”
Dr. Charles Marques Lourenço,

Tarde

12:00-13:30 Intervalo para almoço

13:30-14:05 “Diagnostico diferencial das Porfirias”
Dr. Charles Marques Lourenço

14:05-15:35 Discussão de casos

15:35 Encerramento.


Seleção de casos de porfiria para discussão.

Médicos que possuam casos graves ou difíceis de porfiria podem (até 30 de Setembro) inscreve-los para seleção e discussão durante os eventos.

As inscrições (gratuitas) para a I Jornada Brasileira de Porfiria, assim como as de casos para a seleção de discussão, poderão ser feitas desde já pelo e-mail contato@porfiria.org.br

Obrigada

Ieda M. S. Bussmann
Associação Brasileira de Porfiria-ABRAPO
www.porfiria.org.br