Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 18 de outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Outubro Rosa



UAI Martins recebe atividades do Outubro Rosa Prevenção ao câncer de mama é abordado na Unidade

Profissionais do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na manhã desta quarta-feira (17) uma ação para conscientizar o público feminino a se prevenir do câncer de mama. O trabalho, que aconteceu na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Martins, referência em Saúde da Mulher, foi desenvolvido em alusão ao Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização para a prevenção do câncer de mama.

Foram disponibilizadas na UAI agendamento para mamografias e orientações de prevenção e auto-cuidado. Outras datas programadas para as ações específicas são nos dias 19, 24 e 31 de outubro, também no período da manhã. Além da UAI Martins, equipes que atuam nas demais unidades municipais de saúde realizam atividades durante todo o mês nas salas de espera para estimular a prevenção.

Ainda para simbolizar a adesão do Município ao Outubro Rosa, o Museu Municipal e o Coreto, localizados na praça Clarimundo Carneiro, estão iluminados em tons de cor de rosa durante a noite.

Fonte Portal Prefeitura de Uberlândia

Hanseníase e Direitos Humanos

Clique no folder abaixo para ampliar
Seminário: Hanseníase e Direitos Humanos: conhecendo os direitos à saúde
Data: 23 de novembro de 2012
Horário: 14:00 às 18:00 h
Local: Auditório 3C (Biblioteca) - Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. Av. João Naves de Ávila, 2121 - Uberlândia - MG

PROGRAMAÇÃO A partir das 13h30, recepção dos participantes. Início às 14 h. Presença de autoridades e convidados. Palestrante convidado: Artur (Presidente do MORHAN - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase)

Inscrição: Gratuita pelo telefone (34) 9664-1207 (Cláudia) ou pelo e-mail morhan.udi@gmail.com, até o dia 22 de novembro, para favorecer um planejamento adequado do local e do lanche que será oferecido.

OBS: Será fornecido certificado aos interessados. Realização: CREDESH/MORHAN/Casa das Bem Aventuranças

Alzheimer - Avanços

Hospital do Coração desenvolve técnica para diagnóstico precoce de Alzheimer 

Método localiza com maior precisão pontos de desenvolvimento da doença 


Por Minha Vida - publicado em 22/08/2012

Médicos do Hospital do Coração (HCor) desenvolveram um método pioneiro no país para realizar diagnóstico precoce de Alzheimer. A técnica combina imagens obtidas por meio do PET/CT, uma tomografia e ressonância magnética das vias cerebrais, para localizar possíveis pontos de desenvolvimento da doença. "Com esse recurso poderemos identificar e desenvolver tratamento precoce ou prevenção para vários outros tipos de doenças cerebrais degenerativas, associadas ao envelhecimento", afirma o neurocirurgião Antônio De Salles, um dos líderes do estudo ao lado da neurocirurgiã Alessandra Gorgulho.

Atualmente, o Mal de Alzheimer atinge cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que um milhão estão no Brasil. Entretanto, quanto mais cedo é diagnosticada, mais chances os pacientes têm de conviverem bem com a doença. A partir de pesquisas feitas na Universidade da Califórnia (UCLA), onde os neurocirurgiões do HCor são docentes e operam pacientes com Alzheimer, os médicos conseguiram combinar imagens geradas por aparelhos de tomografia e ressonância magnética que possibilitam encontrar, com maior precisão, os locais no cérebro do paciente onde há maior concentração de células inativas, facilitando o diagnóstico precoce da doença

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Coração Alerta


A SBHCI – Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – e a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia – uniram-se para promover a Campanha Coração Alerta, que visa informar a população sobre o infarto agudo do miocárdio.

Visite o site clicando na logomarca abaixo, divulgue!


Siga também
Facebook www.facebook.com/CoracaoAlerta
Twitter www.twitter.com/CoracaoAlerta, @CoracaoAlerta

Carrapatos contra o câncer

Pesquisadores do Laboratório de Hemostase e Venenos da UFRJ verificaram que uma proteína isolada de carrapatos tem ação intensa sobre melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele, e glioblastoma, um tumor no cérebro. Patenteada nos Estados Unidos, esta proteína, o Ixolaris, mostrou-se eficaz pois conseguiu reduzir em 80% o crescimento desses dois tipos de tumores em camundongos.

O Ixolaris foi isolado, pela primeira vez, por José Marcos Ribeiro e Ivo Francischetti, pesquisadores brasileiros radicados atualmente no National Institute of Health (NIH, na sigla em inglês). Os dois trabalham em colaboração com o cientista Robson Monteiro, do Laboratório da UFRJ.

A equipe do pesquisador Monteiro é responsável pela aplicação da proteína isolada de carrapato em camundongos. Ao ser injetada em animais com tumores, o Ixolaris se liga a uma outra proteína do plasma, o Fator dez, envolvido no processo de coagulação sanguínea. Essa ligação entre as duas proteínas ocorre com grande afinidade e interfere tanto nos processos de coagulação como também na progressão dos tumores.

Leia mais  >>>>>>

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

L.I.R.A.



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia nesta terça-feira (16) o terceiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Os agentes do CCZ percorrerão os bairros para colher amostras de larvas do mosquito. O resultado deve ser divulgado até o fim deste mês.

De acordo com José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Combate à Dengue, a intenção é visitar 20% dos imóveis da cidade. As amostras serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro (baldes, bebedouros de animais, pratos de planta, entre outros) e o local onde a larva foi encontrada (residência, comércio ou terreno baldio). “Após obtermos as amostras, vamos enviar ao laboratório para avaliarmos o índice geral e por bairro para definirmos os pontos onde intensificaremos as ações”, explicou.

Para reduzir a infestação do mosquito e controlar a dengue, o CCZ trabalha diariamente em várias regiões de Uberlândia. Além da visitas periódicas, são executadas ações diferenciadas como coleta de pneus, orientação nas escolas e vedação de caixas de água. “Mesmo com todo o trabalho que realizamos é necessário o apoio da comunidade, mantendo quintais limpos e eliminando objetos que possam acumular água parada”, orientou Arruda.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Social Science Forum

World Social Science Forum recebe propostas de trabalhos 11/10/2012 

Agência FAPESP – O Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC, na sigla em inglês), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizará a segunda edição do World Social Science Forum (WSSF) em Montreal, Canadá, de 13 a 15 de outubro de 2013.
Com o tema central “Transformações Sociais na Era Digital”, o fórum terá plenárias e sessões paralelas para apresentações e debates. Pesquisadores e grupos de pesquisa interessados em apresentar trabalhos no fórum podem submeter resumos de artigos ou apresentações até 15 de janeiro de 2013.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cuide-se

Bolsas e mochilas devem ter sempre protetor solar e itens de higiene bucal Álcool gel e comida também são essenciais para homens e mulheres. Especialistas explicaram como se proteger ao passar o dia fora de casa.
Do G1, em São Paulo

A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas passem o dia todo fora de casa e, por isso, é importante ter por perto alguns itens que ajudam a se proteger e preservar a saúde. O Bem Estar desta terça-feira (9) separou seis coisas que não podem faltar na bolsa ou mochila tanto das mulheres como dos homens.
O protetor solar, por exemplo, é essencial para a saúde da pele, como explicou a dermatologista Márcia Purceli. Passá-lo pela manhã antes de sair de casa só é suficiente caso a pessoa não se exponha ao sol ao longo do dia e não sue muito. Isso porque os protetores têm efeito de 4 a 6 horas apenas. Por isso, em alguns casos, é importante tê-lo por perto para repassá-lo, se necessário.

Além disso, itens de higiene bucal também são uns dos mais importantes a serem carregados diariamente para manter os dentes limpos, evitar a cárie e também o mau hálito. Segundo o dentista Gustavo Bastos, um kit básico precisa ter escova de dente, pasta e fio dental.

Clique para ampliar imagem abaixo

Fonte:

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dieta cardioprotetora



Dieta cardioprotetora ensina a comer bem e proteger o coração Novidade adapta para o gosto brasileiro os segredos da alimentação mediterrânea


Por Laura Tavares Doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, são a principal causa de morte da população brasileira. Segundo números de 2011 da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 33% dos óbitos no país são decorrentes desses problemas. Com dados tão alarmantes, nunca é demais falar sobre o coração, ainda mais hoje, que é o Dia Mundial do Coração.

Frente a essa realidade, o Hospital do Coração (HCor) em parceria com o Ministério da Saúde tem trabalhado para elaborar cardápios que protejam o sistema cardiovascular, sejam acessíveis e respeitem as diferenças regionais do país. A intenção do projeto é adaptar a famosa dieta mediterrânea, conhecida por ser benéfica ao coração, aos hábitos alimentares da população brasileira. "A variedade de frutas, legumes disponíveis, o hábito de comer iogurte e outros laticínios contribuem para criação de combinações saudáveis", afirma a nutricionista Maria Beatriz, do Hospital do Coração. Confira a seguir o que não pode faltar na sua dieta cardioprotetora.

Leia mais >>>>

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mel azul

 

 Produção de mel colorido intriga apicultores na França Abelhas estão produzindo mel azul, verde e marrom. Sindicato acredita que restos de corantes usados em doces sejam a causa.

 A produção de mel colorido está intrigando apicultores na França. Recentemente, os produtores encontraram mel em cores bastante incomuns – há mel marrom, verde e até azul.

O incidente ocorreu na cidade de Ribeauvillé, na Alsácia, no nordeste do país. Jornais franceses destacaram que, além de curiosa, a situação pode gerar grande prejuízo aos produtores, já que eles não vão conseguir vender o mel. Preocupado, o sindicato dos apicultores da cidade fez uma pesquisa para tentar descobrir a origem do mel colorido.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Hemocromatose

O que é hemocromatose? É uma doença que ocorre devido ao excesso de ferro no organismo humano. Com isto há depósito nos tecidos, sendo que os locais mais acometidos são o pâncreas, o fígado, o coração e também a hipófise. Tal condição pode resultar em perda das funções de forma gradativa. A hemocromatose pode ser do tipo primária ou do tipo secundária. A primária é hereditária e é uma das doenças genéticas mais comuns em todo o mundo. Atinge principalmente[...]
Leia o artigo completo >>

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rótulos, mudou algo em 2012?

Rótulos delatam pegadinhas nas embalagens Quem sabe interpretar os dados nutricionais favorece a saúde e a dieta

Um regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga que as propagandas de alimentos que contenham quantidades elevadas de açúcar, sódio, gordura saturada ou gordura trans e de bebidas de baixo teor nutricional venham acompanhados de mensagens alertando para os riscos à saúde em caso de consumo excessivo. O regulamento tem o objetivo de coibir práticas excessivas que levem o público a padrões de consumo incompatíveis com a saúde e que violem o direito à alimentação adequada. Isso significa que quando você olhar uma mensagem publicitária de um alimento, nos novos padrões, ela trará: "O (nome/marca comercial do alimento) contém muita gordura saturada e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de diabetes e doenças do coração" ou ainda: "O (nome/marca comercial do alimento) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária". Esta medida vale também para os refrigerantes, refrescos artificiais, bebidas com cafeína e taurina ou qualquer substância que atue como estimulante no sistema nervoso.

 Leia artigo completo Minha Vida